quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Saturn Bomberman
(Saturn)


Então é natal... e o ano novo também.

Simone tocando e a vinheta também.

Já notaram como a globo faz muita propaganda de si mesma na época do reveillon? Não? Assista a globo de São Paulo por alguns minutos e comprove. É fato, mas porque estou falando isso? Por nada.

O negócio é que nem assisto televisão.
Nem gosto. Prefiro escolher o que vou assistir.

Enfim, hoje quero falar sobre um jogo fantástico, completo, maravilhoso e marcante que não conseguiu ser o melhor de todos, mas foi o melhor em sua época. E ainda ficou famoso por causa disso.

Antes de começar quero fazer um protesto: Todos Pela Reforma Agrária dos CDs!



Quando comprei meu Saturn Skeleton Transparente SemiLed Tiro Onda do Mal esse foi um jogos tops na lista par baixar e jogar logo. Aliás, acho que esse veio junto com o videogame numa leva de jogos gravados que o dono me deu de brinde. Então, depois de terminar Astal e Nights o próximo não poderia ser outro.

Quem já jogou Mega Bomberman verá diversas semelhanças (talvez seja alguma coisa relacionada ao nome do console no nome do game, ou não) e melhorias decorrentes da geração e outras de inteligência mesmo. Para quem não sabe, a Lôka da Cátia permitiu que fosse lançado um Bomberman para Maggy sem opção de multplayer no modo principal. Tá bom, pode agradecer, Titia te salvou de mais uma ilusão. Por nada.

Depois me perguntou porque o Super Nintendo ganhou a guerra.
Tá, foi Donkey Kong, mas e daí. E o Snes também tem um bomberman assim.

Então, ninguém sabe mais nada.


Voltando, a coisa começa com uma abertura muito bem feita em animação com uma historinha pouco importante sobre umas bichas más, outras bichas boas, um mundo de bichinhos e o bicho pegando. Sendo que o importante é o desenho animado, o resto é composição de cenário. Vantagens do CD.

A primeira impressão é de jogar um game de 16-BITs com sequências animadas e trilha sonora refinada. Seria perfeito se continuasse assim, mas nada é perfeito. E temos de agradecer, pois elas existem. Se fossem perfeitas não existiriam. No caso... aff. Como você tem paciência com minha loucura, hein?



A mecânica de jogo é mesma do YMCA, só que com uma roupa mais moderna, porque ninguém merece a moda anos 80, não é verdade? Quem já jogou alguma versão de Bomberman na vida não estranhará nada por aqui. Não há nenhuma novidades. Os itens são os mesmos, os bichos são os mesmos já vistos em outros games e tudo mais.

E não se iluda com os poderes dos animais que te ajudam, pois são aqueles de sempre. Isso mesmo, aqui também há aqueles com poderes inúteis que você não conseguirá descobrir como funcionam ao longo da partida. Sério. Esse bichos malfeitos enchem o saco, mas não são exclusividade da versão Saturn.

Visualmente é aquilo mesmo, um jogo de 16-BIT com um super banho de mais 16-BITs de cores dos mais lindos e maravilhosos tons. São tantas nuances que fica difícil descrever um verdadeiro colírio. Sem falar na suavidade bailarínica com que os elementos se movimentam. É de encher os olhos de um retrogamer. Sinceramente, o esse é o tipo de gráficos que mais despertam minha paixão gamística. Nada de polígonos... o negócio é cor.

Todos os elementos dos cenários, assim como os inimigos são visualmente elaborados e inteligentes na mesma proporção, tornando Saturn Bomberman o mais difícil dos games da série que já joguei.

Pense na situação: você está em preso entre alguns blocos e torcendo para que o inimigo passe direto como um bobo. Então, o que acontece?

Ele vira a esquina sem dó nem piedade e te mata. 100% das vezes.

Eles são muito espertos nesse jogo.
E bonitinhos... como os homens com os quais você quer se envolver por diversão, sabe?

Esses mesmo.

Nada que te faça arrancar os cabelos, pois a curva de aprendizagem é tranquila. Esteja preparado para jogar com o nível de atenção no limite. Ou não conseguirá ir muito além. Falando em além, posso destacar o tamanho dos cenários que chegam até 8 telas. É muito bom ver os cenários do primeiro Bomberman de Nes reproduzidos em um sistema 32-Bits. Um luxo! (demorei a falar isso, né?).


A música é muito boa, principalmente a das partes de gelo. Não sei se é porque gastei muito tempo nessas fases ou se é porque a música é marcante mesmo, mas foi a que mais ficou na minha cabeça. A qualidade do CD é inegável, não há como comparar, pois ele ainda consegue manter o charme dos chiptunes. Mas infelizmente não há como ser bela como Branca de Neve, não é?

Assim, as Lôkas da Cátia sempre deixam espaço sobrando no disco e se esquecem que as pessoas sempre querem mais animações.

Então, agora você vai aderir ao movimento?

Todos Pela Reforma Agrária dos CDs!

Posso computar?

Não sei se sou só eu, mas fico ansioso por sequências animadas, principalmente em desenho. Sou daqueles que aumentam o som, chamam o namorado para assistir e se bobear até gravo. Sim, já fiz isso e tenho a fita até hoje. Um dia conto quem foi.

Creio que o fato de ter sido criado na época do zeramento é que me fez ficar assim. Todo mundo parava para assistir igual a final de novela. Era assim, não era? Confere produção?

Pára tudo que eu tô zerando!
Me larga qe sô lôka!
Mãe!!! Zerei!!!
Nóhh!

Então, mais uma vez não se iluda. Quase não há animações fenomenais, nem meia boca e nem só para enchar linguiça. Você terá de se contentar com o belo visual do gameplay que já é espetacular.

Se não me engano para seu consolo (ui!), o final é animado.


Depois de tanta ilusão descobrimos que a realidade pode ser interessante... Não, veado! É para você continuar murchando a barriga enquanto convive com as outras pessoas porque ninguém é obrigado. Sério.

O negócio é que o trunfo do Bomberman de Saturno está em seu modo de batalha. Só não é prefeito porque não há personagens com poderes diferentes como em Super Bomberman 4, mas as vantagens ainda são muitas.

Para começar é possível jogar até com 10 adversários.

Ouviu bem?
Cê tá me escutando?

10 jogadores em uma única tela de Bomberman!

É mais do que você jamais imaginou em toda sua vida.
É um motivo mais do que suficiente para investir em 2 MultTaps obscuros e 10 controles.

Imagine o bacanal que dez pessoas jogando o mesmo game podem fazer. Ai... tô ficando eufórico... não posso... não tenho dinheiro... sai google... não quero... não vô olhar o preço... sai... não... não!!!!

Ainda há outro modo de jogo para compor o cenário que não joguei muito para ver como é e não me lembro bem agora. Acho que é alguma coisa tipo um time attack ou não. Sei lá. Não interessa. Descobre, depois me conta. Fui.

Produtora: Hudson
Gênero: Ação/Puzzle (difícil definir)
Ano: 1997
Console: Sega Saturn

NOTA: A-

Saturn Bomberman prova que é melhor ser rei no lixo do que plebeu no luxo! O melhor da categoria.

31 comentários:

  1. Saturn Bomberman, pra mim, é o melhor bomberman já feito. Joguei tanto isso em turma que já tinha decorado o jogo inteiro praticamente!

    ResponderExcluir
  2. Bomberman!

    Tá uma coisa que eu joguei muita na minha infância e depois de véia com meu marido!

    Sempre joguei o do SNES, até tentei o do Nintendo 64, mas eu prefiro sem dúvida um 2D bem feito que um 3D porco...E como não se podia jogar multiplayer, brochei na primeira tela.

    Acredita que eu tive um Saturn e nem sabia que tinha um bendito Bomberman assim tão bem feito pro console? Perdi muito, pqp, esse Bomberman é o clássico do 16bits, mas bem mais arrredondado, craprichado e colorido como bem gostamos. XD

    E sim, por sermos de uma época em que era uma verdadeira glória primorosa super emocionante zerar um jogo, temos todo esse fogo por ver finais bem feitos, animações e shows pirotécnicos. Lembro até hoje de quando terminava, qualquer jogo que fosse, ficava com aquele sorriso no rosto e sensação de missão cumprida. Chamava minha mãe e me gabava pros amigos. Lembro também que quando zerei o Castlevania Symphony of the Night do Saturn e mostrei o arquivo salvo pro meu irmão, ele não acreditou, pois tava quebrando a cabeça com uma tela lá. Fiquei enchendo o saco dele por um mês inteiro ahuuahahu. Amo esse jogo e aproveito pra recomendar pra titia, afinal eu tenho uma queda sem fim pelo Alucard até hoje,10 anos depois de jogar esse game.  Ta aí um bom tema de post, não lembro de ter visto por aqui, já vi gamers, cosplayers, mas nunca um post no qual você abordava sobre as suas paixões virtuais! HUAUHAHU. 

    Voltando ao Bomberman (viajei demais), realmente eu adoro animações em desenho ou mesmo um 3D mais modelado. Novamente encho o saco da titia pra ela conferir o Albert Odyssey que é de encher os olhos. O problema é que demanda muito tempo, por isso eu não consegui pegar pra jogar até hoje...:/ 

    É isso aí titia, post grande, comentário enorme.

    Beijos e um Feliz Natal atrasado e um excelente Ano Novo pra você, seu namorado e sua família. Tudo de bom em 2012!

    PS: Já ia esquecendo, não fale mal das roupas dos anos 80 que eu ADORO! Pantalonas, cabelos esvoaçantes e plataformas enormes, um luxo! huahuahua

    Smack! =*

    ResponderExcluir
  3. Você é uma sortuda, já terminou Astal e Saturn Bomberman e eu aqui tentando jogar até hoje! Snif... No mais, excelente review como de costume, as imagens ficaram show (principalmente aquela do Bomberman com a roupa do Goku). Queria conhecer mais sobre o jogo e agora que eu to louco mesmo pra jogar essa p#$#@!!!

    ResponderExcluir
  4. Belo visual! Até hoje achos os Bomberman de sprite mais divertidos que os 3D, acho mais fácil localizar os elementos na tela.

    As animações parecem hilárias. Será que este Bomberman com a roupa de treinamento laranja é uma paródia de Dragon Ball?

    ResponderExcluir
  5. Grande post Gabriel. Conheci esse jogo através do meu amigo Cosmão #shugames num especial que ele fez (o nome me escapou agora). Eu até cheguei a olhar uns vídeos no Youtube e me amarrei muito. Infelizmente emular Saturn parece ser um bicho de sete cabeças e como eu não possuo um Saturn fica complicado.

    Gostei da matéria. Pena a Hudson não ter explorado (à época) melhor a capacidade do CD incluindo diversas sequências animadas e extras. Outros games dessa época já tocavam o terror usando e abusando do poder dos Compact Disks (não vou falar de FFVII pois acho um abuso mas ele é o primeiro que me vem a cabeça).

    Um abraço

    PS: fiz um agradecimento no Na Praia4 (não sei se vc teve a oportunidade de ler)

    ResponderExcluir
  6. Opa Marcel, tudo bom?

    Emular Saturn pra mim já foi um bicho de sete cabeças, hoje é batata. ;D

    Se você quiser, eu te dou uns toques de como configurar e emular direitinho ^_^

    ResponderExcluir
  7. Hwa hwa hwa, deu a loka fi? Raxei de rir com o texto :D

    Eu também fico puto quando colocam animações só na abertura de um jogo, sobra um espação e não colocam mais, parece preguiça né? Tales Of Symphonia do Game Cube é assim também, dá raiva até. Mas um outro Bomberman que joguei e gostei muito foi o do Dreamcast, quando o meu ainda enxergava adorava jogar com a esposa, he he he.

    ResponderExcluir
  8. sou super fã da série bomberman mesmo a qualidade dos jogos terem decaido com o tempo, vou baixar o emulador pra jogar esse =D eu zerei os 4 primeiros de nes o 5 não tive paciência e nem saco pra ficar  voltando as fases pra zerar 100% joguei até a versã de 64 que é bem fraquinha

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda acho o Super Bomberman 5 de SNES melhor que o de Saturn pela variedade de tudo e pelo uso maior de recursos do console, além da extensão do jogo.

    O Saturn é tão bom quanto o Super Bomberman 4 para o battle game por causa da opção de hypermultiplayer.

    Fiquei com a sensação de que poderia ser o melhor, mas faltou alguma coisa.

    ResponderExcluir
  10. "até tentei o do Nintendo 64"

    Eu também tentei, mas não deu.

    "Acredita que eu tive um Saturn e nem sabia que tinha um bendito Bomberman assim tão bem feito pro console?"

    É porque a Titia não existia na sua vida antes.
    Agora isso não vai acontecer mais.

    "Lembro também que quando zerei o Castlevania Symphony of the Night do Saturn e mostrei o arquivo salvo pro meu irmão..."

    Já gravei zeramentos em fitas VHS para guardar... ainda tenho algumas.

    "Ta aí um bom tema de post, não lembro de ter visto por aqui"

    Anotado.

    "Novamente encho o saco da titia pra ela conferir o Albert Odyssey que é de encher os olhos."

    Não vejo a hora de chegar nele... esse Albert tá me tiçando a meses.

    "Beijos e um Feliz Natal atrasado e um excelente Ano Novo pra você, seu namorado e sua família. Tudo de bom em 2012!"

    Lhe desejo tudo e muito mais.
    Muito obrigado por se importar e ter todo esse carinho comigo que só escreve bobagens em um blog de gay de games. De verdade. Isso faz a diferença.

    "Pantalonas, cabelos esvoaçantes e plataformas enormes, um luxo! huahuahua"

    Vendo você falar assim até parece que são coisas boas.
    kkkk! Se bem que eu adoro exagero... acho que preciso rever o conceito sobre os anos 80.

    ResponderExcluir
  11. "Você é uma sortuda"

    Femininaaaaa!

    "já terminou Astal e Saturn Bomberman e eu aqui tentando jogar até hoje! Snif..."

    E desce um lágrima... te empresto meu saturn preto travado se você quiser... só precisa devolver... você consegue os games originais!?

    "principalmente aquela do Bomberman com a roupa do Goku"

    De onde o pessoal tira essas idéias!?

    ResponderExcluir
  12. "Belo visual! Até hoje achos os Bomberman de sprite mais divertidos que os 3D, acho mais fácil localizar os elementos na tela."

    Sempre tenho uma sensação de familiaridade quando vejo esse tipo de gráficos. É automático."Será que este Bomberman com a roupa de treinamento laranja é uma paródia de Dragon Ball?"Não sei não viu, mas pode ser que sim.

    ResponderExcluir
  13. "Eu até cheguei a olhar uns vídeos no Youtube e me amarrei muito."

    Estou nesse há meses... não aguento mais ver um monte de jogos que quero jogar e não jogar... é um suplício.

    "Infelizmente emular Saturn parece ser um bicho de sete cabeças"

    Acho que não... se o computador for bom não deve ser tão difícil. Meu irmão mais novo terminou Shinning Force III emulado e praticamente sem problemas.

    " como eu não possuo um Saturn fica complicado."

    Acho que vou oferecer meu Saturn em aluguel, hein?

    "Outros games dessa época já tocavam o terror usando e abusando do poder dos Compact Disks"

    Tínhamos que fazer uma lista de quem usa mais a capacidade dos CDs.

    "fiz um agradecimento no Na Praia4"

    Já vô lá.

    ResponderExcluir
  14. "Hwa hwa hwa, deu a loka fi?"

    Deu... desde que nasci.

    "parece preguiça né?"

    É preguiça... não tem outra explicação.

    "Mas um outro Bomberman que joguei e gostei muito foi o do Dreamcast, quando o meu ainda enxergava adorava jogar com a esposa, he he he"

    Já está anotada essa versão pra quando tiver um Dreamcast... enxergava??? Como assim??? Você é cego? (sem ofender).

    ResponderExcluir
  15. "eu zerei os 4 primeiros de nes"

    4????
    Eu só conhecia 2, será que estou boiando??

    " 5 não tive paciência"

    Ah tá... cê tá falando do super.

    "nem saco pra ficar  voltando as fases pra zerar 100%"

    Essa é a melhor parte!
    Já fiz isso umas três vezes na vida... é o que faz gostar ainda mais do 5.
    Dêxa de preguiça!!! Vai zerar o treco completo.

    ResponderExcluir
  16. Rzs, isso a gente percebe, mas dessa vez tá mais :P

    Poxa, acho que meu único sentido que funciona 100% é a visão, não estraga ele não... oh, rimou! hwa hwa hwa. Quem ficou cego foi o meu Dreamcast, o bicho não quer ler mais jogo nenhum. Já fiz um transplante uma vez, mas o bicho rejeitou o novo órgão, um dia eu consigo... ou então entro em crise de abstinência por não jogar De La Jet Set Radio.

    ResponderExcluir
  17. kkkk FAIL meu titia isso que dar ficar no pc de madrugada, é do SNES mesmo, haa não gosto de jogar sozinho =/

    ResponderExcluir
  18. Sem problemas... eu também dei manota porque era só continuar lendo para perceber o engano... esquenta não.

    "haa não gosto de jogar sozinho"

    Joga sozinho é móh punheta, né?

    ResponderExcluir
  19. já baixando ele aqui Titia. o que mais me impressionou foi poder jogar 10 personagens no multiplayer,pena que não sei chamar o meus amigos para jogarem no emulador. mas tá valendo e vou baixar.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal titia, fiquei com vontade de jogar, os gráficos são lindos. E o lance de jogar com 10 personagens multiplayer parece bem legal, mas deve virar zona. Ah, a frase final fechou com chave de ouro, arrasou no fechamento: "Saturn Bomberman prova que é melhor ser rei no lixo do que plebeu no luxo! O melhor da categoria.
    "
    Show de Bola. Abração!!!

    ResponderExcluir
  21. Será que o emulador tem suporte ao multtap???
    Interessante... fico imaginando como enfileirar 10 pessoas em frente a tela do computador, mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tive a chance de jogar com mais de 2 pessoas, mas um dia pretendo comprar duas multtap e 1000 controles só para testar.

    É disso que eu vivo: surtos de criatividade!Adoro frases de efeito... valeu pelo elogio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. Como eu disse em outra ocasião por aqui, eu nunca sequer joguei o Saturn. Por pouco, ontem a história não mudou... e justamente pelo jogo que vc analisou nesse post.

    Estive na exposição Game On, tinha lá o console rodando o jogo e 4 controles pra galera se degladiar. Mas acabei não entrando na bagunça, embora tenha assistido um pouco e me pareceu um dos mais divertidos jogos da franquia.

    Se um dia eu conseguir comprar o console, vai ser aquisição certa o jogo!

    Ótimo post, como sempre muito divertido!

    ResponderExcluir
  24. Como você deixou essa oportunidade passar? Quase ninguém no mundo pôde jogar Saturn com MultTap e tal... nóhhh! Quase fiquei com invejinha!

    Fico feliz que tenha se divertido... obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  25. Haha minha história é a seguinte: resolvi hoje tirar poeira do meu "Saturn Skeleton Transparente SemiLed Tiro Onda do Mal" (também tenho nananananana) que peguei pq não achei uma fora satisfatória de emular o saturn. Daí estou pelas internetz procurando listas de jogos bons do saturn. Bem, em quase todas elas constava esse bendito saturn bomberman então fui no google procurar mais informações dele e cai de paraquedas aqui no glstoque... Daqui mesmo vou procurar analises de outros jogos do Saturn bons...

    ResponderExcluir
  26. Essa emulação imperfeita que me levou a comprar os Saturnos também!

    Agora vamos organizar um evento exclusivo para donos de "Saturn Skeleton Transparente SemiLed Tiro Onda do Mal" ...o que você acha? A gente confecciona (adoro essa palavra) camisetas assim: JOGO NA CARA MESMO!

    Bora?

    PS: Nunca te vi por aqui.... você vem sempre aqui?

    Seja Bem-Vindo!

    ResponderExcluir
  27. Eu jogava muito esse game no super nintendo,,saudades dos bons tempos!

    ResponderExcluir
  28. Também odiei essa transição de "jogo de batalha" para "jogo adventure", nas o pior mesmo é os Bomberman de PS1 e sua visão isométrica (fazendo um 3D falso)... Tenho nojo por jogos com visão isométrica...



    Outra coisa é que os Bomberman mais recentes são muito focados ào multiplayer... Só eu é gostava de matar monstrinhos bizarros e passar de fase?

    ResponderExcluir
  29. Não cheguei a ver esse de visão isométrica... joguei um, uma vez, que o campo de batalha parecia um poço... não me lembro qual foi.


    Eu gosto de passar de fase quando há alguma coisa diferente como em BM5 com as passagens secretas e a porcentagem... fora isso, prefiro as batalhas, quando trabalhadas como é em BM4. É... fiquei em cima do muro, né?

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...