segunda-feira, 7 de setembro de 2009

The Fantastic Adventures of Dizzy (Nes)


Produtora: Codemasters
Ano: 1991
Gênero: Aventura
Plataforma: Nes

Enquanto uns tinham Mario Bross 3, meu primo tinha Dizzy.

Ele ganhou de presente, no lugar de As Aventuras de Wally (graças à deus), porque meu tio não o encontrou e pegou o de nome mais parecido.

Então, esse era o jogo que a gente jogava todos os dias na casa dele sem nunca termos zerado. Bons tempos aqueles, onde a maior satisfação da vida era encontrar uma locadora nova com jogos novos.

Agradeço a Deus todos os dias por ter tido o privilégio de conhecer esse que é um dos melhores games do Nintendinho.

Como é o Bafão?: (B) Assuntos do Coração!

Uma feiticeira chamada Zack resolveu, sabe se lá porque, raptar o namorado transformista da nossa amiga Dizzy!

Realmente não entendo o motivo, pois Daisy é bem gordinha e não tem nada de especial. Não é princesa, não serve para nenhum ritual, não é guardiã de poder nenhum e nada desse tipo. Portanto fica a dúvida.

Acho que Zack estava apaixonado pelo Dizzy, resolveu pegar a Daisy por pura inveja, já que ela é mais feminina e ele não conseguiu resolver o problema com os Pêlos.

Ganhamos então o direito de livre interpretação do motivo que levou o fulano a raptar a cicrana. O resto todo mundo sabe, lá vai a Dizzy procurar Minina Lá Oh! A rumores de que Zack fez um trabalho para a Ovaiada, mas a gente não vê nada disso no jogo. A não ser pela irmã Dora ter sido transformada em Sapo.
Quando a coisa aperta, o que fazemos?
Garramô Cum Deus ou Grudamô Na Mãe!

Dizzy vai percorrer todo a terra dos Yolkfolk (acho que é esse o nome dos Ovinhos), tentando resolver os problemas de todas as pessoas em troca de itens que o ajudarão a resolver mais problemas, até que seja resolvido o seu problema.

Produção: (A+) Beyoncé Knowles - B'Day!

A produção desse show é impecável e maravilhosa. O mundo é bastante variado. Composto por vulcão, caverna, mar aberto, praia, corredeira de rio, cidade, navio pirata, castelo medieval, florestas com casas na árvore, cemitério e mina de ferro.

As cores são bem colocadas e perfeitamente dispotas, tudo é de muito bom gosto. Os inimigos apesar de serem simples, são bem desenhados, juntamente com os outros personagens. A Dizzy tem uma animação de movimentação bem suave.

Nossa amiga é bem expressiva, sua cara muda de acordo com a situação (Coisa rara de se ver antes de Sonic vir bater seu pezinho pra gente). Sem falar na fechação dela que fica dançando o tempo todo.
Os túneis da cidade têm um efeito de profundidade bem interessante. As representações são muito bem feitas, dá muita vontade de ter uma casa na árvore depois de jogar um pouquinho.
Na apresentação do jogo tem uma animaçãozinha da Dizzy fechando pra gente e esperando um pouco aparecem as fotos dos personagem com um descrição bem legal.
Até os diálogos merecem destaque, eis que, estes rolam em forma de pergaminhos na tela. A produção desse jogo é de uma inteligência admirável e consegue passar com simplicidade a fantasia do jogo.

Bate Cabelo: (A+) No Carnaval de Salvador!

Ahhhhhhhhhhh! Tô loca veado!

Esse jogo tem uma das Melhores Trilhas Sonoras do Nintendinho!
Ai! Me solta, sai, pára! Socorro! (Agressão de Mario 3 Fã Detectada) Me Larga Que Eu Sô Lôca!

Nos games a música tem o papel de transmitir a sensação de dentro do jogo para fora da tela. Aqui todas as músicas são perfeitamente encaixadas nas situações e nos ambientes.

Desde a abertura até o último minuto, tocam músicas bem compostas que grudam na cabeça mais que Se Joga Pintosa, Põe Rosa!

A lista deste Winamp é gigantesca, sem repeteco. Floresta uma música, Cemitério outra música, Caverna mais uma música e por aí vai. Detalhe, é que vários instrumentos aparecem nas músicas, mostrando que as DJ não brincaram em seviço.

Os efeitos sonoros são simples e bem feitos. Destaque para a hora em que Dizzy enche o Pandú e usa os elevadores. Esses barulhos são ótimos.

Dá pra Bater Cabelo, Rodar o Perucão, Trancar e Se Jogar nessa Confusão!

Coreô!: (A-) Genie in a Bottle!

Não me surpreendo com a quantidade de coisas que a Dizzy faz, afinal ela nada mais é do que um OVO. E você já viu quanta coisa dá pra fazer com OVO, né? É igual ao Bombril.

Os passos consistem em um toma lá da cá com o resto dos bailarinos. Você entrega alguma coisa para um e leva para o outro, fazendo um delicioso Troca-Troca (Demorô!) até alcançar o objetivo.
A lôca, anda, pula, nada, atira, se pendura, anda de carrinho, anda de barril e anda de elevador. Monotonia é o que nunca teremos nessa dança.
Nossa amiga vai andar na prancha e ter que nadar para não morrer afogada.
Há uma hora em que Dizzy pega na Pistola Zapper (Ui!), aí é só dar tiro com a besta em todo mundo.

Em outro momento ela vai desçer a cachoeira dentro do barril do Chaves. Sem falar na 5x2Graçada Mina da Caverna, que me fez dar tanto Piti. Putz! É muito difícil. Impossível de Passar!

Como o ovo rola, você terá que se acostumar a pular, rolar e morrer muitas vezes.
A troca de itens para os inexperientes será um pesadelo. Eles grudam em qualquer lugar. Tome cuidado, porque nada é mais legal do que deixar um item numa parte alta sem querer e perdê-lo depois.
O Nintendinho nos traz muitas surpresas. Se você faz a linha bagunceira fique atento. O video-game engole os itens se deixar muitos deles na mesma tela por muito tempo.

Cair na água só com o oxigênio sem os pés de patos também é Mara! Reset nele.

A Bolsa é uma Cartucheira Retrô de Couro, só cabem 3 itens de cada vez.

Tirando esses pequenos defeitinhos dá pra cair no samba De Com Força!

Balada: (A-) Batidão Chinês!

Uma das melhores festas do Nes 8-Bitizinho.

Explore um mundo gigante, bata muita perna e faça muitas coisas com a Dizzy Egg. O Bate Cabelo e a Produção desse gayme farão você entrar nessa Balada de Cabeça.
Tenho 2 Reais e não tenho hora para chegar em casa!

The Fantastic Adventure of Dizzy tem uma contagem de tempo que não influência em nada, mas é interessante. Conforme você joga o dia vira tarde, que vira noite, que vira madrugada, que vira dia denovo.

O difícil é sobreviver a isso sem parar nem para respirar, pois não existe save-game, nem password nessa Vida Bandida.

A energia é recarregada com frutas ou cristais não-retornáveis. A vida também é uma miséria, dá para juntar umas 8, que eu contei, e só.

Lembrando que para ganhá-la é preciso resolver um quebra-cabeça bem difícil.

E tudo te mata. Haja Aranha+Select.
Ou seja impossível zerar sem Save-State (Chupem essa Gaiden, Metroid e Contra!). Se conseguir, a senhora será a Queen of the Night com certeza.

Detalhe Fortíssimo: The Fantastic Adventure of Dizzy é tão bom que têm 1000 versões e Hacks. Vale a pena jogar a versão de Mega-Drive, o mesmo jogo com uma produção melhor.
Mega-DriveMaster-SystemMS-DOS
Essa oportunidade de sofrer e se divertir é única, não deixe de aproveitá-la.

Onde o jogo SE JOGA?

Luvinha e botinha cor-de-rosa. Sapatênis de Vinil, Bolsinha Baguete, Luvinha de Pelica, você não me esquece. Lesbian Chique, Sapa Caixa do Agreste, Super Afim, Super Afim de Mim!

A Dora irmã da Dizzy é uma Trans. Aquela Peruquinha Chanel e aquele Batom Uva não me enganam. Arrasa Nem! Sem falar no Princípe dela, que é uma Biba, né?

Para finalizar o jogo, além de resolver a vida de todo mundo, você deve coletar 100 Estrelas espalhadas pelo mundo. Quando você pega uma delas, aparece um número em ordem regressiva que fica brilhando na tela. Momento SHINE perfeito!

Dylan é Babado! Dozy é Urso! E Denzil é um daqueles Boyzinhos Surfistas!

A clássica borboletinha que solta um pó que transforma Dizzy em Michael Jackson, andando de costas até passar o efeito, também marca presença nesse gayme. Rola até uma nova Coreô!

Para finalizar, variando um pouco, vislumbrem o castelo do último e único chefe que nosso herói enfrenta. Tá Meu Bem!

Só no Carão!

Difícil para burro (Leia Impossível). Tem que ser muito bicha para aguentar a pressão de Dizzy viu? No Save, No Password, No Continue, No Fear, No Limits!

Nota Final: (A+)

The Fantastic Adventures of Dizzy!
É Um Luxo!


SemBR

Aqui neste LINK tem muitas informações sobre esse e outros jogos de Dizzy. Novamente em inglês e tão interessante quanto o outro.

Detalhe Fortíssimo: Enchi essa Análise de imagens porque quase não encontrei outras na internet. Produzi todas elas e resolvi postar por se tratarem de conteúdo semi-inédito.

4 comentários:

  1. Particularmente, nunca joguei este jogo, e pra falar a verdade pouco joguei os jogos de NES pois não sou desta época. Minha época é a do SNES/Megadrive pra frente. Mas como eu tenho um dingoo que comprei especialmente pra jogar os games do passado, estou jogando muitos games de Master Sistem e NES, principalmente os que me são recomendados. E depois deste belo review vô baixar este jogo e jogar também, e pelas imagens que vi no post, ele parece ter um bom gráfico para os jogos da época.

    Arrasa nem! Fui

    ResponderExcluir
  2. @gamesportemania
    Os gráficos são excelentes.
    Pode encarar sem medo.
    É difícil, mas vale a pena.
    E você ainda ouvirá uma das trilhas sonoras mais fantásticas que conheço do NES.

    Arrasa na Dizzy!

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é foda mesmo.....já jogo a anos e nunca cheguei no final.......mas é o melhor jogo do nes......

    ResponderExcluir
  4. No video game é praticamente impossível chegar ao fim... nunca via alguém que conseguisse. E mesmo assim é um jogo espetacular... top top do NEs.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...