quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicionário GLStoque:
Gongado!


Zé você foi ingrato, me arrastou pro mato e me adisvirginou

Hoje to toda fudida com as tetas caídas que você chupou

Zé vô corta teu saco pra tapa o buraco que você me fez

Zé pra fala a verdade, eu to com vontade

De dá pro cê tra vez

Ary Toledo

Essa é a realidade de muitos brasileiros, não é? Sou um deles e sei que você é ou já esteve nessa situação. Quem não compactuar é recalcado. Pronto falei. Se você pensa que não, garanto que depois de ler esse texto, entenderá do que estou falando.

Hoje quero trazer mais uma edição de uma das seções mais antigas do GLStoque que perdeu um pouco sua identidade e ficou esquecida por aí.

O Dicionário dá Titia tem como proposta ajudar aquelas que nasceram homens e não tem conhecimento sobre a língua falada no mundo colorido.

E para a aula de hoje, teremos a explicação do sentido e aplicação de um termo muito interessante e comum do vocabulário gay. Não poderiaescolher outra palavra depois de ouvir meu irmão, SOLO PLAYER usá-la com a maior naturalidade do mundo de forma corretíssima e com entonação perfeita.

Você é meu orgulho!


Em primeiro lugar, Marisa Orth é uma das minhas atrizes favoritas no mundo inteiro. A que considero dona da cara mais engraçada da história, sem falar no seu charme irresistível. Estrabismo lindo!

Magda, te adoro!

Nessa cena, minha diva está participando do tradicional Show do Gongo, uma das atrações do Festival Mix Brasil que apresenta variadas formas de expressão artística com temática homossexual, desde vídeos na internet até vídeo na internet.

Situados, seguimos.

O gongo, instrumento presente em todos os filmes orientais é o símbolo maior do tema de hoje. Seu som específico traduz por si só toda a essência do que trataremos aqui. Esse artefato foi, e é, constantemente utilizado em show de calouros e em concursos para identificar que o concorrente perdeu sua vez e não agradou ao público. Bum! Tá fora.

Onde está seu minideus agora?


Apresentados os participantes, vamos ao show!

Sabe aquele dia em que você acorda e seu cabelo não colabora?
Sabe aquele game que todo mundo gosta, mas você não?
Sabe aquela pessoa esquisita que te apresentam?

Então, todos esses são exemplos de coisas GONGADAS.

Como substantivo, gongada(o) é uma pessoa ou coisa que não funciona bem, que não é bonita, que não agrada, que é esquisita ou de alguma forma foge dos padrões de aceitação de outro alguém.

Como adjetivo, gongada(o) é o termo utilizado para classificar qualquer coisa que se encaixe na descrição acima. Pode ser um lugar fudido que te convidam para ir, uma roupa feia ou uma festa ruim. Tudo que é ou está errado no fim, é ou está gongado.

Como verbo, indica uma ação que torna uma situação ou coisa ruim. Essa ação pode ser feita por uma coisa ou pessoa. Uma roupa que te deixa gordo, está te gongando. Falar mal de uma pessoa é gongar. E também pode ser usado como ameaça: 'Se você fizer aquilo, eu vou te gongar'.

Sinônimos: estragar, destruir, desprezar, difamar, desencorajar ou dificultar.

Pense em quantos jogos gongados você já jogou na vida.
Pense em quantos amigos te gongaram ao te indicar um jogo ruim.
Pense em quantas pessoas te gongaram quando perderam a última vida.

Pensou?

Então, estamos prontos para exemplos visuais.

Exercício: Classifique as imagens acima em Substantivo, Adjetivo ou Verbo.

Finalmente encontrei utilidade para essas imagens. Elas estão guardadas há anos, pois senti que deveria mantê-las em segurança até chegar o momento certo. Arrasei no Guardamento!

Enfim, agora você está habilitado a GONGAR quem ou que quiser. Lembrando de que o conhecimento traz consigo muito responsabilidade. Use-o com sabedoria e se jogue na confusão.

E não se esqueça, a tia não gosta de criança, Titia gosta é de dinheiro... tá legal?

Fui.

25 comentários:

  1. Oi titia!

    Que beleza, mais uma palavra agregada ao dicionário Gayrélio! Que beleza XD

    Posso dar um exemplo então?

    Já gonguei muitas pessoas no fliper, pois faziam elas perder as fichas!!! UHAHUAHUAHUHAA

    Bons tempos...

    Mas deixando o orgulho de lado, vamos as gongadas:

    Console Gongada: SegaCDJogo Gongada: StarFox (Não encaro a raposinha lá...)
    Dica Gongada: (A do meu irmão, claro) Que tirando o CD do Playstation enquanto estivesse jogando e colocasse um CD de música no lugar, você jogaria o jogo e ouviria sua banda favorita

    . . .

    Furada!

    Acabava perdendo o que eu já tinha jogado e ficava morrendo de raiva... Mas pra não dizer que essa dica é 100% falsa, uma vez funcionou, enquanto eu estava jogando World's Scariest Police Chases, coloquei um cd de eletrônica e foi... O_o

    Mas não me culpem, eu só tinha 9 anos na época T_T e hoje eu entendo como as coisas funcionam i_i....

    Agora que explicou o termo, cita umas gongadas aí titia!

    Beijos!!!

    XD

    ResponderExcluir
  2. Ow todo dia tenho exemplos e situações onde tudo está GONGADO.

    *No meu serviço tem um 'colega' (fazendo a linha querida - http://www.youtube.com/watch?v=12tR86hAeYo - bjo Narcisa), q gonga todo o esquema de trabalho com seu péssimo habito de não saber trabalhar.

    *No meu fds passado, me apresentaram (jogaram) uma pessoa e insistiram para q eu a "Conhecesse melhor"! arg.. ela n tinha nada que eu agradasse. Frustada, percebi que estavam querendo me Gongar com aquela pessoa Gongada, eu saía e fazia a linha "Cátia Cega" (http://www.youtube.com/watch?v=iyyD_w65CVo)..

    *Na minha ksa minha mãe fica tentando me Gongar toda vez q recebo meu salário, querendo quantias absurdas para o uso da mesma! Uóh. #mãeémãe # souryca (http://www.youtube.com/watch?v=1G_FLcdN5tM) #sóqnão

    *E uma coisa q nos prende (Eu + Titia), é gongar os outros. Tem as #penosas (http://www.youtube.com/watch?v=D7YJgTq4zA4) q nos prendem e nos fazem ficar hrs gongando.

    BeijonaTia!

    *adorei as imagens #sóqnão.

    ResponderExcluir
  3. Morra de inveja, Eu fui ao Show do Gongo com a Marisa Orth em 2008!

    Foi muuuuito engraçado - quase tudo era tosco, mas ganhava só as finas mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Você esqueceu do principal exemplo, completa a postagem... Coisa com MAU CONTATO... Tá gongado...

    ResponderExcluir
  5. Vamo ve se eu manjei a parada:

    - Aquela coisa horrenda na privada esta gongando a pessoa que bateu a foto com o cheiro insuportável que deve estar ali do troço que naquele momento certamente afundava lentamente.

    - O cara de shorts esta gongando a visão de todo mundo que está passando por ali com aquele tóba murcho, mas gongado de verdade é o corinthiano sem dente que fez a montagem tosca no paint, que por sinal, é um programa gongado!

    - O cara jogando o cachorro é um retardado total, mas gongado é quem fez piada com essa foto, que deveria sim é estar na mão da polícial mais próximo e não na internet!

    - O mamute cosplay gongou geral, mas mandou bem na coragem de passar ridículo!

    - O Mestre dos Magos Gongado é.... opa, ja fiz a definição naturalmente né!!!

    ahUHAUhauHAhua Isso ae chapa XD

    ResponderExcluir
  6. E assim a gente cria um verdadeiro tradutor homossexual!

    Malvada você... em minha vida de fliperama sempre gonguei muita gente, mas sem apareceria algum estranho para gongar todo mundo. É a lei do gongo.

    Bons exemplos, parabéns!
    Sega CD tem que amar demais, Star Fox é muita capa e pouco conteúdo, Dicas de irmão são sempre gongadas, principalmente dos mais velhos. Não tem jeito.

    Citar algumas?
    Ixi... é só dar uma passada pelo GLStoque.
    Praticamente, vivo disso.

    Jogo Gongado!
    http://www.glstoque.com.br/2010/03/toejam-earl-mega-drive.html

    ResponderExcluir
  7. Narcisa?
    Ai que absurdo!

    Adoro a Cátia!

    Quem não cantar tem a mãe na zona, vai!
    Mãe é Mãe! Ryca!!!!!!!! (e joga o lençol)

    Sou um traveco... tenho prótice.

    Mona, se você continuar com essa inspiração toda serei obrigado a te obrigar a escrever por aqui. Sério. Pode esperar que se eu precisar de um substituto cê tá ferrada!

    Adorei os exemplos visuais. Vídeos sempre entiquecem as aulas. 

    Nota: Eu + Tati

    ResponderExcluir
  8. Vadia!!!!!

    Acho que isso significa que já tenho um motivo para ir a São Paulo, e provavelmente uma data especial... o que você acha?

    ResponderExcluir
  9. No mesmo lugar onde o do GLStoque está no Vg&Etc.

    ResponderExcluir
  10. Eu disse... controles falhando.

    Mas bem colocado, MAU CONTADO é sinônimo mór de TÁ GONGADO.

    ResponderExcluir
  11. 1) Muito bem colocada. Representou bem a situação utilizando-se de recursos interessantes como cheiro e imagem.

    2) Boa análise e analogia da anatomia gongada do cidadão. Sem falar na observação pertinente sobre o programa de edição.

    3) Sim, mas não está completa. Gongado na foto, de verdade, foi o cachorro coitado, lançado em um ambiente aquático quando todos sabemos que é um pokémon do tipo normal/terrestre.

    4) 'O Mamute', putz! Isso é gongar de verdade. Ainda fez a linha Sandy tentando amenizar. Parabéns, você brilhou!

    5) Isso que é fluência.

    Você acaba de ser aprovado em sua primeira lição de bichês. Congratulações!

    ResponderExcluir
  12. pUTA MERDA, eu TINHA CERTEZA que vc iria responder isso pra mim no final hauHAUhaHAHUhaHUAHa chega de lições né! ahUHAUhauHAUhauHAU

    ResponderExcluir
  13. Não... é só a primeira.
    Você ainda tem muito que aprender.

    Quem mandou?
    Já falei que bicha burra nasce homem.

    ResponderExcluir
  14. Ha ha ha... adorei o exercício "classifique as imagens acima" ^_^

    ResponderExcluir
  15. Titia tá aqui para isso... vamos trabalha, cadê o seu?

    ResponderExcluir
  16. Por favor, Sabat. Chamar de retardado é ofensivo. Deficiência não é ofensa, é algo completamente diferente do cara que jogou o cachorro.

    ResponderExcluir
  17. Essa não é a resposta correta... tentarei ajudar.

    Não é ofensivo até alguém se ofender. 

    As pessoas não são obrigadas a ouvirem tudo que você tem a dizer e muitas vezes dizemos coisas que ofendem as outras pessoas e simplesmente ignoramos, pois isso não nos afeta. Principalmente por não termos as características das quais fazemos piada.

    Entendo bem o que é isso, porque muita gente acha que piadinhas com gays não são ofensivas, são só brincadeiras. Mas o holocausto usou muito disso com cartazes fazendo chacota dos narizes grandes do judeus. E você aí achando que chamar o coleguinha de narigudo é super inofensivo.

    Piadas são a forma mais aceitável de violência.
    Se alguém se ofendeu, a situação deve ser revista e quase sempre gerar um pedido de desculpas. Porque não interessa a sua intenção ao dizer tais coisas como o ouvinte não sabe delas e não é obrigado a entender. 

    Imagine uma família negra ouvindo várias piadas sobre negros na mesa ao lado em um bar. Os piadistas podem até achar que não tem preconceito ou não serem agressores, mas com certeza ofenderão a família em algum momento.

    Aí, você acha que o certo é responder: "É ofensivo a quem encherga ofensividade."?

    ResponderExcluir
  18. Tudo bem, seja arrogante. Você deve estar certo.

    ResponderExcluir
  19. Não gabriel, arrogante não. Tudo o que vc expressou ai em cima é relativo a piadas, e eu nao fiz piada quando chamei o retardado que atirou o cachorro longe de RETARDADO. Pois é, RETARDADO pra mim é quem tem mente pequena, que a usa como se fosse um neandertal, capaz de atrocidades como essas que eu vi naquela foto. Este tipo de pessoa é muito diferente de alguém que tem problemas mentais, como down por exemplo. Eu nunca me referiria a uma pessoa com DOWN pelo adjetivo RETARDADO por que eu tenho respeito por elas, mas elas também tem que se dar ao respeito de entenderem que elas NÃO SÃO RETARDADAS e não devem levar em conta as bilhões de vezes que esta palavra aparece em textos ou conversas por aí.
    Entendestes? Espero que vc e nosso amigo Urago entenda, pois eu não sabia que ele era portador de deficiência mental, como vc me disse no MSN, e realmente lamento se o magoei com essa palavra, mas também não posso admitir que dentro de uma resposta minha que contém 150 palavras muito bem humoradas, tenha seu significadomudado por que um camarada achou dentro daquelas 150, uma única palavra que ele julgou ser agressiva.
    Não é assim que as coisas funcionam, pelo menos comigo.

    ResponderExcluir
  20. Me referi a piadas, pois são a forma mais bem aceita de violência que conheço. E por falar em conhecer, te conheço sim a tempo suficiente para saber que você não teve essa intenção, mas talvez o Urago ou qualquer outro não. 

    Assim, foi uma gafe. Uma frase infeliz e atingiu alguém. E quando você falou de não ser arrogante, pense bem... não seria mais fácil, simplesmente pedir desculpas já que foi ofensivo.

    E antes que alguém diga, eu não apóio a postura de quem cede sempre e só pede desculpas, mas em alguns casos precisamos fazê-lo.

    "RETARDADO pra mim é quem tem mente pequena"

    O problema está aí. Não é o que a expressão é para você, é o que ela realmente é. É uma característica de uma pessoa que não deve ser usada de forma ofensiva. É daí que vem todo o preconceito. Como te disse antes... é a mesma coisa que chamar alguém de viado. Viado é um termo que não deve ser usado para ofender, entende? Não é para ser um xingamento, assim como negão, gordo e essas coisas. 

    E é dessa aceitação desses termos que começa o preconceito.

    "portador de deficiência mental"
    Putz! Foi tão ofensivo quanto o outro. Não é portador, pô. Afinal o cara não pode deixar a deficiência dele em casa ao sair.

    "lamento se o magoei com essa palavra"
    Essa é a postura que te 'cobrei'. Simplesmente, você não teve a intenção de onfender ninguém, mas ofendeu. Ponto.

    "tenha seu significadomudado"
    Não é o significado que mudou, mas como te disse também... só você sabe de suas intenções, cada que ouve ou lê, se sente de uma forma.

    Enfim, acho que o papel do GLStoque é diminuir o preconceito entre os gamers, inclusive os meus. E mesmo que pareça exagero (e eu sei que não é), é uma situação delicada e real de preconceito.

    Não por maldade, mas por ignorância. E acredito que é melhor evoluir como pessoa.

    Mais uma vez, pense nisso.
    Preconceito agressivo está muito longe de ser só aquele que leva a morte. Ele está internalizado em muitas atitudes nossa que julgamos normais.

    Assim como HOMOSSEXUALISMO é um termo agressivo (sabia disso?), RETARDADO também é.

    Pense.

    Espero que o Urago não se sinta pior por ser exposto dessa forma, peço desculpas a ele por prolongar esse assunto se isso o incomodar. Mas não há como evitar. Creio que é assim que posso fazer minha parte.

    Afinal, da discussão nasce a luz.

    ResponderExcluir
  21. Essa thread tá ficando tão finiiiiiinha... he he...

    Bom, entendi os dois pontos de vista. Conheço o Sabat e sei que ele não teve nem de longe a intenção de ofender.

    Por outro lado, o que o Gabriel falou também procede. Outro dia li um comentário de alguém por aí (não lembro quem) dizendo "fulano parece um autista". Eu tenho um cunhado autista, e honestamente, mesmo sendo um cara muito bem humorado, achei o comentário ofensivo. Sei que o cara não quis ofender, a intenção dele foi a mesma que a sua, mas incomodou. É que certos assuntos são muito delicados e é melhor a gente não mexer muito com eles.

    Uma vez fiz um comentário brincalhão sobre traficantes de drogas no Gagá Games e um cara não gostou. Era só uma piada, não era nada sério, mas com tanto assunto para fazer graça, será que eu tinha mesmo que fazer piada logo com as drogas, que são um problema tão sério para tanta gente? É claro que sempre tem os chaturebas que não veem graça em nada e reclamam de qualquer piada, mas com temas mais sensíveis o melhor mesmo é evitar... ao menos é o que eu acho.

    E antes que eu me esqueça, parem de brigar, meninas :P

    ResponderExcluir
  22. Nóssa, tá fininha mesmo!

    Enfim, acho que quando expomos (é assim mesmo?) nossa opinião, acabamos sendo responsáveis por um monte de coisas... inclusive a reação dos leitores.

    E nesses casos é preciso tomar muito cuidado.

    De qualquer forma, já paramos de brigar... tomamos umas cervejas via msn para fazer as pazes.

    Valeu pelas palavras sábias.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...