lunes, 31 de enero de 2011

Carão para a Ilusão!

Faz muito tempo que não faço carão para alguma coisa que me irrita. De uma hora para outra fiquei manso e nunca mais me manifestei agressivamente. Se não me engano, no ano de 2010 essa seção passou em branco. Gente! Não consigo entender porque minhas introduções estão tão ruins... será que é um estilo? Um fardo? Uma maldição... nunca saberei.
Influenciado por um post do meu irmão no Retroplayers decidi me manifestar contra as empresas responsáveis por nossos video games que insistem em nos iludir com alguns recurso dos games. Além disso, terminei o último carão dizendo 'Cansei de Ilusões'... acho que foi um sinal.


Falso Multplayer

Quantas vezes vocês já pensou em jogar aquele jogo que tem dois personagens, com dois jogadores? Quantas vezes você já quis dividir os controles com seu amigo, primo, irmão, namorado e não pode? Muitas, não foi?

Bons jogos multplayer são peças raras. Dificilmente um clássico é jogado por mais de uma pessoa. E nesse ponto, uma empresa se destaca: a Nintendo!

Pense comigo, quantos clássicos a Nintendo produziu ao longo dos anos? Muitos. E quantos desses clássicos são efetivamente multplayer? Acho que só o primeiro Mario Kart para Super Nintendo.

Depois de jogar Super Mario Bros X não consigo aceitar que se passaram tantos anos sem que a Nintendo lançasse um jogo efetivamente multplayer como New Super Mario Bros Wii. E não adianta dizer que estou exagerando, são fatos.

Donkey Kong, dois personagens e jogatina alternada. Super Mario Bros 3, tido como perfeito na mesma situação. Zelda e Metroid passam longe disso. Não sei o que acontece, Sonic 2 era multplayer simultâneo, mesmo com suas limitações. Por quê?

O Nintendo 64 tinha como principal atrativo a possibilidade de jogar com quatro pessoas, mas não teve nenhum jogo lançado com esse recurso. O único jeito de aproveitar com mais de duas pessoas é jogando versus. Como assim? Só versus. Star Fox, 4 naves, 4 controles e só versus. Pra mim não dá.

O Nintendo DS carrega o mesmo problema. O portátil traz uma conexão muito melhor que seu antecessor, mas não oferece opções interessante para ser usada. Não consigo encontrar bons jogos para dividir.

E não venham me dizer que o hardware não suporta. Contra e Gunstar Heroes estão aí para provar que é possível.

Nintendon't Multplayers

Pronto Falei!

Falso Acessório

Quantos acessórios existem para videogame? E quantos deles você possui? Pior, quantos jogos você conhece que aproveitam esses acessórios? Viu? É tudo ilusão.

Creio que muitos de vocês, assim como eu, já babaram em um MultTap para até 8 jogadores. O problema é que se tivéssemos acesso a essas coisas ficaríamos frustrados com a quantidade de jogos disponíveis. Pois o número é mínimo ou quase nulo.

O máximo que já vi, são opções porcas e mal feitas de versus. Nada além disso.

Eu tenho um Sega CD e mesmo assim acho que não valeria a pena adquirir um na época de lançamento. São poucos jogos bons disponíveis. Já o 32x não merece nem um parágrafo.

E não pense que é só a Sega que vacila nessa história. Além do Sega CD e 32x temos o Mouse e a Super Scope do Snes e o Rumble Pak com pilhas. Resumindo: nenhuma empresa sabe fazer acessórios... nenhuma.

A que ponto chegamos? O controle de 6 botões do Mega Drive é o melhor e mais bem aproveitado acessório da história. E nem é essa coca-cola toda.

Falso Power Up

Voltamos a falar do game tido como perfeito e melhor game de nes de todos os tempos ever... Super Mario Bros. 3!

O que acontece com Super Mario Bros. 3 é um superestimação de suas qualidades. Longe de mim, dizer que esse é um jogo ruim. O terceiro Mario é um dos melhores jogos de Nes e um dos melhores jogos da série. Mas não é perfeito.

Quando alguém fala sobre os Power Ups de Mario 3 quem ouve imagina um jogo em que cada fase exigirá uma roupa diferente e que é possível termina todo o game com qualquer super poder, não é?

Só que acontece exatamente o contrário. Os Power Ups são difíceis de serem encontrados, fáceis de serem perdidos e muitas das vezes inúteis. Com isso, acabamos por jogar quase 100% do game com a peninha.

Procurem pensar de forma crítica. Não é porque você ouve dizer pelos quatro cantos que uma coisa é perfeita que ela vai ser. Ou que você não pode achar o contrário.

Power Ups sem inspiração ou sem exploração não são exclusividades de Mario 3. Muito jogos tem armas inúteis e itens descatáveis, principalmente os RPGs. E isso me revolta.

Superestimar PowerUps é subestimar a inteligência do jogador.

Falso Personagem

Qual o melhor game de luta de todos?

The King of Fighters, claro!

Para quem seguiu a maré e respondeu Street Fighter, colocarei esse marco na história com pivô dessa discussão. O ponto que quero destacar é o excesso de personagens ruins existentes nos jogos e SFII respresenta isso muito bem.

Não adianta dizer que o jogo tem 16 personagens se todo mundo só joga com 2, no máximo 3 deles. E os que se aventurarem a utilizar outros além das estrelas, estarão claramente em desvantagem, logo no início da partida.

O equilíbrio é a chave do negócio. Se você só consegue produzir três personagens completos, lance o jogo com três personagens completos. Não faça buracos. Não coloque um personagem muito melhor que todos. Não coloque personagens muito ruins. E o mais importante para evitar a discriminação...

...não coloque um personagem que voa no mesmo nível de outros que não podem voar... sério.

Falso Console

A alguns dias atrás conheci um blog muito interessante que resenhava filmes. Passeando por seus posts encontrei uma análise sobre o Zeebo que me fez pensar sobre todos consoles lançados até hoje.

Todo retrogamer conhece os fracassos da indústria de cor e salteado: Virtual Boy, Gizmodo, 32x e por aí vai.

Esses mesmos jogadores aceitam situações embaraçosas e defeitos de outros consoles, desde que estes tenham feito sucesso ou lhes agradado de alguma forma. E isso é ilusão.

Fora os medianos como Sega CD, 3DO, Amiga e todas as raridades. A maioria dos consoles tem características defeituosas e revoltantes que a maioria do jogadores ignora.

O Nintendo 64 é o primeiro. Para puxar o saco da Big N todo mundo esquece que não existe nenhum jogo plenamente multplayer conhecido de N64. Seu Rumble Pack precisa de pilhas. E a maioria dos jogos são infantis demais.

O Playstation não possui bons jogos em 2D e tem um leitor de CDs de 5ª categoria. O Game Cube sofre do mesmo problema dos multplayers e não tem leitor de DVD. O Nintendo DS não tem jogos para utilizar a conexão Wi-Fi. O Mega Drive exibia medíocres 64 cores na tela e o Master System mostrava menos sprites simultâneo que um minigame.

E o Zeebo que nos faz pensar que somos almaldiçoados e temos que conviver com tecnologia ultrapassada para sermos merecedores de produtos de ponta? É revoltante.

Não estou defendendo ou atacando os consoles. Quero dizer que as criadores de consoles não devem subestimar nosso senso crítico nos iludindo quanto as qualidades dos consoles.

É aquele velho ditado:

Pra que um pau grande se não sabe usar?

Falso Game

E quando você compra um jogo pela capa ou pelo que ouviu dizer sobre ele e descobre que não era nada do que você estava pensando?

Battletoads é o símbolo máximo dessa situação embaraçosa. Um jogo frustrante até no estilo. Quem não conhece esse título encherá a boca para dizer que é um excelente Beat'Up. Ledo engano.

Battletoads só parece um Beat'Up, mas dar porrada é o que menos acontece. Isso me incomoda muito e não é exclusividade do jogo dos sapos.

Final Fantasy 8 também grita aos quatro ventos que é um jogo de rpg, quando na verdade não passa de um FMV adolescente. Jogos como Resident Evil 5 acham que são grandes games de ação, mas sua jogabilidade os tornam clássicos FMV.

Podem procurar, existem muito games que nos iludem dessa forma. Parecem bons, parecem aventura, parecem rpgs, mas na verdade não são nada disso.

Isso é caso de Procon!

...

Enfim, estou cansada de ser enganada.
Não aguento mais produtora gongada.
Tô toda cagada.
Uóh!

PS: Some toda essa revolta a uma conexão de internet falso 3G que não consegue abrir uma foto e descubra o nível de estresse descarregado nesse post.

SemBr

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...