terça-feira, 30 de março de 2010

Redenção Gamística:
ToeJam & Earl (Mega Drive)


Produtora: Sega
Ano: 1991
Gênero: Aventura
Plataforma: Mega Drive

(G)
Quero jogar um jogo com você?
(L)
Qual?
(G)
É um tal de ToeEarl alguma coisa.
(L)
É de pra qual videogame?
(G)
Mega.
(L)
Ih.
(G)
Pára. Parece ser muito legal, todo mundo só fala bem dele e é tido como um dos mais divertidos do console. Joga comigo?
(L)
Tá bom.

Assim, meu namorado e eu fomos encarar esse desafio e conhecer um dos jogos mais famosos da Maggy.

Abaixo descrevo um pouco dessa experiência que diminuiu consideravelmente meus argumentos contra o meu namorado Nintendista. Confira o resultado de horas dedicadas a isso.

Nem Arrasa Assim.



Como é o Bafão?: (A+) Nem Te Conto!

As bibas ToeJam e Earl estavam passeando pelo espaço, quando a Earl assume o controle da nave FuckTron (Não resisti), se atrapalha com sua Leila, bate em um asteróide e cai na Terra.

Agora que tá tudo fudido, a aventura se segue pela procura dos pedaços da nave pelo planeta.


Produção: (B+) As Gay que é Criativa!

O ambiente é meio esquisito para ser o planeta Terra. É tudo muito verde e preto ou roxo e vermelho, sei lá. Achei que faltaram algumas cores pelo cenário.

Os personagens são muito bem animados. ToeJam é uma a salsicha zoiuda com três pernas (no bom sentido), de boné, colar e tênis. E Earl é um gordão, burrão de bermudão e óculos escuros.

Os inimigos são muito criativos, variando entre: Galinhas com Morteiros de Tomate, Hamsters Gigantes dentro de Bolhas de Plástico, Dentistas Loucos, Grupos de Nerds e o pior de todos, as Dançatinas de Hula-Hula. Miséria e a Córdia!

Nada de surpreendente nesse show. Destaque para o visual totalmente original. A sensação é de nunca ter visto nada parecido.



Black Music na Veia!

Em TJE rola o melhor do SoulFunk da vida. James Brown deve ter despirocado em êxtase quando jogou esse jogo. A trilha é realmente empolgante e diferente do que estou acostumado. Ela acompanha muito bem o ritmo de ação do jogo.

Eu particularmente prefiro Funk Carioca, mas...
...fazer o quê?

Aqui não é pra Bater Cabelo,
é para colocar uma Boina e Deslizar na Pista.
Yeah! Yo!


Corêo!: (C) Isso é Ballet Clássico?

Agora chegamos ao ponto que me fez desgostar desse negócio. Tudo é muito maravilhoso até aqui. As músicas são interessantes, a história é interessante e até os personagens são interessantes, mas a Corêo! não dá.

Tudo é demais:
São permitidos dois jogadores simultâneos com direito a separeção de tela;

Há dois modos de jogo, um Fixo e outro Aleatório onde as fases mudam a cada passagem;

Existem 25 cenários para serem explorados e 10 pedaços da espaçonave para serem encontrados;

São mais de 20 presentes, contendo cada um vários tipos de itens que ajudarão ou atrapalharão sua busca;

E os personagens protagonizam diálogos hilários juntos.

Certo?

No papel sim.
É tudo perfeito.

Agora no jogo, a coisa muda completamente de figura. A Salsichinha e o Salsichão são extremamente lentos e parecem que estão colados no chão.

O sistema do uso de itens é confuso. Não dá para decorar as caixas, porque elas mudam a cada jogada. Sempre acabo confundindo e usando o item errado.

Sem contar que alguns itens não duram quase nada. Quando usamos um item para pular mais longe, ficamos presos do outro lado quando seu efeito acaba. UóH!

Os itens legais são as guloseimas gostosas e os ruins são as coisas estragadas ou desgradáveis, como brócolis.
(Adoro! Brócolis)

As fases são repetitivas. Para mudar de fase são usados elevadores espalhados pelo cenário. Ao entrar em uma nova fase, o jogo informa qual é o número dela e se não me engano, avisa também se naquele cenário existem peças da nave. Existe também um mapa que ajuda bastante a localização.


Balada (C): Querimbóra! Querimbóra! Querimbóra!

Não tem jeito.
Não gosto desse jogo.
Não consigo me divertir com ele.

Passei horas jogando sem entender o que estava acontecendo e sem conseguir estabelecer um padrão de funcionamento das coisas. É tudo muito lento e pouco intuitivo. Não gostei.

A melhor parte desse jogo é falar dele, porque falando ele fica marivilhoso. Agora, a experiência é triste. Tô Nervosa!

Tive que jogar isso denovo e continuo carregando esse pecado. E nem considero mais como pecado.

Me libertei.
Não dá!


Onde o jogo SE JOGA?

Estou com preguiça até de fechar aqui, mas mesmo assim ToeJam e Earl não me escapará.

A viadagem está presente nos personagens principais que fazem o papel clássico do casal que se encaixa. O gordinho simpático com o magrelinho bonitinho.

Amor de Amigos.
Simples assim.


Só no Carão!

Simplesmente não gosto da experiência do jogo como um todo. Isoladamente são características impressionantes, mas juntas não acrescentam nada em minha vida. Arf!

Deasabafei!
Foi mal aí 8-Bit J.

Esse é um RetroGame Hypado que não cumpre o que promete fora do papel.


Nota Final: (B-) ToeJam & Earl é
Uóh!


SemBr

23 comentários:

  1. Esse jogo é mesmo bizarro. O Mega Drive teve muita coisa melhor pra esse jogo ser tão bem cotado assim.

    Mas pode ser preconceito meu já que eu sou muito mais de curtir um "Airon Meiden" do que funk. Então, pra mim, jogo inspirado em música bom mesmo é o clássico Rock n' Roll Racing!

    ResponderExcluir
  2. @Oráculo
    Adoro Black Music!
    Funk, Soul, Blues e R&B!
    Mas isso não salva esse jogo.
    Não entendo mesmo o porque de ser tão cotado.

    É tipo Mega Man 2 e 3 que nem carregam o tiro e todo mundo diz que a série não evoluiu nada depois deles.

    Melhor escutar o CD de SoundTrack do jogo.

    ResponderExcluir
  3. Eu, por outro lado, já gosto muito desse jogo. Acho ele muito bom!!!

    GLStoque, por acaso tentasse o 2??? Talvez caia no teu agrado, já que muda para sidescrolling o game. Muitos amantes do primeiro odeiam o segundo por ser totalmente diferente do primeiro. Eu gosto dos dois!

    ResponderExcluir
  4. Uma vez peguei um cartucho emprestado com um amigo, daqueles que tem vários jogos (este no caso tinha 8), dentre eles veio este jogo aí, e pra falar a verdade não foi um dos que mais me agradaram não. Achei este jogo muito fraquinho.

    ResponderExcluir
  5. @Nesbitt
    Tentei sim. Até pensei em fazer um análise dupla, mas como tinha citado esse no Pecados Gamísticos escolhi só ele.
    ...
    Achei até interessante jogar com os dois personagens em só uma tela do estilo de Mario, mas mesmo assim nao consegui gostar. O jogo sofre dos mesmo problemas do outro. Não deu.

    @gamesportemania
    Concordo.
    Pelo menos tinham outros 7 jogos para escolher.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho o jogo excelente, sério! Não sei se é porque me remete a boas lembranças (na verdade, deve ser exatamente isso) mas sei que o jogo me diverte do início ao fim. Dos personagens aos inimigos e o zeramento, muito bom! Além disso, o jogo chama atenção pela crítica. Note que os inimigos são estereótipos exagerados dos terráqueos de hoje em dia. Donas de casa histéricas, beberrões com suas máquinas barulhentas, dondocas e seus filhos mimados, cachorros descontrolados, e dançarinas de hula-hula!

    Ah, impagável vá Tia Gabs.

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Pô, Toe Jam & Earl é legal pra caramba, um dos maiores clássicos de Mega e só não foram mascotes da Sega porquê existia um "tal" de Sonic.

    Mas são ícones absolutos da empresa, principalmente numa era.

    ResponderExcluir
  8. @Stuka
    Você acaba de confirmar o que eu havia dito na análise: "a melhor parte desse jogo é falar sobre ele".
    ...
    Vendo você falar assim parece perfeito e impagável, mas na real o conjunto da obra é estranho.
    ...
    Pelo menos você se diverte.


    @Marcos "mcs" Valverde
    Graças a Deus que Sonic apareceu!
    Pra mim são exageros da crítica.
    Não consigo acha-los carismáticos assim.
    ...
    Acho clássico um definição perigosa. Não é porque é clássico que é bom. Veja Altered Beast, eu acho um bomba e não deixa de ser clássico.

    ResponderExcluir
  9. Eu também curto de montão esse jogo aí. Mas sei lá, pode ter um pouco de nostalgia no meio. O jogo tem umas falhas nos controles, mas eu gosto dessa doideira toda.

    Pensando melhor... era um SACO quando um dos dois jogadores caía no andar de baixo. Levava séculos para a gente se reencontrar, dava nos nervos!

    Aliás, curto o 2 também, que nem o Nesbitt. Achei muito louco.

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu joguei alguns minutos dele e tbm não intendi nada, mas como sou guerreiro, irei dedicar um pouco mais de tempo!
    Mas continuo dizendo que quando joguei não saquei nada do que tava fazendo, hahahah!

    Valeu pela tentativa Gl, 8bit Jesus viu que você se esforçou, haha!

    Excelent Review ;)

    ResponderExcluir
  11. Lembro quando aluguei essa fita pra ver se era bom mesmo, e até hoje não entendo o que é pra fazer nele!

    Mas o review tá muito escroto de engraçado, ri muito!

    ResponderExcluir
  12. @GLStoque

    Clássico para mim, antes de tudo, tem a ver com aceitação popular, um bom marketing e um mínimo de qualidade.

    Altered Beast não é um jogo acima da média mas foi produto de sua época, ou seja, exatamente o que era preciso para impressionar os novos marinheiros dos 16-bits.

    Aliás, o Mega era um "videogame arcade": funcionava muito melhor jogos de ação, que aproveitavam toda a velocidade de processamento do console do quê os lentos RPGs (dos quais o Super Nes aproveitou-se muito bem).

    Toe Jam & Earl talvez tenha uma curva de aprendizado alta e exija mais dedicação do quê seus similares (existem?), mas continuo achando um grande game.

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu considero ToeJam & Earl um SENHOR JOGO!!

    Essa opinião as vezes é um pouco controversa, ainda mais quando se avalia o game sem o fervor da época em que foi lançado, mas lembro-me bem de como era divertido jogar esse negócio.

    Considero este um game que tem um senso de humor espetacular, é super original e divertido, e a surpreza de descobrir o que vem dentro dos presentes eu considero um ponto fortíssimo do jogo. Já utilizá-los, pô Gabriel, os itens durarem pouco neste game não pode ser considerado um defeito, pois isso é feito para fazer o jogador aprender a utilizar corretamente eles, saber sua duração para não ficar "preso" (essa eu ri, imaginei vc caindo pro mapa de baixo por não ter como voltar kkk)e por final, nos faz procurar mais presentes!

    Claro que é meio repetitivo, mas não acho que a aventura dure tanto a ponto de isso atrapalhar! A movimentação é meio lenta mas ninguém reclamou disso na época, aliás, é a primeira vez que vejo alguém reclamar disso XD Experimente correr no asfalto Gabriel, eles vão mais rápido!

    Bom, existem jogos de megadrive melhores?? sim, dezenas deles! ToeJam & earl não fica no meu top 10 de melhores jogos do console, mas se eu fizesse um top 10 de horiginalidade e humor, esse game estaria em primeiro com certeza!

    Nessa descordamos XD

    ResponderExcluir
  14. @Orakio "O Gagá" Rob
    Viu? Quando você para para pensar
    o jogo não é isso tudo.
    ...
    O segundo parece mais legal,
    mas não consegui saber o que fazer.

    @Cyber Woo
    Vai na fé! Se você entender alguma coisa me explica, porque eu tô boiando até agora.
    ...
    Tomara que ele veja o meu sacrifício.
    O que vale é a intenção.

    @00_Agent
    Mais um que não sabe o que fazer com TJE.
    Escroto de engraçado?
    Tá néh. Agradecido.

    @Marcos "mcs" Valverde
    Clássico é isso. E nem por isso todos são bons.
    Gostaria de conseguir ver aonde está toda essa graça desse jogo. Juro.

    @Sabat
    Os itens poderiam ser um pouco mais intuitivos. Entendi a proposta, mas acho que poderia ser melhor.
    ...
    Concordamos sim. Como eu disse: são ideias muito boas e originais que para mim não funcionaram juntas da melhor forma que poderiam.

    Abração Coletivo! Arrasem Nens!

    ResponderExcluir
  15. @GLStoque
    "O segundo parece mais legal,
    mas não consegui saber o que fazer."

    Poxa, como assim??? É só seguir a flechinha e procurar os terráqueos faltantes!!!

    =D

    ResponderExcluir
  16. @GLStoque

    Sério, por quanto tempo você jogou o game?

    A graça do jogo? Fugir, evitar ou enfrentar inimigos dependendo dos recursos (presentes) disponíveis, explorar o mapa de cada fase atrás de presentes e da peça da nave, ver os inimigos mais loucos da história e escutar um dos melhores OSTs do gênero.

    O jogo baseia-se em pegar peças da nave (quando há) e chegar ao último andar. Você pode fazer isto da maneira mais suscinta o possível ou explorar tudo. Um game de plataforma, com exploração e não-linear melhor que esse... alguém conhece?

    ResponderExcluir
  17. Terminei apenas uma vez esse jogo, com um amigo, sozinho é praticamente impossível nas fases adiantadas.
    E existe uma opção que deixa o jogo random à cada jogada, muito bacana isso.
    Eu, particularmente, o considero um dos melhores jogos do Mega e um dos melhores multiplayers ever.

    ResponderExcluir
  18. Já tentei várias vezes, mas nunca consegui jogar e gostar de ToeJam e Earl...

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro que aluguei uma vez, levado, principalmente, pelo aspecto descolado e engraçado dos personagens do jogo. Chamei meu amigo para jogar, mas apesar de acharmos tudo mto engraçado, não gostamos do desenrolar do jogo. Meio confuso! Fomos para o Mortal Kombat, o outro cartucho que tínhamos alugado :P

    Arrasou no iniciamento da redenção!

    ResponderExcluir
  20. @00_Agent
    Claro. Eu só jogava jogos originais.
    ...
    @Nesbitt
    Eu sei que devemos seguir as flechas o problema é que não adianta nada e os caras não falam nada demais. Não conseguir sentir o felling do jogo.
    ...
    @Marcos "mcs" Valverde
    Existe tanta coisa além disseo. Novamente volto de novo a dizer que esse jogo é ótimo no papel e quando você descreve suas qualidades, mas a experiência d jogo é frustrante.
    ...
    Conheço alguns jogos melhores que esse desse mesmo estilo, Goof Troop (SNES) é um ótimo exemplo.
    ...
    @Cosmão
    Felizes são aqueles que conseguem enxergar a essência desse jogo. Acho um multiplayer chato.

    @André Breder
    Graças a Deus eu não estou sozinho.
    E nunca pensei que você concordaria comigo.
    Arrasou Breder! Tamo junto!
    ...
    @Thiago Zolini
    Resumiu tudo. É dessa experiência que eu tô falando o tempo todo. Muita capa, muito conteúdo, mas nada funciona direito.

    Arrasou no Arrasamento de Teoria!
    ...
    Fim do 2º Round.

    ResponderExcluir
  21. Esse é o Melhor jogo de Mega Drive que eu já joguei.
    Jogava ele direto junto com o meu avô, grande lembrança de infância, gostava mais de jogar com o magrinho, o gordo era muito lento,kkkkkk.
    Queria ter a oportunidade de poder jogar ele denovo seria muito bom, mas já não tenho o jogo em mãos.

    ResponderExcluir
  22. @YusukeFLA
    Sinceramente, acho o jogo todo lento.
    Mesmo detestando comparações desse tipo, sou obrigado a dizer que GOofyTroop dá um banho nesses ETs.
    ...
    Seja Bem-Vindo! e Volte sempre!
    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...