Ultimamente tenho percebido um fenômeno interessante: Não consigo postar em intervalos regulares e fico meio bloqueado no início do mês. Não sei se é o ano novo chegando ou o ano velho saindo, mas é isso.
E ainda continuo ruim com introduções... de verdade.
Hoje atuarei em uma área importantíssima para o desenvolvimento da humanidade gamística, na Responsabilidade Social. Ou seja, cumprirei com meu papel de cidadão e de Titia da Blogsfera e compartilharei com você um de meus conhecimentos mais valiosos, do qual me orgulho imensamente.
Você sabe jogar Campo Minado?
Se sim, Parabéns!
Se não, Seja Bem-Vindo!
Não sei se é universal, mas a maioria das pessoas que conheço não consegue entender suas regras e muito menos se divertir com esse jogo. Acho uma pena e pretendo mudar esse quadro com alguns parágrafos.
Bora que a aula vai começar!
Primeiramente, um pouco de história extraída de fontes segura e confiáveis:
Campo minado (português brasileiro) ou draga-minas (português europeu) é um popular jogo de computador para um jogador. Foi inventado por Robert Donner em 1989 e tem como objectivo revelar um campo de minas sem que alguma seja detonada. Este jogo tem sido reescrito para as mais diversas plataformas, sendo sua versão mais popular a nativa do Microsoft Windows.
Wikipédia
O objetivo é simples: localizar todas as minas indicadas no letreiro vermelho sem que nenhuma seja detonada.
A medida em que os espaços são revelados surgem números próximos ao campos cobertos. Esses números representam a quantidade de minas em volta do respectivo campo, num raio de 1 quadrado.
O meio mais fácil de atingir o objetivo é marcar os lugares que possivelmente contém minas e liberar os campos vazios.
Essa marcação é feita de duas formas. A primeira é usada quando se tem certeza da localização da mina, ativada com um clique do botão direito do mouse e representada por uma bandeirinha vermelha.
E a segunda é usada quando ainda se tem dúvida sobre a localizalão da mina, ativada com um clique duplo do botão direito do mouse e representada por um ponto de interrogação.
Depois de marcar a quantidade de campos indicados nos números em volta deles com as bandeirinhas, basta pressionar sobre o número no quadrado os dois botões do mouse para checar a marcação. Se estiver correta, os campos vazios serão revelados e se estiver errada as bombas explodirão e o jogo terminará.
Algumas jogadas pré-definidas podem ser identificadas como o 'Dois entre Uns'. Sempre que aparecer um número '2' entre dois números '1', as minas estarão ao lado dos números '1'. Entendeu? Não? Então olhe as imagens.
O negócio é simples. Clique em alguns quadrados aleatoriamente, tente começar pelos números '1' nas pontas e continue pressionando os dois botões do mouse constantemente para liberar mais espaços vazios. Depois repita até eliminar todos os números '1' e passe para os números '2'.
Resumindo: marque, pressione inúmeras vezes e cante essa música.
O jogo tem três níveis de dificuldade, registro de recordes e muitas variações espalhadas por aí. Escolha o que melhor se adapta a você e divirta-se com um jogo simples e inteligente.
E mesmo com toda experiência adquirida, toda lógica aprendida e com as aulas da Titia! Você inevitavelmente cairá em uma situação com a de cima que só depende de sorte. Então, arrisque-se e se ferre. Ou não.
Campo Minado é pra quem
Dá Tudo Que Tem!
SemBr
Obs: Se alguém acha que qualquer um sabe jogar esse jogo e que não há nada de especial em saber jogar campo minado, sai daqui! Eu quero causar!