terça-feira, 24 de agosto de 2010

3 Wonders (Arcade)


Produtora: Capcom
Ano: 1991
Gênero: Shooter/Puzzle
Plataforma: Arcade

Estou me recuperando das emoções do concurso de Miss Universo 2010, que não teve Brasil, não teve tombo de Americana, mas como não podia deixar de ser, teve muita injustiça. É Irlanda, não foi dessa vez. Liga não boba, é inveja.

Filipina, É Nóis! É Nóis!
Jamaica, Tamo Junto! Tamo Junto!

Voltando ao trabalho pesado, sem chupadas e badalação. Contarei sobre uma experiência inspiradora com um jogo de proposta interessante e muito bem executada.

Quem utiliza o MAME sabe que as opções são maiores do que lojas virtuais de marcas com desconto, por isso acabamos encarando muitas bombas até conseguir alguma coisa que preste.

Em um dia comum, uma imagem chamou atenção e decidi conhecer esse jogo bonito (na verdade foi meu namorado, mas é meu, então). Sim, vale muito a pena manter mais de 3000 imagens para identificar os jogos de arcade. Sério.

Como é o Bafão?: (A)

Não sei o que dizer a respeito dessa história. Como não consegui encontrar nenhuma informação boa sobre isso que realmente mereça uma chupada, farei o que faço melhor: Fechar!


A coisa gira em torno das Guerreiras da Meia-Noite em busca da Rinoplastia. (Midnight Wanderers: Quest for the Chariot). Ao vencer todos os desafios, as Lôka! finalmente conseguem as tão sonhadas... Asas???

Chariot: Adventure through the Sky (Chapoca no Céu), agora com habilidade de voar sem usar as orelhas, nossas amigas vão em busca do Pitangui Maior, único capaz de meter o nariz no lugar certo. Novamente, vencidos todos os desafios, as Lôka! finalmente conseguem as tão sonhadas... Transformações de Coelho???

Don't Pull (Não. Puta.) A operação foi recusada. O psicólogo alegou que nossas colegas estariam eliminando sua etnia com esse procedimento. Assim sendo, a dupla de Gnomos (?) se tornou uma atração especial na boate, estrelando a Noite do Puzzle.

Com base nessa narrativa estranhamente coerente seguiremos adiante. Segura a Bolsa!

PS: A história real é contada em cutscenes muito bem desenhadas, mas eu prefiro do meu jeito. Resumindo, são 2 jogos que se encaixam e 1 que caga.

Produção: (A+)

O que chamou mais a atenção para esse jogo foi o seu belo visual. É surpreendente a capacidade que os jogos de arcade tem de apresentar belíssimas imagens.

A produtora pegou pesado nos efeitos especiais. Destaque para a iluminação que recebeu um capricho extra e pode ser considerada o maior trunfo gráfico do título.

Os personagens são animados de forma suave. Os inimigos são originais e criativos, alguns chegam a ser gigantes. As cores foram trabalhadas de forma esplêndida com muito bom gosto. E os personagens são tão expressivos que parecem vivos.
Esse é um perfeito exemplar da beleza simples e ao mesmo tempo grandiosa do jogos de plataforma em 2D.

Coreô!: (A+)

No primeiro ato, os bailarinos se movem no solo, da esquerda para a direita, atirando em tudo no maior estilo Metal Gear, com direito a Power Ups e tudo mais.

Power Ups esses, de variedade impressionante. São vários tipos de tiros, de Fogo a Raio Laser. Além de ajudantes com características distintas, sendo um grande diferencial a favor dessa maravilha.

No segundo ato, o cenário se torna aéreo e a coreografia é executada com tema navinha. O balé aéreo é frenético e conta com os elementos básicos dos Shoot'Up.

Tudo que foi dito do primeiro ato pode ser atribuído ao segundo. Detalhe: os personagens com asinhas se parecem com a nave usada por Kirby em Kirby Super Star de Snes. Ah o processo!
Enfeitar o rabo nunca foi gratificante como é em Chariot! Jogue e depois me conte.

No terceiro ato... Você morre. Não tenho nada contra puzzles, mas o que isso tem a ver com as três maravilhas? Quebra totalmente o ritmo do jogo e descaracteriza os personagens. Totalmente desnecessário.

A experiência é muito gratificante, principalmente quando jogado em dupla. É tudo muito bem equilibrado. Uma fórmula clássica usada de forma inteligente, o que a torna muito original.,.

Bate Cabelo: (A)

Os efeitos sonoros parecem tocados por instrumentos de vidro. O som é diferente do da maioria dos jogos de bater e correr. Músicas muito cativantes. Pude perceber que a trilha parece continua, como se fosse uma única sinfonia dividida em partes. Tô Lôka!?

Apesar de curtas, as melodias cumprem muito bem o papel de bagunçar ainda mais o cenário de milhares de tiros. E ainda contamos com algumas vozes digitalizadas. E Eu Sô Fraca?

Diferentemente do que acontece geralmente (Adorei esse som!), a representação homoafetiva desse game é a pior parte dele. E reforça ainda mais a necessidade desse título de se vincular e apoiar as causas GLBT.

Além de uma história sobre um casal que resgata uma velha amiga, os responsáveis criaram um jogo totalmente fora de contexto com coelhos cor-de-rosa.

Afinal, se ninguém precisa de motivos para sair atirando nos games, porque precisariam de motivos para enviadar?

Só no Carão!

Deixando um pouco de lado o fato do espaço de memória do jogo ter sido gasto em um puzzlegame inútil e genérico, ainda posso destacar um pequeno defeito ou descuido que não compromete o produto final.

As Cutscenes não tem música. Pronto, Falei.

Nota Final: (A-) 3 Wonders é


SemBr

10 comentários:

  1. Gostei do artigo, mas não do jogo.

    Só joguei essa bomba uma vez e só mesmo porque tinha um dos personagens de Marvel vs. Capcom que eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos gráficos. Uma hora vou dar uma jogada nesse tal de 3 Wonders...

    ResponderExcluir
  3. @Oráculo
    Fico feliz que tenha gostado do texto. Obrigado!
    ...
    Quais personagens de Marvel Vs. Capcom?

    @André Breder
    Eles são a melhor parte do jogo. Confere sim, é diversão garantida, ainda mais com um parceiro.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal...joguei ele poucos minutos para ver como era....irei jogar com mais atenção aos detalhes.

    ResponderExcluir
  5. Esse gnomo franco atirador aparece no Marvel vs Capcom como ajudante (aqueles personagens que só dão um golpe e metem o pé).

    ResponderExcluir
  6. Quando descobri o 3 Wonders acabei viciando a tal ponto de jogar todo santo dia.

    Dos 3, o que mais se destaca pra mim é o primeiro jogo, meio Gunstar Heroes fantasioso, muito caprichado, Capcom style.

    Já o puzzle eu nunca parei muito pra aprender e jogar pra valer, talvez eu faça isso hoje.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse 3 Wonders mas como o Breder disse, pelos belos graficos das imagens vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  8. @Oráculo
    É um striker então.

    @Cosmão
    Lembra Gunstar Heroes pelo capricho com que foi desenhado o jogo, mas eu curti mais o de navinha. Ornamentar aquele rabo é muito divertido. Não consigo parar.

    @gamesportemania
    Repetindo a recomendaçao. Jogue de 2 e não se arrependerá.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom os dois games, gostei muito mais do midnight wanderers.
    O shooter é muito bom, mas não tenho paciencia, mesmo gostando do genero, tenho que estar no clima para esse tipo de game, o que tem sido dificil.
    hahahahah!


    Excelent Analise titia ;)

    ResponderExcluir
  10. @Cyber Woo
    Eu particularmente ADORO! Shooters... principalmente os multiplyers. Acho que é um gênero simples e divertido. E quando é bonito como esse daí, não tem jeito, jogo sem parar.
    ...
    Fico feliz que tenha gostado. Valeu!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...