Gente!... num é que passa. O diabo do tempo passa mesmo. E quando a gente menos espera já se foi um ano inteirinho de tempo. Não acho que passa rápido, mas me assusto com a realidade com que ele passa. Credo!
Assim, voltamos aqui mais uma vez para contarmos quais jogos jogamos em 2012. Nós quem? Ué!? ...eu todo Blogsfera Retrogamer, querida! Todos lindo! O esquema é o mesmo do ano passado.... e eu não vou repetir porque o post tá por aí, é só procurar.
Minha paciência não está muito boa hoje, tão pouco minha sensatez. Por isso, não se assuste, caso eu começe a falar do jogo, viaje e termine falando nada com nada, ok? Tô lôka de retorno... só isso.
Kaizou Choujin Shubibinman Zero (Super Nintendo)
Esse game com nome sonoro é uma daquelas delícias de ser fazer a dois. É ideal para aquela rapidinha em uma tarde de domingo em que você só quer botar pra quebrar... mas de levinho.
O ritmo é frenético, mas o negócio é tranquilo. Não é difícil de zerar, logo, sem restrições. Descobri por acaso em um daqueles vídeos de mil jogos no snes por fulano beltrano, sabe?
A trilha sonora se destaca. Unindo elementos de Megaman, a uma velocidade meio Gunstar Heroes, cria-se uma atmosfera eletrizante. É para sentar e ir até o fim de uma 'vezada'
só. Rápido e eficiente. Um luxo! ...e ainda conta com várias versões para quem é adpeto do: quanto mais faz, mais quer.
Super Mario 64 (Nintendo 64)
Há muito tempo atrás, conheci Super Mario 64 e não vi nada além da tecla 'Z'. Há pouco tempo atrás, me aventurei com Super Mario 64 e vi muito além da babação. Agora, descobri que não odeio esse negócio e estou muito longe de amá-lo.
Jogar essa coisa até o fim foi difícil, sofrido, frustrante, divertido, desafiante e acima de tudo... real. Fez com que eu pudesse ter minha, própria só minha e de mais ninguém, opinião sobre um clássico dos videogames. Mario 64 não foi a última Coca-Cola do deserto, mas também não chega a ser uma Pepsi. É difícil explicar... não é amor... nem é o gás.
New Super Mario Bros Wii (Wii)
Não sei se deveria continuar falando dos Marios que joguei esse ano, pois corro o risco de quebrar muita coisa de uma vez só. NSMBWii...
...pausa para analisar como essa sigla é sexy! Um luxo!
...voltando.
Esse jogo da sigla bonita é um excelente jogo. Bonito, desafiador, inovador (até certo ponto) e divertido. Mas peca na sua principal proposta: apresentar um game Multiplayer do Mario. É imensurável o quanto o jogo fica pior ao ser jogado por mais pessoas. Tanto que não falarei disso agora. Não quero queimar cartucho.
Indispensável para quem tem Wii.
Gostei muito de tê-lo terminado com tudo.
Foi uma clássica, diversão em família.
Mario Kart Wii (Wii)
Outro essencial que peca na essência.
Como assim não é possível jogar os campeonatos em Multiplayer? Como assim não há uma opção para jogar de dois? Uma opção que sempre existiu? Como assim para jogar contra é possível? Como assim?
Como assim não vou falar mais disso? ...é assunto para outro post.
Esse é aquele que você joga para mostrar o Wii pros amigos. Quando alguém for na sua casa, você pega o Wii, o volante e faz a Ryca! Todo mundo gosta de pegar o volante e jogar esse negócio.
É ótimo para aparecer. Fácil de jogar e divertido de assistir... alías, deve ter sido feito para isso, né? ...tá bom, parei.
Estamos aprendendo a andar de motinha agora... um dia, fecharemos tudo.
Super Paper Mario Wii (Wii)
E vem você para me feliz!
Quando não havia mais esperança para o Mario, eis que você me surge com letras douradas, num papel bonito. Chorei de emoção quando acabei de ler... você arrasa no papel gorducho!
Para quem não conhece, esse é um excelente jogo, muito fácil, muito cutie-cutie e muito interessante que conheci por acaso vendo um vídeo. Logo, vídeos estão em alta, tá?
O melhor de tudo é que SPMWii (siglas com Wii são um charme, você não acha?) é uma idéia executada. A pessoa teve uma idéia e executou. Ela está no jogo. Ela é o jogo. E isso basta.
...falarei mais a respeito, um dia.
Por enquanto, jogue.
Just Dance (Wii)
Just Dance
Just Dance 2
Just Dance Summer Party
Just Dance Kids
Não existe festa com Wii sem jogo de dança. Fato.
Além de Mario Kart, jogos de dança também são perfeitos para aparecer para os amigos que não jogam videogame, mas acham essas coisas o máximo. Esses quatro jogos já renderam vários vídeos da minha turma arrasando na Coreô! Todo mundo se dispõe a jogar e todo mundo ri o tempo todo. É o máximo.
Não vejo a hora de ir visitar o Gagá, gravar vários vídeos de dança com ele e me tornar um webhit mundial. Não se precupe velhinho, sei do que você precisa... minha caipirinha é de lamber os beiços. Don't worry, little aunt is here.
Kirby's Return to Dream Land (Wii)
The Gayest Game of the World!
Nada como uma super fechação gratuita disfarçada de jogo bom para fazer a vida valer a pena. Tudo que me desapontou em New Super Mario Bros Wii, pude recuperar jogando Kirby RDLWii. Além de divertido, é enorme! São muitas fases, muitas habilidades, muita fechação, muita viadagem, muito tudo! É um exagero só. Um luxo!
Adoro a bolinha cor-de-rosa!
...depois, vou jogar de quatro.
Daí, volto para contar.
Wii Sports (Wii)
Arco e Flecha, Boliche, Basquete e Espada!
Para quem já jogou aquela atrocidade de 20 jogos ridículos no Master Sytem, Wii Sports é quase um orgasmo em forma de jogo. Não, não estou comparando com California Games que é ótimo. Estou comparando com aquela coisa... você sabe... ou deveria saber... ou... é melhor não saber.
Esse também foi sucesso nas festinhas. Depois que você descobre como fazer strike, a vida muda. É sensacional. Além de ter sido, o primeiro jogo de luta em que se luta de verdade que eu joguei na vida. Muito legal. É sensacional dar espadadas na cabeça do adversário. E para completar, dá para fazer os Mii com a cara dxs sxus amigxs e ser muito mais feliz.
...se eu estiver misturando as modalidades deste com as do jogo de inverno, não tô nem aí, falô?
Final Fantasy IV: The After Years (Wii Ware)
Não sei porque, mas tenho muita simpatia pelos joguinhos do WiiWare. Talvez, seja pelo nome... WiiWare... é gostoso de falar.
Enfim, para quem jogou Final Fantasy IV a exaustão como eu, que tinha o cartucho e custava para passar de 'fase'; esse negócio de after years foi muito emocionante. Joguei apenas o primeiro capítulo e fiquei suspirando durante toda a experiência. Uma delícia! ...mas guardarei as lágrimas para outra ocasião.
Hoje é só para dar um gostinho.
LostWinds (Wii Ware)
Ô trenzim bunitu sô!
LosWinds é lindo e gostoso. Tem cheiro de menino gostosinho, sabe? Aqueles com corpinho certinho, sorriso bonitinho e que parece que tá sempre saindo do banho, sabe?
Aqueles... ééé... então... esses mesmo. É assim que me senti jogando LostWinds. Pena que é curtinho, mas não deixa de ser divertido.
Esse é para curtir, não para sofrer.
World of Goo (Wii Ware)
Quando você não tiver nada para fazer, pegue World of Goo, finja que é Tetris, não se esqueça de programar o despertador, e prepare-se para não ver o dia passar. Sem o despertador, a vida terá sido curta. Confie em mim, você não vai entender nada do que está acontecendo e vai adorar isso.
O melhor é jogar com platéia. Chame todas as pessoas da sua casa para assistir. Se possível, grave a coisa toda. Garanto que ninguém vai entender nada e mesmo assim, ninguém vai conseguir sair da frente da tela. Sério.
É perigoso.
Megaman 9 (Wii Ware)
Putz! ...e eu achando que não joguei nada esse ano. Tô cansado já!
Claro que dedicarei um post para o nono capítulo de uma de minhas séries favoritas. Isso é óbvio! ...mas não quero deixá-los na mão, mesmo sendo uma mão amiga.
Dessa vez, mais uma vez, pude desmistificar um jogo. Muita gente fala sobre como esse negócio trouxe de volta o que a série tem de melhor e tudo mais. Eu concordo em alguns pontos e discordo em outros. E estou com preguiça de explicar agora. Então, é isso.
Pode jogar que é bom. Pode jogar que é difícil. Pode jogar que é bonito. Pode jogar que é legal.
Mega Man X4 (Sega Saturn)
Sabe (vocês notaram o quanto eu falei sabe hoje? ...um dia explico o porquê), aquela época em que você ia jogar videogame na locadora? Então, eu não gostava de jogar video game nesses lugares, até porque não tinha dinheiro. Mas, nesse caso, uns meioparentes meus tinham abriram uma locadora, nessa época. Ela tinha um Playstation, um
Saturn e um Nintendo 64 (claro que depois, viraram três plastations, mas enfim). Eu adorava fazer a manha do Zero Preto e ficar jogando MMX4 aleatoriamente sempre que tinha um trocado ou nas poucas vezes que jogava de graça mesmo.
Sem contar que... é... vou deixar para o post principal.
O negócio é que MMX4 é muito bom, mesmo jogado em uma TV de alta definição diretamente no Saturn... alguém me entende?
Apesar das sombras, foi muito bom me redimir desse pecado gamísticos. Nunca havia zerado. Agora zerei.
Addams Family Values (Mega Drive)
Sempre fui apaixonado pela Família Addams, desde criancinha. Já falei aqui sobre um dos games que mais marcaram minha infância e sempre achei que os Addams deveriam ser melhor explorados nos games.
Um RPG sobre eles seria incrível. #dicofika Somando isso a uma paixão retumbante que me leva para os confins do Mega Drive, acabei experimentando como quem não quer nada essa mistura de Zelda com a Família Monstro (que é outro desenho, eu sei).
O jogo é bonito, legal, divertido e muito, muito, muito difícil. Ainda não consegui terminá-lo e nem sei se um dia conseguirei, mas sei que tentarei. No futuro conjugado, recomendarei a vocês que joguem e se divirtam.
Anckle Fester Arrasa! ...talvez, alguém possa terminar a versão de SNES e me contar depois. Adoro comparativos!
Chronicles of Radia (NES)
...Nó!
Acabei de decidir que não vou dizer nada além do nome desse game... depois eu conto.
De todos, eu indico... Just Dance!
...mas só vale com registro em vídeo, ok?
Blogs Participantes
Edi (FZ2D) Retro Reviews
Espaço João Roberto
Forum Sega Forever
Fúria: Blog Sobre Games
Gagá Games (Cássio 'Pé na Cova' Raposa)
Gagá Games (Orákio Rob 'o Gagá')
Gagá Games (Piga)
Gamer Caduco
GLStoque
Marvox Brasil
Retro Journey
Shugames
The Twosday Code
Vão Jogar
Videogame.etc.br
Zir0 Video Game NerD
Espaço João Roberto
Forum Sega Forever
Fúria: Blog Sobre Games
Gagá Games (Cássio 'Pé na Cova' Raposa)
Gagá Games (Orákio Rob 'o Gagá')
Gagá Games (Piga)
Gamer Caduco
GLStoque
Marvox Brasil
Retro Journey
Shugames
The Twosday Code
Vão Jogar
Videogame.etc.br
Zir0 Video Game NerD
Quem quiser participar, basta escrever a lista, falar sobre os jogos que jogou no ano de 2012, colocar os links dos outros participantes e divulgar. Só isso.