Passei as últimas semanas muito feliz, fazendo coisas novas, coisas velhas, coisas boas e coisas melhores. Ou seja, estou feliz... ainda mais que em meio esse fazimento de coisas, acabei ganhando muitas coisas para meu Wii... vieram HDs, Wiimotes, Serviços e diversão. Ou seja, #tôlôka!
E em uma dessas, pensando sobre qual velha coisa boa entraria na casa da titia, escolhi um jogo que marcou minha infância, adolescência e vida adulta de muitas formas. Sério. Esse é importante.
Além disso, tenho uma teoria de que o universo transmite mensagens através de si mesmo entre as coisas do mundo sobre coisas do mundo...
...e porque você está dizendo isso agora, veado?
Gente... porque eu e o José Mateus, somos férteis!
#prontofalei
(voltando)
Já pensaram em quantas gírias novas surgem em vários lugares do planeta ao mesmo tempo?
Então, são dessas mensagens que estou falando...
...
...
...tá, mas... o que isso tem a ver?
Tem a ver que meu irmão começou a jogar um hack fodão de Shining Force II como se fosse a primeira vez na mesma semana que escolhi para falar desse jogo. Coincidência?
Claro, mas talvez não.
#inháí? tábôua?
Logo na logo, o negócio mostra várias características de grandes games.
Primeiramente, é uma sequência.
Segundamente, é um nome que pode ser dito de várias maneiras: xining isforce; xainin isforce; xininforce... você escolhe.
Terceiramente, se você não considera válido esse argumento de abertura, soletre "o grande RPG de Snes com viagens no tempo" e me diga.
Assista a abertura e me diga.
Com o volume alto e me diga.
Deitado no sofá e me diga.
Me diga Catyanee...
...me diga.
Por que minha filha?
Por quê?
(alguém aí sabe as regras do "porquÊ"? ...eu sei. desculpa)
Claro que você pensou que iria ver as imagens em ordem progressiva e com os chefes grandões no final, né?
E eu te supreendi. #nóssacomoeuarraso
Não farei joguinhos para lhe fazer a acompanhar o texto até o fim, porque qualquer parte que ler será suficiente para despertar... é... não é isso que eu queria ter dito... droga!
O negócio é o seguite: quero o melhor de tudo, então não perderei tempo com o morno. Do you wanna the basic? Google it.
Enfim, sempre fiz parte do grupo que tinha Nintendo, então, a Sega e o Mega Drive sempre me despertaram. Ainda mais, quando jogávamos na casa dos nossos vizinhos ricos.
Quem é Ryca! tem Sega ...pobre tem Nintendo.
SFII representava aquela coisa preciosa que os outros tinham, usavam e consumiam; mas que eu não podia pegar. Sabe?
Uma metáfora da criança que quer ser adolescente e ainda não tem cabelo no saco para bater punheta... entende?
(ah... como eu queira ter cabelo no saco)
Já que meu irmão mais velho podia jogar com os os vizinhos e eu, nas raras oportunidades, apenas ouvia e observava.
Pior do que infância, adolescência e juventude são os períodos 'pré'.
Quando você é pré-adolescente, tudo que você pode fazer não interessa mais e tudo que você quer fazer, você não pode.
Jogar Shinning Force II, pra mim, era uma dessas.
Lembro-me de uma vez, em que, um dos muitos Megas que passaram pela minha casa estava no quarto do meu irmão e eu entrei escondido, peguei o cartucho do guarda-roupas, liguei e joguei por uns 10 minutos em pé com medo dele chegar.
Senti como se estivesse vendo um filme pornô... escondido... com as calças no joelho, admirando as curvas e os movimentos da caravana, aquele veículo original e proibido. Sentindo a adrenalina percorrer minhas veias e me causar um frio na barriga.
Nunca me esquecerei do som,
nem do cheiro,
nem do brilho.
O que é original?
Tudo que eu não vi antes, é original.
O que eu não vi antes, é original.
O que eu não vi, é original.
Tudo que vi, era original.
Uma pessoa detalhista, presta atenção em cada detalhe. Parece óbvio, mas há detalhes a serem explorados. A começar pela bolsa.
Noto uma variedade de botões, bem feitos, bonitos e animados com uma didática auto-explicativa.
Palavras transformadas em 'barulhinhos' que aos poucos se tornam familiares.
Níveis definidos pela mesma quantidade de experiência.
Itens que só podem ser guardados de 4.
Em 4.
Além de rostos.
Só os importantes possuem.
Só os importantes nos frustram.
Quando o rosto que se vê.
Não é o que se imagina.
A terminar pela tela.
Um narrador charmoso que dá o tom mágico da história, ao falar em nuvens.
As possibilidades são grandes.
Você escolhe seu nome.
E é melhor escolher, pois a produtora não foi feliz na escolha.
Confie em mim.
Você escolhe a dificuldade.
Não faz muita diferença, pois a inteligência não aumenta.
Jogue o hack.
Com alguns truques.
Você escolhe o nome dos outros. E suas ações.
Use o cheat.
Com alguma esperteza.
Você escolhe o que você se torna. Especial ou não.
Use o item.
Na adolescência, it's all about sex. Com a diferença de que algumas coisas, algumas vezes, acontecem. Na pré, é a mesma coisa; mas nada acontece.
Então, em um game com centauros é inevitável fantasiar homens cavalo, homens macacos, homens voadores ou homens meninos.
Aposto que você riu ou visualizou, em sua mente, a hora dos cavalos, né?
Sabia.
#safadinho
Um carinha simpático.
Gordinho.
Charmoso.
O mais belo de todos.
E também, o mais forte.
Não há como resistir ao charme do fênix.
Seu carisma é indiscutível.
Cara de menino e força de um guerreiro.
É muito para um pré.
Não sei porque, sempre tive uma coisa com esse velho.
Esses olhos verdes e a habilidade de pilotar a caravana me despertavam.
Sempre quis vê-lo na tela de batalha. Sempre imaginei com ele seria de verdade.
De corpo inteiro.
A maldade desde os tempos iniciais é feminina. É um substantivo feminino. É pior no feminino.
Adoro essa camila! Um luxo! Uma diva! Uma vadia! Uma pervesa! Uma vilão! Adoro essa camila!
E uma criança que você vê crescer e se tornar uma criatura poderosa, grande, bonita e musculosa. Só de olhar para ele, minhas pernas tremem; tamanha a emoção de lhe conduzir. De lhe observar.
Shining Force II transforma meninos em homens durante toda a história.
E isso me emociona, me move, me excita.
Não jogue apenas uma vez.
A repetição traz a perfeição.
E ela não é desestimulada.
Há várias formas de recomeçar.
E sempre há uma forma de fazer melhor.
Não se precipite.
Com paciência e atenção, você consegue pegar o cara mais bonito.
Ao aproximar os olhos e olhar de perto, você pode ver o mundo real.
A realidade é muito mais bonita, deslumbrante e interessante.
De longe, a beleza...
...de perto, o charme.
É o melhor de todos e o único com exploração.
A escolha é um bem muito precioso.
Liberdade, ir e vir...
...escolher, ser livre.
A energia numérica parece pequena, não parece?
Talvez, você não sinta a sensação de que está se fortalecendo, não é?
Você se sentiria bem terminando um game com apenas dois dígitos de HP?
Não se preocupe.
A barra de energia amplia a sensação de perda e de força.
Assim como, os efeitos das pancadas, luz e som .
É como sentir um soco no estômago.
E acredite, você vai sentir.
E porque os japoneses continuam virgens, se suas capas são sempre melhores?
Suas fantasias são sempre mais livres e muito mais interessantes?
Seus diálogos mais safados e suas imagens mais bonitas?
Não sei, talvez, eles não gostem de viver aqui do lado de fora.
E porque os americanos, fazem isso com as capas?
...essa não dá para responder.
Se trocar a de roxo pelo de cinza eu faço.
E se você ainda está tentando saber qual o objetivo desse game, eu explico o enredo:
"um grupo de crianças de todas as etnias, viajam juntas pelo mundo, se descobrindo. Convivendo com suas diferenças e enfrentando seus medos. Para que no final, a velha possa se ver como realmente é... Linda e montada na jóia!"
Você não achou que a porra ia ficar séria no final, né?

Produtora: Sega
Gênero: RPG / Estratégia
Ano: 1994
Console: Mega Drive
NOTA: A+
Eu quero mais é me abrir... e que essa vida entre assim... como se fosse o sol... desvirginando a madrugada.
Nascendo, rompendo, rasgando, tomando, meu corpo e então eu... chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando... feito louca, alucinada e criança.
...
Hack (Versão 1.01)