segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Carão para a Ilusão!

Faz muito tempo que não faço carão para alguma coisa que me irrita. De uma hora para outra fiquei manso e nunca mais me manifestei agressivamente. Se não me engano, no ano de 2010 essa seção passou em branco. Gente! Não consigo entender porque minhas introduções estão tão ruins... será que é um estilo? Um fardo? Uma maldição... nunca saberei.
Influenciado por um post do meu irmão no Retroplayers decidi me manifestar contra as empresas responsáveis por nossos video games que insistem em nos iludir com alguns recurso dos games. Além disso, terminei o último carão dizendo 'Cansei de Ilusões'... acho que foi um sinal.


Falso Multplayer

Quantas vezes vocês já pensou em jogar aquele jogo que tem dois personagens, com dois jogadores? Quantas vezes você já quis dividir os controles com seu amigo, primo, irmão, namorado e não pode? Muitas, não foi?

Bons jogos multplayer são peças raras. Dificilmente um clássico é jogado por mais de uma pessoa. E nesse ponto, uma empresa se destaca: a Nintendo!

Pense comigo, quantos clássicos a Nintendo produziu ao longo dos anos? Muitos. E quantos desses clássicos são efetivamente multplayer? Acho que só o primeiro Mario Kart para Super Nintendo.

Depois de jogar Super Mario Bros X não consigo aceitar que se passaram tantos anos sem que a Nintendo lançasse um jogo efetivamente multplayer como New Super Mario Bros Wii. E não adianta dizer que estou exagerando, são fatos.

Donkey Kong, dois personagens e jogatina alternada. Super Mario Bros 3, tido como perfeito na mesma situação. Zelda e Metroid passam longe disso. Não sei o que acontece, Sonic 2 era multplayer simultâneo, mesmo com suas limitações. Por quê?

O Nintendo 64 tinha como principal atrativo a possibilidade de jogar com quatro pessoas, mas não teve nenhum jogo lançado com esse recurso. O único jeito de aproveitar com mais de duas pessoas é jogando versus. Como assim? Só versus. Star Fox, 4 naves, 4 controles e só versus. Pra mim não dá.

O Nintendo DS carrega o mesmo problema. O portátil traz uma conexão muito melhor que seu antecessor, mas não oferece opções interessante para ser usada. Não consigo encontrar bons jogos para dividir.

E não venham me dizer que o hardware não suporta. Contra e Gunstar Heroes estão aí para provar que é possível.

Nintendon't Multplayers

Pronto Falei!

Falso Acessório

Quantos acessórios existem para videogame? E quantos deles você possui? Pior, quantos jogos você conhece que aproveitam esses acessórios? Viu? É tudo ilusão.

Creio que muitos de vocês, assim como eu, já babaram em um MultTap para até 8 jogadores. O problema é que se tivéssemos acesso a essas coisas ficaríamos frustrados com a quantidade de jogos disponíveis. Pois o número é mínimo ou quase nulo.

O máximo que já vi, são opções porcas e mal feitas de versus. Nada além disso.

Eu tenho um Sega CD e mesmo assim acho que não valeria a pena adquirir um na época de lançamento. São poucos jogos bons disponíveis. Já o 32x não merece nem um parágrafo.

E não pense que é só a Sega que vacila nessa história. Além do Sega CD e 32x temos o Mouse e a Super Scope do Snes e o Rumble Pak com pilhas. Resumindo: nenhuma empresa sabe fazer acessórios... nenhuma.

A que ponto chegamos? O controle de 6 botões do Mega Drive é o melhor e mais bem aproveitado acessório da história. E nem é essa coca-cola toda.

Falso Power Up

Voltamos a falar do game tido como perfeito e melhor game de nes de todos os tempos ever... Super Mario Bros. 3!

O que acontece com Super Mario Bros. 3 é um superestimação de suas qualidades. Longe de mim, dizer que esse é um jogo ruim. O terceiro Mario é um dos melhores jogos de Nes e um dos melhores jogos da série. Mas não é perfeito.

Quando alguém fala sobre os Power Ups de Mario 3 quem ouve imagina um jogo em que cada fase exigirá uma roupa diferente e que é possível termina todo o game com qualquer super poder, não é?

Só que acontece exatamente o contrário. Os Power Ups são difíceis de serem encontrados, fáceis de serem perdidos e muitas das vezes inúteis. Com isso, acabamos por jogar quase 100% do game com a peninha.

Procurem pensar de forma crítica. Não é porque você ouve dizer pelos quatro cantos que uma coisa é perfeita que ela vai ser. Ou que você não pode achar o contrário.

Power Ups sem inspiração ou sem exploração não são exclusividades de Mario 3. Muito jogos tem armas inúteis e itens descatáveis, principalmente os RPGs. E isso me revolta.

Superestimar PowerUps é subestimar a inteligência do jogador.

Falso Personagem

Qual o melhor game de luta de todos?

The King of Fighters, claro!

Para quem seguiu a maré e respondeu Street Fighter, colocarei esse marco na história com pivô dessa discussão. O ponto que quero destacar é o excesso de personagens ruins existentes nos jogos e SFII respresenta isso muito bem.

Não adianta dizer que o jogo tem 16 personagens se todo mundo só joga com 2, no máximo 3 deles. E os que se aventurarem a utilizar outros além das estrelas, estarão claramente em desvantagem, logo no início da partida.

O equilíbrio é a chave do negócio. Se você só consegue produzir três personagens completos, lance o jogo com três personagens completos. Não faça buracos. Não coloque um personagem muito melhor que todos. Não coloque personagens muito ruins. E o mais importante para evitar a discriminação...

...não coloque um personagem que voa no mesmo nível de outros que não podem voar... sério.

Falso Console

A alguns dias atrás conheci um blog muito interessante que resenhava filmes. Passeando por seus posts encontrei uma análise sobre o Zeebo que me fez pensar sobre todos consoles lançados até hoje.

Todo retrogamer conhece os fracassos da indústria de cor e salteado: Virtual Boy, Gizmodo, 32x e por aí vai.

Esses mesmos jogadores aceitam situações embaraçosas e defeitos de outros consoles, desde que estes tenham feito sucesso ou lhes agradado de alguma forma. E isso é ilusão.

Fora os medianos como Sega CD, 3DO, Amiga e todas as raridades. A maioria dos consoles tem características defeituosas e revoltantes que a maioria do jogadores ignora.

O Nintendo 64 é o primeiro. Para puxar o saco da Big N todo mundo esquece que não existe nenhum jogo plenamente multplayer conhecido de N64. Seu Rumble Pack precisa de pilhas. E a maioria dos jogos são infantis demais.

O Playstation não possui bons jogos em 2D e tem um leitor de CDs de 5ª categoria. O Game Cube sofre do mesmo problema dos multplayers e não tem leitor de DVD. O Nintendo DS não tem jogos para utilizar a conexão Wi-Fi. O Mega Drive exibia medíocres 64 cores na tela e o Master System mostrava menos sprites simultâneo que um minigame.

E o Zeebo que nos faz pensar que somos almaldiçoados e temos que conviver com tecnologia ultrapassada para sermos merecedores de produtos de ponta? É revoltante.

Não estou defendendo ou atacando os consoles. Quero dizer que as criadores de consoles não devem subestimar nosso senso crítico nos iludindo quanto as qualidades dos consoles.

É aquele velho ditado:

Pra que um pau grande se não sabe usar?

Falso Game

E quando você compra um jogo pela capa ou pelo que ouviu dizer sobre ele e descobre que não era nada do que você estava pensando?

Battletoads é o símbolo máximo dessa situação embaraçosa. Um jogo frustrante até no estilo. Quem não conhece esse título encherá a boca para dizer que é um excelente Beat'Up. Ledo engano.

Battletoads só parece um Beat'Up, mas dar porrada é o que menos acontece. Isso me incomoda muito e não é exclusividade do jogo dos sapos.

Final Fantasy 8 também grita aos quatro ventos que é um jogo de rpg, quando na verdade não passa de um FMV adolescente. Jogos como Resident Evil 5 acham que são grandes games de ação, mas sua jogabilidade os tornam clássicos FMV.

Podem procurar, existem muito games que nos iludem dessa forma. Parecem bons, parecem aventura, parecem rpgs, mas na verdade não são nada disso.

Isso é caso de Procon!

...

Enfim, estou cansada de ser enganada.
Não aguento mais produtora gongada.
Tô toda cagada.
Uóh!

PS: Some toda essa revolta a uma conexão de internet falso 3G que não consegue abrir uma foto e descubra o nível de estresse descarregado nesse post.

SemBr

33 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA... HAHAHAHAHAHAHA...

    Chorei de rir... Acho que incomodei o vizinho de tanto rir... HAHAHAHAHAHAHA... A cada FALSO lido, eu ria... HAHAHAHAHAHAHA... A Sony vai aproveitar a onda e deve vir mandar fechar o seu blog... HAHAHAHAHAHAHA... Não tô conseguindo parar de rir, não sei como não li essa parada antes...

    Até parece que você teve acesso ao meu post antes dele ser censurado... Mas foi muito mais além... Faltou só CAVEIRA vir aqui dar o aval dele... HAHAHAHAHAHAHA...

    Nossa ficou show... [Modo GLSTOQUE ON] Arrasô na indignabilidade... [Modo GLSTOQUE OFF]

    HAHAHAHAHAHAHA... Eu vou passar mal...

    Acho que no fundo no fundo o povo não liga muito para esses detalhes citados... Lança um videogame, lança um jogo de Futebol qualquer e tá valendo... HAHAHAHAHAHAHA... Blanka, Dhalsim, Honda... HAHAHAHAHAHAHA... Eu não consigo lembrar de ninguém que jogava com isso e se dava bem... Já King of Fighters eu lembro muito bem cada Zé que surrava a gente com um personagem diferente... Tem o cara da King, o outro da Chizuru, até Joe Higashi tinha... Minha indignação não tinha ido tão longe...

    Agora, Rumble Pak com PILHA... É o ZAP da jogada, não tem como nem refletir sobre isso... E isso não é comentário hoje quando estamos adultos não... A gente questionou isso quando saiu, quando ainda eramos crianças... Videogame ligado na tomada... Acessórios ligado no videogame ligado na tomada... Precisa de PILHA?!? A única lógica que chegamos é que a Nintendo tinha uma fábrica de pilha ou tava devendo para elas... É chamar a gente de burro...

    ResponderExcluir
  2. Mario 3 ñ tem peninha, peninha é do Mario World

    ResponderExcluir
  3. Concordo com praticamente tudo, menos com a parte do Street Fighter, mesmo porque eu jogo com todos os personagens e não só com o Ryu e o Ken.

    Esse lance de equilíbrio é muito relativo. Todo jogo de luta vai ter os personagens epelões e aqueles que são muito difíceis de serem usados, mas na verdade é tudo questão de treino.

    ResponderExcluir
  4. Tb concordo com td

    A gnt e tao alienado q acaba n percebend as
    coisas essas empresas nos divertem mto mas tb fazem a gnt d bobo ne

    Pelo menos aq a acha um desabafo sincero ta d parabens

    ResponderExcluir
  5. Esqueceu d falar do processador lento do Super Nes.

    @Oraculo: É verdade q td jogo d luta vai ter apeloes, mas no caso d Street Fighter a grande maioria e ruim mesmo, so d personagem ter golpe d segurar 2 segs ele ja ta em desvantagem total.

    ResponderExcluir
  6. @Solo Player
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
    Tô imaginando o acesso!
    ...
    Fechar? Não... já paguei a anuidade.
    Droga!
    ...
    Futebol e Tiro... é disso que o povo precisa.
    ...
    Zangief, Guile e toda uma multidão de personagens ridículos... um monte de enchedores de linguiça. KOF Arrasa!

    PS: Cachorro quente sem emoção filho da puta!
    ...
    É... desde pequenos os filhas da puta já nos enganavam. Será que eles nunca fazem pesquisa de opinião? Qualquer um podia dizer que estava errado.

    @Fernando
    Eu gosto de dizer peninha, mas já que insiste: Folhinha que transforma em Rapozinha.

    Arrasô no Defendimento de Mario 3!
    Melhor comentário ever.
    Seja Bem-Vindo!

    @Oráculo
    Concordo com praticamente tudo, menos com a parte do Street Fighter. Eu mesmo jogo com a Chun-li e muito bem. E ainda assim acho que não é um personagem completo.

    Equilíbrio não é relativo. Eu realmente sei que em KOF dá para aprender a jogar com quase todos os personagens e ser bom com eles. Depende muito do jogador, mas em SF2 não é assim. Os bicho são ruins mesmo. Experiência própria.

    @Julio Cesar
    Falou e disse. E isso não pode acontecer em nossas vidas. Esse pessoal acha que pode lançar o que quiser que todo mundo vai engolir. Não dá.
    ...
    Seja Bem-Vindo também. Valeu!

    @renatogh
    Juro que pensei em falar do processamento lento do Super Nintendo quando falei das cores que o Mega Drive não exibia, mas a Nintendo soube contornar como ninguém essa falha; coisa que a SEGA não fez tão bem com seus chipes especiais e grandes rpgs. Por isso, achei que não cabia ao post.
    ...
    Arrasô!

    Street Fighter tem o maior número de personagens desnecessário da história. Um recorde.
    ...
    Valeu pela dica e também Seja Bem-Vindo!

    ResponderExcluir
  7. Eu não vou dizer minhas opiniões, basta saber que eu simplesmente discordo de tudo. ^^

    ResponderExcluir
  8. @Sabat... Não fique triste por discordar, lembre-se: Estamos em um país livre...

    ResponderExcluir
  9. @Sabat
    Tudo bem, eu te ajudo a expressar suas opiniões. Considerarei que você leu todo o texto. Se estiver errado me corrija.

    Você acha legal ter um console com quatro controles e nenhum joga para jogar.

    Você acha legal ter um acessório ligado na tomada que precisa de pilhas para funcionar.

    Você acha legal comprar acessórios caríssimos e não ter o que jogar com eles.

    Você acha legal consoles de tecnologia e preços duvidosos.

    Você acha legal ter milhares de PowerUps, Armas e Itens em um jogo; e só jogar com uma.

    Você acha legal ter um jogo de luta com 20 personagens e só conseguir jogar plenamente com uns 4.

    Você acha legal comprar um jogo como Beat'Up e receber um de Aventura.

    Você acha legal ter conexão Wi-Fi e nenhum jogo para usá-la.

    Acho que essa lista representa bem o que significa "SIMPLESMENTE DISCORDO DE TUDO". Estou certo? Ou você também discorda de tudo isso?

    Vamos lá, Sabat expresse-se.
    Sua opinião é importante.
    Fala aê!

    ResponderExcluir
  10. hueahuaehuaehua ri bastante e digo que eu jogo BEM com qualquer personagem do SF2.... do SNES... xD
    No SF4, eu só consigo ganhar do Ken ou do Akuma (jogando online) COM O ZANGIEF! oO' estranho não? hahahaha

    quanto ao psx não ter jogos 2D bons? bom, todos os Mega Man da série X são bons... uns piores que outros, mas bons!

    Conversões de Metal Slug?
    Jogos de nave??? (tem vários!)

    Agora, o que vc falou de jogos "multiplayer" que não seja beat'n up e cooperativo... só consigo ver os de PC, e todos FPS... para a época... agora tem outros joguinhos :)

    De mega, tem o Toe Jam & Earl que é muito bom e é cooperativo for real!

    no snes eu tenho o top gear 2.... :)

    ResponderExcluir
  11. Eu lembro de ter comprado uma vez um acessório que melhorava a qualidade do N64, o unico jogo que tinha e era suportado, ficava péssimo. Mas em contrapartida, o modo multiplayer nos jogos 007, StarFox e Mario Kart era ótimo, inclusive as vezes marco de vez em quando jogatinas com uns amigos para jogar 007!

    ResponderExcluir
  12. @Edwazah
    Isso não torna os personagens bons.
    As desvantagens e os defeitos são claros.
    Sem falar nos golpes pouco inspirados e úteis.
    ...
    Quanto ao Playstation a questão é que os jogos em 2D tem defeitos. Todas as conversões de jogos de Arcade são sofríveis. Não sei porque.
    ...
    Tom Jam & Earl? Bom? É tudo Ilusão!

    Confere aí: http://www.glstoque.com.br/2010/03/toejam-earl-mega-drive.html


    @Pixelizado
    Será que era aquel tal de 64DD?
    Ou simplesmente o cartão expansor de memória?
    ...
    De qualquer forma o multplayer oferecido é apenas versus, ou seja, não é plenamente multplayer.

    São pouquíssimos jogos bons feitos para jogar de dois por toda a partida. Por algum motivo ele não conseguem fazer.

    Ou é um modo cortado ou é battle. No N64 nunca é cooperativo com 4... nunca!

    ResponderExcluir
  13. A discussão é a mesma, os argumentos são os mesmos, os jogos citados são SEMPRE os mesmos...

    O fato é que eu quero jogar um jogo no N64 com os quatro jogadores e não tem NENHUM que não seja os quatro jogadores duelando entre si...

    "o modo multiplayer nos jogos 007, StarFox e Mario Kart era ótimo"

    Modo Multiplayer?!?

    007 dá para sair cada jogador controlando um personagem e ir cumprindo as missões? A única é opção é um atirar um no outro em cenários fechados...

    Star Fox dá para ir na missão cada jogador controlando uma nave? A única opção de novo, é um atirar um no outro em um cenário fechado... Basicamente a ideia dos jogos é a mesma, só muda o personagem, ao invés de gente controla-se nave...

    Mario Kart 64 dá para jogar um campeonato com quatro jogadores? No máximo com dois... Os quatro terão que correr contra eles mesmos...

    Estou dizendo que não é divertido? NÃO... Estou dizendo que é LIMITADO... Demais...

    Para você investir em um CONSOLE caro, um CARTUCHO caro, em QUATRO controles caros e poder jogar apenas um contra o outro...

    Eu disse "fato" lá em cima... Não... O fato mesmo é que eu COMPREI DOIS Nintendos DS com conexão WIFI (eles vem com isso, nem é acessório, grande coisa) e não consigo achar um jogo legal para usar, aqueles do Bob Esponja com os Nicktoons são os melhorzinhos, de resto só tem versus e mini-game, mesmo quando a ideia do jogo permitiria claramente a opção de Multiplayer, só habilita versus... Isso é enganação...

    Meu TURBO GAME de 1989 dá mais suporte a Multiplayer que meu Nintendo DS de 2007 é ridículo e ainda enchem a boca para falar CONEXÃO WIFI...

    ResponderExcluir
  14. @Solo Player
    Fazendo a Linha Sabat ao contrário:
    SIMPLESMENTE CONCORDO COM TUDO

    ResponderExcluir
  15. "Todo retrogamer conhece os fracassos da indústria de cor e salteado: Virtual Boy, Gizmodo, 32x e por aí vai. "

    E todo retrogamer conhece os sucessos da indústria de cor e salteado: Dingoo e Nintendo DS.

    Curiosamente eu tenho os dois... XD

    ResponderExcluir
  16. Você acha legal ter um console com quatro controles e nenhum joga para jogar.

    R: Mario Party 1, 2, 3, 4, Cruisn USA, Cruisn World, ISSPro Evolution 64, Mario Kart, Beetle Adv Race, Top Gear Rally & Overdrive, Ridge Racer 64, Smash Bros, Diddy Kong Racing, F-Zero X... Joguei todos com 4 controles com os amigos e achei o máximo, como em nenhum outro console com 4 controles (nem o Wii). Agora se vc não jogou, não posso fazer nada, só contestar as informações equivocadas ^^

    E é sério, eu não vou responder, pq ao meu modo de ver, vc forçou no sensacionalismo e na polêmica infundada, e vai deixar de ser meu amigo se eu responder o resto kkkk

    ResponderExcluir
  17. O N64 foi o precursor do multiplayer de quatro (ui) como Mario Kart 64, Mario Party e o 007. No caso do Golden Eye o hardware ainda introduziu (ui de novo) o gênero FPS com multiplayer para os consoles. Foi apenas o começo, não dava prá exigir muito na época, mas já era divertido.
    Defendendo um pouco mais a Nintendo, o Wii tem pencas de games com multiplayer local, inclusive seus principais games de plataforma que têm sido lançados em estilo retrô.

    Mas, prá ser sincero, o foco da jogatina local têm perdido espaço para o online. Antigamente o pessoal se reunia em casa para brincar, hoje em dia com a correria desenfreada do cotidiano, o divertimento eletrônico tem se resumido ao single player ou à encontros virtuais, infelizmente. Essa mudança de paradigmas não é culpa das empresas e sim de como a sociedade e o perfil dos gamers evoluiu (ou regrediu, dependendo do ponto de vista).

    Super Mario Bros 3 prá mim é um dos melhores que experimentei até hoje. Havia boa dificuldade, itens escondidos e era necessário sim usar power ups em momentos estratégicos, esta história de terminar com a peninha ai não cola. Como passar da fase do gelo em a flor de fogo? Como vencer inimigos sem lançar cascos de tartarugas? Vai me dizer que as fases da água não ficam mais fáceis com o sapo?

    Sobre o Street Fighter 2, também discordo. Apesar do Ryu e do Ken apresentarem-se com os mais fortes, a Chun-li, Guile e até mesmo o E.Honda não podem ser considerados tão fracos. Sem contar com as versões posteriores que permitiam a escolha dos chefes. Falar mal de SF2 é um pouco de heresia não é titia?

    Enfim, acho que você forçou a amizade em alguns pontos, para fazer uma polêmica, como bem disse o Sabat, mas valeu mesmo assim pelo post bem humorado.

    ResponderExcluir
  18. Isso é igual ou pior que o Battletoads é zeravel... É tudo lindo...

    De toda forma, Gabriel, cuidado... A Nintendo pode vir aqui...

    http://www.kotaku.com.br/conteudo/hacker-espanhol-chantageia-nintendo-e-ganha-um-tempo-pra-descansar-na-cadeia/

    ResponderExcluir
  19. @Zolini
    Arrasô no Compramento!
    Fiquei sabendo no SêniorCast que você conseguiu um DS.
    Agora fiquei para trás... preciso de um Dingoo.

    @Sabat
    Equivocadas?
    Como eu disse e repito, todos esse jogos citados são jogados em modo VERSUS. VERSUS, UM CONTRA O OUTRO, MODO BATTLE. Com exceção de F-Zero X que fiquei sabendo dá para jogar com 4 em modo história (mesmo assim não confirmei), os outros não são plenamente multplayers.

    Se você se contenta com pouco, acha tudo uma maravilha e não tem senso crítico, fica difícil. Está parecendo igreja onde não podemos contestar nada e temos que aceitar a vontade divina. Não precisamos idolatrar as empresas porque fizeram coisas boas e aceitar as coisas ruins. Isso é se acomodar.
    ...
    Infundada?

    "Agora se vc não jogou, não posso fazer nada"

    Isso que é fundamento.

    @Sandro Tandrilion
    "Wii tem pencas de games com multiplayer local"
    Quais? Para mais de 2 jogadores? Que não tenham só modo versus?
    ...
    Essa coisa de on-line ter acabado com tudo é bobagem. As empresas nunca foram boas em fazer multplayers, raras exceções.
    ...
    "era necessário sim usar power ups em momentos estratégicos"
    Claro que era, mas o jogador nunca tinha um disponível. O sapo e o martelo eram raríssimos, não serviam pra quase nada. Alguém já terminou Mario 3 usando o TAnooki ou o Sapo? Não. Não dá nem pra usar o sapo em todas as fases do terceiro mundo.
    ...
    Heresia? A Nintendo agora é divina? A Capcom é divina? Pára!
    Não é ser fraco ou forte, são desvantagens colocadas de propósito. Chefes? São tão ruins quanto os outros.


    Vocês é que estão forçando com essa babação de ovo.

    Agora Blanka, Honda, GUile, RUmblePak, Multplayer exclusivamente versus, PowerUps não aproveitados, Add-On medíocres se tornaram IDÉIAS BRILHANTES!!!!

    Pessoal, saiam um pouco da zona de conforto e pensem de modo crítico. As empresas não são perfeitas e isso é normal. Não é porque ela fez algo legal que isso não tem defeitos. E não é porque crítico que não gosto das coisas boas.

    Daqui a pouco aparece um dizendo que comprou um Virtual Boy e descobriu que todo mundo foi injusto com a Nintendo.

    ResponderExcluir
  20. @Solo Player
    E sou eu que forço a barra.
    Deve ser, mesmo.

    Aposto que metade desses caras zerou Battletoads.

    ResponderExcluir
  21. @GLStoque
    Completando a sua última frase: "...sem cheat."

    ResponderExcluir
  22. @glstoque
    Calma Gabriel, caaaaaaaaaalma XD lembre-se que vc tem uma visão diferente de multiplayer: versus é muito mais multiplayer que cooperativo, o videogame nasceu de um versus, cresceu em um versus, teve uma geração inteira baseada em pong que era um ... VERSUS kkk Atari era VERSUS, e se não era no multiplayer, era na pontuação solo player. Cooperativo é apenas uma ramificação do multiplayer que só veio a existir muito tempo dempois, e entendo que vc goste, adore, idolatre, sei lá, mas bater o pé que o modo original de multiplayer e que vc pessoalmente não gosta simplesmente não presta, é chato e é falso, é uma baita de uma injustiça, não concorda? Se você não gosta, paciência, mas ao menos seja justo! Empresa nenhuma é culpada pelo seu desgosto, nem a Nintendo, nem a Capcom, nem a Sega, elas apenas mostram seu trabalho, criam possibilidades, e se nem sempre agradam todo mundo, na grande maioria destas vezes somos verdadeiramente abensoados por termos tantos bons títulos à disposição, sejam Solo, Multi coop, ou versus.

    O mesmo se aplica a todo resto que vc escreveu véi... vc bate o pé que o excelente KoF (pelo menos os antigos) é melhor que SF, mas isso é gosto, e depois de debater gosto, vem a verdade: a SNK faliu e a Capcom não, SF tem campeonatos mundiais frequentes e KoF não, o numero de fãs de SF é 100x o de KOF... Não tem o que discutir, é seu gosto apenas, e isso não justifica meter o pau em SF né! Dizer que os personagens são genéricos é nunca ter assistido um campeonato de SF onde os finalistas chegam às finais jogando com a Chun-li ou com o Fei Long, é nunca ter visto alguém espancar os outros com o Blanka, é nunca ter me visto jogando com a Karim em SF Zero 3. É não conhecer o jogo.

    E novamente o mesmo se aplica aos seus acessórios: o rumble pack não presta, é falso, é feio, pq... usa pilha!!! Se tem noção do que vc disse? Vc atropelou a parte toda do "O TREM FUNCIONA? SIM, PERFEITAMENTE BEM" só pra dizer que seu gosto não vai a favor do acessório, mesmo gosto que vai contra Mario 3 e Battletoads quando toda a maré histórica vai a favor.

    E por ae vai, não vou me estender mais né! Acho que não precisa ^^ Poderia citar inconsistencias do tipo NINTENDO NÃO RESPEITA O MULTIPLAYER POR QUE DONKEY KONG É ASSIM E ASSADO sendo que DK é da RARE... Entendeu? terceirizada, igual Capcom, Konami, etc... posso citar os games dessas tb então?

    Justiça véi, justiça, seu gosto pessoal é para ser debatido, e vc pode contestar à vontade, mas bater o pé que é verdade é outra história ^^

    ResponderExcluir
  23. Não entendo também este preconceito contra o multiplayer versus. Nunca sequer cogitei em pensar que o versus é inferior ao cooperativo, prá mim, ambas as opções estão no mesmo patamar. Eu mesmo até prefiro uma boa competição para tirar onda com a galera.

    A questão aqui não é sair da "zona de comodismo". Todo jogo tem seu defeito e eu sei disso, só não acho justo escrachar clássicos como Mario 3 e Street Fighter; nos divertimos tanto com estes games que não quero cuspir no prato que comi. Olha, há tanta porcaria sendo ou já lançada no mercado; lixo realmente digno de nossa indignação, logo não me sinto à vontade em criticar títulos que praticamente reiventaram toda uma jogabilidade da qual gostamos e estamos acostumados.

    O que seria da indústria sem estás perolas? Acho que estes trabalhos mais contribuiram do que prejudicaram, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  24. Sinto falta de alguns games de multiplayers como os jogos de corrida e luta que fizeram história nos consoles dos anos 90. Hoje em dia apenas os games de futebol e os jogos de tiro online conseguem me satisfazer neste quesito. Apesar disso sempre gostei de jogos para apenas um jogador.

    No Street fighter acho que sou um daqueles que gostam de variar de personagens e não acho que o jogo possui "falsos personagens". Tem alguns ruins mesmo como o Zangief, mas a maioria deles são bons.

    Agora devo concordar em numero grau e genero em relação aos "falsos acessorios". É tanta tralha que eles lançam para os video games e pouca coisa é realmente aproveitável de verdade. O pior de tudo é que os melhores acessorios (aqueles que realmente servem pra alguma coisa) nem sequer chegam até nós. Sempre quis ter aquele acessório da hudson soft que servia para jogar um multiplayer de Bomberman com 5 pessoas mas infelizmente só o conheci por meio de revistas kkkkkk.

    ResponderExcluir
  25. @Sabat
    É incrível o que pode se conseguir quando as pessoas saem de sua zona de conforto. Arrasõ no Post 2!
    ...
    Esclarecendo, eu adoro jogar VERSUS, amo jogos de luta porque são versus e você está distorcendo as coisas.

    O problema é um jogo de aventura, corrida ou nave no estilo de StarFox só poder ser jogado em multplayer versus. Entendeu? O jogo é de aventura e o multiplayer dele é VERSUS. O jogo é de corrida e o multplayer é um Batle Game. Isso é muito diferente de ser contra o VERSUS.

    Não estou sendo injusto. Disse que adoro Mario 3. O problema são os powerups legais que não são utilizados. São difíceis de pegar e fáceis de perder. Que você acaba nunca usando. Isso é muito diferente de dizer que Mario 3 é ruim.

    Quantidade de fãs, situação financeira das empresas e censo comum não são argumentos válidos para essa discussão. Isso é gozar com o pau dos outros.

    Os personagens de SFII tem desvantagens e são incompletos em comparação com o Ryu e Ken. Isso é fato. KOF é mais equilibrado. Isso também é fato. E a questão não é SFII, são jogos com personagens ruins, desequilibrados e muitas vezes desnecessários. Novamente, eu adoro Super street Fighter II e nem por isso vou sair por aí que jogar com Balrog e Zangief é tão fácil e divertido quanto jogar com Ryu. Isso é muito diferente de dizer que SFII é ruim.

    A questão não é o Rumble Pack. E sim, o fato dele funcionar com pilhas. Isso não é legal. É desnecessário.

    Antes de falar que eu falo sem conhecer o jogo, jogue Battletoads e pare de dizer o que você não sabe sobre ele. E pare de se iludir. É disso que se trata o post.

    O meu gosto é pessoal. E o seu também.

    Parem de se ofender porque seus jogos queridos e idolatrados foram usados como exemplos de coisas ruins que eles realmente tem, e prestem atenção no que o texto quer dizer. Que aliás, está bem explicado desde o título. O objetivo não é falar mal de jogos específicos e sim de atitudes dos criadores dessas ilusões.

    Será que é tão difícil?

    @Sandro "Tandrilion"
    O problema não é o versus. É como se um jogo de luta que só permitisse jogar em multplayer no modo adventure. Sacou?

    "só não acho justo escrachar clássicos como Mario 3 e Street Fighter"

    Essa frase resume tudo que critico no texto. Não é porque o jogo é clássico que não tem defeitos e que eu não posso falar deles. E ainda assim gostar do jogo. Como assim não é justo? Injustiça é fingir que os defeitos não existem e ainda ficar batendo no peito para defendê-los.

    @Erik W.M
    Você entendeu bem a idéia do texto. Arrasô!
    ...
    Zangief é um falso personagem. Desnecessário e ruim. E ainda acho que é o contrário, a maioria é ruim.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, quanto comentário... *pulando tudo na caronça* :)

    Como você é um cara polêmico, é ÓBVIO que eu discordo de meia dúzia de coisas, rs... mais especialmente com relação a SFII. Eu até concordo no SFII "puro": tem gente que joga bem até com o Zangief, mas é gente doida :) Mas no SFII Turbo a coisa ficou muito bem equilibrada. Eu chutava a bunda de todo mundo jogando com o Honda.

    Interessante o que você falou do multiplayer. Até entendo no caso de um F-Zero X da vida, porque tem carro pra diabo na pista e os gráficos já estão no limite da tosquice, mas pô, em outros jogos podia rolar sim um modo de campanha multiplayer, mesmo que os gráficos dessem uma caída. Apoiado.

    Nas limitações dos consoles eu discordo. São limitações tecnológicas da época, fora que o produto tinha que sair a um preço acessível. Normal serem feitos alguns sacrifícios.

    E o falso power-up é verdade mesmo: o único item útil no Mario 3 é a folha. Adoro o jogo, mas os outros power-ups são bem borocoxôs mesmo.

    ResponderExcluir
  27. @Orakio "O Gagá" Rob
    Acho que ainda não me fiz entender por completo na história do Street Fighter. Tentarei mais uma vez.

    Acredito que qualquer um pode jogar bem com qualquer personagem, não é essa a questão. Quando falo de desvantagens não estou viajando. Pense em quantos golpes legais e jeitos legais tem de vencer o adversário com Ken, Ryu e até com a Chun-li.

    Existe o Shoriuken, Hadouken, Tépitépitugén, ItNinSanShin, Kikoken, Iáiáiá, Pisada na cabeça, Balão no Ar e vários outros golpes que além de legais são eficientes.

    E a maioria dos outros personagens não são assim. Quando tem um golpe legal, ele é difícil de executar, não é eficiente ou é único.

    Para completar, SFII NÃO é a QUESTÃO... ele é só um EXEMPLO... a questão, são personagens DESNECESSÁRIO. Então vocês podem comentar sobre esse assunto em vez de defender um jogo que não é perfeito até a morte. Só porque todo mundo fala que é o melhor, sendo que as vezes você nem acha isso.

    Fui claro?

    ...

    "Nas limitações dos consoles eu discordo"

    Essa é fácil.

    Mega e Snes, porque um consegue exibir todas as cores e vencer a velocidade de processamento e o outro não?

    Porque o controle do Playstation vibra sem pilhas e o do N64 precisa de um acessório com pilhas?

    Porque mesmo com o SegaCD que custa o mesmo que um console o Mega Drive ainda não consegue exibir mais de 64 cores na tela?

    Está vendo? Não são limitações técnicas da época. É preguiça mesmo!

    ...

    "mas pô, em outros jogos podia rolar sim um modo de campanha"

    "E o falso power-up é verdade mesmo: o único item útil no Mario 3 é a folha"

    Finalmente alguém com algum senso. Arrasô! Tornei-me mais seu fã nesse momento (perfeitamente conjugado). Meu irmão não vai gostar muito de admitir que agora vocês tem uma opinião em comum. Esses comentários salvaram todo o post. Arrasô Again!

    ...

    "Como você é um cara polêmico"
    Isso é verdade. Mas agora que você, que é branco e carrega uma bíblia falou, acho que os retrogamers vão ler com menos preconceito. Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Cansei deste post, pq não fui compreendido qdo comentei. Ah, discordei de vc somente pelas ideias e não por você não ser branco e nem usar bíblia.

    Minha visão já foi dada anteriormente, respeito e entendo a sua, mas não me convenceu, ainda acho que foi polêmica infundanda prá ter IBOPE no blog.

    No mais, somos amigos virtuais como sempre, sem ressentimentos da minha parte, mesmo porque é só videogame, não é nada assim tão importante.

    Abraço Gabriel!

    ResponderExcluir
  29. @Sandro "Tandrilion"
    É uma frase de efeito, só isso. E quer é sobre o fato de falarem que é polêmica infundada. Isso é preconceito. Tenho argumentos e eles estão expostos aí em cima.
    ...
    O foda é terminar assim: "foi polêmica infundada prá ter IBOPE no blog".

    Soa como se eu tivesse publicado uma foto comprometedora de alguém da Nintendo para chamar a ateñção. E não tivesse escrito nada. Isso é muito chato.
    ...
    E essa é minha opinião e não um bobagem infundada. Com argumentos e tudo mais.
    ...
    Sem esse papo de ressentimentos. O que me faz ter um blog é poder discutir assuntos que
    gosto com pessoas inteligentes. Isso é bom.
    ...
    Abraço para voce também!
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  30. Estamos num país democrático onde todos podem expressar suas opiniões livremente.

    Da mesma forma que você criticou um jogo, posso defendê-lo. Da mesma forma que você acha que argumentou bem, tenho o direito de pensar que não houve fundamento nos seus ácidos comentários.

    Ser polêmico não é prá qualquer um, é preciso ter muito embasamento e estar pronto para ouvir pontos de vistas contrários, senão a coisa degringola.

    Mas como disse anteriormente, é só videogame, apenas um entretenimento, não precisamos levar nada pelo lado pessoal. Se você pensou que fui preconceituoso nas minhas respostas, me desculpe. Não quero me indispor com uma pessoa boa praça como você.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. A nintendo conseguiu encher o bolso com o wii também criando mais de mil acessórios extremamente descartáveis!

    Não vejo necessidade em nenhum deles exceto o wii fit mas mesmo assim não faz muita diferença.

    kkkkk Amei esse post titia, arrazou!

    ResponderExcluir
  32. Também não vejo necessidade alguma em colocar controle dentro de arminhas... a não ser que venha junto ao jogo como o volante de Mario Kart não vejo porque comprar esses trecos.

    Que bom que gostou... também adoro quando escrevo revoltado!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...