Ainda não acredito que terminei esse jogo... sério.
Quando criança ia a locadora mais famosa da cidade escolher cartuchos todos os fins de semana e todas as terças-feira que eram dias de promoção. Em todas as vezes que ficava sem opções, fazia uma busca pelas prateleiras e sempre passava por uma capa linda com desenhos lindos.
Mesmo assim, a tal capa era sempre ignorada por conter escritas japonesas... mais uma prova de que nenhum preconceito é lucrativo.
Quando criança ia a locadora mais famosa da cidade escolher cartuchos todos os fins de semana e todas as terças-feira que eram dias de promoção. Em todas as vezes que ficava sem opções, fazia uma busca pelas prateleiras e sempre passava por uma capa linda com desenhos lindos.
Mesmo assim, a tal capa era sempre ignorada por conter escritas japonesas... mais uma prova de que nenhum preconceito é lucrativo.
Certo dia resolvi acabar com a palhaçada e experimentar aquele japonês. Confesso que o tamanho e o desempenho do negócio me surpreenderam, me apaixonei no primeiro momento.
Curtimos vários finais de semana juntos, embora nunca tenhamos chegado ao clímax, fiquei com aquele gostinho de quero mais... até hoje!
Isso mesmo!
Depois de mais de 10 anos zerei Alcahest e posso compartilhar com vocês essa vitória. É como se eu retirasse um grande peso das costas, e olha que ele era magrinho. Veja você mesmo:
Curtimos vários finais de semana juntos, embora nunca tenhamos chegado ao clímax, fiquei com aquele gostinho de quero mais... até hoje!
Isso mesmo!
Depois de mais de 10 anos zerei Alcahest e posso compartilhar com vocês essa vitória. É como se eu retirasse um grande peso das costas, e olha que ele era magrinho. Veja você mesmo:
Não é um gatinho!?
Os gráficos são bonitos. Alguns cenários são básicos e sem cor, mas tem um charme. Sério, há algum problema com as cores, elas são muito sóbrias. O trunfo fica por conta das animações.
O cara é muito habilidoso. Corre bem, luta bem, roda espada, carrega a espada, lança magias, usa especiais e tudo mais. Irresistivelmente fluído. Os movimentos são suaves e bonitos, um prato cheio. E ainda temos os chefões de sobremesa.
Todos são igualmente elegantes e bem animados. Desde o primeiro lagartinho até o último e mais espetacular chefe final que conheci nos últimos tempos. Sandália Caríssima!
Agora que já falei da beleza exterior, vamos para a interior.
Os gráficos são bonitos. Alguns cenários são básicos e sem cor, mas tem um charme. Sério, há algum problema com as cores, elas são muito sóbrias. O trunfo fica por conta das animações.
O cara é muito habilidoso. Corre bem, luta bem, roda espada, carrega a espada, lança magias, usa especiais e tudo mais. Irresistivelmente fluído. Os movimentos são suaves e bonitos, um prato cheio. E ainda temos os chefões de sobremesa.
Todos são igualmente elegantes e bem animados. Desde o primeiro lagartinho até o último e mais espetacular chefe final que conheci nos últimos tempos. Sandália Caríssima!
Agora que já falei da beleza exterior, vamos para a interior.
Então, o negócio com o japinha já começou quente.
A primeira sequência é muito frenética e inicia a trama de forma convincente. Mesmo em japonês é possível entender o que está acontecendo... aliás, japonês nada. Joguei uma tradução 'arrasadora' que encontrei na internet, que fez toda diferença. Quem assistiu a Usurpadora sabe que o melhor da novela é a dublagem.
A coisa foi meio espiritual.
Tivemos uma conexão, sabe?
O personagem principal protagoniza uma cena de preseguição logo no início, então é encurralado por dois lagartos gigantes. Sua pequena espada não é sufuciente contra os grandes machados, mas há esperança. No momento crucial da trama surge um shine especial e o teletransporta para longe.
Não entendi bem, parece que o shine é um espírito (ou um Deus Demônio) que cuida do carinha e o orienta na busca por guardiões que ele precisa encontrar... entendeu?... nada né?... ok. Vou na wiki...
...não encontrei nada.
O cara não me deu seu endereço, nem seu telefone, não me ligou no dia seguinte e ainda sumiu por anos... como assim? Fiquei preocupado pensado que ele tivesse morrido no tsunami... aff... É... quanto mais pisa, mais a gente se apaixona.
Durante esse tempo "juntos", como todo casal, construímos uma trilha sonora de ótima qualidade, diga-se de passagem. O cara sabia criar aquele clima em cada situação.
A primeira sequência é muito frenética e inicia a trama de forma convincente. Mesmo em japonês é possível entender o que está acontecendo... aliás, japonês nada. Joguei uma tradução 'arrasadora' que encontrei na internet, que fez toda diferença. Quem assistiu a Usurpadora sabe que o melhor da novela é a dublagem.
A coisa foi meio espiritual.
Tivemos uma conexão, sabe?
O personagem principal protagoniza uma cena de preseguição logo no início, então é encurralado por dois lagartos gigantes. Sua pequena espada não é sufuciente contra os grandes machados, mas há esperança. No momento crucial da trama surge um shine especial e o teletransporta para longe.
Não entendi bem, parece que o shine é um espírito (ou um Deus Demônio) que cuida do carinha e o orienta na busca por guardiões que ele precisa encontrar... entendeu?... nada né?... ok. Vou na wiki...
...não encontrei nada.
O cara não me deu seu endereço, nem seu telefone, não me ligou no dia seguinte e ainda sumiu por anos... como assim? Fiquei preocupado pensado que ele tivesse morrido no tsunami... aff... É... quanto mais pisa, mais a gente se apaixona.
Durante esse tempo "juntos", como todo casal, construímos uma trilha sonora de ótima qualidade, diga-se de passagem. O cara sabia criar aquele clima em cada situação.
As músicas se encaixam bem a cada ambiente, nada comparado a Sonic, mas dá para curtir numa boa. Os arranjos são criativos, mas não utilizam toda capacidade do Super e por isso soam um pouco agressivos às vezes. Já os efeitos sonoros têm um nível elevado e são agradáveis. Não sei como explicar... tenho uma queda por efeitos de shine e como não podia ser difente, o de Alcahest é excelente.
Ahhh!! Os movimentos eram perfeitos, variados e muito gostosos de fazer.
Sem falar na eficiência. Era um japonês com gingado brasileiro.
Bater, bater carregado, bater correndo, fazer dash no chão, invocar guardião, atacar com o parceiro, usar item, dar especial com o parceiro, tudo isso com uma pitada de exploração. É mole ou quer mais?
Será que sou só eu que ficava encantado quando encontrava um jogo em que se fazia mais do que pular e andar? Sempre valorizei a versatilidade e complexidade da jogabilidade. Embora seja simplista na excução acredito no poder de um bom leque de possibilidades... que isso!? Nóssa fiz a filósofa. kkk!
Ahhh!! Os movimentos eram perfeitos, variados e muito gostosos de fazer.
Sem falar na eficiência. Era um japonês com gingado brasileiro.
Bater, bater carregado, bater correndo, fazer dash no chão, invocar guardião, atacar com o parceiro, usar item, dar especial com o parceiro, tudo isso com uma pitada de exploração. É mole ou quer mais?
Será que sou só eu que ficava encantado quando encontrava um jogo em que se fazia mais do que pular e andar? Sempre valorizei a versatilidade e complexidade da jogabilidade. Embora seja simplista na excução acredito no poder de um bom leque de possibilidades... que isso!? Nóssa fiz a filósofa. kkk!
O persongem principal tem uma roupa para cada um dos quatro guardiões e com isso, uma habilidade especial e um estilo de luta único com cada um. Além disso, encontramos ao longo da jornada cinco parceiros que também possuem um ataque especial diferente. O parceiro te segue para todo canto e ataca ao mesmo tempo que você. Geralmente é usado um parceiro diferente em cada fase e depois de encontrar todos, podemos escolher livremente qual deles usar.
Antes tivemos alguns parceiros, mas nossa relação com eles não era perfeita.
E não pára por aí, ainda tem a bolsa. São vários itens conseguidos ao londo da partida. Esses itens são divididos em três categorias: permanentes, de fase e de segurar. Os permanentes são armaduras, espadas (guardiões) e escudos. Os de fase variam em tochas, óculos ou chaves, dependendo dos puzzles de cada estágio. E os de segurar são de uso automático para restaurar pontos de magia, de energia ou especiais.
Antes tivemos alguns parceiros, mas nossa relação com eles não era perfeita.
E não pára por aí, ainda tem a bolsa. São vários itens conseguidos ao londo da partida. Esses itens são divididos em três categorias: permanentes, de fase e de segurar. Os permanentes são armaduras, espadas (guardiões) e escudos. Os de fase variam em tochas, óculos ou chaves, dependendo dos puzzles de cada estágio. E os de segurar são de uso automático para restaurar pontos de magia, de energia ou especiais.
Roupas, acessórios e tudo mais que eu quisesse.
Era só pedir que o japinha me dava.
Pontos? Sim. Alcahest tem vários pontos. O guardião é invocado pelos pontos de magia, o especial do parceiro é usado pelos pontos especiais e a energia é medida pelos pontos de energia. Completando a complexa jogabilidade, a cada inimigo morto são adquiridos pontos de experiência que acumulam vidas. Vidas? Sim. Há três modos de dificuldade e em cada um deles você começa com uma quantidade de vidas. E se morrer? Simples. Usa continue, ou anota o password. Password? Sim. O nome de cada fase é o password, só que o jogo é japonês. Então... ferrou!
A nossa maior barreira era a língua e também nossa melhor interação.
Isso foi resolvido de forma explêndida, graças a maravilhosos tradutores que disponibilizaram essa pérola de tradução. Confiram!
Era só pedir que o japinha me dava.
Pontos? Sim. Alcahest tem vários pontos. O guardião é invocado pelos pontos de magia, o especial do parceiro é usado pelos pontos especiais e a energia é medida pelos pontos de energia. Completando a complexa jogabilidade, a cada inimigo morto são adquiridos pontos de experiência que acumulam vidas. Vidas? Sim. Há três modos de dificuldade e em cada um deles você começa com uma quantidade de vidas. E se morrer? Simples. Usa continue, ou anota o password. Password? Sim. O nome de cada fase é o password, só que o jogo é japonês. Então... ferrou!
A nossa maior barreira era a língua e também nossa melhor interação.
Isso foi resolvido de forma explêndida, graças a maravilhosos tradutores que disponibilizaram essa pérola de tradução. Confiram!
Assim, depois de mais de 10 anos, minha história com esse lindo japonês desconhecido que me encantou por tanto tempo... termina.

Alcahest
Produtora: Square
Gênero: Ação / RPG
Ano: 1993
Console: Super Nintendo
NOTA: B+
Uma pérola negra perdida no fundo do mar de games obscuros do Snes. Fez com que eu sentisse ainda mais inveja dos japoneses. Um Luxo!

Alcahest
Produtora: Square
Gênero: Ação / RPG
Ano: 1993
Console: Super Nintendo
NOTA: B+
Uma pérola negra perdida no fundo do mar de games obscuros do Snes. Fez com que eu sentisse ainda mais inveja dos japoneses. Um Luxo!
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Quem quiser conferir a tradução pode baixá-la no link: http://goo.gl/h2rft. São três arquivos, o IP, a rom em Inglês, e a rom em Japonês... o patch deve ser aplicado na rom traduzida para inglês, mas como há alguns bugs será preciso usar a rom original. Qualquer dúvida me avisem, afinal Titia Tá Aqui Pra Isso!