lunes, 13 de diciembre de 2010

Dados da Caixa Preta:
Final Fantasy V (Snes)

Olá, pessoal!

Tudo bem? Estamos chegando ao final de mais um ano e nos aproximando das festividades natalinas tradicionais. E por que estou dizendo isso? Por nada. É só mais uma introdução ruim.

Hoje, minha amiga Preta e eu, falaremos sobre um dos meus jogos preferidos e de uma estratégia adotada por mim para deixar a aventura muito mais interessante.

Uma estratégia única!


Final Fantasy V é o mais injustiçado game da série, lançado para o Super Nintendo. Fato este, causado, entre outras razões, pela não localização do game nos EUA. Mesmo assim, FFV possui um dos sistemas de jogo mais interessantes de toda a série, original de FFIII e posteriormente aprimorado e reutilizado em diversos novos títulos.

O trunfo da quinta edição está em seu sistema de JOBs.

Desde a primeira sequência, nenhum dos jogos da série tem ligação histórica com os outros e geralmente, têm sua mecânica inteiramente modificada. Ao longo dos anos, os jogadores de FF se educaram e aprenderam a montar equipes, em primeiro lugar, equilibradas. E essa estratégia é tida até hoje como a mais recompensadora.

Em minhas primeiras empreitadas com Final Fantasy V, segui esse padrão de comportamento. Sempre escolhia as profissões de ataque para os dois primeiros jogadores e as de defesa para os dois últimos. Basicamente, tinha dois jogadores para dar porrada e dois para usar magias, tanto de ataque quanto de cura.

Ao longo da jogatina, eu percebia que alguma coisa estava errada. Eu nunca conseguia evoluir de forma igualitária todas as classes. As primeiras que apareceram sempre estariam mais fortes que as demais. E isso me incomodava bastante, pois a maioria das classes eram inúteis. Berserk você é Uóh!


Bard, Geomancer, Dancer, Mistic Knight, Mimic, Red Mage, Berserk, Summoner e Dragon Knight são exemplos de classes que não são aproveitadas quando jogamos dessa forma. Sendo assim, algumas habilidades não são adquiridas naturalmente, a menos que dedique horas para evoluir os personagens em um level grid insuportável.

Tá!
E o que você sugere?

Roda o Perucão! Faris Arrasa no Kanekalon!
De longe minha personagem preferida.

Simples. Uma estratégia única. Escolha uma única classe para todos os 4 personagens. E sempre que trocar alguma classe, altere a profissão de todos eles juntos. Assim você consegue aproveitar as habilidades de cada classe, customizar de forma muito variada cada um de seus personagens e manter sua equipe equilibrada.

As possibilidades são fantásticas. Por exemplo, no início do jogo, escolha 4 Monks e suba de nível até adquirir a habilidade 'Barehand' que faz com que o personagem quando desarmado ataque duas vezes com muita força. Então, troque para 4 White Mages, equipe a 'Barehand' e descubra como os magos brancos podem ser devastadores.
Não consigo descrever o quanto o jogo se expande seguindo essa estratégia. É possível aproveitar todas as classes, conseguir praticamente todas as habilidades com todos os personagens. Sem falar que, com a escolha certa, alguma fases complicadas se tornam simples.

Procurei pelos meus antigos arquivos de 'save' para dividir com vocês com vocês, mas não encontrei nada. uma pena.

Jogar dessa forma será um excelente tratamento para aqueles que torcem o nariz para Final Fantasy V, simplesmente porque acham ou ouviram dizer que o sexto episódio é melhor.


Experimente essa estratégia única e descubra como um jogo bom pode se tornar incrível.

Ainda pego a versão Advanced com classes extras.

A Lôka!

SemBr

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...