quinta-feira, 1 de março de 2012

No Divã da Diva Retrogamer
O Que é Jogar VideoGame?


Esses dias... essas semanas... esses meses... esses... é... o tempo está difícil para os videogames na minha vida.

Ultimamente (e primeiramente também) não estou conseguindo jogar videogame direito. Tenho vários consoles, vários games de interesse e até um relativo tempo disponível, mas não consigo me dedicar aos games da forma que eu queria. É tão estranho que eu nem gosto de falar games, prefiro jogos mesmo.

Não precisa sair da página, pois não ficarei lamentando essas coisas, dessa vez. Até porque faço isso em muito outros lugares e sempre bato nessa mesma tecla. Eu e todo mundo que precisa sobreviver e gosta de videogame.

A proposta é um pouco mais profunda e dramáticafilosófica, ou seja, do jeito que eu gosto. A questão de hoje é mostrar um pouco do que 'Jogar VideoGame' é para mim. E talvez, seja o mesmo para você que me lê em cópia (kkk! acho essa expressão péssima). Resolvi falar desse tema depois de não conseguir responder essa pergunta com clareza, outro dia.

É... fiquei feia na Gabi.

Alguém já pensou nisso antes?

No que significa 'Jogar VideoGame' para si?

De uma forma profunda? Com ou sem contação sexual?

Pois é.

Eu pensei.

E não encontrei nenhuma resposta simples.

Então, resolvi pensar um pouco e cheguei algumas linhas de raciocínio.

Sempre coloco videogame em algumas listas:
- Melhores coisas pra fazer na vida.
- Melhores coisas que já inventaram na vida.
- Melhores coisas que já fiz na vida.
- Melhores coisas que já tive na vida.

Pensando dessa forma, não há como negar que jogar videogame é com certeza uma coisa de grau melhor que está presente em minha vida. Ou alguma coisa do tipo.


Desde criança, convivi com videogame. Então, acho muito estranho conversar com pessoas que não tem nenhum contato com videogame ou que não tem nenhum interesse nisso. Principalmente, quando vejo pessoas aposentadas cheias de tempo livre que vivem reclamando que não há nada legal para fazer e gastam seu tempo assistindo as coisas que a televisão permite. Ou você acha que escolhe o que assistir quando se senta na frente da televisão?

Queria ter esse tempo livre para jogar videogame da forma que o hobbie (é assim que escreve?) merece. E não da forma desleixada que ando fazendo nos últimos tempos. E graças ao GLStoque e a Blogsfera Retrogamer, não é pior.

Sempre que estou chateado no trabalho, principalmente perto da hora do almoço, sinto um frio na barriga peculiar. Descobri o que é: vontade de jogar videogame. E a teoria se reforça pelo o horário do fenômeno, pois quando criança essa era a hora que saía da escola ansioso para ligar o videogame enquanto almoçava. Você deve se lembrar da sensação, não deve?

E já que falei do blog, quero salientar que há uma enorme diferença de prazeres em jogar videogame e escrever sobre eles. Para escrever, o combustível é a nostalgia, mesmo que o jogo tenha acabado de ser descoberto e para jogar, o combustível é a curiosidade de conhecer novas histórias, vencer novos desafios e viver novas aventuras.

Tá... eu sei que parece propaganda de console novo, mas é uma realidade.

Claro que não chegarei a uma conclusão exata em apenas um texto e muito menos a uma frase pronta que traduza um parte tão grande e importante da minha vida, mas levantar a questão é o que importa. Afinal, o mundo é movido pelas perguntas e não pelas respostas.


Algumas pessoas aprendem com os pais, outras com a televisão, outras com os colegas, algumas nas escolas, e outras com a vida. Eu ouso dizer que aprendi muito com o videogame. Além de inglês, capacidade de raciocínio lógico, a trabalhar a paciência, a perseverança e a noção de colaboração e cooperativismo. Aprendi a pensar.

Acredito que sem o videogame, eu teria uma forma totalmente diferente de pensar. Principalmente de usar minha imaginação. A fantasia se mostra de uma forma ligada aos jogos que não vejo em outras pessoas. Enfim, o videogame abriu minha cabeça de uma maneira comparável ao que a música fez. Dessa forma, me sinto à vontade para colocá-lo no patamar de arte, sem me preocupar.

Pelo que vive e pelo que isso representa em minha vida, creio que o videogame é uma forma de conviver artisticamente com um mundo de fantasia e o mundo real; e aprender a viver ao mesmo tempo.

É... faz sentido.

Pra mim, é claro.

22 comentários:

  1. Legal o texto, ficou dez!

    Isso podia virar meme, rs... todo mundo declarando seu amor pelos games.

    No meu caso, eu diria que aprendi mais com a música do que com os games, mas quase toda a minha nostalgia, quase todas as minhas lembranças felizes, estão ligadas aos games. Talvez eu não tenha aprendido muito com eles (ou talvez ainda não tenha parado para pensar no quanto aprendi com eles) mas eles definitivamente são o fio das boas lembranças da minha vida.

    Quando lembro de algum jogo de Mega Drive, inevitavelmente lembro de quando alugava jogos com meus amigos para o fim de semana; quando lembro do Saturn, lembro da loucura que tomou conta de mim quando vi Daytona rodando na minha TV; quando penso no Dreamcast, lembro que cheguei em casa com o console no dia em que o chato do meu irmão se casou e foi embora de casa, precisamente no meu primeiro dia de férias no trabalho, dando início ao mês mais perfeito da minha vida.

    O Playstation... lembro de quando comprei o tapete de dança do Dance Dance Revolution e minha casa ficava entupida de gente para jogar (entupida MESMO), e de como essa mesma turma demonstrou solidariedade semanas depois, quando engessei o pé (não por causa do jogo, rs) e todo mundo pintou lá em casa com refrigerante e fazendo uma zona dos infernos! Até o Wii, que é novinho, me lembra de uma virada de ano com a esposa, jogando o jogo do Michael Jackson por horas na madrugada à base de Ruffles e Fandangos.

    ... é, pensando bem acho que aprendi um bocado de coisa com os games também. Afinal, essas coisas todas que eu falei aí em cima são importantes pra caramba para moldar a vida de alguém, não são?

    ResponderExcluir
  2. Que abuso o meu, praticamente fiz um post nos comentários, sorry :P

    Mas vem cá, você não tem Dingoo não? Daria para encarar umas partidinhas na hora do almoço...

    E é legal ver que você também vê no videogame um ponto de felicidade da sua vida. Os games me fazem feliz pra caramba também. E chega, senão faço outro post aqui!

    ResponderExcluir
  3. Titia arrasando na filosofia gamística! Eu chamaria esse post de "No divã da Diva Retrogamer". ^^ 
    Muito legal. Bom, permita-me mergulhar nessa piscina filosófica. 
    Sabe que, com o tempo as coisas não mudam apenas no quesito tecnologia. Os games evoluíram os gráficos, os sons e o nível de realidade. Mas a maneira de jogar também sofreu mudanças drásticas. Primeiro com os jogos de perspectiva frontal (tipo 3D) em que se controla o personagem para todas as direções possíveis. Depois com os consoles de movimento (wii, move e kinects da vida), os jogos deixaram de ser um simples jogo controlável para se tornar parte do ambiente. 
    Com isso os jogadores novos não aprenderam a brincar com os simples joguinhos que nos fizeram tão felizes na era 8 e 16 bits (e até antes). 
    Minha sobrinha de 9 anos detona no play 3 dela, pra vc ter uma ideia, ela termina God of War 3 de boa. Mas não conseguiu jogar Castle of Illusion (no próprio console) em casa outro dia.
    Então finalmente chegamos a pergunta: O que é jogar videogame pra vc? 
    Pra ela, os consoles antigos eram só projetos mal acabados comparados aos que ela chama de diversão hoje.
    E pra mim? Bom, os antigos consoles sim eram diversão. Aquilo sim era jogar videogame na minha concepção. Hoje temos jogos eletrônicos avançadíssimos. Mas longe de serem o que eu espero num videogame. Gosto, não vou negar, mas jogar videogame é pegar o joystick e detonar um clássico.  
    Tudo muito relativo né? As mudanças são necessárias, mas é triste abandonar nossas raízes.
    Enfim, chega de viagem no ácido. Paro por aqui.
    Parabéns pelo post, me amarre nele. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Putz, eu digo que compartilho do mesmo sentimento. Ficar no trabalho quase que completamente desanimado enquanto vejo o relógio andando lentamente e eu longe dos jogos, muitas vezes pensando nos que estou tentando jogar no meu tempo livre. E quando chego em casa e consigo um tempo pra jogar, a hora passa voando, quando vejo já passou da hora de dormir e eu não fiz nem metade do que queria fazer no jogo. É uma tristeza.

    E é muito verdade também o que vc falou sobre tudo o que os videogames podem nos ensinar. Pena que isso não entra na cabeça de muitas pessoas que só passam a vida vendo novelas e vivem em conto de fadas achando que tudo o que acontece nos episódios vai um dia acontecer com elas. Enfim, isso me faz querer falar também sobre concordar completamente contigo quando vc diz não entender pessoas que não possuem contato com games e reclamando de tédio e tempo livre demais... pqp, né?

    Enfim, gostei bastante do texto. E eu concordo com o Gagá, tente descolar um Dingoo, se já não o tiver... vale muito a pena!

    Saudades da infância, da época em que sobrava tempo pra jogar!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho como minha principal diversão, minha terapia de relaxamento. Até minha esposa já sacou isso e sempre quando ela vê que estou trabalhando por muitas horas e com aquela cara de saco cheio fica me mandando ir jogar um pouco, rzs.

    Mas diferente da forma como muitos encaram, diversão é algo importante na vida da gente e que deve ser levado a sério. Eu levo vídeo-game a sério, não naquela idiotice de defender empresas e afins, mas de entender sobre o universo dos jogos agregando conhecimento, e isto tem elevado bastante a minha diversão.

    Poxa, nós já temos uma vida tão corrida e sem tempo, que separar um tempo para este tipo de coisa é extremamente necessário. Mas também não pode ser forçado, jogar por obrigação é tão ruim quanto ficar sem jogar quando se tem vontade. Se não estiver afim de jogar as vezes, pode-se encontrar diversão em outras coisas, isto acontece as vezes comigo, mas passa um tempo e não adianta, já estou lá eu jogando alguma coisa novamente.

    Eu ainda sempre brinco falando que tenho um agravante, pois só fui ter vídeo-game quando tinha 18 anos que eu mesmo comprei, então é como se eu estivesse tirando o atraso, rzs... talvez por isso eu empolgue tanto em colecionar velharias :P

    ResponderExcluir
  6. como você mencionou Titia, eu aprendi muito jogando vídeo game. inglês,francês, um pouco de alemão e arranho e muito na língua nipônica. eu trabalho, mas lá perto de 2 horas antes de acabar o expediente(lá pelas 5 horas da manhã) fico pensando no meu PC, com o Shin Megami Tensei: Devil Summoner Soul Hackers, zerar o Metroid 1, Grandia, Lunar 1 e 2, Langrisser 4...e bancando o herege, ainda tem o Fallout New Vegas e o Batman Arkhram City...enfim, jogar video games é minha diversão e as vezes para passar o tempo, ou ultimamente, como um protesto. já que tem gente no Congresso com umas idéias bem....


    mas o que é jogar games para mim?

    se for em meus amados jogos antigos, sinto a nostalgia voltar,um modo relaxante(as vezes, não)de passar o tempo. naquela época sempre imaginava o final daquele game difícil. já os atuais....são bons, mas não fico tão empolgado a joga-los. a maior parte dos meu amigos, conheci nas locadoras quando moleque, e como a gente sempre aqui em casa deixava jogar o que quisesse de graça. eu e meu irmão ficamos famosos por aqui. quem disse que games afastam a vida social?

    muito bom o seu post Titia, Arrasou no participamento

    *ARRAM*

    ResponderExcluir
  7. "Isso podia virar meme, rs... todo mundo declarando seu amor pelos games."

    Por que não pensei nisso antes? #bichaburra

    ...
    Também aprendi muito com música, mas inegavelmente aprendi muito com os games. São coisas sobre as quais não é possível ficar indiferente. Se verdade.

    ResponderExcluir
  8. "Que abuso o meu, praticamente fiz um post nos comentários, sorry :P"

    Aí, você também acabou de queimar cartucho quando virar meme... eita, viu?

    Quanto ao abuso não se preocupe, você tem passe livre com Titia... se quiser escrever comentários do tamanho do mundo fique à vontade. 

    ...
    Tenho um Dingoo, sim, mas preciso dormir na hora do almoço para sobreviver durante o dia... é a lei! E é complicado organizar o tempo, foda... o cansaço anda vencendo muitas batalhas. E olha que tenho me esforçado, consegui terminar dois jogos no Dingoo nos últimos meses... um avanço!

    Esse é o ponto... um ponto de felicidade... é isso mesmo... videogame me faz feliz... jogar me faz feliz... é só prazer... nada mais.

    ResponderExcluir
  9. "Com isso os jogadores novos não aprenderam a brincar com os simples joguinhos que nos fizeram tão felizes na era 8 e 16 bits (e até antes). "

    Isso é fato. Não sei se é porque venho de uma época que videogame não era para qualquer um, mas antes de ser tão popular, as pessoas que gostavam de videogame jogavam de uma maneira diferente daqueles que só jogam de vez em quando. Uma mudança ocorreu nesse tempo, não sei o que foi. Mas o videogame não é jogado mais da mesma forma.

    Sei como é isso, já tive essa experiência e até falei dela por aqui. Meus sobrinhos detonam todos esses jogos de PS2, mas não conseguem passar do primeiro mundo de DOnkey Kong 3 com comandos simples de andar, pular e bater.

    Eu me sinto aliviado por ter nascido na época certa dos games... quem veio depois nunca terá o mesmo sentimento... e isso não é uma coisa boa. Pra eles.

    Fico feliz que tenha gostado do post, pois foi muito sincero.

    Adoro quando os outros entram nas minhas viagens... arrasô!

    ResponderExcluir
  10. Depois de escrever esse texto, eu entendo completamente as razões pelas quais o Peter Pan não quer crescer... sério.

    "vc diz não entender pessoas que não possuem contato com games e reclamando de tédio e tempo livre demais... pqp, né?"

    É nessas horas que aquela velhinha que joga Wii todos os dias nos enche de orgulho, né?

    #mesmasaudade

    ResponderExcluir
  11. Diversão é uma das coisas mais importantes da vida... e quando isso traduz a felicidade de alguém passa a ser A coisa mais importante de todas.

    Sem entrar em detalhes, me recuso a olhar para a imagem de alguém sofrendo e me sentir bem como as pessoas fazem na igreja... de verdade... quero mais é praia, sol e videogame. Na boa.

    Você reforça minha teoria da data de nascimento, não importa se você jogou os videogames na época... você já nasceu pronto para ela... coisa que a nova geração não entende.

    ResponderExcluir
  12. "ou ultimamente, como um protesto."

    Gostei disso.
    Vou usar assim também.

    ...
    Eu não entendo de onde as pessoas tiram isso de que os videogames acabam com a vida social. Pelo para a minha geração, jogar videogame era a melhor forma de passar mais tempo com os amigos, não era? Para a nova geração as coisa perderam um pouco da graça, mas ainda garanto que as pessoas se reunem para jogar... ou não?

    Agradeço o gostamento... valeu!

    ResponderExcluir
  13.  Hwa hwa hwa, eu até acho a sua teoria válida, mas no meu caso eu joguei muita coisa na época mesmo, mas no vídeo-game dos outros ou em fliperamas. Meu primeiro vídeo-game (SNES) foi com 18 anos, mas isto foi a 10 anos atrás :P

    ResponderExcluir
  14. Que lindo titia escorreu uma lagrima do meu olho esquerdo kkk

    A sua definição não é muito diferente da de todo gamer que se preze, mas uma coisa tenho que concordar, essa nova geração de gamers só querem saber de gráfico, gráfico e gráfico. esquecem que a essência do video game é a diversão e interação com os amigos.

     

    ResponderExcluir
  15. Faço suas as minhas palavras Titia...ou algo assim, vice versa, sei lá.

    Mas o Gaga disse tudo, sua ideia foi tão bem pensada que merecia mesmo virar um Meme, mas como não virou vou pentelhar minhas ideias por aqui mesmo, e você que me ature kkkk

    Jogar videogame pra mim é TERAPIA, é sério isso. As melhores terapias que já tive em vida foram RPGs de papel e Videogames. Eu simplesmente fico insuportavel quando passo 2 ou 3 dias sem conseguir jogar, e quando digo jogar quero dizer passar um minimo de 3 a 4 horas jogando um bom jogo.

    Diariamente jogo alguma coisa, geralmente emuladores ou mesmo jogos em Flash, mas normalmente com o tempo curto jogo cerca de 1 horinha por dia, isso pra mim não da nem pro começo, é algo feito apenas pra eu não enlouquecer enquanto aguardo pelas 4 horas que realmente vão me desestressar dos problemas da vida que todos temos.

    Cada época de minha vida é compartilhada com lembranças de games. A minha infancia eu aproveitei demais na boa época em que ficavamos aguardando horas em locadoras para que pudessemos jogar Super Nintendo. Teve tambem a época histórica de meu querido Bit System, tinhamos ate Clube formado por donos de aparelhos 8 bits Club Bit System Mania 2 (Coisa cafona né ? Mas na epoca era DEMAIS, e vou guardar pra sempre essa epoca incrivel)

    Videogame é uma arte que já superou a arte do cinema a muito tempo, videogame é herança que nós os chamados "Retro Players" ou "Gagas" vamos passar com muito orgulho a proxima geração, e por mais que tentem destruir a liberdade em estravazar o estresse dando "Fatalities" ou mesmo "pisando em tartarugas", jamais vão retirar de nós mesmos essa que é tida por mim como a maior arte já criada pelo homem.

    É isso, desculpe o mega comentário, mas a culpa a sua por não ter criado o Meme! Muahahaha

    Um abraço a todos !

    ResponderExcluir
  16. Excelente post, um dos melhores que vc já escreveu (depois do KOF 98, claro kkkk).
    Tem muito conteúdo no seu texto que merecia pelo menos um comentário mas como ultimamente estou tão ocupado que nem no meu blog consigo fazer nada vou me limitar a apenas 3 rsrs.
    Primeiro, assim como você, aprendi muito com o videogame. Como vc mesmo disse, melhorei e continuo melhorando meu inglês; melhorei meu raciocínio; minha criatividade; minha memória; minha imaginação etc. E isso me afeta de muitas formas pois acabo utilizando esses aprendizados em diversas situações da minha vida: no trabalho uso o raciocínio e a criatividade, na faculdade raciocínio e memória; na literatura, a imaginação. Ou seja é todo um mundo novo que enxergo graças ao videogame.
    Segundo, jogar videogame pra mim, tem vários significados: é minha melhor terapia; minha diversão; minha melhor forma de combate ao stress. Porém notei algo em todos esses anos de jogatina: a mudança na forma como me divirto com os games. No início, quando eu era criança, o aspecto que mais me fascinava era o encantamento produzido pelos jogos. Aquilo era mágica diante de meus olhos infantis! Uma sensação que eu nunca perdi e espero não perder pois aproxima o homem que sou hoje do menino que fui ontem. E isso também é algo mágico! Depois, a medida que fui crescendo, a diversão nos games pra mim, passou a ser mais intelectual. Passei a adorar os enigmas presentes em alguns jogos no estilo point and click; os puzzles que tive que resolver jogando Zelda: Ocarina of Time, Tomb Raider, Resident Evil, Silent Hill, Final Fantasy...e isso só pra citar alguns. O fato é que continuo aprendendo e me divertindo com os games. E sempre vou continuar.
    E pra encerrar, assino embaixo quando vc diz que o videogame não acaba com a vida social de ninguém. Trabalho, passeio e namoro como qualquer pessoa saudável. E como qualquer pessoa saudável jogo videogame sempre que posso e amo fazer isso.
    Enfim, me perdoe pelo comentário enorme, mas a culpa é sua, quem manda escrever um texto tão bom!rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Do esquerdo?? kkk

    Não sei porque tanta preocupação com os gráficos. Como se os gráficos atuais e suas milhares de tecnologias fossem bonitos e os antigos fossem feios. Eu mesmo, acho os gráficos atuais feios à primeira vista, é uma questão de costume. E algumas vezes continuo achando depois de um tempo.

    ResponderExcluir
  18. "Mas o Gaga disse tudo, sua ideia foi tão bem pensada que merecia mesmo virar um Meme, mas como não virou"

    Ai... agora estou me sentindo culpado.
    Droga! Não era pra queimar cartucho. 

    "vou pentelhar minhas ideias por aqui mesmo, e você que me ature kkkk"

    Sinta-se em casa.

    "Jogar videogame pra mim é TERAPIA, é sério isso." 

    Fato.
    Dificilmente alguma coisa distrai tanto quanto jogar videogame. Acho que é até por isso que não temos tempo para jogar, pois quando começamos nem percebemos as horas passarem, ou seja, exige muito tempo.

    "Eu simplesmente fico insuportavel quando passo 2 ou 3 dias sem conseguir jogar"

    Ah! Viciada!

    "é algo feito apenas pra eu não enlouquecer"

    Não consigo jogar por jogar assim, sou chato. Gosto de curtir tudo, jogar por horas, terminar o jogo e essas coisas.

    "Coisa cafona né ?"

    Achei um luxo!
    Fiquei com invenjinha... queria ter tido um clubinho assim. #todasinveja

    "jamais vão retirar de nós mesmos essa que é tida por mim como a maior arte já criada pelo homem."

    Arrasô!

    "É isso, desculpe o mega comentário, mas a culpa a sua por não ter criado o Meme!"

    Sinta-se em casa, adoro comentários grandes e foi mal aê a história do meme.

    Um abraço a todos !

    ResponderExcluir
  19. "Excelente post, um dos melhores que vc já escreveu (depois do KOF 98, claro kkkk)."

    KOF98 no GLStoque #todasama!

    "Tem muito conteúdo no seu texto que merecia pelo menos um comentário mas como ultimamente estou tão ocupado que nem no meu blog consigo fazer nada vou me limitar a apenas 3 rsrs."

    Três dá pra fazer.

    "Ou seja é todo um mundo novo que enxergo graças ao videogame."

    Não sei se consegui passar isso no texto, mas sinto que enxergo as coisas de forma diferente das pessoas que não tem contato com videogames. E com isso quero dizer, uma forma melhor, mais aberta e mais leve.

    "minha melhor forma de combate ao stress."

    Ainda prefiro sexo, mas enfim.

    "No início, quando eu era criança"

    A principal mudança que vejo é a exigência. Quando eu era cirança, jogava praticamente qualquer coisa (menos futebol, corrida de F1 e mais um monte), sem me preocupar. E muita coisa por falta de opção mesmo, ou por um censo crítico mais relaxado.

    Hoje em dia, escolho o que vou jogar com mais cautela. 
    Até porque, não tenho tanto tempo para isso.
    "E pra encerrar"

    Já vai?

    "assino embaixo quando vc diz que o videogame não acaba com a vida social de ninguém."

    É... até esportes eu pratico.

    "Trabalho, passeio e namoro como qualquer pessoa saudável."

    Do moral, mesmo, pra quem joga e trepa! 

    "Enfim, me perdoe pelo comentário enorme"

    Qual o problema com comentários enormes?

    Todo mundo se desculpa por eles... estranho.
    Normalmente, os caras não se desculpam por terem grandes coisas... é... sei lá.

    "mas a culpa é sua, quem manda escrever um texto tão bom!rsrs."

    Agora fiquei até emocionado... adoro ser culpado das boas emoções dos outros.

    ResponderExcluir
  20. Bom, já que vc não se incomoda com comentários grandes então lá vai...rsrs

    "Normalmente, os caras não se desculpam por terem grandes coisas... é... sei lá."
    Bom, nesse caso não é algo que eu tenha e sim algo que criei, então...Deve ser a dor na consciência por ocupar tanto espaço com um único comentário. Não quero parecer egoísta. Tem mais gente querendo falar.

    "Não sei se consegui passar isso no texto, mas sinto que enxergo as
    coisas de forma diferente das pessoas que não tem contato com
    videogames. E com isso quero dizer, uma forma melhor, mais aberta e mais
    leve."
    Conseguiu sim. Entendi e concordei perfeitamente com o que você quer dizer, por isso no meu comentário mencionei com mais destaque a memória, o racicíonio, a imaginação e a criatividade. Foram esses os fatores que o videogame mais me ajudou a desenvolver.

    "Ainda prefiro sexo, mas enfim."
    kkkkkkkkk, verdade! Mas aí é covardia, nem mencionei pq achei que era muito clichê...rsrs

    Também preciso escolher com mais cautela não só o que vou jogar mas também quando vou jogar. Com trabalho, estudo e namoro fica difícil encontrar muito tempo pro videogame. Então jogo o que mais amo em primeiro lugar e às vezes encontro tempo pros outros, normalmente nas férias (que época feliz!rsrs).

    Acho ótimo que tenha ficado emocionado, também adoro causar esse tipo de reação.

    Abração!

    ResponderExcluir
  21. "Não quero parecer egoísta. 
    Tem mais gente querendo falar."

    Não precisa fazer a humilde aqui não... Titia libera.

    "Também preciso escolher com mais cautela não só o que vou jogar mas também quando vou jogar."

    Quanto menos jogos você baixar, mais jogos você vai jogar. Tô com essa filosofia agora... um de cada vez... como a gente fazia com as locadoras.. menos tempo escolhendo e mais tempo jogando.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...