quarta-feira, 27 de julho de 2011

Titia Tá Aqui Pra Isso!
The King Of Fighters ON-LINE
GGPO

Realizar sonhos.

Acho que todo mundo sonha em realizar sonhos, né?
E alguns até vivem em função disso, né?
Uns nem vivem até que isso aconteça, né?
E outros nem sonham que é possível, né?

Então, há algumas semanas notei que meu irmão estava mais viciado do que de costume em jogar The King Of Fighters 98. Toda hora que eu passava pelo quarto dele, ouvia os sons das batalhas. Nem percebi que algo mágico havia acontecido e tudo que eu pensava ser um sonho distante estava a poucos metros de mim.

Daí, um belo dia, o zé veio perguntar se eu já tinha visto o tal do 'quingoufaite onlaine' e minha ficha finalmente caiu. Fiquei impressionado com o negócio e resolvi compartilhar com vocês essa maravilha que ainda é novidade para mim.


Quando falei aqui sobre KOF 98, alguém me desafiou e me falou sobre um programa chamado GGPO. Como não tinha computador, nem internet na época, guardei aquela valiosa informação em algum lugar obscuro em minha mente, para usar em uma ocasião oportuna. O indivíduo em questão se apresentou como anônimo, mas disse que o nick no tal do GGPO era EvilOrochi. Juntando isso ao som de porrada rolando do quarto ao lado, encontrei essa pérola.

O GGPO é um emulador on-line de jogos de arcade no melhor estilo MAME que permite que você se conecte a outros jogadores e encare partidas em tempo real. O esquema é uma mistura de chat com fliperama. Há uma lista de jogadores disponíveis, dentre os quais você escolhe e literalmente, entra contra.

Existe a possibilidade de assistir partidas alheias e conversar pelo chat, até mesmo durante as partidas. A parte mais interessante é que o negócio está cheio de jogadores brasileiros só esperando um desafio.

O uso é simples. E as configurações também. É possível ficar invisível, customizar as cores de fundo e jogar vários outros jogos disponíveis. Um Arraso!


O download pode ser feito diretamente do site do GGPO. Dentro dele há uma página para download com um pequeno tutorial para a configuração. Basicamente, você instala um programa chamado Adobe Air, baixa o emulador (não é preciso instalar) e libera duas portas para seu IP no modem. Libere uma entre 6000 e 6009, e outra com o número 7000.

Ao executar o programa será necessário fazer um cadastro para obter um login de usuário e confirmá-lo no e-mail. Depois é só alegria. E muita pancadaria, né?

Tô adorando esse negócio de 'né'.
Tô me sentindo a gaúcha.


Como coisas perfeitas não existem e esse sonho é real, sou obrigado a apontar uma limitação importante. Não é possível (não encontrei solução) liberar a mesma porta para 2 IPs diferentes no mesmo modem. Sendo assim, quem utiliza rede wi-fi com um roteador não consegue jogar em mais de um computador ao mesmo tempo.

Claro que alguém, em algum lugar, deve ter a solução para isso. Só que ainda não encontrei esse maldito. Quem souber o paradeiro dele, pode ficar à vontade nos comentários, ok?

De qualquer forma é uma realização. É como reviver o tempo em que era preciso viajar até outra cidade para encontrar outros jogadores. Só que, sem a parte ruim. Sinto-me outra pessoa depois dessa descoberta.

Fiquei pensativo.

É a Titia do GLStoque...
...realizando os sonhos mais intensos dos retrogamers desde 1989.

Aceito desafios, quem quiser é só combinar, né?

18 comentários:

  1. Perae... um emulador de jogos de luta online rodando em AdobeAir... ei, então roda no Linux, hwa hwa hwa. Depois vou testar essa parada com calma, se funcionar direitinho até volto a jogar no pc...

    ResponderExcluir
  2. Essa ferramenta é fantástica... Um dia irei testar... Com exceção de ter tudo funcionando, (vide: alavanca que não abaixa), isso nada mais é do que jogar de um jogador com o computador mais inteligente... Aquele espírito da zuação, dos "de fora" esperando o looser sair, o Neneca, o Burracha põe uma ficha ae... Isso não tem jeito de emular... E é isso que falta de verdade... Mas que dava preguiça ir para Sete Lagoas ou outro lugar jogar dava... Mas era tão ruim assim?

    ResponderExcluir
  3. Que demais titia, fantástico!!! Agora uma duvida, a tela de menu é assim mesma, toda rosa penélope charmosa ou você customizou? hehehe ficou a tua cara, arrasa nem!

    ResponderExcluir
  4. Meu inquilino aqui na casa de baixo usa esse programa ae! Cara é MUITO BOM, a zica mesmo só acontece quando a conexão do adversário é zoada, ae o ping vai la em cima e os golpes saem com atraso... de resto, é fenomenal XD

    ResponderExcluir
  5. Se funcionar no Linux eu ficarei assustado com esse negócio quebrando tantas barreiras, viu?

    ResponderExcluir
  6. Claro que nunca deixamos de jogar nada na vida, simplesmente porque um botão não funciona ou porque o som dá pau depois de um tempo de jogo (lembra dessa?), mas a satisfação de aproveitar em 100% é impagável.

    Realmente não dá pra emular os 'de fora', os cachaceiros, o dono do bar e tudo mais, mas com o chat e tudo mais dá pra chegar bem perto. Ou pelo menos, bem mais do que jogar contra a máquina.

    Não é nada ruim ter que viajar para descobrir um novo fliperama ou jogar com outras pessoas... eu gostava mesmo. O problema é que dava muito trabalho e eram ocasiões muito raras. Tenho ótimas lembranças... e esse emulador é a evolução da espécie.

    ResponderExcluir
  7. Claro que a tela tem um GLStoque especial, né? e Eu Sô Fraca?
    Originalmente o fundo é cinza, mas não combinava com meus olhos.
    Fico feliz que tenha gostado, valeu!

    ResponderExcluir
  8. É legal demais, né? 
    Fala não. Fiquei de cara com isso, sô.E esses problemas técnicos são pequenos e eu, como estou acostumados com adversidades, nem me importo. É só felicidade!

    ResponderExcluir
  9. Titia isso tem até de super nintendo, a senhora conhece o Zbattle? é o emulador de snes luxo para jogar online! Sem bugs! vou baixar esse programa e te dar uma surra com a Athena, King e Mai minhas favoritas ;D

    ResponderExcluir
  10. Tô achando difícil você dar uma surra nele...

    ResponderExcluir
  11. É fiquei sabendo que existem outros emuladores on-line no mesmo estilo... De Super Nintendo, seria um luxo jogar Tiny Toons Sports com o pessoal. Adoro esse jogo!

    Baixa aê e a gente marca uma disputa, tá?

    ResponderExcluir
  12. Põe ficha ae para mim também... Se quiser jogar aqui em casa, tem controle original...

    ResponderExcluir
  13. Muito Legal, né? rs

    Mas hj em dia eu estou uma negação para jogos de luta...Tenho a té vergonha de tirar contra, rs

    ResponderExcluir
  14. Esquisito como perdemos a habilidade com certos tipos de games, né? Eu, ao contrário, hoje jogo muito melhor do que na época dos fliperamas.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...