quinta-feira, 22 de setembro de 2011

The Legend of Oasis
(Saturn)


You know I had a dream once.

To be rich and beautiful and have a great body.

Oh look, my dream came true.

Karen Walker Bot

E com essa mensagem para levantar sua auto-estima iniciarei os trabalhos de setembro. Iniciará? Sim, só agora consegui por em ordem os posts de agosto que estava devendo e preciso voltar a faturar. Sério. Tá difícil pra todo mundo.

Como a pauta é riqueza, esnobarei. Se você não sabe, tenho um Saturn Skeleton TecToy Destravado Chaveado do Mal Nervoso Sandália Caríssima Luxo!

Isso mesmo, morra de inveja biu.

Então, de posse de minha super máquina de 32-Bits resolvi jogar a continuação de um dos melhores games de Mega Drive dos quais joguei na vida. Terminei o game na raça e registrarei minha opinião sobre a obra, ok?


Dessa vez, a história girará em torno de Leon, uma versão mais negra e mais loira de Ali com um quê de sex appeal diferenciado e com um corpinho mais gostosinho e exótico, vide argolas no pescoço. O desfecho é o mesmo, nenhuma novidade, Leon tem o bracelete dourado e precisa combater o mal que roubou sua perereca e quer fazer mais mal.

É, tô com preguiça de detalhar a história.
Meu forte é a rima. Se liga.

O jogo se apresenta muito bem. Logo no início pode se curtir uma belíssima abertura animada com desenhos muito bem feitos e trilha sonora empolgante.

Não sei você, mas eu sou alucinado por sequências animadas no videogame. Sou capaz de jogar um game do início ao fim sem parar só para assistir aos desenhozinhos. Sempre que pego um game em CD, a primeira coisa que procuro saber é se o negócio tem cenas em desenho animado. Se for positivo, já é meio caminho andado para a aceitação.


Curtiu?

Pena. Infelizmente essa é a única sequência animada que você assistirá. Desculpe-me por destruir todos seus sonhos infantis tão rapidamente, mas é meu papel trazer-te para a realidade. Não se preocupe, também fiquei frustadadavida quando terminei o negócio e não assisti nem um finalzinho animado. Uóh!

Acho um desperdício de espaço no CD, mas enfim.

De qualquer forma, os gráficos são muito bonitos. Os sprites são coloridíssimos, dignos de um console 32-Bits. É como controlar um desenho na tela. As animações são bem feitas, mas nada espetaculares. Não sei porque, mas tenho a impressão que os produtores se prenderam muito a versão anterior e se esqueceram do que tinham nas mãos.

Maldita 'pri' que abraça e contamina os fazedores de jogos!



Ainda na parte técnica. Houve uma melhora significativa da qualidade sonora, desde Beyond Oasis, que eu particularmente acho que tem um som esquisitíssimo. Por aqui, a coisa não ficou muito melhor. Os efeitos sonoros são bons, mas o bom gosto não foi utilizado em todas as escolhas. E a mesma coisa pode ser dita sobre as músicas.

De verdade, não adianta nada estampar o nome desse tal de Yuzo Koshiro na tela inicial e apresentar uma trilha sonora tão simples como essa. Faltou criatividade e inovação nessa parte. É simplesmente uma boa trilha potencializada pela alta qualidade de som do Sega Saturn. Nada demais.


Tá, bicha.

Se o jogo é todo meia boca, por que a senhora tá falando dele aqui, no estoque de games luxo?

Calma mona, tem a parte boa ainda.

O grande trunfo de Legend Oasis está em sua jogabilidade. O esquema é ação em tempo real no melhor estilo Soleil (achou que eu ia falar Zelda, né espertinho?).

O personagem principal conta com um leque enorme de movimentos. É ataque forte, ataque fraco, ataque rodando, ataque correndo, ataque pulando, ataque especial, ataque diabo a quatro e por aí vai. Cada movimento é executado por um comando específico e pode variar de acordo com a arma esquipada.

Aliás, existe ainda a possibilidade de equipar armas e utilizar o poder dos espíritos. Ao todo são 6 monstros que se juntarão a Leon a media que os chefões forem derrotados. São eles, Mariah Carey (Água), o Gostosão (Fogo), a Planta (Terra), a Treva (Sombra), o Dragão Fechativo (Elétrico) e a Kátia (Ar). Cada um deles conta com três ataques que também são utilizados na solução de diversos puzzles durante a jornada.

Update para o Sabat do Retroplayers

Os espíritos dão um toque especial ao game. Cada um possui uma personalidade distinta que pode ser percebida pelas imagens de cada um deles, mostrando que não é preciso muito para transmitir a essência de um personagem. E isso demonstra o capricho dos produtores com os personagens. Sendo essa uma das características que mais admiro em um game, a capacidade de transportar a fantasia para fora da tela utilizando recursos simples.


Alguns pontos merecem destaque. Leon tem uma barra de energia (Sério?) e uma barra de magia utilizada para invocar os espíritos e usar suas habilidades. Sem falar na bolsa maravilhosa onde ficam expostas todas suas conquistas. Ai... Adoro menus bem feitos!

Ao longo da jornada um contador de matadas fará com que Leon ganhe níveis que consequentemente aumentarão seu HP. E pedras preciosas correspondentes a cada espírito serão encontradas para aumentar seus níveis.

Uma jogabilidade complexa na medida para um estilo de jogo rápido e dinâmico como esse. Ponto pra nós!

Mesmo não explorando todo o potencial do Saturn, LOO ainda é um grande jogo e merece ser jogado. Ainda mais por conter uma surpresa maravilhosa, impensável e ainda não utilizada em jogos mais famosos e do mesmo estilo como Zelda, por éguizemplo.

Legendo Oasis pode ser jogado em modo Multiplayer Cooperativo do início ao fim, sem perda de nenhum detalhe. Basta entrar no menu apertando Z e segurar X e L, que clone semi-transparte peida (sério.) e cai do céu para ser controlado pelo segundo player. Um arraso!

God Bless Game Winners!


O conjunto da obra faz jus ao nome de uma série carismática que merce mais atenção. Uma continuação para os consoles atuais não seria nada mal, não é? E quem sabe eles não aproveitam todo potencial da plataforma, hein?

Experimente.

Legend of Oasis

Produtora: Ancient
Gênero: Ação/Rpg
Ano: 1996
Console: Saturn

NOTA: B+

It's rich, beautiful and have a great body!

33 comentários:

  1. Carlos Henrique Moreira Machadquinta-feira, setembro 22, 2011 10:44:00 AM

    Olá, tenho um Sega Saturn e NÃO me lembrava desse jogo!
    Fiquei interessado nele! Jogarei, e falarei aqui o que acho
    Qrande Análise titia, até!

    ResponderExcluir
  2. Excelente. Lembro que joguei ele na época do Saturn e fiquei estuperfado com o estilo gráfico do game. Mt bom ter lembrado dele!!

    ResponderExcluir
  3. Qualquer dia eu crio coragem e testo novamente a emulação do Saturn na minha nova máquina, tudo para terminar o Retronado Legend of Oasis.

    Na minha opinião, bate qualquer Zelda brincando.

    ResponderExcluir
  4. Este deve ser um dos jogos indispensáveis do Saturn.

    E falando nisso, você tem o Super Tempo aí, Gabriel? Gostaria se saber se o jogo é bom. Curto o original do 32X e temo as mudanças que a Aspect possa ter feito na continuação.

    ResponderExcluir
  5. Tá ai um dos jogos que eu sempre quis jogar mas nunca cheguei nem perto. Agora com certeza fiquei com mais vontade de jogar ainda, mas primeiro eu vou jogar a versão do Mega Drive pra não pegar a história pela metade.

    ResponderExcluir
  6. pra mim, jogos de Saturn sempre são algo de outro planeta. Não conhecia, mas agora tenho um problema, onde jogar?

    ResponderExcluir
  7. Porra Gabriel :
    "São eles, Mariah Carey (Água), o Gostosão
    (Fogo), a Treva (Sombra), a Planta (Terra), o Dragão Fechativo
    (Elétrico) e a Kátia (Ar)."
    PELO AMOR DE DEUS, COLOCA AS FOTOS DESSES CARAS, PQ EU JA RI HORRORES SÓ DE LER, IMAGINA VENDO AS FOTOS AHuahUHAUhauHAHhaHAUhauHAHUhauHAUuahHAUhaUAuaUAUauAUHauUAHUahu

    Arrasô véi XD

    ResponderExcluir
  8. Gostei desse jogo, vou ver se arrumo pra comprar depois. O texto ficou ótimo, mostrou empolgação mas soube falar as partes ruins também.

    Ah, e só uma correçãozinha, Zelda já teve dois jogos multiplayer que foram Zelda Four Swords (GBA) e Zelda Four Swords Adventures (GC) que dá pra jogar com até quatro pessoas ;)

    ResponderExcluir
  9. Há uns tempos eu queria comprar um Saturn. Mas só compro coisas a vista, oq ue me limita a uma grande compra por mês. E os Saturn que encontrava no Mercado Livre destravados e chaveados estavam caríssimos, os vendedores não era muito confiáveis, aí fui adiando, adiando.. e a vontade passou. Agora vem a Titia fazer tudo voltar! Ah nem!

    O jogo parece ser muito bom, é um dos que mais tenho vontade de jogar no sistema. Gosto de Actions RPGs mais variados, onde o objetivo não é só matar tudo que se mexe em busca de experiência. E o Beyond Oasis caiu como uma luva nos meus gostos, então tenho altas expectativas. A campanha dura muitas horas?

    Arrasou no postamento, como sempre :] Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Como não lembrava?
    É um clássico!

    Joga sim e me conta... adoro saber dos babados depois.
    Valeu aí!

    ResponderExcluir
  11. As cores são muito bem utilizadas... as imagens são de cair o queixo, mas poderiam ser mil vezes melhores. Enfim, valeu o elogio!

    ResponderExcluir
  12. Emulação de Saturn é um martírio, se bem que hoje em dia já está melhor, há alguns anos era um pesadelo. Hoje dá uns pauzinhos, mas funciona beleza.
    ...
    Não sei se supera, pois Zelda é mais consistente e um pouco mais complexo... são características que me agradam, sabe?

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho Super Tempo, mas está na minha lista de games para baixar e gravar. Original só tenho mesmo o Nights... talvez adquira outros, mas acho difícil... prefiro baixar e gravar.

    Nunca joguei 32x, acho que esse é um dos poucos jogos que deve salvar, né?

    ResponderExcluir
  14. Joga sim, porque quando a gente pula uma versão fica até difícil voltar e encarar a mais antiga. De qualquer forma, a do Mega é excelente também. Então, nesse caso, não faz muita diferença. É... acho que confundi tudo. Avá... brigadão pela visita!

    ResponderExcluir
  15. No computador Ritinha... baixa o emulador aê e manda brasa pô, porque no console vai pesar um pouco no bolso. Sério.

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkk!

    É Nóis! É Nóis!
    Seu pedido é uma ordem, Update feito.Aguardando novas gargalhadas!

    ResponderExcluir
  17. Que bom que gostou do texto, fiquei com medo que achassem curto demais, pois dessa vez resolvi prezar pela objetividade. Arrasô no Gostamento!
    ...
    Correção aceita, mas esses dois jogos de Zelda Multiplayer ainda não tem aquele espírito, pois não são games da linha principal e não seguem o mesmo padrão de jogo dos demais, seguem? Foram feitos meio em modo arcade pelo que ouvi dizer.

    ResponderExcluir
  18. Ow... o preço é alto mesmo. Não sei que loucura minha foi essa de comprar essa porra... mas estou satisfeito... acho que morreria de desgosto se perdesse a chance. Pode investir que não vai se arrepender... e mesmo quando cansar não é difícil vender, porque Saturnos destravados são raridade. Daí, não tem muito erro.
    ...
    Para te atiçar mais, já tenho três indicações aqui no GLStoque... ou melhor, 4. Shinning Force III, Astal, 3 Wonders e Nights.

    http://www.glstoque.com.br/2010/09/shinning-force-iii-scenario-i-saturn.html
    http://www.glstoque.com.br/2009/12/astal-saturn.html
    http://www.glstoque.com.br/2010/08/3-wonders-arcade.html
    http://www.glstoque.com.br/2010/11/nights-into-dreams-saturn.html

    Eu também gosto muito desse estilo de jogo. Só não espere muita coisa de um 32 Bits, pense que é um Super Jogo de Mega e não um espetacular game de Saturn. O jogo não é muito grande, se não me engano, terminei em pouco mais de 20 horas ou 10... sei lá... me confundi... mesmo assim não é muito, nem pouco. Dá para se divertir.
    ...
    Arrasô no Comosempremento!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  19. hauHAUhauhAUhahUHUhauHAhauhauhHUahuAHUahuHAhHUhuHahuHAUhauHAUhauHAUhauhAUhahUHUhauHAhauhauhHUahuAHUahuHAhHUhuHahuHAUhauHAUhauHAUhauhAUhahUHUhauHAhauhauhHUahuAHUahuHAhHUhuHahuHAUhauHAUhauHAUhauhAUhahUHUhauHAhauhauhHUahuAHUahuHAhHUhuH

    UPDATE ACCOMPLISHED!!  AHuhauHAUhau RACHEI MANO AHuahUHAha

    ResponderExcluir
  20. O importante é passar a idéia, independente de muitas ou poucas linhas :D

    Com relação ao Zelda eu joguei o do GameCube (infelizmente sozinho, precisa de um GBA pra cada jogador no multiplayer), e tirando o fato de ser dividido em fases é muito parecido com o Zelda de SNES, eu achei um ótimo jogo.

    Ow, vi você falando ae em cima que tem Nights original... quando é que vai me emprestar? Hwa hwa hwa... ainda não deu pra estrear direito o Saturn que ganhei da minha esposa esses dias atrás, veio só com o horrendo Fifa 98, rzs.

    ResponderExcluir
  21. Aqui Titia, a sra não compartilha que teve um auxilio, meio que fantasmagórico.
    hahahaha

    Tipo uma sombra, mas que te salvou a vida aih, no jogo.
    O jogo é Mara.. eu adorei os espíritos.. e o jog é mto lindo e colorido!
    Mas a trilha sonora é trash!

    não foi de bom gosto não.. não bombou!

    Mas adorei zera-lo com vc.. sem contar o final de zeramento q ngm mereceu, esse micro zeramento. Faltou! #finalfail

    Mas aqui, sempre q a sra for jogar e tiver como jogar de dois, me chama q a gnt ahaza na dupla!

    Beijomeliga titia! fui...

    ResponderExcluir
  22. Cacimba, dá para jogar multiplayer? Que legal! Vou tentar convencer a Fafá a jogar comigo...

    Eu nunca peguei esse jogo para jogar, nem no Mega Drive. Minto: aluguei uma vez porque era RPG, mas quando vi que era RPG-ação perdi o interesse. Eu era um chato de galochas na época, só gostava de jogo com menus e quinhentas opções de ataque diferentes. Eu era virgem na época, dá um desconto.

    ResponderExcluir
  23. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Sempre dou risada quando leio suas gargalhadas!
    Muito engraçado.

    ResponderExcluir
  24. A mona gosto que as pessoas pensem que consigo resolver tudo sozinho. Tenho um posto a manter e uma posição a zelar, sabe?
    ...
    Ou uma sombra que serviu de toco para plataformas mais altas em momentos oportunos... foi de grande ajuda. Sério.
    ...
    O som era esquisito mesmo.
    ...
    Nossa, o final foi muito Uóh! 
    Ninguém de idéia, ficamos feias no fim. 
    Foda.
    ...
    Chamo sim, lembrando que ainda temos um joguinho pendente aí, né?

    ResponderExcluir
  25. ÉÉÉÉÉÉÉ... dá pra jogar de dois meu rei!
    Ninguém imaginava isso... pensa.

    E se eu te disser que tenho o cartucho original em casa? Posso te emprestar se você quiser... quando te mandar aqueles negócios que combinamos... aí você me empresta algum também e a gente finge que estamos nos anos 90 de novo. O que você acha?

    Excesso de cabaço, um problema social.

    ResponderExcluir
  26. Tempo é um dos jogos do 32X que vale a pena ter, mas ao mesmo tempo há controvérsias sobre sua qualidade... Eu certamente curto explorar as fases do jogo em busca de todos os items e é engraçadão dar coices na maioria dos inimigos. O som é bom e os gráficos, surreais.

    ResponderExcluir
  27. "As animação são bem feitas"
    Saiu do salto nessa hora!
    Mesmo assim o post ficou um luxo!
    Não conhecia, melhor, nem sabia que tinha uma continuação do Beyond Oasis (Thor's Adventure)!
    Pena que não vou jogar tão cedo já que meu computador ta sem placa 3D, mal consigo rodar um Super Nintendo direito... Uó!
    Abraços titia!

    ResponderExcluir
  28. Se o jogo podia ser jogador em Multiplayer Cooperativo, porque você não combinou da gente fazer um post duplo explicando essa funcionalidade?

    ResponderExcluir
  29. Sai do salto não... I really broke my heels!
    Fiquei feia, mas conserto daque a pouco.
    ...
    Fico feliz que tenha gostado... valeu mesmo!

    Minino, tem continuação e tudo mais... cê precisa conferir.
    Já passei por isso, computador gongado é Uóh!
    Compatibilizo!

    ResponderExcluir
  30. Ué!?

    Eu não posso pensar em tudo... joguei de dois muito pouco e descobri a funcionalidade max especial tardiamente, mas foi muito legal dividir a partida!

    Quem sabe da próxima não fazemos um post duplo?

    #dicofika

    ResponderExcluir
  31. interessante. vou ver se esse jogo é isso tudo

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...