sábado, 7 de maio de 2011

Alcahest
(Super Nintendo)

Ainda não acredito que terminei esse jogo... sério.

Quando criança ia a locadora mais famosa da cidade escolher cartuchos todos os fins de semana e todas as terças-feira que eram dias de promoção. Em todas as vezes que ficava sem opções, fazia uma busca pelas prateleiras e sempre passava por uma capa linda com desenhos lindos.

Mesmo assim, a tal capa era sempre ignorada por conter escritas japonesas... mais uma prova de que nenhum preconceito é lucrativo.


Certo dia resolvi acabar com a palhaçada e experimentar aquele japonês. Confesso que o tamanho e o desempenho do negócio me surpreenderam, me apaixonei no primeiro momento.

Curtimos vários finais de semana juntos, embora nunca tenhamos chegado ao clímax, fiquei com aquele gostinho de quero mais... até hoje!


Isso mesmo!

Depois de mais de 10 anos zerei Alcahest e posso compartilhar com vocês essa vitória. É como se eu retirasse um grande peso das costas, e olha que ele era magrinho. Veja você mesmo:


Não é um gatinho!?

Os gráficos são bonitos. Alguns cenários são básicos e sem cor, mas tem um charme. Sério, há algum problema com as cores, elas são muito sóbrias. O trunfo fica por conta das animações.

O cara é muito habilidoso. Corre bem, luta bem, roda espada, carrega a espada, lança magias, usa especiais e tudo mais. Irresistivelmente fluído. Os movimentos são suaves e bonitos, um prato cheio. E ainda temos os chefões de sobremesa.

Todos são igualmente elegantes e bem animados. Desde o primeiro lagartinho até o último e mais espetacular chefe final que conheci nos últimos tempos. Sandália Caríssima!

Agora que já falei da beleza exterior, vamos para a interior.



Então, o negócio com o japinha já começou quente.

A primeira sequência é muito frenética e inicia a trama de forma convincente. Mesmo em japonês é possível entender o que está acontecendo... aliás, japonês nada. Joguei uma tradução 'arrasadora' que encontrei na internet, que fez toda diferença. Quem assistiu a
Usurpadora sabe que o melhor da novela é a dublagem.

A coisa foi meio espiritual.
Tivemos uma conexão, sabe?


O personagem principal protagoniza uma cena de preseguição logo no início, então é encurralado por dois lagartos gigantes. Sua pequena espada não é sufuciente contra os grandes machados, mas há esperança. No momento crucial da trama surge um shine especial e o teletransporta para longe.

Não entendi bem, parece que o shine é um espírito (ou um Deus Demônio) que cuida do carinha e o orienta na busca por guardiões que ele precisa encontrar... entendeu?... nada né?... ok. Vou na wiki...

...não encontrei nada.

O cara não me deu seu endereço, nem seu telefone, não me ligou no dia seguinte e ainda sumiu por anos... como assim? Fiquei preocupado pensado que ele tivesse morrido no tsunami... aff... É... quanto mais pisa, mais a gente se apaixona.

Durante esse tempo "juntos", como todo casal, construímos uma trilha sonora de ótima qualidade, diga-se de passagem. O cara sabia criar aquele clima em cada situação.



As músicas se encaixam bem a cada ambiente, nada comparado a Sonic, mas dá para curtir numa boa. Os arranjos são criativos, mas não utilizam toda capacidade do Super e por isso soam um pouco agressivos às vezes. Já os efeitos sonoros têm um nível elevado e são agradáveis. Não sei como explicar... tenho uma queda por efeitos de shine e como não podia ser difente, o de Alcahest é excelente.

Ahhh!! Os movimentos eram perfeitos, variados e muito gostosos de fazer.
Sem falar na eficiência. Era um japonês com gingado brasileiro.


Bater, bater carregado, bater correndo, fazer dash no chão, invocar guardião, atacar com o parceiro, usar item, dar especial com o parceiro, tudo isso com uma pitada de exploração. É mole ou quer mais?

Será que sou só eu que ficava encantado quando encontrava um jogo em que se fazia mais do que pular e andar? Sempre valorizei a versatilidade e complexidade da jogabilidade. Embora seja simplista na excução acredito no poder de um bom leque de possibilidades... que isso!? Nóssa fiz a filósofa. kkk!


O persongem principal tem uma roupa para cada um dos quatro guardiões e com isso, uma habilidade especial e um estilo de luta único com cada um. Além disso, encontramos ao longo da jornada cinco parceiros que também possuem um ataque especial diferente. O parceiro te segue para todo canto e ataca ao mesmo tempo que você. Geralmente é usado um parceiro diferente em cada fase e depois de encontrar todos, podemos escolher livremente qual deles usar.

Antes tivemos alguns parceiros, mas nossa relação com eles não era perfeita.

E não pára por aí, ainda tem a bolsa. São vários itens conseguidos ao londo da partida. Esses itens são divididos em três categorias: permanentes, de fase e de segurar. Os permanentes são armaduras, espadas (guardiões) e escudos. Os de fase variam em tochas, óculos ou chaves, dependendo dos puzzles de cada estágio. E os de segurar são de uso automático para restaurar pontos de magia, de energia ou especiais.


Roupas, acessórios e tudo mais que eu quisesse.
Era só pedir que o japinha me dava.


Pontos? Sim. Alcahest tem vários pontos. O guardião é invocado pelos pontos de magia, o especial do parceiro é usado pelos pontos especiais e a energia é medida pelos pontos de energia. Completando a complexa jogabilidade, a cada inimigo morto são adquiridos pontos de experiência que acumulam vidas. Vidas? Sim. Há três modos de dificuldade e em cada um deles você começa com uma quantidade de vidas. E se morrer? Simples. Usa continue, ou anota o password. Password? Sim. O nome de cada fase é o password, só que o jogo é japonês. Então... ferrou!

A nossa maior barreira era a língua e também nossa melhor interação.

Isso foi resolvido de forma explêndida, graças a maravilhosos tradutores que disponibilizaram essa pérola de tradução. Confiram!


Assim, depois de mais de 10 anos, minha história com esse lindo japonês desconhecido que me encantou por tanto tempo... termina.


Alcahest

Produtora: Square
Gênero: Ação / RPG
Ano: 1993
Console: Super Nintendo

NOTA: B+
Uma pérola negra perdida no fundo do mar de games obscuros do Snes. Fez com que eu sentisse ainda mais inveja dos japoneses. Um Luxo!


...
Quem quiser conferir a tradução pode baixá-la no link: http://goo.gl/h2rft. São três arquivos, o IP, a rom em Inglês, e a rom em Japonês... o patch deve ser aplicado na rom traduzida para inglês, mas como há alguns bugs será preciso usar a rom original. Qualquer dúvida me avisem, afinal Titia Tá Aqui Pra Isso!

26 comentários:

  1. noss... não sabia que esse jogo era assim não!! Ele é um dos jogos que eu vejo o nome e passo direto sem querer saber como é... quebrei a cara... podia ter escolhido logo ele... amanhã eu desbravo ele concerteza... mas hoje perdi mó tempão escrevendo meu diário de bordo do Xenogears que vou ficar sem tempo para outros jogo... mas esse eu garanto que vou jogar ...

    ResponderExcluir
  2. Quero a tradução tb!!
    Amei "as gifs" foi a senhora quem fez??

    Muito shine , muito brilho e vou me jogar nesse game agora, dá licensa!!

    *bjosmebipa*

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post, mas tem abrir o coração para jogar isso ae, você falando até parece que é muito bom o negócio... Como não joguei quase nada, não posso opinar, afinal The Guardian Legend é um excelente jogo e que as pessoas não deram a devida atenção... Esse ae deve ser um primo distante...

    ResponderExcluir
  4. Eu fazia isso mesmo até jogar a primeira vez... Fiquei Feia!

    Experimenta sim e me conta depois, ok?
    Pode investir que o japonêszinho é danado!

    ResponderExcluir
  5. Minina!
    Cê credita que fiz sozinha?
    Deu trabalho, mas ficou um luxo!Acho que vou me especializar nisso.

    Valeu pelo shine!
    ...mando a tradução sim. Peraê!

    ResponderExcluir
  6. Claro que não é perfeito, mas é muito bom sim... pode confiar.

    O estilo é conhecido, o jogo não é pequeno, é bonito, é divertido e o melhor... dá para encarar em japonês mesmo. E pensando por esse lado, pode ser sim um primo distante de The Guardian Legend. Acertou em cheio.

    ResponderExcluir
  7. Pode confiar que o negócio é fino... mesmo em japonês dá pra curtir na boa. De qualquer forma, enviei a tradução pra você no email com um explicação básica. Ok?

    Valeu pela visita... Arrasa Shu!

    ResponderExcluir
  8. Caramba, nem f(*&@ que eu conhecia esse jogo, nunca ouvi falar mesmo! E ainda é da Squaresoft, que luxo! E ainda parece ser focado na ação? Ah, vou pegar isso agora!

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido falar desse jogo, percebia que poderia ser promissor, mas o japonês sempre me desanimava. Agora que eu sei que há uma tradução, vou correr atrás dela o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  10. Putz titia, qualé? Se desmancha em elogios, levanta a moral do jogo no topo, deixa todo mundo animadosso pra jogar e lasca uma nota B+??? Juro que esperava no mínimo um A. Mesmo que não A com louvor, mas um A... hehe

    A propósito, falando de notas seus gifs merecem A+ e esse mais com M maiusculo. Que que é isso? Humilhando a blogsfera. Arrasô! Um luxo realmente, deixou meus gifzinhos chinfrins no chinelo. Não brinco mais =S

    Quanto ao jogo, fique louco pra jogar, por favor, se puder me manda a tradução tb... aliás, pq não deixa um link no post pra galera pegar? Aposto que ta todo mundo louco pra jogar.

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. É muito focado na ação, você vai adorar.
    Pode pegar que é diversão garantida!

    ResponderExcluir
  12. A tradução está disponível aí no update, só baixar e curtir!
    E vai por mim, a língua não faz a menor diferença... sério.

    ResponderExcluir
  13. Nota são sempre controversas, mas tentarei justificar.

    O meu objetivo foi ressaltar as qualidades de um jogo nível 'B' adicionando minha experiência pessoal com ele. O que acontece é que o jogo tem algumas falhas que não o deixam alcançar nota A, por exemplo, são dois personagens simultâneos na tela e você joga o tempo todo com um só. Então, o resto justifica o '+', ganho com louvor.

    Nóssa! Fiquei me achando, a GIFANIMADORA agora... arrasô! Fico muito feliz em receber esse elogio de um cara talentoso como você, valeu!

    Agora pode pegar a tradução aê e jogar sossegado... pode deixar que te aviso no twitter. Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca soube se aquele C do nome do game era realmente um C ou um G estiloso kkkkkk mas como não tive snes, essa dúvida nunca passou da porta da locadora mesmo XD

    Conhecendo melhor esse jogo agora, da vontade de jogar viu, é o meu estilo preferido: ação com exploração!

    Mas o seu "caso" com o japinha ae foi hilário ahUAHUhaHAUhuaUHA Melhor post seu deste ano heim gabriel XD

    ResponderExcluir
  15. Engraçado nuca havia pensado sobre esse, pra mim sempre foi um 'C'. Nunca tive essa dúvida... de qualquer forma, tirei ela para você. (imagina se uso artigo indefinido?)

    Garanto que você vai gostar... o ritmo é frenético, alucinante!
    Pode conferir.

    Ah! E que Japinha... ui!

    Valeu mesmo pelo 'melhor post do ano' A-D-O-R-E-I !

    Gostei muito do resultado final, acho que essa post representa muito bem o estilo do GLStoque... e a idéia não foi pensada, simplesmente saiu e deu certo.

    ResponderExcluir
  16. Depois de ler o texto, me interessei pelo jogo. Gosto de jogos assim, dinâmicos e com muita ação.

    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  17. Fico feliz que tenha gostado... experimente o jogo sim, se você gosta de ação não vai se decepcionar, pode ter certeza.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  18.  Eae blz?
    coloca meu link na matéria '' primeiro console agente numca esquece''
    http://dosersgames.blogspot.com/2011/05/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html
    Valeu!

    ResponderExcluir
  19.  Taí um jogo que eu nem sonhava que existia. Parece ser realmente bom, vou baixar e conferir.

    ResponderExcluir
  20.  Vai fundo... agora você vai acabar é sonhando com ele. Vai lá e me conta o resultado. Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  21. é um ótimo game, zerei ele no começinho do ano. eu sempre via ele na locadora perto de casa, mas como eu era moleque na época, não me interessava em rpgs. e o ultimo chefe do game......é pior do que biba dando escândalo na paulista, eita boss difícil de bater.

    ResponderExcluir
  22. eu tive o prazer de ser dono deste maravilhoso jogo sinceramente inesquecivel ate hoje ainda jogo ele no computador com o emulador zsnes ...simplismente otimo.

    ResponderExcluir
  23. Jogar um coisa dessas ao vivo, não tem preço.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...