quinta-feira, 17 de março de 2011

Beyond Oasis (Mega Drive)

Chegando ao meio do mês de Março percebo que o ano novo está quase começando, com isso aproveitarei esse restinho de fim para resolver algumas pendências. Não... não começarei a fazer boas introduções, pode esquecer. Na verdade, falarei sobre um jogo fantástico que comprei em um acesso de loucura no Mercado Livre por mais de R$ 80,00. Tudo isso por causa do barulho!

Adoro verbos bem conjugados!


O jogo começa de forma excepcional. Uma belíssima sequência de imagens animadas conta a história que dá origem a toda a trama. Apenas com interpretação visual posso concluir que a guerra começa pelas jóias. Isso inclui todos aqueles clichês básicos de disputas: Loiras x Morenas, Roubo de Jóias e Inveja alheia. Em resumo, duas bibas (a blond and a brown sister) estão brigando pela posse da outra unidade do par de braceletes mágicos que está com sua respectiva rival. Sendo assim, temos uma desculpa mais que suficiente para desenvolver uma aventura excitante.


Como podemos ver, Beyond Oasis é uma aula de produção gráfica desde a primeira imagem. Os sprites dos personagens são enormes, coloridos e bem animados. Os cenários são variados e contam com planos de fundo muito bonitos. O charme desses gráficos está no uso das cores, no melhor estilo Mega Drive. Quero dizer que Beyond Oasis tem cara de game de Mega, parece que nunca poderíamos jogar nada parecido em outro console. É como esfregar a exclusividade na cara da concorrência.

Mesmo com tudo isso, as animações não são perfeitas. Algumas vezes, a sincronia entre a colisão, a animação e o som não é perfeita. Para compensar, Ali é um exímio dançarino, com passos de dar inveja a qualquer Beyondcé! (Péssimo trocadilho). Aliás, essa é a parte mais divertida do show. Aline conhece tantos passos que é difícil lembrar. Há golpe parado, correndo, pulando, pulando e correndo, pulando parado, abaixado, com espadinha, com espadona, com arco e por aí vai... Não acaba nunca... Com direito a saltos mortais e piruetas arrasadoras! É a Daiane Loira!


Falando em som, esse foi o grande motivo pelo qual comprei o cartucho original de Beyond Oasis... pena que isso não é uma coisa boa. Calma! Eu esplico. Quando joguei no emulador, tive a impressão de que o som estava estragado, estourando e com soando esquisito. Pensei que era o aplicativo e testei vários outros. Então, cheguei a conclusão de que o game era muito bom e ainda não estava perfeitamente emulado. Resultado: comprei o cartucho no Mercado Livre e confirmei que o som estranho era original.

Não que o som seja péssimo, mas está longe da importância que lhe foi dada, haja vista que o nome do compositor estampa a tela de abertura do game. Não sei o que esse pessoal tinha na cabeça, as músicas e efeitos sonoros são esquisitos, ao contrário dos gráficos, não parecem feitos para o Mega Drive. As batidas são muito gongadas e as vezes ouvi coisas que não deveriam estar ali. Esse é o único motivo pelo qual esse não é um jogo perfeito. Que DJ é essa? Coitada!


Agora que já gongamos o som... Fazendo a Sônia Abrão... Vamos falar de coisa boa? A dificuldade é perfeita, unindo momentos em que é preciso pensar e momentos em que a habilidade com a espada fala mais alto. Um equilíbrio admirável. O desafio é calibrado na medida certa, nem muito fácil e nem muito difícil. Completando, existem 4 tipos de pedras preciosas espalhadas pelo mundo, que aumentam a força dos espíritos e podem ser coletadas ao longo da partida. Para quem gosta de fazer 100%, essa é a chance.

Espíritos?
Putz!

Não falei disso ainda?

Não sei quando isso vai acabar... é muita informação. É... vamos lá.

Ao longo de sua jornada, Ali contará com a ajuda de quatro espíritos ativados pelo bracelete mágico. Cada um corresponde a um elemento: Fogo, Água, Planta e Sombra (ou se preferir: Gostosão, Mariah Carey, Bobão e Emo).


Assim como nossa loirinha, cada um dos 4 espíritos tem passos especiais nessa apresentação. São basicamente três movimentos para cada: Uma ataque individual, um ataque em tela cheia e uma habilidade específica. Essas habilidades influência em seu progresso, pois serão utilizadas para completar vários puzzles. Coisa básica, derreter o gelo com o bicho do fogo, jogar shine o com a Mariah, chorar com o emo... enfim, o de sempre.

Apesar de não termos direito a nada, como a estrada é longa, nos deram a oportunidade de salvar nosso progresso em uma clássica bateria embutida no cartucho... coisa fina! E até a tela de salvamento é chamosa, pois a medida que se progride, o slot do respectivo save é preenchido com imagens de suas conquistas... coisa de primeiríssima qualidade!

Acho que estou esquecendo algum detalhe... pode ser pequeno, mas sei que é importante... o que é, hein? ... ah tá! Já falamos sobre o gameplay? É... tô boa não.


Beyond Oasis é um action-rpg nos moldes de Legend of Zelda. Sua barra de energia funciona como a do Megaman. Durante a jogatina, você adquire armas e itens. Algumas armas são infinitas, outras não. Os itens tem funções básicas como encher a energia, encher a magia ou encher o saco. E você pode conversar com as pessoas enquanto explora o mundo. Não há muitas surpresas... é um conjunto do que há de bom por aí, disponível ao mesmo tempo.


Os itens ficam guardados em uma bolsa básica que pode ser acessada a qualquer hora, assim como o salvamento também pode ser feito a qualquer momento. Só que este não retorna como um save state, mas conserva os itens e nível. O segundo é chamado de rank e sobe através de um contador de assassinatos, quanto mais você mata, mais rankiudo você é. Sério. No mais, temos uma tela básica com status básicos. Basicamente, o básico é isso.

Já que falei muita bobagem até aqui e você deve estar entediado, explicarei os detalhes mais sérios antes de terminar. Provando que a Titia não tem direito a nada, dá uma olhada na tela de abertura da versão européia desse negócio. É até covardia com a versão americana, um banho de beleza.


Aff... adivinha agora, qual foi a versão que eu comprei? Para acabar, minha amiga Ali-ni é a cara da rainha dos baixinhos! Isso aí, tem como não amar? Não sei explicar esse meu Amor Estranho Amor pela eterna Monange Girl... Xuxa! Me liga!



Aham Cláudia, Senta Lá!

Beyond Oasis

Produtora: Ancient
Gênero: Ação/RPG
Ano: 1994
Console: Mega Drive


NOTA: A
Um dos melhores jogos do Mega Drive, pela crítica, pelo censo comum e jogados por mim até hoje. Exemplo perfeito de como usar uma calça saruel e não ficar Toda Cagada!

17 comentários:

  1. Ah, titia arrasando como sempre!

    Nossa, Beyond Oasis é otimo mas nunca consegui joga-lo quando tive Megadrive! Só no emulador -_-"

    Excelente post e seja bem vinda, faz tempinho que não a vejo na blogsfera! ;)

    ResponderExcluir
  2. @Cyber Woo
    Arrasando no Elogiamento!
    ...
    Eu só consegui jogar no Mega Drive e não teve muita diferença... as vezes cismamos com as coisas, né? Engraçado, não?
    ...
    Estou com dificuldades de acompanhar o passar dos dias por aqui, ainda mais com tantos compromissos, coletivas de imprensa, sessões de fotos, participações especiais e tudo isso de quem é famoso, sabe?
    ...
    De qualquer forma, também seja Bem Vindo de volta. Você também andava bem sumido.

    ResponderExcluir
  3. Cara, o tal DJ é ninguém menos que o ilustre Yuzo Koshiro, provavelmente o músico de games mais badalado de todos os tempos (Streets of Rage, Ys e outros). Já estou prevendo a polêmica nos comentários, rs...

    Eu só joguei rapidamente, então não posso avaliar, mas o jogo parece bem legal. Lembro que na época eu achei bonito, mas não me interessei porque eu era um chato de galochas, só queria jogar RPG que tivesse toneladas de texto para ler, e o BO (Beyond Oasis, e não Boletim de Ocorrência) me pareceu mais ação. Ê frescura, hoje eu penso que perdi um jogão. Qualquer dia eu encaro.

    Ah, já que você curte tanto BO, sabia que tem uma continuação pro Saturn, né?

    ResponderExcluir
  4. @Orakio "O Gagá" Rob
    Estou acostumado a desviar de pedras voadoras, mas que o trabalho em Beyond Oasis não é memorável, não dá para descordar. Quem sabe as músicas e arranjos eram espetaculares e não foram bem adaptados para os chips do Mega Drive?
    ...
    Antes de jogar, já tinha visto o jogo, mas nunca passei da tela de abertura que eu achava muito feia. Só depois de ler sobre o jogo é que fui me interessar.
    ...
    Sabe que eu sei e já estou jogando uma versão gravada e traduzida para português no meu Saturn Skeleton Delciious! Arrasando no Legend Oasis!

    ResponderExcluir
  5. Beyond Oasis é show de bola, mas sua continuação Legend of Oasis pro Saturn superou tudo que existem em termos de Action RPGs! Considero este melhor que qualquer Zelda, inclusive.

    Estou devendo um Retronado de ambas as versões, quem sabe eu não o faça em breve...

    Bela análise, chorei de rir com a Dayane Loira auehauehaeuahuahaue!

    ResponderExcluir
  6. @Cosmão
    Não sei porque ainda não terminei o LO, mas acho que a versão do Mega Drive até agora espremeu melhor o console... foi mais perto do limite. Quem sabe mudo de idéia?
    ...
    Só faltou colocar brasileirinho como trilha!

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise. Eu tinha lido sobre Beyond Oasis numa matéria da antiga EGM Brasil, sobre Streets of Rage, que tinha uma parte falando de Yuzo Koshiro e falava um pouco sobre Beyond Oasis. Sonoramente não lembro porque deve ter mais de um ano que não jogo, mas graficamente é muito competente e jogativamente é bom.

    Aliás, to devendo em análise de rpg's, porque até agora não foram muitos. (acho que 5 ou 6 em quase 1 ano que to blogando) E porque diabos falei isso aqui?


    Enfim, finalizando, esqueci de passar aqui quando vc pediu pros parceiros entrarem em contato e (e eu preciso mudar o link do meu blog pra cá) enfim, to cá! Meu blog é o http://blogdokyo.wordpress.com

    Ah, e também falo como redator do http://gamersinvaders.com (do seu xará, o Gabriel "Fast" Ferreira)

    ResponderExcluir
  8. @Kyo
    Essa parte do som é que me deixou encucado, já que o compositor é o famoso e tem o nome na tela de abertura, mas a qualidade sonora não é tão boa, não sei se são os chips do Mega Drive que não suportaram as músicas. Ou se realmente as músicas não foram tão inspiradas... eu falei isso antes?
    ...
    Não sei... acho que é porque o GLStoque é um lugar para as pessoas se abrirem.
    ...
    Beleza, está tudo adicionado. Inclusive o super xará aê... que isso? até o sobrenome.

    ResponderExcluir
  9. Credo, 80 dilmas num cartucho! 0_0
    Tô abismado.

    ResponderExcluir
  10. @Cleber
    É um clássico!
    A Retroatividade está em alta.

    ResponderExcluir
  11. Recentemente eu estava trabalhando nesse game (Adoro esse Game!), estava estudando algumas coisas dele inclusive alguns códigos de Pro Action Replay (Que eu estou treinando sobre isso).

    ResponderExcluir
  12. @Yoz
    É um pérola! E quase ninguém fala dele... um pecado. A propósito, o que é Pro Action Replay?

    ResponderExcluir
  13. Pode-se dizer que é o parente mais evoluido do Game Genie.
    :-)

    ResponderExcluir
  14. Outra coisa!
    http://gazetadealgol.com.br/blog/?p=1134
    Escreve um comentário bem legal lá.
    Hey! Você nunca pensou em escrever um especial sobre Sprite Sheet aqui no seu site? Você poderia falar sobre a parte artística empregada nisso.
    Bom, fica a idéia...
    Até mais e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  15. @J.F. Souza
    Não entendo nada do assunto, mas comentei lá e achei muito interessante. Se souber de algum modo de linkar isso ao blog, preparo alguma coisa, ok?

    ResponderExcluir
  16. Vou pensar em algo e se surgir alguma idéia, com certeza eu te digo.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...