
Produtora: Sega
Gênero: Aventura
Ano: 1996
Plataforma: Saturn
Finalmente, outubro morre e começa o mês dos mortos depois do dia da proclamação da república.
Para aqueles que aguentaram bravamente esse período de seca e vacas magras, ficam aqui os meus mais sinceros agradecimentos.
Quem afrouxou e caiu fora, merece o fogo do capeta.
Pronto.
Falei.
Nesse dia especial, trago até vocês a primeira obra prima que saboreei no meu Sega xodó Saturn não Skeleton. Comprei no Mercado Livre, original, com caixinha, trava e tudo mais. Orgulho-me dele.
Nights into Dreams é realmente um sonho. Uma amostra do poder dos criadores de Sonic. Minimamente calculado e minuciosamente planejado. Nights foi criado para arrebentar.
Como é o Bafão?: (A)
Toda noite, os sonhos de todas as pessoas viajam por Nightopia e Nightmare, terra dos sonhos e terra dos pesadelos respectivamente, creio eu.
Nesse equilíbrio perfeito o governante dos pesadelos decide roubar a energia dos sonhos, chamada Ideya, para dominar o reino bonito e depois invadir o mundo real.
Para isso, ele cria os Nightmaren, seres que roubam tal energia. Dois desses seres são especiais, Nights e Reala, ambos jokers graciosos e poderosos. Reala é o diabo em coringa, uma peste do mal, a mais leal das servas de Wizeman the Wicked, soberano de Nightmare. Já Noites, se revolta contra seu mestre e é aprisionado por Reala em um container.
Enquanto isso, duas crianças sonham como de costume. A menina (Claris Sinclair) sonha em ser cantora e o menino (Elliot Edwards) jogador de basquete. Os sonhos se tornam pesadelos, os rebentos descobrem que são especiais, invadem Nightopia e libertam Nights.
Com a bicha solta, começa sua aventura para colocar as Ideyas no lugar.
Produção: (A+)
Imagine o jogo mais exuberante que conseguir. Agora, espalhe sobre ele a maior quantidade de cores que conseguir imaginar. E por último, torne-o vivo como olhos de criança. Assim é a sensação visual de Nights into Dreams.
Essa produção é digna de Oscar. Um tapa de luvas na cara da sociedade playstation. Um show de competência e bom gosto. Estou adorando essas frases de efeito, curtinhas.
Não sei bem como descrever, mas tentarei.
Tudo por aqui é muito suave e ao mesmo tempo extravagante. Os cenários são recheados de cores fortes e vivas. E tudo acontece em uma profundidade impressionante. Todas as fases parecem infinitas, os horizontes são maravilhosos.
Nights é belíssimo!
Sua movimentação é um Arraso!
Seu corpo é graciosamente lindo!
E seu mundo é inexplicavelmente bonito!
Os personagens também são interessantes, não são quadrados e possuem bons movimentos. O grande destaque fica por conta dos chefes. Cada luta é cenográfica. A câmera funciona de forma esplendorosa, proporcionando tomadas incríveis. As alegorias são enormes, variadas e extremamente fechativas.
Essas lutas são Paradas Gay disfarçadas!
A forma como o mundo se movimenta diante dos olhos é uma das coisas mais belas já vistas em um videogame. Nights transpira charme, no melhor sentido da palavra.
AHHHHHHHHHH!
E para terminar, ainda traz sequências animadas muito interessantes para contar a história.
Bate Cabelo: (A+)
As música são excelentes!
Acho que resumi tudo em uma única frase. O mesmo bom gosto utilizado na concepção do ambiente foi usado na composição da trilha sonora. As melodias se encaixam perfeitamente ao clima das fases. Uma batida alegre para áreas abertas, uma levada de tensão para ambientes fechados e por aí vai.
O mérito maior fica com o clima criado pelas músicas. A ambientação é perfeita. Sendo inaceitável jogar Nights com som mais baixo que a potência máxima. Não dá. É bom demais.
Quando você quiser saber o que é uma trilha de game com qualidade de CD, jogue Nights into Dream. É a tradução perfeita.
Corêo!: (A+)
Depois de tanta babação e rasgação de seda está na hora de apontar as falhas, certo?
Errado.
Agora vem a parte onde o jogo se supera e se transforma em lenda.
Quando você era criança,
qual era o poder ou habilidade mais legal de se ter em um game?
O que o homem ainda não é capaz de fazer de forma perfeita?
Qual a barreira mestre que todos nós sonhamos em romper?
Pense... O que é?
É fácil.
...Voar!
Nights realizou o sonho de 10 entre 10 crianças jogadoras nessa aventura!
Se Mario podia pular, se Sonic podia correr na velocidade supersônica, se Shinobi e Gaiden eram ninjas ou se Megaman era ferro e fogo... nada mais importa.
Nights Voa!
E voa de uma forma espetacular, de um jeito que ninguém nunca voou.
Voar é melhor coisa do mundo. Todos os personagens que voam são mais legais.
Se há dois personagens e um deles voa, a escolha é certa.
O babado é certo!
A mecânica é a seguinte, você começa a fase, suas bolas são roubadas, guardadas em umas caixa e você deve pegá-las de volta. Cada fase é dividida em 3 atos + o chefe. Em cada ato você recupera um bolinha que tem um significado.
No início só estão disponíveis duas fases e na medida que avança, mais fases são habilitadas, em um total de sete. Três para cada personagem e uma única para ambos.
A coisa se desenrola em cima dos trilhos. Nights flutua por um caminho pré-definido que varia em função de alguns fatores, como a direção que escolhemos. O objetivo é fazer acrobacias, pegar itens e passar pelos anéis em sequência, fazendo um Link.
Links são o objetivo do jogo. Quanto mais você linka, mais feliz você é. Mais divertido fica o jogo e mais satisfação você tem em ter um Saturn.
Voa Viadinho!
Balada: (A+)
Depois de tudo o que eu disse com toda essa exaltação, você ainda me pergunta se a balada é boa?
AhhHH!
Não me magoa!
A possibilidade de repetir as fases para melhorar o ranking e a pontuação é uma velha receita de diversão, infalível, diga-se de passagem.
Você repete, repete, e repete sem nem perceber. É uma delícia passar por todos os cenários inúmeras vezes, das mais diversas formas, a fim de emplacar uma nota A em todas as fases. Sem falar no controle 3D feito especialmente para Nights que deve turbinar de vez a jornada.
Além de tudo isso, ainda existe o sistema de datas. O jogo utiliza a data interna do Saturn para alterar algumas de suas características. Quando jogado no dia da mentira, Nights é substituído por Reala e no Natal os cenários recebem decorações temáticas e por aí vai.
Você nunca pensou que um palhaço voador seria tão interessante.
Onde o jogo SE JOGA?
Pense bem...
...Você é um coringa, que se movimenta como um bailarino, com os movimentos da Dainae dos Santos e com o corpo da Gisele Bündchen...
...Faz tudo isso num reino encantado, lutando contra criaturas psicodélicas que parecem alegorias de carnaval...
...Preciso dizer mais?
Só no Carão!
Apesar de tudo, caímos em uma verdade cruel e aparentemente insistente.
Nights into Dreams é curto, apesar de suficiente.
Deixa muitas saudades.
Sim.
Tamanho é Documento!
Nota Final: (A+) Nights into Dreams
SemBr