martes, 30 de marzo de 2010

Redenção Gamística:
ToeJam & Earl (Mega Drive)


Produtora: Sega
Ano: 1991
Gênero: Aventura
Plataforma: Mega Drive

(G)
Quero jogar um jogo com você?
(L)
Qual?
(G)
É um tal de ToeEarl alguma coisa.
(L)
É de pra qual videogame?
(G)
Mega.
(L)
Ih.
(G)
Pára. Parece ser muito legal, todo mundo só fala bem dele e é tido como um dos mais divertidos do console. Joga comigo?
(L)
Tá bom.

Assim, meu namorado e eu fomos encarar esse desafio e conhecer um dos jogos mais famosos da Maggy.

Abaixo descrevo um pouco dessa experiência que diminuiu consideravelmente meus argumentos contra o meu namorado Nintendista. Confira o resultado de horas dedicadas a isso.

Nem Arrasa Assim.



Como é o Bafão?: (A+) Nem Te Conto!

As bibas ToeJam e Earl estavam passeando pelo espaço, quando a Earl assume o controle da nave FuckTron (Não resisti), se atrapalha com sua Leila, bate em um asteróide e cai na Terra.

Agora que tá tudo fudido, a aventura se segue pela procura dos pedaços da nave pelo planeta.


Produção: (B+) As Gay que é Criativa!

O ambiente é meio esquisito para ser o planeta Terra. É tudo muito verde e preto ou roxo e vermelho, sei lá. Achei que faltaram algumas cores pelo cenário.

Os personagens são muito bem animados. ToeJam é uma a salsicha zoiuda com três pernas (no bom sentido), de boné, colar e tênis. E Earl é um gordão, burrão de bermudão e óculos escuros.

Os inimigos são muito criativos, variando entre: Galinhas com Morteiros de Tomate, Hamsters Gigantes dentro de Bolhas de Plástico, Dentistas Loucos, Grupos de Nerds e o pior de todos, as Dançatinas de Hula-Hula. Miséria e a Córdia!

Nada de surpreendente nesse show. Destaque para o visual totalmente original. A sensação é de nunca ter visto nada parecido.



Black Music na Veia!

Em TJE rola o melhor do SoulFunk da vida. James Brown deve ter despirocado em êxtase quando jogou esse jogo. A trilha é realmente empolgante e diferente do que estou acostumado. Ela acompanha muito bem o ritmo de ação do jogo.

Eu particularmente prefiro Funk Carioca, mas...
...fazer o quê?

Aqui não é pra Bater Cabelo,
é para colocar uma Boina e Deslizar na Pista.
Yeah! Yo!


Corêo!: (C) Isso é Ballet Clássico?

Agora chegamos ao ponto que me fez desgostar desse negócio. Tudo é muito maravilhoso até aqui. As músicas são interessantes, a história é interessante e até os personagens são interessantes, mas a Corêo! não dá.

Tudo é demais:
São permitidos dois jogadores simultâneos com direito a separeção de tela;

Há dois modos de jogo, um Fixo e outro Aleatório onde as fases mudam a cada passagem;

Existem 25 cenários para serem explorados e 10 pedaços da espaçonave para serem encontrados;

São mais de 20 presentes, contendo cada um vários tipos de itens que ajudarão ou atrapalharão sua busca;

E os personagens protagonizam diálogos hilários juntos.

Certo?

No papel sim.
É tudo perfeito.

Agora no jogo, a coisa muda completamente de figura. A Salsichinha e o Salsichão são extremamente lentos e parecem que estão colados no chão.

O sistema do uso de itens é confuso. Não dá para decorar as caixas, porque elas mudam a cada jogada. Sempre acabo confundindo e usando o item errado.

Sem contar que alguns itens não duram quase nada. Quando usamos um item para pular mais longe, ficamos presos do outro lado quando seu efeito acaba. UóH!

Os itens legais são as guloseimas gostosas e os ruins são as coisas estragadas ou desgradáveis, como brócolis.
(Adoro! Brócolis)

As fases são repetitivas. Para mudar de fase são usados elevadores espalhados pelo cenário. Ao entrar em uma nova fase, o jogo informa qual é o número dela e se não me engano, avisa também se naquele cenário existem peças da nave. Existe também um mapa que ajuda bastante a localização.


Balada (C): Querimbóra! Querimbóra! Querimbóra!

Não tem jeito.
Não gosto desse jogo.
Não consigo me divertir com ele.

Passei horas jogando sem entender o que estava acontecendo e sem conseguir estabelecer um padrão de funcionamento das coisas. É tudo muito lento e pouco intuitivo. Não gostei.

A melhor parte desse jogo é falar dele, porque falando ele fica marivilhoso. Agora, a experiência é triste. Tô Nervosa!

Tive que jogar isso denovo e continuo carregando esse pecado. E nem considero mais como pecado.

Me libertei.
Não dá!


Onde o jogo SE JOGA?

Estou com preguiça até de fechar aqui, mas mesmo assim ToeJam e Earl não me escapará.

A viadagem está presente nos personagens principais que fazem o papel clássico do casal que se encaixa. O gordinho simpático com o magrelinho bonitinho.

Amor de Amigos.
Simples assim.


Só no Carão!

Simplesmente não gosto da experiência do jogo como um todo. Isoladamente são características impressionantes, mas juntas não acrescentam nada em minha vida. Arf!

Deasabafei!
Foi mal aí 8-Bit J.

Esse é um RetroGame Hypado que não cumpre o que promete fora do papel.


Nota Final: (B-) ToeJam & Earl é
Uóh!


SemBr

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