sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Infinitamentimilhor com a Titia!
Super Bomberman 4 e 5 (Snes)

Boa Noite!

No programa de hoje, falaremos de um assunto que preocupa a maioria das famílias brasileiras e que é alvo de estudo de famosos profissiona...

...desculpe incomodar o silêncio e o descanso de vocês. Para quem não me conhece meu nome é Zé Pequeno. Eu venho realizando nos coletivo esse trabalho que é... as bala. Hoje trago até vocês a bala da Fruteilla de um real e a bala de eucalipto boa pro hálito, boa para garganta, apenas cinquenta centavo.

Aff!

Meu Cú!

Não consigo bolar uma introdução decente.

O negócio é o seguinte: Nova seção no GLStoque que trata das maiores e mais espetaculares qualidades de um game. Sabe a cereja do bolo? O 'ó' do Borogodó? Então, encontra-los é nosso objetivo nesse projeto.

Para bailar isso aqui é... Bomba!
Para balançar isso aqui é ... Bomba!
Para drag fechar é... Bomba!
Essa introdução é... Bomba!

Todos os jogos do Bomberman são divididos em modos... tá, não sei se são todos, mas a maioria deles. Os modos básicos e mais conhecidos são 'Normal Game' e 'Battle Game'. Respectivamente, jogar para zerar e jogar um contra o outro.

No primeiro Super Bomberman, a qualidade dos modos de jogo eram equilibradas. As batalhas eram interessantes e as fases também. E ao longo dos anos, os modos foram evoluindo, alcançando o seu ápice nas edições 4 e 5.

Infinitamentimilhor nas Batalhas!


Super Bomberman 4 tem, simplesmente, o melhor sistema de batalhas de todos os tempos. Tudo isso graças a adição de novos personagens com poderes especiais.

Ao todo são 6 personagens. Cada um com sua habilidades específica e possivelmente sua própria história.

O primeiro é o clássico bomberman, sem habilidades e nada de especial, ideal para aqueles que gostam de desafios.

Em seguida, temos uma menina com uma bolsa e um menino com uma bola de ferro. Ambos possuem habilidade de retirar itens dos adversário e paralisá-los por um instante quando os atingem.

Os outros 3 personagens deixam as coisas incríveis, pois possuem especiais mais decisivos. Popularmente conhecidos como: Jatinho, Canhão e Vampiro; esses caras transformam simples batalhas em verdadeiras guerras de estratégia.

Essas habilidades são ativadas apertando o botão de habilidade e o direcional para o lado desejado. Feito isso cada um executa seu golpe. O Jatinho voa em direção ao adversário e parte o cara no meio. O Canhão atira um fogo gigante na direção escolhida e explode o cara inteiro. E o Vampiro fica invencível e ninguém mata o cara.

Para completar, quando alguém morre é possível voltar para arquibancadas e ficar azucrinando quem ainda está na disputa.

O modo 'Normal Game' desse Bomberman é curto e extremamente fácil, deixando todo o brilho do game para seu elaborado 'Battle Game', onde inteligência é muito mais importante que poder de fogo.


Infinitamentimilhor na Campanha!


Um jogo como Bomberman é conhecido por sua fórmula básica de progressão linear onde o jogador vence uma fase após a outra até o fim, certo? Certo. E isso funciona muito bem, certo? Certo. E jogos incríveis são feitos dessa forma, certo? Certo.

Seguindo essa linha de raciocínio, declaro que Super Bomberman 5 contém o melhor sistema 'Normal Game' da série, justamente por quebrar esse paradigma.

Ao final de cada fase são apresentadas várias saídas, cada uma levando a uma fase diferente que nem sempre está adiante, acrescentando assim exploração ao jogo. Além de desafio, pois alcançar 100% é um objetivo a seu conquistado.

Dessa forma, temos a disposição um gigantesco mapa cheio de saídas secretas e caminhos ocultos, até então, inéditos na série.

Para terminar esse jogo pela primeira vez, anotando todas as fases e suas saídas em um caderno para não me perder Eu + Tati conseguimos vencê-lo em mais ou menos 10 horas. Nada mal para um simples Bomberman, vocês não acham?


Não vou me ater a quesitos técnicos como Gráficos ou Trilha Sonora, até porque ainda hoje é difícil encontrar um emulador de SNES que rode com perfeição SBM5. O que quero dizer é que as vezes algumas parcelas proporcionam experiências completas.

Passei muitos finais de semanas e feriados disputando batalhas de SBM4, e na maioria das vezes só jogávamos no primeiro estágio, tamanha a perfeição do modo de jogo.

Esse dois exemplares da série Bomberman alcançaram o ápice da qualidade. O quinto só não é melhor, por causa do sistema de batalha com personagens diferentes que não tem nenhuma habilidade especial.

Ambos evoluíram em seus melhores fundamentos, provando que é possível que uma pequena parte do jogo seja Infinitamentimilhor que o pacote completo.

SemBr

11 comentários:

  1. Realmente são os dois melhores Bombermans de toda a franquia. Eu ainda prefiro o 5 e gosto do modo batalha dele justamente pelo fato dos personagens não terem estes ataques especiais, acho que isso deixa um pouco sem graça (opnião minha). Tem ainda aqueles passwords que modificam as fases como 0926 e o 0110.

    Pra mim o Bomberman 5 é bom porque pega o melhor de cada um dos jogos anteriores da série e junta tudo em um e ainda acrescenta outras novidades. Até hoje ainda tenho os cartuchos de ambos os jogos, alem de um 5 em 1 que tem o primeiro bomberman pra SNES.

    Arrasô heim, ah, e feliz natal!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o cartucho do 5 aqui! \o/

    Hehe. Só não gosto muito do 5 porque você monta em coelhos, o jogo inteiro com o mesmo bixo enjoa... O 4 tem mais variedade! E o legal é que você monta o monstro que você explodiu! ^^

    Bom saber que o normal game do 5 é mais legal! Só jogava o battle game com os meus amigos... Hehe

    ResponderExcluir
  3. @Erik W.M
    O que eu não gosto é o fato dos personagens não terem nenhuma diferença entre eles... se era para ser igual, por que então não manter os clássicos?
    ...
    Super Bomberman 5 é espetacular, assim como toda a série. O primeiro já começou excelente, depois foi só evolução.
    ...
    Valeu!
    Arrasa no FelizNatalmento!

    @Diogo
    Nunca vi um cartucho do Bomberman 5 na vida, isso é raridade!
    ...
    Coelhos? Ah! Cangurus, né?
    Cada bicho tem uma característica especial, mesmo assim os do 4 são mais legais, além de ter os ovos normais, tem os ovos podres.

    Só que o normal game do 4 é muito curto e fácil. Eles não souberam aproveitar o potencial do jogo.

    Na dúvida jogue os 2 ou o Saturn Bomberman que também é uma pérola.

    ResponderExcluir
  4. Aquele sinistro Bomberman de Megadrive que eu joguei (não, não me refiro a MegaBomberman) é infinitamentimilhor que esses 2 kkkkkkkk

    Só não sei é se eu estava sonhando kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Também prefiro o Bomberman 4, um dos jogos que vira e mexe estou jogando com meu irmão =)

    ResponderExcluir
  6. Bomberman 5 é fantástico no battle game. Até hoje reuno amigos de infância pra jogá-lo no meu xbox. O fato dos personagens serem diferentes no visual é o que deu um toque de personalidade a eles, para compensar a ausência de poderes especiais únicos. Outras versões, como o Bomberman 64, ou o Online, do Dreamcast, perdem muito da diversão em função dos bonequinhos iguais. Eu me sinto um autêntico Avatar, na pele do Vampirebomber =)

    BM5 é o tipo de diversão e simplicidade que raramente encontra-se num jogo atual.

    ResponderExcluir
  7. @Sabat
    Você estava viajando quando sonhou com esse BM. Sério.

    @AZUREUS
    Isso é o verdadeiro jogo para família.

    @Cleber
    O BM5 é igual ao outros no Battle Game. Não há nada de especial, apenas o sprite dos personagens é diferente. Nada demais. Isso não influência em nada. É bom como qualquer outro Bomberman no Battle Mode.
    ...
    A série Bomberman é um show de diversão.

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha o cartucho do Bomberman 5 no meu Super Nintendo!

    Realmente ambos os jogos são muito bons, mas ainda acho os bonecos do jato e do tiro de fogo muito apelões, enquanto no SBM5 os personagens são mais equilibrados.

    Aliás o modo batalha do 5 também é fodástico, principalmente porque os campos de batalha tinham características especiais que aumentavam o desafio, como a esteira rolante, a fase no escuro com dois holofotes, a fase onde tudo era acelerado, a fase com a bola de neve gigante, a dos imãs e a mega apelona última fase onde todo mundo começava com o poder de fogo das bombas no máximo e não haviam blocos pra estourar.

    Aluguei muito o 4 (e o 3 também), mas ainda acho que o ápice da série é o quinto jogo.

    E o Bomberman Party Edition do PS1 também era muito bom!

    ResponderExcluir
  9. @Oráculo
    Esses detalhes são interessantíssimos, mas acho que o 3 e o 4 também contam com fases diferentes no modo de batalha. É uma característica que vem desde o primeiro, mesmo que não tão elaboradas.
    ...
    O Saturn Bomberman permite até 10 jogadores no modo Battle, mesmo não sendo perfeito é muito interessante.

    É só Babado, Confusão e Gritaria!

    ResponderExcluir
  10. Você chegou a jogar o Saturn Bomberman na época em que saiu? Eu peguei para jogar outro dia e aloprei, achei ótimo. Multiplayer, então, deve ser melhor ainda.

    ResponderExcluir
  11. Na época?... pobre.
    Nem imaginava poder jogar isso naquela época. Joguei depois de velho com meu SSDMDCSC!!! É excelente! E o multiplayer no modo battle comporta até 10 jogadores! Um Luxo!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...