
Produtora: Nintendo
Ano: J 1984 / U 1985
Gênero: Puzzle
Plataforma: Nes
A Cruzada Nes, que o Gagá do Gagagames começou, mexeu muito comigo,por ser um desafio inédito e interessante. Em um desses posts relembrei um jogo viciante que costumava jogar quando era criança. Os sons ainda estavam frescos em minha cabeça, mesmo já tendo se passado bem mais de 10 anos desde a última vez que os ouvi.
Na manhã seguinte a madrugada que descobri o segredo de Abigail, me diverti bastante jogando Clu Clu Land. Se Joga Na Confusão!
Como é o Bafão?: (B) Essa Boneca Tem Manual!
Clu Clu Land é uma terra cheia de "pólos", que foi invadida por ouriços (Urchins) que roubaram seu tesouro. Apenas dois Bubble-Fish teriam coragem de entrar na Terra dos ouriços e resgatar o tesouro roubado. Os Bubble-Fish são machos e chamam-se "Groopy".
Essa é a nossa Wikipédia.
Bizarro demais.
O que são esses tais pólos?
A parte dos ouriços que roubaram o tesouro parece uma forma abstrata de representar as fases do jogo, o que é muito interessante.
Será que essa é a verdadeira história do Sonic?
Agora o que eu mais gostei disso tudo foi a afirmação convicta de que os Bubble-Fishs são machos. Com esse nome? An-rã Cláudia. Senta lá!
Olha... para mim, é tudo puta e veado. Os ouriços estão dando a elza em todo o tesouro, mas os peixes bolha não estão nem aí e só querem saber de ensaiar o seu número de balé aquático. Não tem nada desse negócio de salvar o mundo. Pronto, Falei.
Sabe aquelas artes interessantes e diferentes que são mostradas em programas de desenvolvimento sustentável e reciclagem?
Então. Os gráficos de Clu Clu Land são coisas desse tipo. Pegaram uma caixa de madeira, encheram de pregos e colocaram duas bolas-de-gude para brigar.
Como se trata de um puzzle, a simplicidade é um ponto positivo. As cores são básicas, mas eficientes. O destaque vai para os peixes que possuem ótima animação e um detalhe nos olhos que me encanta. Adoro esses balões de água.
Bate Cabelo: (C+) Nokia Tune!
A trilha dessa festa é básica. A música central tem mais ou menos uns cinco segundos, mas é extremamente gostosa e viciante. Ela toca uma única vez no início de cada fase, depois só se ouvem os efeitos sonoros.
À primeira vista isso parece um defeito, por outro lado o clima de tensão que esse silêncio propaga é interessantíssimo. Associado ao contador regressivo, esse conjunto de sons pode aumentar consideravelmente o risco de problemas do coração.
Para jogar com dois jogadores, a sincronia deve ser perfeita. Haja vista, que os movimentos de um podem atrapalhar o desenvolvimento do outro. Os personagens se movem constantemente para frente e ao se chocarem mudam de direção.
O direcional aciona as mãos dos peixes (quê?) na direção escolhida, assim eles ficam rodando até que o botão seja solto e eles possam seguir na direção escolhida.
As nossas bolotas gelatinosas emitem um som acionado por um botão de ação que encolhe os inimigos. Para mata-los é preciso esmaga-los contra a parede depois de paralisa-los com o grito. Inhá!
Para com esse "los". Credo!
Amiga fala lhe? Não fala. Fala? Não.
Adoro esse jeito de matar os inimigos. Ele diz muito sobre mim.
Quem me conhece há mais tempo, com certeza já levou um gritão na cara. Tenho mania disso.
Toda vez que estou tentando falar alguma coisa com alguém e a pessoa não escuta, não dá atenção ou finje não estar ouvido, eu fico Lôca! e Ahhhh! Com aquele potencial vocal mal explorado.
Então, se um dia fizer isso com alguém perto de você, não se assuste, é mania de bicha. Um amigo meu, em vez de gritar, simplesmente responde, quando alguém pergunta: O quê?
Meu Cú!
Voltando ao jogo.
As fases são compostas de pontos que escondem um desenho. Em cada uma há uma figura diferente (Árvore, Rosto, Coração, Submarino e etc.). Os detalhes sobre as imagens são revelados a medida em que os peixes passam por cima dos traços.
A quantidade de jóias restantes para completar a fase é mostrada no topo da tela juntamente com os pontos. Além dos cristais, as imagens podem ser formadas por um elástico rosa que muda sua direção ou um buraco negro que é azul e mata.
Após completar todas as fases, elas se repetem e os cristais devem ser passados duas vezes.
Passando uma vez eles aparecem e na segunda vez eles brilham. Passando novamente eles apagam e assim sucessitivamente. Para passar a fase é necessário deixar todos brilhando.
Para finalizar, estão escondidos na tela alguns itens que possuem propriedades específicas.
Bandeira: Vida extra.
Frutas: Pontos que se acumulam para ganhar uma vida extra.
Relógio: Paralisa os ouriços e o outro jogador por um tempo.
Pólos: São os pregos onde os bubbles peixes se seguram para mudar de direção.
Jogar esse jogo é o mesmo que ir àquele bar de sempre, onde conhecemos o dono, a esposa, os garçons e já até pegamos carona pra casa com um deles.
É uma coisa que não varia, é viciante e parece ser o melhor programa do mundo.
Bato cartão toda semana.
Onde o jogo SE JOGA?
Você controla duas bolas que ficam se batendo, enquanto dançam no salão, tentando formar uma figura de cristais. Agora só falta você vestir um hobby curto rosa bebê, abrir um taça de champanhe e chamar um amigo para jogar Clu Clu Land. É babado na certa.
Só no Carão!
É um dos jogos mais difíceis que já joguei. São poucas vidas, muitas fases, muitos inimigos e uma jogabilidade desafiadora. No videogame não dá para chegar muito longe, ainda mais jogando de dois. Dói muito mais que d... deixa pra lá.
Nota Final: (C+) Clu Clu Land
é Viciante!
Bem Honesta!
Informamos que não teremos imagem do zeramento devida
a impossibilidade de realizar tal feito.
Nem com Save State.
Obrigado.
SemBr