quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Retromorri:
Só Não Matei Ninguém


Esse amor, me envenena

Mas outro amor sempre vale a pena

Desafalecer de prazer
Morrer de dor
Tanto faz

Eu quero é mais amor

(...)

Se a vida é curta

E o mundo é pequeno

Vou vivendo e morrendo

De amor (ahhhhhh)

Gostoso veneno
Alcione - Gostoso Veneno

Não sei, se é porque hoje é dia dos mortos e todas as tragédias vêm à tona, mas fiquei sem internet do dia primeiro até agora. Nem sei que horas são ou que dia para você que está lendo, pois escrevo esse texto enquanto espero a 'água' voltar.


Hoje como todos sabem é dia de finados e pensando nisso convidei os amigos da Blogsfera Retrogamer a comemorar essa dia com um MEME. Surpreendentemente, ou não, todos se animaram e confirmaram sua participação.

Como velório é dia de consusão alguns até começaram um microtumulto por aí, mas conseguimos sobreviver para contar nossas trágicas histórias.

Antes de começar, um recado:

Por incrível que pareça não está chovendo... ouviu Gagá?

Não sei se vocês notaram, mas o fundo desse blog é preto e todo o resto é colorido. Todo o resto. Assim, o GLStoque é quase como a luz no fim do túnel de todas as mazelas do mundo, sabe?

Pensando nisso, cheguei a conclusão que pegaria mal falar de tragédia aqui. E desses rituais estranhos de conservar o corpo em caixinhas e coisas do tipo.

Por isso, decidi que o tema de hoje será, de certa forma, contrário a idéia central. Falarei hoje sobre uma coisa mais revoltante, mais polêmica.

- Sério que você vai ser do contra e polêmica, Titia?

Sério.

A morte agora é aquela que não mata ninguém. Aquela que não salva ninguém. Aquela que não acontece. Aquela que consequentemente te mata pela sua falta.

Certo?

Não?

Quero registrar minha revolta contra as armas, poderes, personagens, golpes, itens, habilidades que NÃO MATAM ninguém nos games.

Pense em quantas vezes você pegou um item novo que não serviu para nada. Em quantas vezes você morreu porque a arma boa acabou e a que sobrou era péssima. Nas vezes que deixou de jogar com um personagem porque seus golpes não matavam ninguém.

Em suma, pense em quantas vezes quis matar alguém e não conseguiu.

Para ajudar você a se revoltar quero trazer alguns exemplos. Começando do começo, Mario é um prato cheio deles.


Em Super Mario Bros 3 temos a flor de fogo, a roupa de sapo e a pior de todas, a roupa de martelinho. Nenhum desses três itens é eficiente no extermínio de nenhum inimigo.

Para Super Mario World a flor de fogo foi mantida na esperança de diminui os assassinatos no reino dos cogumelos. Além da adição (ou não) do ataque do Yoshi amarelo. Desafio você a encontrar uma poerinha mais inútil em todo universo gamístico. Não mata nem um mosca.

Deixando Mario um pouco de lado, penso em seu antigo rival, Sonic e me lembro de como aquele escudo de fogo me fez morrer sempre que queria matar alguém com seu poder. Será esse o fogo sagrado da redenção? Só ELE saberá dizer.


Ainda falando de mascotes, apresento-lhes o especialista em não matar ninguém. Megaman é um exemplo muito controverso quando analisamos seus assassinatos, pois seu estilo é peculiar. O robozinho destina um arma especial para cada uma de suas vítimas. Mas depois de utilizadas, tornam-se inúteis na eliminação de qualquer outro ser vivo. Um estorvo.

Espere um minuto. Essa conversa me fez pensar em outro assunto polêmico relacionado a morte que ainda não foi discutido. Assim como deus, todo personagem de video-game é ASSASSINO.


Todos eles ganham a vida matando outros personagens e eliminando as mais variadas espécies existentes no mundo dos games.

A coisa é tão séria que estou aqui revoltado com as armas que atrapalham nossos assassinos queridos de atuar em suas profissões. Fazendo o que sabem fazer melhor... se prepare... Matar.

Essa listas de inficiências ao matar é extensa e não pode ser completada em um único post, mesmo assim alguns casos merecem atenção:

- Os golpes especiais de outros personagens de Street Fightes além de Ken e Ryu.

- As armas secundárias de Castlevania em muitas de suas ediçoes.

- Os vários itens encontrados em The Legend of Zelda que só resolvem puzzles.

Enfim, todos os personagens de games são assassinos e precisam de instrumentos eficientes para executar o trabalho nobre e honesto de proporcionar paz e sossego para a alma dos inimigos.


Você, criador de jogos, lembre-se de fornecer meios eficientes de matar, aos seus personagens. Não os decepcione. Não hoje. Pense nisso.

Contribua para que a única certeza da vida seja mantida.

Para sempre.

Fui.


...
Outros Mortíferos:

Retroplayers (Edwazah)
Retroplayers (Gautama)
Retroplayers (Ivoornelas)
Retroplayers (Sabat)

Para participar é aquele esquema de sempre. Escreva sobre o tema, coloque o título "Retromorri: de alguma coisa" poste, indique os outros participantes a seus leitores e avise os demais para atualizarem suas listas.

Não precisa pedir licensa.
Afinal, a morte não escolhe credo nem cor.

37 comentários:

  1. Adorei o post! Bastante criativo! Sempre tive uma raiva daquela roupa de martelo do Mario, só servia pra entupir meu inventário! E tem umas armas do Mega Man que eu vou te contar: fazem umas trajetórias nada convencionais e só servem pra te ferrar. E quando você joga com o Hagar no Final Fight e sem querer pega uma faca? É pedir pra morrer mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Putz, nem fala, essa roupa de martelo, vou te contar. Pior que quando eu vi pela primeira vez no jogo, aloprei... "caramba, um item raro! O que será que faz?" Decepção total.

    E a flor do Mario, porque aquele maldito tiro tem que QUICAR, em nome de Deus!

    Ótimo o post, Gabriel, arrasou.


    "Pense
    em quantas vezes você pegou um item novo que não serviu para nada. Em
    quantas vezes você morreu porque a arma boa acabou e a que sobrou era
    péssima. Nas vezes que deixou de jogar com um personagem porque seus
    golpes não matavam ninguém."Nossa, muitas vezes. Quase chorei agora, tive aquela sensação de "encontrei outras pessoas que passaram pelos mesmos perrengues que eu".

    Brincadeiras à parte, você tem um talento natural para apontar as coisas que mais incomodam os jogadores, sabia? Tipo aquele lance que você sempre comenta sobre os jogos não terem um modo multiplayer decente, só uns versus medíocres. É verdade mesmo. Se você se candidatar a algum cargo político, eu apoio e digo pra todo mundo que você entende a dor do povo.

    ResponderExcluir
  3. E lá vem o Gabriel falando mau dos itens dos jogos... se não cansa não meu amigo? hauHAUhuaHAhauHUAHa

    De onde vem essa birra toda com os itens do Mario 3 heim? A flor de fogo mata até o BOWSER pô, se  você chegar lá com ela obviamente, e precisará de uma boa quantidade de tiros, mas mata! Já a roupa de sapinho obviamente não foi feita pra matar ninguém, então se vc quer matar alguém em baixo d'agua, bem, tente utilizar o ítem anterior, esse que você disse que não mata nada!! HUnf!!! kkkkkkkkkk

    Vou citar agora o meu ponto de vista quanto a itens raros em jogos mano:
    Roupa de martelinho é tão rara que só de pegar a gente já se sente realizado e chama todo mundo pra ver, até bate foto. Ela é inútel? Sim, mas naquela época, achar essa roupinha era como um ACHIEVEMENT BEM FERRADO de hoje, é algo muito diferente de vc pegar uma arma inútel em algum jogo do Mega Man por exemplo, onde ela vai estar sempre com você mas tu não vai nem querer usar de tão inútel. Cara, você não tem idéia do tanto de pessoas que nunca viram o Mario usando essa roupa de martelinho no jogo (não em fotos, e sim jogando mesmo), a mesma coisa vale para Tanoki, Botinha, etc. Faça uma enquete pra vc ter idéia, agora imagine esse numero de pessoas descobrindo que é possível se usar aquela roupa, mesmo que por meio minuto! Alegria, espanto, no minimo sai um PQP QUE LEGAL! Tem coisas que são feitas para serem descobertas, e outras, para serem usadas genericamente nos jogos, e eu entendo que se tudo fosse abundante e usado genericamente, não teria o encanto de ser raro. ^^

    Voltando ao assunto do tópico:

    Megaman eu concordo em partes, tanto por que na maioria dos games da franquia, a maioria das armas realmente se tornam inúteis na jogatina, algumas só serão utilizadas de novo na revanche! Mas ainda assim, a gente usa muito, bastante mesmo, pelo menos umas 3 ou 4 delas por aventura. O resto, não entendo nem de onde vieram as idéias para tais armas... tem umas lá que é foda... devaneio!

    Golpes de Street Fighter: vc deve ser ruim heim mano kkkkkkkk
     
    Armas secundárias de Castlevania: matam muito pô, até a faquinha!! Jogar água benta e cruz então, nem se fala!

    Itens de Zelda: caraca, vc queria que o Link matasse alguém com uma Flauta quando ele tem uma coleção de espadas, um arco de flechas elementais, e um estilingue maroto? Item de quest é item de quest né meu amigo! Sem cabimento reclamar disso kkk tanto que em Zelda a gente ainda pode variar e matar uns bixos com alguns itens que não deveriam servir para tais fins... vide o Graveto (stick) de Ocarina of Time: dá pra decer a porretada nos inimigos com ele ahUHAUhahUAHuhauA tem um macete que deixa o stick mais forte que a espada inicial, só não lembro como faz XD

    Bom mano, tamo junto, tamo junto!! Jajá eu atualizo a lista de participantes la no Retroplayers XD

    ResponderExcluir
  4. Assim fica divertidão.

    http://www.youtube.com/watch?v=eXboDLoO4dI

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA
    Caramba, post bastante controverso pra um dia onde falaríamos de morte, gostei muito.
    Fico lembrando de inúmeros personagens e armas inúteis aqui, em RPG que tem diversos personagens e vc não precisa usar todos isso é bastante comum. Fiquei lembrando do Phantasy Star II, onde eu deixei de usar uma boa parte dos personagens. E justo um dos mais úteis acabou morrendo... "e de maiô roxo" (como já dito inúmeras vezes pelo Gagá).
    Só vou ser contra uma única coisa: nem todos os golpes especiais de personagens diferentes de Ryu e Ken são ineficientes. Lembre-se do Psychocrusher especial do M. Bison no Street Fighter Alpha 3. Aquilo acaba com metade da energia do pobre infeliz que vai desafiá-lo. Pulou, morreu! hehehehe
    Muito bons: a idéia e o post.

    ResponderExcluir
  6. tem realmente muito item inutil em game que o cara sua para pegar numa quest,guarda para usar no chefão final,achando que vai ser util e no fim o tal item acaba servindo para nada. o machado de Lacônia em Phantasy Star 1 é um exemplo disso. funciona bem com o Odin no jogo inteiro,até chegar em Lassic, o cara é imune a uma das armas que tiram mais energia do grupo...

    FFFUUUUUUUUUUUUUUUU!!!!

    e em qualquer Final Fantasy, as magias de status negativos como poison,drain,confuse e outros só funcionam contra nós. já nos inimigos quase não pegam e quando o status faz efeito, não fazem quase nada e em chefes então........

    FFFFUUUUUUUUUUUUU(2)

    arrasou no post,Titia ^__^

    ResponderExcluir
  7. Ficou foda como sempre! Mas eu gosto dos powerups do Super Mario Bros. 3! Aquela roupinha de tartaruga era foda demais, pena que tinham poucas pelo jogo. E realmente: todos os heróis são assassinos em série, só não vão presos porque estão do lado certo da Lei.

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso que também monto um grupo no PSII e não troco mais. O jogo é difícil pra diabo, se eu ainda for ficar trocando e "dividindo experiência", danou-se.

    E esse lance do Street Fighter é uma velha polêmica com o Gabriel. Eu faço miséria com o Honda no Street Fighter II Turbo, mas ele insiste em dizer que só Ryu e Ken prestam. Fazer o quê? Ninguém é perfeito, nem a titia ^_^

    ResponderExcluir
  9. Eu fique p. da vida com esse lance do machado quando joguei pela primeira vez. E não é só contra o Lassic não: outros inimigos comuns se esquivam do machado com alguma facilidade. O lance é pistola laser na cabeça mesmo.

    E acho que o único RPG que eu joguei onde as magias de status eram realmente úteis contra os inimigos foi Shin Megami Tensei de Super Famicom. E ainda bem que elas funcionavam, porque o jogo é quase tão difícil quanto Phantasy Star II.

    ResponderExcluir
  10. Que bom que gostou... escrevi tão rápido revoltado sem internet que achei que ia ficar uma bosta!

    A coisa mais legal do Mega Man é conseguir novas armas, então quando eslas não servem pra nada dá uma RAIVA da PORRA! É por isso que os Mega Mans X, X2 e X3 se diferenciam dos outros... principalmente o X e o X2. As armas deles são usadas em muitos momentos cruciais do game e não só nos chefões. 

    Um Luxo!

    ResponderExcluir
  11. "caramba, um item raro! O que será que faz?" Decepção total."

    É o que estou dizendo, mas tem gente que adora essa decepção.
    O Sabat é um desses... viciado em frustrações.

    E ainda bate no peito que existem milhares de pessoas que adoram isso! Ah! Me ajuda aí!

    "Brincadeiras à parte, você tem um talento natural para apontar as coisas que mais incomodam os jogadores, sabia?"

    Sabia. kkkk! Brincadeiras à parte, acho que isso é porque detesto reclamações. Odeio reclamar. Odeio que reclamem. Enfim, é uma coisa que me incomoda tanto que se tenho que reclamar não vou me esquecer.

    "só uns versus medíocres."

    Isso sempre me incomodou, mas foi meu irmão que me alertou para o fato de que quase NÃO EXISTEM jogos bons com bons multiplayers... aí não esqueci mais.

    "eu apoio e digo pra todo mundo que você entende a dor do povo."

    Me lembrarei disso!

    ResponderExcluir
  12. "se não cansa não meu amigo?"Não."De onde vem essa birra toda com os itens do Mario 3 heim?"Precisa falar?"A flor de fogo mata até o BOWSER pô", , e precisará Você mesmo já deu a dica: "se  você chegar lá com ela obviamente"Ou seja, ninguém joga com a flor de fogo... ou seja... frustra."Já a roupa de sapinho obviamente não foi feita pra matar ninguém"Não? Você não tem que se defender de nada quando está com ela?"vc quer matar alguém em baixo d'agua, bem, tente utilizar o ítem anterior, esse que você disse que não mata nada!!"Não é sempre que não mata nada, mas está longe de ser eficiente.Até porque usá-la é difícil e trás mais desvantagens!"Roupa de martelinho é tão rara que só de pegar a gente já se sente realizado e chama todo mundo pra ver, até bate foto."Grande bosta!Porque você vai perdê-la em um minuto."Ela é inútel? Sim"Então meu filho?Se ela é inútil, ela é inútil!"mas naquela época, achar essa roupinha era como um ACHIEVEMENT BEM FERRADO de hoje"Uma bosta que só servia pra perder tempo e frustrar.Você mesmo disse que era inútil.Você está forçando a barra agora."onde ela vai estar sempre com você"Pelo menos posso procurar utilidade pra ela ou gastar sua inutilidade."Cara, você não tem idéia do tanto de pessoas que nunca viram o Mario usando essa roupa de martelinho no jogo"Acho que isso é um argumento do meu lado, não? Os itens são ridículos... tanto que muitas pessoas não os viram, não jogaram com eles e tudo mais."no minimo sai um PQP QUE LEGAL!"Depois, um QUE DESGRAÇA, já perdi!"Tem coisas que são feitas para serem descobertas, e outras, para serem usadas genericamente nos jogos",Isso foi uma das coisas mais idiotas que já ouvi. Sem ofensas, mas você está forçando. Sério."Mas ainda assim, a gente usa muito, bastante mesmo, pelo menos umas 3 ou 4 delas por aventura"Estou falando das que não dá pra usar, né?"vc deve ser ruim heim mano kkkkkkkk"Não. Jogo muito bem... e com a Chun-li. Nem gosto de jogar com Ken e Ryu, mas não posso negar que os outros personagens tem golpes piores e mais difíceis de ser executados. É fato. Ou você vai me dizer agora que um PILÃO RODANDO do Zangief é tão fácil de fazer e tão eficiente quanto um HADOUKEN? "matam muito pô, até a faquinha!!"Eu disse em várias versões. Em alguns jogos não dá pra usar todas as arminhas. E nem sempre elas são boas. Harmony of Dissonance é um exemplo."Itens de Zelda"Você fala como se fosse uma ofensa falar MAL de Zelda. Aff.Enfim, tirando A Link To The Past como base, você quase não usa os itens de ataque, a não ser quando são obrigatórios. Os três medalhões por exemplo e os cajados do fogo e do gelo. Só podem ser usados quando são obrigatórios. Fato. E estou falando de morte, não de flautas.

    ResponderExcluir
  13. Nóssa!Como me esqueci de falar disso? Sempre fico puto com aqueles inventários lotados de itens que não servem para nada! Nada mesmo! E a gente fica o jogo todo com dó de jogar fora. Acho que só em Final Fantasy V, vi isso ser minimizado."Só vou ser contra uma única coisa: nem todos os golpes especiais de personagens diferentes de Ryu e Ken são ineficientes."Claro que não, mas os do Ken e Ryu são CLARAMENTE mais eficientes na maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  14. "Eu confesso que também monto um grupo no PSII e não troco mais."

    Foda ter aquele cara no grupo que não mata ninguém e só pesa. E geralmente são os carinhas mais legais. Shinning Force que o diga. Foda.

    "mas ele insiste em dizer que só Ryu e Ken prestam". 

    Não. Eu digo que eles são melhor construídos, com golpes mais eficientes e fáceis de fazer.

    "Fazer o quê? Ninguém é perfeito, nem a titia ^_^"

    Droga. Pensei que eu era perfeito pra você. :(
    Se não fosse assim, não teria graça.

    ResponderExcluir
  15. É o que tô dizendo!
    Há muita coisa descartável nos games. 
    Não precisava ser assim.

    Putz!
    Como me esqueci de magias de Status!?
    Acho que preciso de outro post para atulizar.
    Esses status só funcionam contra a gente.
    Quem aí se lembra do DARK de FFI?????
    O que é DARK?????
    Ahhhhhh!

    Ninguém merece.

    "arrasou no post,Titia ^__^"

    Desculpa.

    ResponderExcluir
  16. Compactuo!

    Sempre guardo tudo até o fim e termino sem usar.
    É um saco.

    ResponderExcluir
  17. "Mas eu gosto dos powerups do Super Mario Bros. 3!"
    Também gosto... até jogar o jogo.

    "Aquela roupinha de tartaruga era foda demais"
    E o ursinho então?
    Virar estátua é a coisa mais legal do jogo...

    "pena que tinham poucas pelo jogo."

    ...é o que estou dizendo....

    ...é a coisa mais legal do jogo e você aproveita por 30 segundos... GRANDE BOSTA!

    "todos os heróis são assassinos em série, só não vão presos porque estão do lado certo da Lei."

    Acho que isso também caberia em outro post. 
    É uma discussão quase tão grande quanto saber o sentido da vida!

    ResponderExcluir
  18. Nossa cara, eu respondi numa boa, bem humorado, só colocando meu ponto de vista, e recebo um ataque de furia Oo

    Dexa pra lá véi, vc está certo em tudo ae, tem problema não. Tudo bem agora?

    Affe.

    ResponderExcluir
  19. Desculpe-me pelo tom agressivo das respostas, acho que exagerei... não foi minha intenção. De verdade.

    O que acontece é que as vezes (quase sempre) esse seu bom humor passa um tom de deboche de um jeito ruim. E isso sempre acontece quando tento levantar uma discussão sobre algum jogo famoso. Você não considera o que eu digo e simplesmente fala o contrário.

    Não ficou tudo bem, a intenção é discutir. Não quero fazer valer minha opinião, mas quero que os argumentos sejam levados em conta... e não só ignorados.

    Na boa.

    ResponderExcluir
  20. Titia, o Meio Orc tá contigo nessa:
    http://meioorc.com/artigos/retromorri-mas-nao-fique-triste-eu-sempre-volto/

    Em relação a itens inúteis eu odeio uns 75% das armas de Counter Strike. Ninguém compra pistola, rifles que prestam são só AK47 e a "Colt", além do AWP. Shotgun só a manual, a semi automática é uma bosta. De resto todas as armas são desprezíveis.

    Outro série recheada de "itens" inúteis é Kirby. Tem bicho que nem vale a pena absorver, de tão toscos que são os poderes.

    E outra coisa que me mata de raiva: itens que não servem pra bosta nenhuma além de ocupar espaço no inventário! Shining Force é cheio disso, assim como adventures antigos. Mas pelo menos nos adventures muitos itens rendem conversas engraçadas, em Shining Force eu carreguei um rifle e tentei usar de toda e qualquer maneira. Muito tempo depois descubro que ele não serve pra nada, assim como vários outros itens que pareciam legais! Me senti burro como uma porta ^^

    ResponderExcluir
  21. é mesmo Gagá, em Shin Megami Tensei, se não fosse pelo seu monstro Phurski,que paralisa até chefão duvidava se eu ia chegar ao final do game.

    ResponderExcluir
  22. ryu,ken e akuma é coisa de noob em street fighter. quero ver alguém ficar bom com o Dhalsim. como eu :)

    ResponderExcluir
  23. Opa! foi mal o atraso aí, mas tá aí minha contribuição:
    http://tecnicamente.nicegallery.net/Tecnicamente-b1/RETROMORRI-Mas-de-forma-heroica-b1-p36.htm
    Parabéns pela iniciativa, continue assim, sempre diva!

    ResponderExcluir
  24. O Phurski é o salvador da pátria no SMT. Acho que vou fazer uma camisa dele para usar nos eventos de games :P

    ResponderExcluir
  25. Apesar do atraso, gostaria de fazer parte deste Retromorri.. Apesar de termos com o que comemorar em um mês de finados, cadáveres em certos games a itens que te 'matam'. Certos segredos por trás dos bastidores de determinados games são de enfartar (como díria o próprio Gagá). Segue minha contribuição especial:  http://santuariodomestreryu.blogspot.com/2011/11/jogos-cancelados-betas-raros-rumores.html

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Gabriel, ai vai a contribuição da Comunidade Mega Drive para com esse MEME: http://www.comunidademegadrive.com.br/11/retromorri-o-dia-da-morte-do-ceifador-sinistro/

    ResponderExcluir
  27. Counter Striker já é uma inutilidade por si só. Desculpa.

    Eu gosto das habilidades de Kirby e acho que ao longo da série eles souberam melhorar a regularidade das habilidades. A evolução é grande do primeiro episódio para o último. Não há uma arma muito melhor que as outras, claro que algumas são melhores, mas a adaptação conta mais.

    Shinning Force é foda... acho que pior que os itens é o excesso de homenscavalo... pra que isso tudo? O criador é tarado em centauros... é isso? Um fetiche?

    Rifle? Você não está se referindo ao Silver Tank?

    ResponderExcluir
  28. Visitada, divulgada, comentada e Arrasada!

    Sou uma diva!

    ResponderExcluir
  29. Sinta-se em casa... pode fazer parte do meme o quanto você quiser. 

    Adorei a contribuição!
    Segredos são sempre bem-vindos.

    Arrasô!

    ResponderExcluir
  30. Comentado, visitado, divulgado e Arrasado!

    Seja Bem-Vindo ao GLStoque e fique a vontade para participar sempre que quiser. Agradeço o apoio.

    ResponderExcluir
  31. Items inúteis? Descobri um exemplo hoje no RPG Barkley Shut Up and Jam Gaiden: tanto o protagonista quanto seu filho possuem uma habilidade final que chega a ser mais fraca do que a inicial e custa muito mais MP. WTF?

    Há também dois items que dão um pequeno aumento permanente de HP, mas são só dois! Não faz tanta diferença, por isso nem os usei.

    ResponderExcluir
  32. Em RPGs isso é muuiiito comum. Sempre há uma arma mais específica ou com outra habilidade que supera a última arma do jogo. Sempre. Sério.

    ResponderExcluir
  33. A arma inútil mais famosa com certeza é a do jogo Dr Jekyll and Mr Hyde (NES). A bengala dele sim é a arma mais inútil já feita pra um jogo de video game, mas já perdeu até a graça falar mal daquele jogo...

    ResponderExcluir
  34. Nunca tive coragem de jogar esse jogo... e vendo você falar isso, não criarei tão cedo. Sério.

    ResponderExcluir
  35. Não, sério... Não é tipo Zelda II, que alguns gostam e alguns odeiam... É tipo, um jogo que não importa que tipo de pessoa você seja, não tem como gostar. Mesmo se você for o Gagá!
    Prefiro muito mais Bible Adventures a Dr Jekyll and Mr Hyde!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...