terça-feira, 11 de outubro de 2011

Burning Rangers
(Saturn)


E no brilho de uma pedra falsa

Dei amor a quem não merecia

Eu pensei que era uma jóia rara, era bijuteria

Das mentiras das palavras doces

Vi calor no teu olhar tão frio

Na beleza do teu rosto esconde um coração vazio

Bruno e Marrone

Sertanejo? É, ué? Toda forma de amor vale a pena. E eu adoro a metáfora dessa música. Sei lá. É tão... sertão. Mas não se preocupe, tudo faz parte de um contexto.

Não sei se você já sabe, mas eu tenho um Sega Saturn Skeleton Transparente Destravado e Chaveado Nervoso. E não resisto a fazer uma invejinha.

Mesmo que ninguém inveje é uma coisa que ninguém tem, tá?

Graças a esse planetinha de anéis, conheci várias títulos interessantes e originais que não encontraria em nenhum console de outra empresa.

A Sega Arrasa!
Desculpa.

Um dia, pensei em ser bombeiro. Queria ser bombeiro com um parceirinho. Queria ser bombeiro naquele dia. Não queria esperar. Gravei mil cds até funcionar. Reuni a galera, arrumei meu quarto, com dois controles e aí...


...o game NÃO tem multiplayer!

Pronto.
Acabei com sua vida.
Onde está seu minideus agora?

E daí que não tem multiplayer?

Ah é!
Pára!

O game tem dois personagens, duas histórias assim como Nights. É um jogo de exploração e ação 3D como um game de FPS. E mesmo assim não tem nem um modo de multiplayer. Veja você mesmo, as imagens iludem.

É o mesmo sentimento de jogos como Firemen (Snes), Adventures of Lolo & Lala (Nes) que têm tudo para ser multiplayers e épicos, e decepcionam antes de começar.

Sério. Fiquei tão frustrado com essa notícia que meus olhos se encheram de lágrimas. Nem consegui jogar a primeira fase. Desculpem-me o palavrão, mas POXA VIDA, por quê?

Superada a frustração.


Sentiu o drama?

Com os olhos limpos pude apreciar as qualidades desse que é um dos jogos de Saturn, tecnicamente, mais bem feitos com o qual tive contato nos últimos tempos.

As imagens não me deixam mentir. O negócio é muito bonito, muito bem animado e de muito bom gosto. A impressão é de se estar dentro de um live-action do estilo de Winspector.

O universo do game foi muito bem representado na tela. Tamanho é o capricho que a história é contada diversas vezes por sequências marcadas na mesma tela do jogo. Um luxo de aproveitamento de engine!

Destaque para os efeitos de luz incrivelmente bem utilizados durante todo o game e a transparência do fogo. E como o jogo se passa em uma espécie de estação espacial que não possui luz do sol, a luminosidade interna ficou perfeita.


Os personagens foram muito bem construídos tendo uma animação fluída e suave. Os chefes são grandes e bonitos. Uma boa amostra do que o Saturno pode fazer com polígonos. Por falar nas qualidades da caixa preta, há uma apresentação fantástica feita em anime com direito a música cantada e tudo mais.

Mas não se anime, as frustrações são constantes. Você não verá nem ouvirá nada parecido com essa abertura durante o jogo. Particularmente, achei interessante a falta de trilha sonora. Um clima de tensão real foi instalado de forma competente, até porque os efeitos sonoros são ótimos. Sem falar nas dublagens bem executadas.

Mesmo assim, a falta de trilha sonora está longe de ser uma dádiva.



Mas peraí?
O jogo é de que mesmo?
Como as coisas funcionam?

A história não é grande coisa. Basicamente, você faz parte de um grupo de bombeiros do futuro (os Burning Rangers) e precisa combater o fogo. Simples, não?

O trunfo de BR está em sua jogabilidade. Os cenários são amplos e podem ser explorados à vontade. Explorar é importante para conseguir passar as fase com melhor Rank, assim como Nights. O rank analisa o tempo de conclusão da fase, além da quantidade de reféns resgatados e de outros fatores que nunca entenderemos.

Há na tela, um medidor de calor que deve ser mantido nos níveis mais baixos. Ele aumenta em função da quantidade de fogo queimando no cenário. Caso chegue em níveis críticos a fase começa a explodir por todos os lados em um pirotecnia arrumada.

Para apagar o fogo, nossos colegas utilizam armas como as do Megaman. Não me pergunte como isso funciona, ok? Mas é isso.

Existe uma controvérsia sobre o auto-pulo implantado para facilitar a jogatina. Eu não vi problema, mas há quem diga.

Funciona assim, ao chegar perto de um buraco ou depois de uma explosão o bunequinho pula automaticamente para frente ou para trás no caso do fogo. Isso as vezes não funciona, e sim, aqui há buracos infinitos. As vezes facilita, as vezes confunde, nada demais. Só uma questão de adaptação existente em qualquer jogo inovador.



Enfim, a movimentação é muito boa, mas o jogo é muito curto. Quando você se acostuma com a coisa já está no último chefe. Essa é a batalha mais divertida do game aumentando a frustração.

Miojo as vezes é bom, mas sempre é foda, né?
Não dá para viver de três em três minutos.

Como a Corêo! é um pouco complexa, o jogo conta com um tutorial. O problema é que se esqueceram de que o tutorial não é uma fase e não completaram depois. Alguém deve ter morrido antes de completar as fases. De verdade.

E para fechar com chave de ouro a seção de frustrações, o jogo dá a possibilidade de jogar com 2 personagens diferentes com a INCRÍVEL CHANCE DE NÃO MUDAR NADA entre as partidas.

Isso mesmo.
É tudo a mesma coisa, igualzinho, que nem!

Enfim, Burning Rangers é um bom jogo, mas está longe de ser épico. Falta multiplayer, falta longevidade, faltam sequências animadas e até uma trilha sonora apesar da proposta.



Produtora: Sega
Gênero: Ação
Ano: 1998
Console: Saturn

NOTA: B-

Eu pensei que era uma jóia rara, era bijuteria.

34 comentários:

  1. Olá titia! Acredita que eu estava ansiosa por um posts seu? uhauhauha

    Então sobre o BR, devo confessar que adoro games em que se tem liberdade para explorar o cenário para descobrir bônus e outras coisas. 
    A apresentação é digna de Rockman X, gostei bastante.

    Mas pelo que eu pude ver em videos, acho que o jogo acaba sendo "mais do mesmo"...

    E as semelhanças com o Nights não são só o "jeito", A mesma dupla que criou a trilha do Nights, criou a do Burning Rangers.

    Acho que talvez façam um Burning Rangers 2, afinal o site www.burningrangers.com está disponível e o título está como Burning Rangers 2009... Talvez corrijam a questão do multiplayer como a titia falou.

    Adorei o post!!!

    Sabe um jogo que eu partularmente gosto bastante e por ser do Saturn, acho que foi uma revolução? Panzer Dragon...Lembro que era portfolio na própria caixa do Saturn. Lembro também do Clock work Knight que eu tinha um demo e não cansava de jogar!

    O que você acha desses jogos? 

    Beijocas de batom rosa na titia! HUAHUUHAHA 

    ResponderExcluir
  2. Bijuteria? Pirou? O jogo é ótimo! Aposto que você não passou da primeira fase, ou então ficou de mimimi porque não dá para dois jogadores e...

    *respira... desliga modo troll*

    Que bom que você não curtiu muito o jogo, eu tô querendo fazer um post sobre ele, e quando vi o post no Google Reader, pensei: "Raios, o Gabriel passou a minha frente". Mas pelo visto vão ser posts bem diferentes, ninguém vai poder me acusar de plágio.

    *anotando o lance sobre a falta de trilha sonora para dar clima à ação, vou usar no meu post e fingir que eu notei esse detalhe*

    Agora, sem dúvida é uma sacanagem não rolar nenhuma diferença entre os dois personagens. Será que rolou uma certa apressada no lançamento do jogo? Justificaria a falta de mais desenhos e músicas. Seja como for, BR tem lá suas falhas mesmo. Show o post.

    E cá pra nós, você tem um problema de princípios com esse jogo. Acho que apagar fogo vai contra os seus princípios.

    *pombas, o modo troll acionou outra vez, desligando...* ^_^

    ResponderExcluir
  3. Olá titia! Acredita que eu estava ansiosa por um posts seu? uhauhauha
    Acredito... o GLStoque causa esse efeito nas pessoas.
    Não sei por quê.

    A apresentação é maravilhosa!
    Dá vontade de jogar o jogo até morrer de tão empolgante.

    "Mas pelo que eu pude ver em videos, acho que o jogo acaba sendo "mais do mesmo"..."

    Não! 
    O jogo é muito inovador, tanto em jogabilidade quanto na proposta.
    Um jogo de bombeiros muito original com uma temática futurista muito incomum.
    É uma coisa que você não verá por aí em qualquer console... é uma super exclusividade.

    "A mesma dupla que criou a trilha do Nights, criou a do Burning Rangers."
    Só que a dupla "esqueceu" de criar uma trilha para o Burning Rangers, né?

    "Acho que talvez façam um Burning Rangers 2"
    Tomara que eles leiam o GLStoque antes de finalizar o game... Bem Honesta!

    Panzer Dragon e Clockwork Knight são próximos alvos.
    É só aguardar.

    ResponderExcluir
  4. "Bijuteria? Pirou? O jogo é ótimo! Aposto que você não passou da primeira fase, ou então ficou de mimimi porque não dá para dois jogadores e..."

    Ahhhh... tá me gongando é!?
    O que que é? Mexi com seus brios?
    kkkkkk!

    [Respota Infantil MODE on]

    Pro seu governo eu zerei o jogo todinho, tá?

    [Respota Infantil MODE off]



    "Que bom que você não curtiu muito o jogo"

    Eu curti muito o jogo, mas me frustrei com todas essas coisas e não tive vontade de jogar novamente em função delas... não pude evitar. Ele não incentiva uma segunda partida, porque não recompensa o retorno em nada.

    "Raios, o Gabriel passou a minha frente". 

    e Eu Sô Fraca?

    "ninguém vai poder me acusar de plágio."

    Quem sabe?

    "*anotando o lance sobre a falta de trilha sonora para dar clima à ação, vou usar no meu post e fingir que eu notei esse detalhe*"

    A-D-O-R-O Ser plagiado! 

    Arrasa no copiamento!

    "Será que rolou uma certa apressada no lançamento do jogo?" 

    Isso explicaria tudo!

    "Acho que apagar fogo vai contra os seus princípios."

    Yeah... you know who I am.

    "*pombas, o modo troll acionou outra vez, desligando...* ^_^"

    kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu só reclamo de uma coisa nesse jogo: a dificuldade. Se você não entrar já "ensaiado" e souber aonde estão as pessoas para serem resgatadas o jogo se torna uma maldita frustação de tentativa e erro. Mas como você mesmo disse: são apenas 4 fases com 12 reféns cada, nada que algum pouco tempo jogando não resolva.

    Pra mim, uma das pérolas do Sega Saturn. Não acho que seja "bijouteria" mas também não é nenhum "diamante". :)

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito de ter assistido você por "horas jogando esse jogo"! #sóqnão.

    Quando a gente empolga, ele acaba.

    O gráfico é bonitão. Mas faltou uma trilhazinha aí né?!  É tudo muito colorido e amplo, na jogabilidade. (mesmo sem saber ao certo como as coisas vão acontecendo).

    Só digo uma coisa: 'Faltou'!
    Gostei muito, mas por um dia, sem vontade de jogar novamente, ok?!

    E falta muito pra ser pérola, e olha q eu entendo bem desse assunto! #RYCA

    BeijonaTia

    ResponderExcluir
  7. Poxa, sério que Burning Rangers não é lá essas coisas Titia?

    Nunca joguei num Saturn antes e sempre fui curioso pra jogar esse, o Radiant Silvergun, o Panzer Dragoon e vários outros jogos desse videogame injustiçado.

    Bom, qualquer dia baixo ele, arrumo um emulador e experimento. =)

    ResponderExcluir
  8. Giancarlo, eu particularmente recomendo o SSF, é o único digno emulador de Saturn... Os outros sempre tentei configurar mas sempre dava erro ou emulava errado.
    Ele tem uma boa compatibilidade com os títulos mais famosos do Saturn e jogos como o Nights, Albert Odyssey, Shining Force rodam normalmente.E baixa o Panzer sim, ele é demais! ;)

    ResponderExcluir
  9. Alah, eu sem grana pra comprar o primeio jogo pro meu Saturn e você me fazendo vontade de novo com mais um texto? Hwa hwa hwa... apesar dos pesares o jogo parece ser bacana, mais um que vai pra lista de jogos que ainda pretendo jogar antes de morrer.

    ResponderExcluir
  10. Ai ai, como eu tchyve que aBEEdicar do meu Saturn há mointo tempo, vou ter que apelar pros emuladores da vyda. Fiquei bastante interessadãn em jogar esse Burning Rangers, sou daquelas que acham que qnt mais difícil um jogo, melhor, por isso atóron games retrô, tem que ter mointa raça pra conseguir zerar!

    Já vi recomendações de emuladores nos coments anteriores, vou testar o bapho aqui AGORA mesmo, brigadãn gentchy!!!

    ResponderExcluir
  11. esse jogo é otimo, vou até tentar baixar ele aqui no emu do SATURN.

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, eu disse pra vc que esperava bastante desse jogo... e agora que vi seu relato, fiquei pasmo.
    Sem trilha sonora, pulo automático, curto e com enredo fraco... perdeu o brilho, ou como você diria, o shine!

    ResponderExcluir
  13. Esse é meu trabalho!

    Ainda mais que o Saturn é desbloqueado e posso tirar onda. #bichamá

    Obrigatório em qualquer lista.

    ResponderExcluir
  14. Esse game nem é difícil, você vai tirar de letra. E apesar das falhas dá para se divertir na boa. Quanto aos emuladores, não tive boas experiências, por isso comprei o console... mas isso foi há anos atrás... hoje em dia deve ser melhor.

    Não precisa agradecer e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Mais um que pensou que era uma jóia rara e encontrou bijuteria... tô te falando... é tudo ilusão!

    Mas não se aflija, aguarde o texto do Gagá... quem sabe ele não te convence do contrário. Acho difícil, mas não custa tentar.

    ResponderExcluir
  16. Todos esses que você disseram estão no topo da lista para jogar no Saturn. Desbravarei os clássicos pouco a pouco. Não perca mais tempo, comece os download já (Fazendo a Garota Propaganda).

    ResponderExcluir
  17. A dificuldade não é alta, mas a adaptação é um pouco complicada. Mesmo assim, ela acontece naturalmente; ou seja, você nunca vai ficar treinando por horas em uma parte do jogo para poder passar. É tudo natural. E se não conseguir de primeira, nada que uma segunda jogada não resolva. 

    "Não acho que seja "bijouteria" mas também não é nenhum "diamante". :)"

    Uai, decida-se... ou é biju ou é diamante.
    Eu acho que é biju... não é nenhuma jóia.
    #bemhonesta

    ResponderExcluir
  18. O pior foi a preparação... ter que gravar o jogo centenas de vezes até funcionar... e conseguir um lugar seguro para jogar.

    O negócio é o maior coito interrompido... quando tá chegando lá... puf! Foi.

    ResponderExcluir
  19. Mahomeno né, eu como to tentando largar essa vida de consoles desbloqueados e jogos gravados nem fico com inveja, he he he. #bichamáfail :P

    ResponderExcluir
  20. Quando você estiver lidando com uma trava de região e jogos raros, nós conversamos, ok?

    ResponderExcluir
  21. Hwa hwa hwa... a tentação será grande, mas eu perdi a paciência pra essas coisas, se me dá muito trabalho pra conseguir ou jogar eu prefiro procurar outro, ainda mais quando se tem vários consoles, então opção é o que não falta ;D

    ResponderExcluir
  22. Que visual bacana. Me lembrou um pouco os Megaman Legends. Adoro o visual japonês de alguns jogos, é uma coisa bem única mesmo. Eu gosto de jogos curtinhos, é mais fácil de zerar, e eu gosto de jogar a mesma coisa várias vezes :D

    Seu blog tá virando uma biblioteca de jogos de Saturn, o que é ótimo pra mim, que sou bem curioso em relação aos jogos do sistema. É o único console da Sega que eu não tenho,Titia, a pergunta que não quer calar: Burning Rangers ou Firemen de Snes?

    ResponderExcluir
  23. Não dá para largar essa vida... sem jogos gravados e consoles desbloqueados não tem vida.

    ResponderExcluir
  24. O visual é deslumbrante mesmo... comecei a me acostumar com jogos em 3D depois de jogar esse jogo... acho que esqueci de comentar isso.

    Que bom que você notou que o GLStoque está se tornando (no gerúndio mesmo) um verdadeira armazén de games de Saturn. Fico Feliz! E com certeza virão mais.

    "aí me delicio com todas as informações a respeito"
    Achei muito sexy isso... guardarei para usar depois!
    Arrasô!

    "Burning Rangers de Saturn ou Firemen de Snes?"
    Nenhum dos dois... duas ilusões! 
    Quem fizer um game de bombeiros com multiplayer vence!

    ResponderExcluir
  25. Uma das coisas mais legais dos consoles é você simplesmente se esparramar no sofá e jogar. Só que com os jogos gravados eu fico dias pra baixar o jogo (internet capenga), ae tem que achar uma mídia que se dê bem com o console, pesquisar métodos de gravação e rezar pro console ler o jogo, isso quando não dá pau no meio da jogatina (fiquei muito puto jogando Metroid Prime por conta disso). Em outras épocas essa maratona toda era até divertida, mas hoje eu definitivamente não tenho mais saco pra esse tipo de coisa, então eu parei de baixar jogos e aos poucos estou comprando jogos originais, não quero ter que ficar ligando computador pra jogar vídeo-game. Parei com essa paranóia de que tenho que jogar todos os jogos do mundo, e ando me divertindo mais assim.

    ResponderExcluir
  26. Poxa, eu adoro Firemen. Nunca zerei, mas é um daqueles jogos que vira e mexe eu emulo só pela diversão mesmo. Equivale pra mim a uma roupa velha mas confortável, daquelas que a gente nunca vai pra festa com ela mas é a mais gostosa de usar :D

    Eu sou tão sem sorte pra multiplayer que até em multiplayer online dos jogos que eu gosto é difícil achar gente pra jogar, imagina pessoalmente ^^ Mas entendo, Pateta e Max singleplayer não tem metade da graça.

    ResponderExcluir
  27. Poxa, eu adoro Firemen. Nunca zerei, mas é um daqueles jogos que vira e mexe eu emulo só pela diversão mesmo. Equivale pra mim a uma roupa velha mas confortável, daquelas que a gente nunca vai pra festa com ela mas é a mais gostosa de usar :DEu sou tão sem sorte pra multiplayer que até em multiplayer online dos jogos que eu gosto é difícil achar gente pra jogar, imagina pessoalmente ^^ Mas entendo, Pateta e Max singleplayer não tem metade da graça.

    ResponderExcluir
  28. Compactuo!

    Nada se compara a jogar no console... não pensava que fazia tanta diferença, mas o computador por melhor que seja não consegue entregar a mesma experiência.

    Agora, o que você disse também é muito relevante. É preciso tomar cuidado ao baixar e gravar jogos para não deixá-los de lado. Um de cada vez... é assim que eu faço.

    ResponderExcluir
  29. De certa forma essa falta de multilplayer pode ser estimulante, pois até hoje nenhuma empresa conseguiu trazer essa experiência de forma satisfatória. Queria que a SEGA pensasse nisso e trouxesse um novo console com esse foco... seria sensacional!

    ResponderExcluir
  30. Olá titia, discordo completamente da sua análise!
    O jogo é muito bom, um dos melhores do Saturn.
    E como assim não tem musica: 
    http://www.youtube.com/watch?v=hv8Mde-LXNE
    Burning Rangers Music - I Just Smile

    Musica muito boa por sinal.

    Daria nota A+.

    Mas gosto é que nem ...

    ResponderExcluir
  31. "E para fechar com chave de ouro a seção de frustrações, o jogo dá a possibilidade de jogar com 2 personagens diferentes com a INCRÍVEL CHANCE DE NÃO MUDAR NADA entre as partidas." Ri muito.

    Burning Rangers é exatamente isso que vc falou, cheio de falhas mas um bom game. Ao lado de Panzer Dragoon Saga é o jogo que mais utiliza a capacidade poligonal do Saturno.

    Joguei muito! Na época que tinha o Saturno praticamente todos os jogos da Sega que pegava me garantiam muita diversão.

    Jogos curtos eram muito comuns no Saturno, mesmo os que deveriam ser maiores como Panzer Dragoon Saga, Thor, Albert Odissey eram bem curtos, levei no maximo 13 horas para finalizar os 3. Graças a Deus ainda tínhamos a serie Shining, Castlevania, Grandia e alguns outros games longos para ocupar nosso tempo.

    Quero parabeniza - lá pelo grande numero de analises de games do Saturno! Ele é meu console preferido e é quase ignorado pelos blogs de games, com uma análise aqui outra ali.

    Juntamente com o Anderson estou tentando dar um pouco mais de atenção ao console no nosso blog. Caso não conheça seque o endereço: http://32-128bits.blogspot.com

    Mais uma vez ótimo texto! Espero um dia escrever tão bem quanto vc!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  32. "Ri muito."

    Mission Acomplished.

    "Quero parabeniza - lá"

    No feminino e tudo.
    Acho móh graça.

    "Ele é meu console preferido e é quase ignorado pelos blogs de games, com uma análise aqui outra ali."

    Titia Arrasa no Incluimento!

    Como tenho o Saturn é inevitável falar sobre ele aqui no blog, até porque é um dos meus consoles preferidos e uma forma de entrar no universo 32-Bits. E o fato dos outros ignorarem sempre me dá a chance de ter conteúdo inédito. Enfim, só lucro.

    "Caso não conheça seque o endereço: http://32-128bits.blogspot.com"

    Com certeza adicionarei vocês aqui na lista de parceiros, só não sei quado, pois estou muito enrolado, mas com o MEME farei uma atualização. Sempre surgem parceiros incríveis depois deles.

    "Mais uma vez ótimo texto!"

    Mais uma vez agradeço de coração a atenção.

    "Espero um dia escrever tão bem quanto vc!"

    Agora me achei mesmo, meu peito até estufou...kkkkK!
    Quem me dera... não é escrever bem... é só loucura mesmo.
    Aí sempre tem doidos que gostam.
    É um ciclo.

    "Parabéns!"

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...