domingo, 23 de maio de 2010

Redenção Gamística:
Sonic The Hedgehog (Mega Drive)

Inhá! Tá Boa!?

Depois de aproveitar bastante meus 15 minutos de fama, consegui uma janela em minha agenda de compromissos e pude jogar um dos maiores clássicos de todos os tempos. Se alguém pensou que eu tinha abandonado a jornada de Redenção Gamística e se jogou no pecado, pode ficar tranquilo. Little Ant is Here!

Seguindo a nova tendência de análises emotivas, trago até aqui, minha experiência com o jogo que deu início a mais fantástica época dos VideoGames.

Sonic The Hedgehog é o personagem mais famoso e símbolo de uma das mais importantes empresas de games do mundo, a Sega. Esse fato não ocorreu por um acaso, o ouriço azul foi fabricado com esse objetivo. Os responsáveis pela criação, conseguiram personificar toda a essência da empresa nesse personagem. Sonic é rápido, moderno, azul, simples e bonito.

Creio eu, que a imagem da Sega foi totalmente representada nele. Essa é a minha teoria secreta sobre porque Sonic é fantástico. Um mascote criado e pensado para representar as características de uma empresa, de um videogame e ainda atacar o seu rival simplesmente por existir é um nascimento único. Sonic Arrasa!

O meu maior medo ao encarar esse jogo era a falta do SpinDash. Essas situações de retroceder me incomodaram tanto em Megaman que fiquei receoso por Sonic 1. E a grande surpresa da noite foi perceber que o jogo flui perfeitamente sem esse comando. Fazendo-me refletir sobre a real necessidade de acelerar sozinho.

Sonic The Hedgehog é brilhante! A simplicidade do jogo impressiona. Tudo pode ser resumido em um único botão. Com certeza, Mario se revirou ao perceber o que seu rival podia fazer com apenas um dedo. Chupa Bigodudo!

O primeiro jogo da série se mostrou superior aos outros em alguns aspectos. A trilha sonora é extremamente envolvente e algumas animações são mais agradáveis, como a do esquibunda. A velocidade é mais intensa durante a partida. E não sei porque fizeram aquele bônus impossível em Sonic 2 se o estágio encontrado aqui já era tão interessante.
Mas a maior vantagem está na desenvoltura do ouriço. Sonic parece ser muito mais livre, leve e solto em sua estréia do que em suas sequências. Cheguei a contestar minhas preferências por causa desses detalhes.

Os gráficos são de uma beleza incomparável. É interessante como um jogo de 1991 não envelheceu em nada. A tela de abertura é, sem dúvida, a mais empolgante de todos os jogos do carinha azul. Sem falar que esse é o jogo da série que contém o porquinho, a ser salvo, mais fofo de todos. Uôn! Lindo! (A foto se perdeu no emulador. Sorry!)

Ao longo dessa aventura pude filosofar e acabei desenvolvendo diversas teorias e explicações sobre as razões pelas quais as coisas são como são em Sonic 1. Abaixo uma lista:

1 - As argolas não estão ali atoa.
Elas ajudam a dar realismo a sensação de velocidade. O seu barulho contribui para percebermos a velocidade em que estamos. Quando nos deparamos com um obstáculo a intensidade do Break pode ser vista pela explosão de rings na tela.

2 - Go! Go! Go!
Comum em jogos Beat'Up, essa chamada quer dizer que alguma coisa ruim vai acontecer caso você não se mova. Em Sonic é constante encontrar inimigos ou partes do cenário que funcionam como Go! Um deles é a libélula que aparece de repente e atira.

A impressão é que ela diz: Vai Bunita! Vai Vai Bunita! Bora!

3 - A invencibilidade é mais do que isso.
As estrelas mágicas presas em monitores, responsáveis por um dos Shines mais charmoso da história, têm um significado mais profundo.

Assim que Sonic pega esse item, a música se altera e claramente temos a sensação de que podemos ganhar o mundo.

Aproveite essa chance e viva intensamente, pois a vida é passageira.

Acredito que essa é mais uma mensagem passada através do jogo.

4 - A velocidade é muito esperta.
Não é só para mostrar as capacidades de processamento do Mega Drive e tão pouco tirar uma onda com o Bigodudo por causa de sua pança.

A velocidade do jogo, aliada ao level design faz com que não sejamos capazes de apreciar todos os detalhes dos cenários e as particularidades de cada fase.

Com isso, somos instigados a jogar o jogo inúmeras vezes sem perceber.

Para finalizar quero fazer uma observação sobre a dificuldade desse jogo. Muitas pessoas devem encher a boca para dizer por aí que Sonic é um jogo fácil. Sempre discordei disso, porque acho as armadilhas contidas nele, muito inteligentes. E dessa vez, pude perceber que a dificuldade desse jogo não é nada baixa.

Não pense em dificuldade como a incapacidade de zerar o game e sim como a necessidade de aprender para prosseguir. O jogador é forçado a trabalhar seus reflexos e sua atenção de uma forma impressionante para conseguir todas as esmeraldas. O que não é uma tarefa simples.

Exige sim, muita habilidade.

Enfim, Sonic The Hedgehog é um clássico inquestionável e finalmente pude entender completamente tudo que imaginava a seu respeito.

Esse jogo me provou porque foi o responsável pela melhor guerra de consoles da história. Fiquei muito feliz em me redimir desse pecado. Sei que essa experiência enriqueceu muito minha vida RetroGamer.

Dúvido que Sonic 4 consiga resgatar essa magia. Uma pena.




Para quem não viu minha primeira Redenção Gamística com TomEarl & Jam e ainda não sabe o que são Pecados Gamísticos, ficam aí os links. Até a próxima. Bjo e Me Liga!

(Senti falta de uma fechação. Filosofar é muita Broxice! Credo! Nem parece eu.)

28 comentários:

  1. Gostei muito do seu review, até hoje só tinha jogado sonic, nunca tinha filosofado a respeito das características.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro Sonic é um clássico que nenhum retrogamer que se preze, pode ir para o caixão sem terminá-lo. Parabéns por mais esta conquista na sua busca por redenção gamística. Que o Senhor dos Pixels esteja sempre contigo! Amém! :)

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Eu só tinha filosofado sobre, nunca tinha jogado. Agora estou aliviado. Precisava disso.

    @André Breder
    8Bit Jesus não terá motivos para se preocupar comigo. Já me livrei de 2 pecados, só faltam um milhão. Eu sou persistente. Que Assim Seja!

    ResponderExcluir
  4. Sonic 1 é pra mim disparado um dos melhores jogos do Mega Drive, embora eu prefira o Sonic 2.

    Mas rapá, que beleza de review heim! Acho que deu pra tu tirar uns 50 kg das costas. Dessa voce escapou beleza e tá perdoado.

    ResponderExcluir
  5. @gamesportemania
    Com certeza, Sonic é uma das melhores séries de todos os tempo e ainda mais do Mega Drive.
    ...
    Muito obrigado pelos elogios. Acho que deu tudo certo porque terminei de jogar e imediatamente escrevi o texto, com a memória fresca ficou mais completo.

    ResponderExcluir
  6. O design das fases dos jogos do Sonic sempre foram geniais.

    A maioria dos jogadores acostumados com Mario, Alex Kidd e similares caminhando pelas fases agora tinham a chance de correr em velocidade super-sônica (tá, nem tanto, mas em 1991 parecia) e daí lá vinha alguma armadilha ou inimigo fazendo o ouriço explodir em argolas douradas.

    Sonic foi criado para ser tudo o que Mario não era, ele representava a rebeldia e a velocidade, enquanto Mario era só um gordinho bigodudo tentando salvar uma princesa.

    Como um ex-propretário de um NES e um SNES eu sou fã do italiano bigodudo, mas o ouriço azul arrebenta! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma coisa com esse jogo, não sei explicar, mas adoro jogar Sonic aos domingos depois do almoço...

    Sim, isso que eu disse foi bizarro, mas era algo que eu precisava dizer, não sei o porque....

    hm... arram :D

    ResponderExcluir
  8. @Oráculo
    Muito obrigado pelos elogios!
    Eu também fui proprietário de um SNES e de um NES na época da febre e agora vejo o Sonic com outros olhos. Sobre as fases, esqueci de comentar sobre como esse jogo presa pela realidade, usando a física em sua jogabilidade.

    E os inimigos são simples, creio eu, porque somos frágeis e qualquer um com uma arma pode nos tirar a vida. Acho que por isso os inimigos de Sonic são tão simples.

    @Cosmão
    Conversa com Titia. Pode Falar. Esse aqui é um espaço para confissões. Mesmo que bizarras. Eu jogo Final Fantasy I desde que me entendo por gente e não importa o lugar, jogo mesmo e nunca consegui terminar e não me canso de começar de novo. Estranho, não?

    ResponderExcluir
  9. Seus posts estão ficando cada vez melhores... você tem um grande poder de observação. Nunca tinha reparado nessas coisas.

    Realmente, o lance da gente passar batido pelas fases deixa a gente com a sensação de que não viu tudo no jogo, interessante...

    O Sonic foi mesmo feito sob medida para o Mega Drive. A SEGA propagandeava muito a velocidade do Mega Drive, que dava altas lapadas no traseiro do SNES. Sonic foi perfeito para demonstrar isso.

    E de fato, basta um botão para tornar um jogo divertido. Aula de game design da SEGA.

    ResponderExcluir
  10. @Orakio "O Gagá" Rob
    Eu tenho os melhores mestres. É bom saber que estou evoluindo. Muito Obrigado!
    ...
    Interessante que percebi isso espontaneamente, foi um lapso. Bateu de uma vez.
    ...
    Acho que o Sonic foi o único, personagem/jogo/série feita com esse propósito. Estranho, não? É uma excelente idéia para criar um mascote. Sendo que essa é a função principal deles, representar a marca. A Sega antiga faz muita falta ao mundo dos video-games. Sério.
    ...
    Já cheguei a achar esse simplicidade de controles um defeito, mas quando joguei os jogos para valer, percebi que essa é magia da coisa. O mais importante até.

    ResponderExcluir
  11. Essa análise foi muito boa, com observações inteligentes.
    Ao ler esse post, me lembrei do meu primeiro post pro Santuário do Mestre Ryu, que também foi sobre Sonic the Hedgehog.
    Continue com o bom trabalho!
    Ah! Já zerei pegando todas as esmeraldas, me deu muito trabalho e consumiu todo meu estoque de paciência, mas consegui!!! \o/

    ResponderExcluir
  12. "Genesis does what Nintendon't" e "Blast processing" nunca caiu tão bem quanto neste post.

    Sua teoria secreta sobre o Sonic foi fantástica mesmo. Sei da importância do jogo e cheguei a jogá-lo na época (eu era louco para jogá-lo, mas não tinha um Mega Drive e só jogava na casa dos outros e em locadoura), mas meu jogo preferido da série é o Sonic 2 do Mega Drive. E música de invencibilidade é a do Sonic 1 e 2, o resto é resto. Masato Nakamura é o cara!

    Ah, faltou falar sobre um detalhe: no Sonic 1 do Mega Drive, Master System e Game Gear o número de esmeraldas para se pegar são seis. Curiosamente, nos capítulos posteriores à série são sete esmeraldas (ou seriam bolas do Dragão?) que juntas dão ao Sonic o poder de trasnformar em Super Saiyajin.

    ResponderExcluir
  13. @Léo
    Dá muito trabalho juntar essas esmeraldas, mas é muito recompensador. Nada como não ter que ver o Robotnik te mandar tentar de novo.
    ...
    Muito Obrigado pelos elogios. Continuarei até dominar o mundo. Valeu!

    @ANTIDEUS
    Fiz a Linha Cátia!
    ...
    Essa teoria também veio como um lapso em minha cabeça, eu ia escrever um comentário e aí pensei nela e resolvi guardá-la e fazer um post. Que bom que gostou.
    ...
    Ainda darei um outra chance ao Sonic 2. Acredito que quando joguei não consegui apreciar suas qualidades. Gosto da música do Sonic 3 e do Knuckles, mas as estrelinhas do 1 são mais charmosas.
    ...
    Não tinha pensado nisso. Gostei da teoria sobre Dragon Ball e as Sete Esferas. Não duvido que tenha sido essa a inspiração, já que o Super Sonic foi baseado no Super Saiyajin.

    ResponderExcluir
  14. Como já disse o Gagá, vc tem um grande poder de observação!! Dá gosto ler seus posts!
    Mandou bem demais na redenção! Parabéns!!
    Ah, e valeu por usar o selo! :)
    Abração,
    Leo S.

    ResponderExcluir
  15. Até que enfim arrumei tempo de ler isso XD

    EXCELENTE Gabriel XD melhor ainda por que é SONIC, e um "shine" a mais por que é REDENÇÃO!! Tenho certeza que você teve ótimos momentos jogando esse game, e que nenhuma redenção gamistica foi tão prazerosa como esta!

    O lv design desse game é estraordinário, mesclado a gráficos lindos e uma das melhores trilhas sonoras EVER (pra mim, Sonic 1 tem a melhor trilha sonora de toda a existência gamer), o que mais falta??

    os estágios bonus são os melhores e mais originais de todos os episódios, sendo detestei os de Sonic 2 viu... ô corridinha chata irritante, tá loco!!

    Ótima análise véi!!! XD

    ResponderExcluir
  16. @Leo S.
    Dá gosto de ler seus comentários. Valeu mesmo!
    Não precisa agradecer, o selo profissionalizou o negócio. Ficou muito bom.

    @Sabat
    Pode ter certeza, até agora foi a jogada obrigada mais prazerosa de todas. Surpreendente. Arrasô!
    ...
    Nada. É perfeito. E o melhor é que foi feito para ser assim. Totalmente planejado. Um Luxo!
    ...
    Ninguém merece aquilo no Sonic 2. E eles ainda tiveram a pachorra de repiti-la no Sonic Advanced. Uóh!
    ...
    Eu gosto muito do bônus do Sonic 3 e Knuckles, mas o do Sonic 1 dá uma sensação de viagem inexplicável. Assim com um bônus deve ser. Acho que é isso.
    ...
    Valeu Véi!
    Do Moral!
    [modo BROTHER OFF]

    ResponderExcluir
  17. Concordo com o Sabat. Ao lado dos jogos de Zelda, Sonic para mim a melhor trilha sonora de todos os retrogames.
    Legal você ter percebido o lance do som das argolinhas. O "sobresom" reunidos quando vc as pega dá uma ideía de repetição rápida, o que leva à impressão de velocidade.
    E Sonic para mim é melhor do que Mario (e olha que tive o Mega Drive e o SNES!). Tenho dito!

    ResponderExcluir
  18. @Thiago Zolini
    Donkey Kong também é uma série de trilhas excelentes. É difícil ver uma série de jogos mantendo a qualidade de trilhas sonoras nas alturas.
    ...
    Nessa disputa, para mim é empate técnico no geral. Já no individual depende de quem comparamos. Quando mais novo jogava muito Mario, mas depois de velho me rendi muito ao Sonic e ultimamente tenho preferido ele. Acho que é pela nostalgia, já que o Ouriço anda mal das pernas por aí. Dessa vez prefiro ficar em cima do muro.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post Gabriel! Muito bacana e engraçado o jeito como você escreve seus reviews. Parabéns pelo blog. Sempre que posso eu dou uma lida em seus excelentes posts.

    Abraço! Continue assim!

    ResponderExcluir
  20. @Jorge LucaS
    Muito Obrigado pelos elogios.
    Fico feliz em saber que você gosta do meu estilo, do meu blog e dos post. Arrasô. Pode deixar que continuo assim e sempre tentando melhorar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Titia como sempre arrasando em suas analises Fodasticas!

    Isso que gosto na Titia, sempre cheia de shine!

    Ficou otima a analise, espero um dia ser tão bom quanto vocÊ :D

    ARRASA NEEM

    ResponderExcluir
  22. AEEEEEW Gabriel, parabens, redenção sempre é dgna de honra!
    Excelente post, e realmente sonic 1 foi um marco dos games, e sempre será... é uma pena como sua imagem foi deteriorada.

    Quanto a redençoes...a minha é mais complicada.. se render a Dragonquest , pra mim é uma tarefa quase impossível, kkkk
    No mais, keeep the good work, titia!
    até!

    ResponderExcluir
  23. @Cyber Woo
    Eu faço o que eu posso. Muito Obrigado!
    Fico lisonjeado em saber que sou inspiração
    para você. Colanimim Qui Cê Brilha!

    @NigazallucarD
    Essa redenção foi muito prazerosa. Sonic é realmente uma das coisas mais importantes do patrimônio gamístico. Um dia ele volta a sua antiga forma. A esperança morre... mas é a última.
    ...
    Ainda estou trabalhando minha cabeça para começar a jogar Dragon Quest. É um trabalho duro, mas estou disposto a começar.

    ResponderExcluir
  24. @GLStoque

    Concerteza Titia!
    Temos de absorver aquilo que há de melhor nas pessoas que acrescentam em nossas vidas.

    E tenha certeza que sua amizade,parceria e seu excelente trabalho, sempre será inspiração,não só para mim, como para todos!

    Nossa, estou sentimental hoje!

    Falando em Dragon Quest, comecei o DQ VIII, me aguarde redenção.

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  25. nossa eu nunca joguei pois nao sou desse tempo mais depois desse post me deu vontade de jogar pelo menos 1 mes sem parar .
    o post ficou otimo glstoque.
    ah e quando vc tiver um tempinho vago entar no meu blog ta no começo mais ta ficanu xou.
    http://igrgamersconsoles.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. @Cyber Woo
    Putz! Fiquei emocionado agora. Ôun!
    Esses últimos dias o eu também estou numa babação... tipo escorrendo mel.

    Só posso dizer que é recíproco.
    Admiro você e me sinto honrado em participar do NewOldPlayers. Tamo Junto!

    Aguardando a Rendenção.
    Abraço ;)

    @Yugi
    Tá me chamando de velha?
    Tá Lôka!
    Perdeu a Noção do Perigo!?
    ...
    Adooooro! Adooooro! Perigon!
    ...
    Pode deixar que dou uma passadinha lá.
    Seja Bem-Vindo! E volte sempre.

    ResponderExcluir
  27. Caramba Gabriel...

    Conheço esse jogo há 19 anos, e nunca pensei nessa analogia da invencibilidade, de aproveitar a vida intensamente. Mandou bem!

    Eu prefiro Sonic 2, por ter vindo no meu mega drive, mas o 1 é clássico, né?

    Sobre o comentário do Cosmão... putz, pensei que essa sensação acontecesse só comigo. Quase todo domingo de manhã, sinto vontade de jogar Sonic 1, só que a versão do master system. Isso porque em 1991, num domingo, um dia depois de ganhar o master, eu aluguei Sonic 1. Acho que vou levar essa "maldição" pra vida inteira hehehe

    Nota 10 pra essa análise, Gabriel!

    ResponderExcluir
  28. @Elielson
    Essas coisas bateram em minha cabeça de uma vez só e de repente. Um loucura!
    ...
    É mais que clássico. É definitivo.
    ...
    Sonic 2 me incomoda por causa dos bônus, mas um dia o jogarei de coração aberto.
    ...
    Valeu pelos elogios!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...