sábado, 12 de junio de 2010

Castlevania II - Simon's Quest (Nes)


Produtora: Konami
Ano: 1990
Gênero: Ação/RPG
Plataforma: Nes

Finalmente o mês de junho começa no GLStoque. Nesse primeiro post trago até vocês um dos clássicos mais injustiçados do mundo dos games. Castlevania II - Simon's Quest esteve presente em toda minha infância com a lenda do Chicote de Fogo.

Esse jogo complexo para sua época e incompreendido pela mídia é o melhor game da série a aparecer no Nintendinho.

Como é o Bafão?: (A+)

Quando estrelou Castlevania I de NES, nosso herói exterminou pela enésima vez a Rainha das Vampiras. Daí, a Lôka! antes de morrer jogou um Ebó fortíssimo em Simone. Agora... Os Dias passam devagar... A Noite me diz que você não vai voltar... Você nunca imaginou que essa música faria tanto sentido para um jogo como Castlevania, não foi?
Então, a aventura se desenvolve em uma bizarrice interessante. Simon está amaldiçoado e para se livrar desse Exú, precisará juntas 5 partes do corpo de Drácula e queimá-las. E assim viver até que o vampiro resolva acordar novamente.

Produção: (A+)

O vício da Produtora é visível. Pode conferir se na casa dela não tem um estoque de balas da fruitela. Tem ou não tem?

As cores predominantes nos cenários das vilas, dos castelos e no figurino da Simone passeam por tons de vermelho, preto e branco. As locações são variadas, não ficando restritas ao castelo. Essa inovação é interessante, haja vista que os cenários são diferentes dos do primeiro jogo. Alguns podem dizer que as fases clássicas ficaram de fora, mas lembremos que esse é o segundo jogo da série, portanto nada era clássico ainda.
Os monstros são bem animados, destaque para o lobo que sempre acerta o golpe quando vem correndo. O único ponto fraco da produção são os chefes que foram reduzidos a apenas 3 alegorias. E o grande trunfo desse jogo está no efeito de passagem de tempo, assim veremos todos os cenários em 2 versões. Uma evolução muito bem-vinda do primeiro título da série apra NES.

Bate Cabelo: (A+)

Essa é de arrasar. As músicas desse jogo são excelentes. Todo o clima da aventura é transmitidos em cada nota. As músicas criam um clima de tensão que se encaixa perfeitamente na história do jogo.

Tenho a impressão de que os efeitos sonoros estão mais refinados, não tenho certeza se realmente há diferença entre o primeiro jogo e esse. Para mim parece que sim.

Em Simon's Quest temos a certeza de que Castlevania é sinônimo de belas músicas.

Corêo!: (A-)

Agora é que são elas!

Nunca tinha conseguido encaixar essa expressão em algum lugar.

Ai, Que Satisfação!

A dificuldade é sempre apontada nesse jogo como um ponto negativo. Penso que é uma marca importante dos games da série e um dos motivos para não considerar SON o melhor de todos. O desafio proposto foi muito bem trabalhado em partes de ação e em partes de exploração. Os inimigos são cruéis e muitas pistas falsas estão espalhadas por toda a aventura. Essa é uma inovação interessante, ter que julgara as informações recebidas dos NPCs. E acho que nunca vi ninguém ressaltando isso. Arrasei no Pioneirismo.
A Simone é uma negação para dança. Não tem o mínimo rebolado, nada de molejo e zero de desenvoltura. É uma dureza só. Ai Meu Deus! Se eu tiver uma filha, que ela saiba dançar. Deus me livre de uma coisa dessas.
Os passos continuam os mesmos: Chicotear, pular duro e usar um item. O jogo conta com uma simples passagem de tempo. Durante o dia o jogo procede normalmente, mas ao anoitecer as portas se trancam e os inimigos se transformam em criaturas maiores e mais fortes. Lembre-se: A Noite é Mágica, porém Traiçoeira! (Ai, Baranga!).

O maior diferencial, além da exploração, é a bolsa da Simone. São muitos itens para serem encontrados ou comprados. A moeda corrente são os corações deixados pelos inimigos. A lista é bem interessante:

Itens e Sub-Itens
Cluebooks (Livros de Pistas)
São 13 no total e contém informações úteis para o desenrolar da aventura.
Cristal (Cristais)
São 3 tipos, White (Branco), Blue (Azul) e Red (Vermelho).
Diamon (Diamante)
Lança diamantes que rebatem nas paredes e ficam passeando pela tela.
Flame (Fogo)
Cria uma parede de fogo com força equivalente ao Thorn Whip.
Garlic (Alho)
Paralisa e causa dano aos inimigos.
Holy Water (Água Benta)
Joga uma garrafa de vidro e pode revelar passagens secretas.
Laurels (Louro)
Invencibilidade temporária.
Oak Stake (Estaca)
Utilizadas para quebrar as esferas onde estão guardados as partes do corpo de Drácula.
Silk Bag (Bolsa de Seda)
Aumenta a quantidade de Laurels e Garlic que Simon pode carregar.
Throwing Knives (Facas)
É a sub-arma do primeiro Castlevania. São 3 (Dagger, Silver Knife e Gold Knife), sendo que a primeira é mais fraca, a segunda um pouco mais forte e gasta um coração e a última a mais forte com custo de 2 corações.
Whip (Chicote)
São 5 no total, Leather (Couro), Thorn (Chifre), Chain (Corrente), Morning Star (Clava) e a Flame (Furiosa).

Partes do Corpo de Drácula
Eyeball (Olho): Revela os livros de pista espalhados pela Transilvânia.
Hearth (Coração): Resolve enigmas.
Nail (Unha): Deixa o chicote como o poder da Água Benta.
Ring (Anel): Adorno. É só para enfeitar.
Rip (Osso): Pode ser usado como escudo. (Como assim?)

Pesquisando na internet descobri que o Segundo Castelo da Vani tem 3 finais diferentes que dependem de quanto tempo você gasta para zerar o jogo. E além de tudo isso foi adicionado um sistema de password muito importante para o término da jornada.


Essa é a melhor opção de Castlevania para NES. Esse jogo sofre muito preconceito da mídia e de todos que se baseam em vendas ou fama para construir suas opiniões. Foi inovador e ditou o rumo da franquia, já que o seu sistema foi a base para os melhores jogos da série até culminar no extraordinário Order of Eclesia, o melhor de todos os tempos.
Nada como correr atrás da lenda urbana do Chicote de Fogo que permeou, com certeza, a vida de muito Retrogamers. A Busca de Simone é um Luxo!

Onde o jogo SE JOGA?

Na desconstrução da imagem do personagem. Toda Blogsfera Retrogamer deve saber do affair do meu Ídolo Sabat com o Simon e a história só ganhou força por causa dessa imagem. Se ele gostasse mesmo ia ser babado.


Simone do Chicote Arrasa Nem!

Só no Carão!

Além do jogo possuir só 3 chefes não vejo nada que possa ser considerado defeito para esse clássico. Ganhou e Pronto!

Nota Final: (A+) Castlevania II - Simon's Quest
é Um BofEscândalo!


SemBr

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...