Então é natal... e o ano novo também.
Simone tocando e a vinheta também.
Já notaram como a globo faz muita propaganda de si mesma na época do reveillon? Não? Assista a globo de São Paulo por alguns minutos e comprove. É fato, mas porque estou falando isso? Por nada.
O negócio é que nem assisto televisão.
Nem gosto. Prefiro escolher o que vou assistir.
Enfim, hoje quero falar sobre um jogo fantástico, completo, maravilhoso e marcante que não conseguiu ser o melhor de todos, mas foi o melhor em sua época. E ainda ficou famoso por causa disso.
Antes de começar quero fazer um protesto: Todos Pela Reforma Agrária dos CDs!

Quando comprei meu Saturn Skeleton Transparente SemiLed Tiro Onda do Mal esse foi um jogos tops na lista par baixar e jogar logo. Aliás, acho que esse veio junto com o videogame numa leva de jogos gravados que o dono me deu de brinde. Então, depois de terminar Astal e Nights o próximo não poderia ser outro.
Quem já jogou Mega Bomberman verá diversas semelhanças (talvez seja alguma coisa relacionada ao nome do console no nome do game, ou não) e melhorias decorrentes da geração e outras de inteligência mesmo. Para quem não sabe, a Lôka da Cátia permitiu que fosse lançado um Bomberman para Maggy sem opção de multplayer no modo principal. Tá bom, pode agradecer, Titia te salvou de mais uma ilusão. Por nada.
Depois me perguntou porque o Super Nintendo ganhou a guerra.
Tá, foi Donkey Kong, mas e daí. E o Snes também tem um bomberman assim.
Então, ninguém sabe mais nada.
Voltando, a coisa começa com uma abertura muito bem feita em animação com uma historinha pouco importante sobre umas bichas más, outras bichas boas, um mundo de bichinhos e o bicho pegando. Sendo que o importante é o desenho animado, o resto é composição de cenário. Vantagens do CD.
A primeira impressão é de jogar um game de 16-BITs com sequências animadas e trilha sonora refinada. Seria perfeito se continuasse assim, mas nada é perfeito. E temos de agradecer, pois elas existem. Se fossem perfeitas não existiriam. No caso... aff. Como você tem paciência com minha loucura, hein?
A mecânica de jogo é mesma do YMCA, só que com uma roupa mais moderna, porque ninguém merece a moda anos 80, não é verdade? Quem já jogou alguma versão de Bomberman na vida não estranhará nada por aqui. Não há nenhuma novidades. Os itens são os mesmos, os bichos são os mesmos já vistos em outros games e tudo mais.
E não se iluda com os poderes dos animais que te ajudam, pois são aqueles de sempre. Isso mesmo, aqui também há aqueles com poderes inúteis que você não conseguirá descobrir como funcionam ao longo da partida. Sério. Esse bichos malfeitos enchem o saco, mas não são exclusividade da versão Saturn.
Visualmente é aquilo mesmo, um jogo de 16-BIT com um super banho de mais 16-BITs de cores dos mais lindos e maravilhosos tons. São tantas nuances que fica difícil descrever um verdadeiro colírio. Sem falar na suavidade bailarínica com que os elementos se movimentam. É de encher os olhos de um retrogamer. Sinceramente, o esse é o tipo de gráficos que mais despertam minha paixão gamística. Nada de polígonos... o negócio é cor.
Todos os elementos dos cenários, assim como os inimigos são visualmente elaborados e inteligentes na mesma proporção, tornando Saturn Bomberman o mais difícil dos games da série que já joguei.
Pense na situação: você está em preso entre alguns blocos e torcendo para que o inimigo passe direto como um bobo. Então, o que acontece?
Ele vira a esquina sem dó nem piedade e te mata. 100% das vezes.
Eles são muito espertos nesse jogo.
E bonitinhos... como os homens com os quais você quer se envolver por diversão, sabe?
Esses mesmo.
Pense na situação: você está em preso entre alguns blocos e torcendo para que o inimigo passe direto como um bobo. Então, o que acontece?
Ele vira a esquina sem dó nem piedade e te mata. 100% das vezes.
Eles são muito espertos nesse jogo.
E bonitinhos... como os homens com os quais você quer se envolver por diversão, sabe?
Esses mesmo.
Nada que te faça arrancar os cabelos, pois a curva de aprendizagem é tranquila. Esteja preparado para jogar com o nível de atenção no limite. Ou não conseguirá ir muito além. Falando em além, posso destacar o tamanho dos cenários que chegam até 8 telas. É muito bom ver os cenários do primeiro Bomberman de Nes reproduzidos em um sistema 32-Bits. Um luxo! (demorei a falar isso, né?).
A música é muito boa, principalmente a das partes de gelo. Não sei se é porque gastei muito tempo nessas fases ou se é porque a música é marcante mesmo, mas foi a que mais ficou na minha cabeça. A qualidade do CD é inegável, não há como comparar, pois ele ainda consegue manter o charme dos chiptunes. Mas infelizmente não há como ser bela como Branca de Neve, não é?
Assim, as Lôkas da Cátia sempre deixam espaço sobrando no disco e se esquecem que as pessoas sempre querem mais animações.
Então, agora você vai aderir ao movimento?
Todos Pela Reforma Agrária dos CDs!
Posso computar?
Não sei se sou só eu, mas fico ansioso por sequências animadas, principalmente em desenho. Sou daqueles que aumentam o som, chamam o namorado para assistir e se bobear até gravo. Sim, já fiz isso e tenho a fita até hoje. Um dia conto quem foi.
Então, agora você vai aderir ao movimento?
Todos Pela Reforma Agrária dos CDs!
Posso computar?
Não sei se sou só eu, mas fico ansioso por sequências animadas, principalmente em desenho. Sou daqueles que aumentam o som, chamam o namorado para assistir e se bobear até gravo. Sim, já fiz isso e tenho a fita até hoje. Um dia conto quem foi.
Creio que o fato de ter sido criado na época do zeramento é que me fez ficar assim. Todo mundo parava para assistir igual a final de novela. Era assim, não era? Confere produção?
Pára tudo que eu tô zerando!
Me larga qe sô lôka!
Mãe!!! Zerei!!!
Nóhh!
Então, mais uma vez não se iluda. Quase não há animações fenomenais, nem meia boca e nem só para enchar linguiça. Você terá de se contentar com o belo visual do gameplay que já é espetacular.
Se não me engano para seu consolo (ui!), o final é animado.
Depois de tanta ilusão descobrimos que a realidade pode ser interessante... Não, veado! É para você continuar murchando a barriga enquanto convive com as outras pessoas porque ninguém é obrigado. Sério.
O negócio é que o trunfo do Bomberman de Saturno está em seu modo de batalha. Só não é prefeito porque não há personagens com poderes diferentes como em Super Bomberman 4, mas as vantagens ainda são muitas.
Para começar é possível jogar até com 10 adversários.
Ouviu bem?
Cê tá me escutando?
10 jogadores em uma única tela de Bomberman!
É mais do que você jamais imaginou em toda sua vida.
É um motivo mais do que suficiente para investir em 2 MultTaps obscuros e 10 controles.
Imagine o bacanal que dez pessoas jogando o mesmo game podem fazer. Ai... tô ficando eufórico... não posso... não tenho dinheiro... sai google... não quero... não vô olhar o preço... sai... não... não!!!!
Ainda há outro modo de jogo para compor o cenário que não joguei muito para ver como é e não me lembro bem agora. Acho que é alguma coisa tipo um time attack ou não. Sei lá. Não interessa. Descobre, depois me conta. Fui.