domingo, 19 de dezembro de 2010

Titia Tá Aqui Pra Isso!
Campo Minado?


Ultimamente tenho percebido um fenômeno interessante: Não consigo postar em intervalos regulares e fico meio bloqueado no início do mês. Não sei se é o ano novo chegando ou o ano velho saindo, mas é isso.

E ainda continuo ruim com introduções... de verdade.

Hoje atuarei em uma área importantíssima para o desenvolvimento da humanidade gamística, na Responsabilidade Social. Ou seja, cumprirei com meu papel de cidadão e de Titia da Blogsfera e compartilharei com você um de meus conhecimentos mais valiosos, do qual me orgulho imensamente.

Você sabe jogar Campo Minado?

Se sim, Parabéns!
Se não, Seja Bem-Vindo!

Não sei se é universal, mas a maioria das pessoas que conheço não consegue entender suas regras e muito menos se divertir com esse jogo. Acho uma pena e pretendo mudar esse quadro com alguns parágrafos.

Bora que a aula vai começar!

Primeiramente, um pouco de história extraída de fontes segura e confiáveis:

Campo minado (português brasileiro) ou draga-minas (português europeu) é um popular jogo de computador para um jogador. Foi inventado por Robert Donner em 1989 e tem como objectivo revelar um campo de minas sem que alguma seja detonada. Este jogo tem sido reescrito para as mais diversas plataformas, sendo sua versão mais popular a nativa do Microsoft Windows.
Wikipédia

O objetivo é simples: localizar todas as minas indicadas no letreiro vermelho sem que nenhuma seja detonada.

A medida em que os espaços são revelados surgem números próximos ao campos cobertos. Esses números representam a quantidade de minas em volta do respectivo campo, num raio de 1 quadrado.
O meio mais fácil de atingir o objetivo é marcar os lugares que possivelmente contém minas e liberar os campos vazios.

Essa marcação é feita de duas formas. A primeira é usada quando se tem certeza da localização da mina, ativada com um clique do botão direito do mouse e representada por uma bandeirinha vermelha.

E a segunda é usada quando ainda se tem dúvida sobre a localizalão da mina, ativada com um clique duplo do botão direito do mouse e representada por um ponto de interrogação.
Depois de marcar a quantidade de campos indicados nos números em volta deles com as bandeirinhas, basta pressionar sobre o número no quadrado os dois botões do mouse para checar a marcação. Se estiver correta, os campos vazios serão revelados e se estiver errada as bombas explodirão e o jogo terminará.

Algumas jogadas pré-definidas podem ser identificadas como o 'Dois entre Uns'. Sempre que aparecer um número '2' entre dois números '1', as minas estarão ao lado dos números '1'. Entendeu? Não? Então olhe as imagens.
O negócio é simples. Clique em alguns quadrados aleatoriamente, tente começar pelos números '1' nas pontas e continue pressionando os dois botões do mouse constantemente para liberar mais espaços vazios. Depois repita até eliminar todos os números '1' e passe para os números '2'.

Resumindo: marque, pressione inúmeras vezes e cante essa música.
O jogo tem três níveis de dificuldade, registro de recordes e muitas variações espalhadas por aí. Escolha o que melhor se adapta a você e divirta-se com um jogo simples e inteligente.
E mesmo com toda experiência adquirida, toda lógica aprendida e com as aulas da Titia! Você inevitavelmente cairá em uma situação com a de cima que só depende de sorte. Então, arrisque-se e se ferre. Ou não.

Campo Minado é pra quem
Dá Tudo Que Tem!


SemBr


Obs: Se alguém acha que qualquer um sabe jogar esse jogo e que não há nada de especial em saber jogar campo minado, sai daqui! Eu quero causar!

11 comentários:

  1. Aai, eu prefiro passar o tempo jogando Kirby! xD

    ResponderExcluir
  2. @Diogo
    Isso é porque você não deve ter uma internet lenta... se tivesse, campo minado seria imbatível no passatempo.

    ResponderExcluir
  3. Campo Minado, heim? Eu demorei muitos anos até entender o que os números significavam! XD
    E até hoje não lembro de ter ganhado sequer uma partida...

    ResponderExcluir
  4. Cant belive in this! Resenha do Campo Urinado?!


    Nunca tive paciência pros jogos de Windows em geral, nem aquele ski que tem o monstro cheio de carisma

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus kkk essa eu não creio, CAPO MINADO Gabriel aHUAHuhauHA

    Rapaz, modéstia a parte, eu sou uma LENDA no campo minado de MSN kkkk é uma versão em que temos que descobrir as bombas: botão direito na casa certa desarma uma bomba, e na casa errada passa a vez, e quem descobrir mais bombas ao término vence o jogo.

    Já o Campo Minado de Windows é algo que eu aprendi a jogar sozinho... na verdade qualquer pessoa de visão mais analítica descobriria a mecânica (GENIAL³) por detrás do game rapidinho. Eu era uma daquelas trilhonares de pessoas que ficava clicando em quadradinhos a esmo até que "algo" acontecesse XD conhece alguém assim???
    Um dia resolvi analisar os numeros e foi aí que eu vi a luz: percebi que a quantidade de bombas em volta de um número é igual AO NUMERO XD Tão simples, tão difícil de perceber...

    O resto é PURA LÓGICA, é nalizar os numeros próximos, comparar a combinação deles e as possibilidades, e identificar onde existem bombas ou não. Diria que mesmo jogando no EXPERT, cerca de 95% das bombas são ABSOLUTAMENTE DESVENDÁVEIS LOGICAMENTE, sendo que só em uma ou no máximo duas jogadas, a lógica dará lugar à sorte, em situações que você verá o numero 1 por exemplo, e saberá que existem 2 quadrados possíveis de serem a bomba: 50% de chance de acertar XD.

    Depois que a pessoa aprende a jogar Campo Minado, ela vicia, joga por semanas e ADORA mostrar para os outros como funciona kkk

    ResponderExcluir
  6. Haha, agora deu uma vontade de desafiar o Sabat pra um duelo de CM no MSN...!!

    ResponderExcluir
  7. @Sabat
    Arrasei, não foi?
    ...
    Qualquer dia a gente joga esse aí do MSN.
    ...
    O meu problema não foi descobrir o que significavam os números, e sim o que fazer com eles. Não conseguia entender essas bandeirinhas, até que meu irmão me disse para apertar os botões juntos e o mundo mudou.
    ...
    No geral dá para descobrir 95% das bombas na lógica, mas o que acaba mesmo com a coisa é o fator sorte que sem fica para as últimas bombas. Uóh!
    ...
    Vicia, quer mostrar para todo mundo e ainda fica com raiva quando ninguém dá idéia. Eu sou um desses. Para mim foi tão mágico aprender a jogar que fico puto quando conto e ninguém liga.
    Adoro!

    @Yoritoshi
    É muito fácil de descobrir... É só clicar no botão 'Ajuda'.
    ...
    Daqui a pouco vira um campeonato de CMMSN.

    @Sonictales
    Urinado? kkk!
    De onde você tirou isso?
    ...
    Campo Minado é Demais!
    Bem melhor que o Ski do monstrinho.

    ResponderExcluir
  8. Ahm realmente eu jogava muito este jogo sem entender como funcionava quando ainda tinha um caco de computador com W95, era campo minado e paciencia. Vivia disputando com meu irmão.

    Pra passar o tempo quando não se tem net, este joguinho até quebra um galho, mas ainda prefiro jogar pimball 3D do Windows XP. A única coisa que não gostei do Windows 7 foi a ausencia de Pinball, eu era o maior viciado neste jogo kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  9. @Erik W. M
    Disputas entre irmãos são semprem emocinantes, não importa qual a modalidade.
    ...
    Não é para passar o tempo SEM internet... Campo Minado é perfeito para passar o tempo NA internet, enquanto as páginas abrem, bem ao estilo discada... Pinball dá muito trabalho para jogar e parar.
    ...
    Éxcelente Jogusinho também... Pinball Arrasa!

    ResponderExcluir
  10. Oh noes, Titia me pwnou. =O
    É no que dá eu nunca ler a droga do manuar.

    ResponderExcluir
  11. @yoritoshi
    Foi o que eu disse... Titia tá aqui pra isso!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...