segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Robot Tank (Atari 2600)


Produtora: Activision
Gênero: Tiro
Ano: 1983
Plataforma: Atari 2600

Hoje... Estoy aquí quierendote... Ahogándome... Entre fotos y cuadernos... Entre cosas y recuerdos... Que no puedo comprender... Estoy enloqueciendome... Cambiándome un pie por la cara mía... Esta noche por el día... Que nada le puedo yo hacer.

Ao som de Shakira, falarei um pouco sobre aquele que é, na minha opinião, o melhor game já feito para Atari 2600. Tenham uma boa leitura.

A história é a seguinte: O sistema de defesa do país é totalmente controlado por computador. As principais armas de defesa são os Robot Tanks. Um dia as máquinas se revoltam e começam a atacar as pessoas seguindo em direção ao centro de Santa Clara. Você em sua estação remota, deve controlar um desses robôs e evitar esse ataque. Sozinho.
O jogo começa em meio ao deserto. A tela exibe uma mira, um radar, sua pontuação, suas vidas, a data do dia e 4 sensores especiais. Cada tanque abatido é representado na tela e a cada 12 destruídos, você ganha um tanquezinho com o número 12 e uma vida extra.

O objetivo de cada nível é destruir um número específico de tanques inimigos, antes de perder todas as vidas (sério?). Para localizar os alvos, você se orienta pelo radar, que é muito eficiente em cumprir seu papel, um luxo de programação.
A movimentação do tanque é espetacular. A máquina se desliza facilmente nas duas direções, e acelera quando se aperta o botão para cima e vice-versa. Durante a partida, o cenário se modifica, o dia vira noite, e até as estações do ano se transformam. Essas transformações tornam o jogo muito dinâmico, pois elementos como chuva e neblina implicam em mudanças interessantes na estratégia de combate.

O grande trunfo desse game são os sensores. Esses elementos trazem uma complexidade enorme para a jogabilidade. Sempre que somos atingidos, corremos o risco de perder um dos sensores dependendo de em qual lado do tank é atacado ou se atingido em cheio, pode ser destruído de uma só vez. E cada sensor danificado causa um efeito ao robot tank.
O sensor de visão, quando danificado, faz com que a tela fique piscando de tempo em tempo. O canhão diminui em 50% a eficiência e velocidade do tiro. O radar quando danificado, pára de funcionar. E o sistema de movimento, se estragado faz com que o tank se mova lentamente, principalmente na neve. Ainda podemos destacar um quinto sensor especial que informa sobre as mudanças climáticas durante as fases.

No quesito técnico, Robot Tank se destaca. Até o som é acima da média. As explosões, os tiros e os movimentos, possuem efeitos sonoros agradáveis. É incrível o que pode ser feito com apenas uma alavanca e um botão disponíveis (pode crer que sim). Robot Tank é complexo em sua simplicidade. Uma aula de como transformar limitações em charme. Falando assim, nem se parece com um game de Atari 2600 com mais de 27 anos de idade. Um arraso!

Nota Final: (A+) Robot Tank é


SemBr

4 comentários:

  1. Adoro o jogo!
    Pena que morro rapidinho...

    Hhasuhadhishaa

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  2. @Diogo
    É uma questão de treino... a medida que você joga sua habilidade aumenta. O foda é que o computador acompanha e fica quase impossível de vencer. hehe.

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  3. Não conhecia, acabei de jogar pra ver qual é. Gostei. Mas igual ao Diogo, morro bem rapidin... rsrsrsr
    Preciso treinar mais, valeu a dica Titia!
    Abraço!

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  4. @Leo S.
    Não precisa agradecer... Titia tá aqui pra isso!

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