sexta-feira, 30 de julho de 2010

Café Retrô Filosófico: Julho/2010
Séries Clássicas


Com a chegada do 3DS as séries clássicas viraram o assunto do momento.

Parece que essa nova plataforma era o impulso que faltava para que o pessoal da geladeira desse mais um salto.

Toda essa onda 'remake' me inspirou a contribuir para o Café Retrô Filosófico proposto pelo Lord Heizel Diwänji do Nostalgia && Tecnologia. Claro que eu preferiria tomar um chá das 5, mas não se pode ter tudo, não é verdade?

Analisando essa cadeia hereditária, onde o rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre, posso separar as séries clássicas em 3 grupos distintos: Bem Sucedidos, Mal Sucedidos e Remakes.

A primeira turma é formada pelas estrelas dos games, lideradas pela ursa mais famosa de todas: Mario. Esse seleto grupo se caracteriza pela imensa capacidade de se renovar e se adaptar a passagem de tempo e a evolução do ambiente.

O fato histórico que definiu e ainda define os verdadeiros membros desse clube é a conhecida passagem de 2 para 3D. Somente os sobreviventes desse processo podem ser considerados bem sucedidos.

A nova plataforma portátil da Nintendo oferece um ambiente em que as franquias que não fizeram a arriscada passagem possam evoluir sem correr tantos risco. Com isso, os jogos ganharam de volta o direito de ser 2D como devem ser.

Para o segundo time foram escalados aqueles que só funcionam sob a mesma perspectiva. Se você não sabe quem é o líder dessa gangue, morre.

Sonic (quem respondeu 'Simon e sua turma' pode ficar tranquilo) representa com maestria a situação vivida por essa comunidade que não consegue se adaptar e que, a meu ver, não deveria nem tentar. Agora chora.

A expectativa criada em cima desse tipo é imensa, o nível de esperança cresce de forma indescritível toda vez que um lançamento se aproxima.

E mesmo assim, o saldo final continua negativo, pois as novas produções não conseguem atingir o patamar de antigamente.

Para finalizar essa triforce clássica, apresento o mais peculiar desse grupos. O governo por essas bandas é mais dinâmico e conta com dois membros superioes: Chrono Trigger e a Série Lunar.

Esse jogos são aqueles que despertam as paixões mais enlouquecedoras, fazendo com que os jogadores cheguem ao ponto de comprar o mesmo jogo toda vez que este é lançado para uma plataforma diferente.

O símbolo desse movimento é o conhecido 'Porto Seguro'. Ninguém arrisca manchar a reputação conquistada a duras batalhas por um único título, deixando as boas lembranças sempre intactas.

Particularmente não gosto desse grupo que se alimenta de remakes. Não sou contra a prática, mas acredito que arriscar é necessário.

Quem aí nunca sonhou em jogar Captain Commando 2? Espero que o 3DS torne esse grupo cada vez menor e faça a evolução correr da forma correa.

Termino essa viagem nos moldes da filosofia, sem concluir nada e nem me posicionar de forma consistente. Deixo para os comentários a tarefa de refletir sobre minhas teorias.

Tô Lôka Veado!


...
Participe você também do Café Retrô Filosófico. É só postar sobre o assunto do mês, utilizar o banner relacionado e indicar os outros participantes.

Participantes de mês de Julho:
-
"Nostalgia" && "Tecnologia"

SemBr

6 comentários:

  1. Hum... A maioria dos jogadores gosta sempre de poder rejogar as suas sérias favoritas em novas versões, mas quantas idéias originais estão sendo preteridas simplesmente para tentar reavivar franquias já estabelecidas? Eu acho que talvez seja melhor dar uma freiada nessa tsunami de remakes, ou então, as crianças que estão jogando agora não vão ter nada pra ter nostalgia no futuro...

    ResponderExcluir
  2. @Leo
    Assino embaixo!

    Sou a favor de remakes quando os jogos foram lançados somente no Japão e podem ser conhecidos em outras línguas. Ou ainda, quando a um salto gigante entre as versões, como Phantasy Star de Master System sendo lançado para PS2. Mas não acho que os remakes devem ser o carro chefe das produtoras.

    Prefiro que ousem em continuações e arrisquem em mudanças, pois mesmo que dêem errado ainda teremos os clássicos.

    ResponderExcluir
  3. Não acho Sonic totalmente falho em 3D, mas a Sega se desviou um pouco (muito)da rota. Ainda tenho esperanças de que saia um Sonic Adventure 3 por aí.

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo
    Não tenho muito o que dizer sobre isso, pois minha experiência com Sonic 3D se baseia em Sonic Heroes. Mas posso afirmar que a Sega perdeu um pouco a noção ao analisar Sonic Rush que deveria ser um retorno as origens e foi um fiasco. Desculpa quem curtiu, mas eu achei Uóh!

    ResponderExcluir
  5. Um remake é válido no caso de um Metroid Zero Mission que adiciona elementos muito bem vindos ao jogo... Agora Chrono Trigger é Solo Game...

    Se remake fosse bom, Mario não teria rabinho de guaxinim e o Link não iria pular...

    ResponderExcluir
  6. @Solo Player
    Resumiu tudo em duas frases.
    Remake tem a hora certa.
    E Solo Games são máquinas caça níqueis.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...