terça-feira, 12 de outubro de 2010

Retrodia das Crianças:
Kirby Super Star


Terça-feira 12 de Outubro de 2010, estou ficando sem idéias de como começar um novo post.

Estou com uma dificuldade imensa em saber o que dizer nas primeiras linhas. Uóh!

Nesse dia das crianças especial, quero compartilhar com vocês uma história de minha vida gamística.

Durante a infância, tive os video games que realmente quis jogar, Nes, Snes e Mega Drive, por isso não posso reclamar desse ponto.

Mas, por outro lado, posso contar nos dedos a quantidade de cartuchos que ganhei na vida. Não somam nem 5.

Lembro-me de ficar babando nas propagandas da Direct Shopping de Barueri que saiam nas revistas. E não me esqueço dos esporros que levava pelos interurbanos gastos para saber os detalhes para a compra dos jogos com os quais sonhava.

Um dia, depois de muito insistir consegui convencer meus pais a me darem um cartucho de Super Nintendo que eu queria mais do que qualquer coisa no mundo. Por incrível que pareça no meu aniversário atenderam meu pedido (eu disse que o dia das crianças nunca me foi útil.

Demorou um pouquinho, mas o game chegou. Completo e originalíssimo, de verdade, com parafusos daqueles e manual colorido. E no momento que encaixei o jogo e liguei o super, descobri que o jogo não funcionava em videogames destravados.

Isso mesmo, a única vez que ganhei um jogo na vida aconteceu isso. No final, troquei o meu Kirby Super Star por um Patins Roller. E hoje venho até aqui pedir aos retrogamers que não deixem que as crianças que vocês conhecem, cresçam sem jogar o melhor jogo da bolinha cor-de-rosa da Nintendo. Tá?

...

Depois de todo esse drama, dou início ao espetacular MEME do Retrodia das Crianças, apresentando... Kirby Super Star!


Resumindo: O jogo é composto de 5 aventuras independentes e 4 jogos casuais. A medida que os games são terminados, os outros são habilitados.

Tá Lôka!, Veado?
Você quer me convencer que 5 minigames e 4 microgames com uma bolinha cor-de-rosa são os melhores indicados para transformar uma criança geração playstation em um retrogamer em potencial?

Sim!
Quer ver?
Em três mundos te convenço.

Porque indicar Kirby Super Star no Retrodia das Crianças?

Mundo Mágico


Quem acompanha o GLStoque, deve saber que não valorizo os gráficos que a indústria atual prioriza, portanto Kirby se encaixa perfeitamente no conceito de belo que minha mente retrô considera perfeito.

A maior virtude dos retrogames é transportar nossas fantasias para a tela. O universo criado nesse jogo é maravilhoso, completo e belo. Os vários jogos colocam nosso héroi em muitas situações e nos mostra isso em mecânicas diferentes.

Mesmo que o tema seja infantil, nada é tratado com descaso. O jogo se leva a sério desde a primeira cena. E isso é muito importante, pois assim nossos futuros retrogamers podem desfrutar de um visual saudável sem que pareçam retardados.

Tô doida?

Mundo Gigante


A quantidade de desafios e a durabilidade de KSS impressionam. Os 5 jogos principais são completos e poderiam facilmente terem sido lançados em cartuchos separados. E os minigames em uma compilação de puzzles.

É difícil dizer o que é um jogo educativo e o que deve ser um jogo educativo. Eu acredito que um jogo de ação para ser educativo deve ensinar o jogador a jogar e a raciocinar, por si só.

A curva de aprendizagem mostrada em Kirby Super Star é perfeita. Os primeiros jogos são mais fáceis e lineares, enquanto os últimos priorizam o raciocínio e a exploração, além de apresentarem outros sistemas de jogo.

Sendo assim, nada como pegar um game com todas as características clássicas de um bom retrogamer que ensina sozinho o jogador como se faz, e mostrar àquele menino tapado que não consegue pular em cima de uma simples tartaruga, pra ver se ele toma tenência.

Mundo Completo


São muitos motivos que fazem desse o melhor jogo da série Kirby e a explicação é simples: Tudo que os outros tem de bom, e mais.

O jogo é grande, ou seja, vale o dinheiro e o tempo gasto. É possível salvar seu progresso e acompanhar sua evolução, estimulando assim a perseverança e premiando o esforço. E o nosso herói possui milhares de habilidades diferentes, o que permite que sejamos muito mais do que uma bolinha cor-de-rosa.

E de depois de tudo isso, ainda posso dizer que Kirby Super Star pode ser jogado por dois jogadores ao mesmo tempo.

Nem preciso explicar a importância de uma partida Multiplayer, né?

E Eu Sô Fraca?

...

Então, nessa Terça-feira 12 de Outubro de 2010 indico Kirby Super Star para o Retrodia das Crianças e repito isso porque não consigo encerrar o post com o frase melhor da mesma forma que não consigo começar.

Preferi analisar o jogo de uma forma mais filosóficaviajante para evitar spoilers, já que o alvo são crianças que não conhecem o jogo. Para facilitar a ponte aérea, ainda dá para mostrar o remake para Nintendo DS, com direito a Ultra e tudo.

Tô ruim de final.
Valeu!

...
BLOGS PARTICIPANTES:

COSMIC EFFECT
DIMENSÃO X
GAGÁ GAMES
GAMERS INVADERS
GAMESPORTEMANIA
GLSTOQUE
MACHO GAMER
MEROS DEVANEIOS TOLOS
MUSEUM DOS GAMES
NOTA ZERO GAMES
O GAMER
PASSAGEM SECRETA
POINT GAMES BRASIL
PUFF PUFF ROOM
RETROPLAYERS
SANTUÁRIO DO MESTRE RYU
TECNICAMENTE
THE FOUR ON
THE TWOSDAY CODE
VÃO JOGAR!
ZIRO VIDEO GAME NERD
...

Participe!

O negócio é simples, você escolhe um jogo que toda criança deveria conhecer e escreve um texto sobre ele explicando os pontos positivos e o porquê desse jogo ser bom para uma criança jogar.

SemBr

19 comentários:

  1. Pensei que iria recomendar algum jogo de Sailor Moon ou Kirby mesmo, lembro que quando criança eu e meu irmão do meio chamávamos o jogo de "Quirbi" xD

    ResponderExcluir
  2. Poxa, em 1996, quando meu pai resolveu tomar vergonha na cara e me dar um videogame, eu quase que ganho um Super NES com esse jogo. Como era 50 reais mais caro, então o mão de vaca meu deu um Mega Drive 6-pak mesmo! srsrs

    Kirby, pra mim, era o "jogo que poderia ter sido". Mas acabou que fiquei jogando com o azulado da Sega mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Desnecessário dizer o quanto eu gosto desse jogo, que inclusive fazia parte da minha modesta coleção de cartuchos.

    Lembro até hoje da Angélica fazendo propaganda desse jogo em seu antigo programa na Globo, na época em que as emissoras de TV não viam problema em mostrar mulheres com coxas de fora apresentando programas infantis (bons tempos).

    Enfim, um ótimo jogo para a criançada que hoje em dia curte espancar prostitutas no GTA.

    E o Dimensão X também tá nessa com Super Mario Kart o meu primeiro jogo de Super NES: http://is.gd/fYBjf

    ResponderExcluir
  4. Bela indicação pra mulekada, classicos são sempre boas pedidas. Eu tinha esse cartucho na época do SNES. Pena que o jogo teve um trágico fim ao cair da estante hehehehe.

    ResponderExcluir
  5. Belo post! Nosso blog também está participando:

    http://museumdosgames.blogspot.com/2010/10/retrodia-das-criancas.html

    E detalhe: eu tbm escolhi a bola rosa para o meme!

    ResponderExcluir
  6. @AZUREUS
    Eu tentei não indicar um jogo óbvio com temática tão infantil, mas Kirby Super Star vai muito além disso. E também quebra o paradigma de joguinho pra crianças por sua complexidade.

    @00_Agent
    Ainda bem que você ganhou um Mega Drive e não um polystation ou coisa parecida. O pior é que ganhávamos o video game e só. Cartuchos eram raros e trocar de console então, um sacrifício.

    @Oráculo
    Acho que me lembro dessa propaganda. Eu sei que na época que ia ganhar o jogo, eu possuía um manual completo dele que não sei de onde veio.
    ...
    É um jogo para crianças que ensina a jogar e não a ser um marginal. GTA é Uóh!
    ...
    Arrasa na Participação, já tô chegando lá!

    @Erik W.M
    Pelo menos você teve o jogo funcionando. Eu tinha que ir jogar na casa do vizinho na semana que ganhei o jogo até a mãe dele encrencar e decidirmos devolver. Droga!

    @Tristan.com
    Kirby Arrasa!

    ResponderExcluir
  7. Kirby. Gosto muito dele. O chicletão faz muito sucesso no exterior, não é à toa que tornou-se um personagem padrão do Super Smash Bros.

    E que história é essa de que o Kirby não rodava no Snes destravado?!? =0

    ResponderExcluir
  8. @TiagoFrossard
    Kirby é um Luxo!
    Tomara que depois de Epic Yarn ele voltem a olhar para ele como um personagem de peso como Mario, Link e Samus.
    ...
    Não sei explicar direito. Alguns jogos originais de verdade não funcionavam no meu SNES. Se não me engano, eram todos que continham algumas partes metálicas próximo aos conectores do cartucho, na parte lateral, em volta deles, colados na capa. Entendeu? Aí, quando tinham esse complemento não funcionavam.

    ResponderExcluir
  9. Só pra constar, eu adoro GTA. Joguei GTA2 no PS1 até os meus dedos soltarem e eu ter de recorrer a intervenção cirúrgica.

    Mas de fato NÃO é um jogo para crianças. jogos violentos não servem para infantes, a não ser que seja violência cartunesca como Bomber-Man, Mario, Kirby e outros mascotes gamísticos.

    Pena que hoje em dia só a Nintendo invista em mascotes animados para a gurizada. Nós crescemos com Mario, Sonic, Alex Kidd, Megaman e as Tartarugas Ninja.

    As crianças de hoje em dia tem Kratos e Master Chief... Parece meio errado isso, não?

    ResponderExcluir
  10. Rapaz,não dá pra comparar o numero de jogos de SNES que eu joguei com o numero de jogos de MegaDrive. A diferença é brutal, só joguei mesmo no SNES a nata do leite, e Kirby Super Star ficou de fora.
    Infelizmente não sei quando poderei jogar este, como vc disse que da pra jogar de 2 players é capaz que eu tente jogar com minha cunhada aqui, mas não prometo nada XD

    mas agora meu amigo, quanto ao "destrave" do snes, isso se rezumia a um chip encaixado na placa do console: os pirata retiravam esse chip (F411B), entortavam uma das perninhas dele (4ª perninha seguindo o diagrama da placa) e reencaixavam o chip... pronto, tá destravado! ou seja, para que o jogo voltasse a funcionar, era só desentortar a perninha do chip XD

    Tinha gente até que fez um chaveamento nessa perninha na época pra poder ligar e desligar o destravamento XD

    ResponderExcluir
  11. @Oráculo
    Do ponto de vista de um adulto, está errado sim. Mas as crianças não vêm problema em adorar um Deus da Guerra.

    Para elas não é importante o fato dele fazer sexo com ninfas ou coisas desse tipo.

    É clássico caso do É o Tcham do brasil... as crianças que dançam só estão se divertindo... são os adultos que sexualizam tudo.

    E com esse ponto de vista, o que acho errado é o fato das crianças não gostarem dos heróis mais infantis e mais legais como se fossem adultas.

    Criança tem que gostar de todos sem preconceito e nunca pensar que estão crescidas para gostar de Mario e Sonic. E isso é o que mais acontece.
    ...
    E eu não suporto GTA

    @Sabat
    Comigo foi o contrário. Não dá para comparar o que joguei no SNES e NES com o que joguei de MEGA e MASTER. É uma diferença escandalosamente grande.

    Recomendo Kirby com 2 jogadores, e depois você pode jogar o Dream Land 3 que dá também.
    ...
    Sabia que você solucionaria esse mistério.
    Sabia que não tava doida com esse treco de bloqueio.

    Ainda bem, que não devolvi meu cartucho por engano.

    Valeu Sabat!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa a review, sempre conheci Kirby Super Star só de nome, nunca tinha jogado mesmo, e tinha a ideia de que o melhor Kirby era o Nightmare in Dreamland de GBA.

    Ah, tô seguindo o blog agora, segue o Point também!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. @Willi JRCW
    Kirby Nightmare Dreamland para GBA é um remake do primeiro game lançado para NES. Não é o melhor, mas é excenlente.
    ...
    Valeu pelo seguimento, pode deixar que vou retribuir.

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  14. As crianças ficarão bem atarefadas jogando tanto jogo bom assim.

    Bom pra elas!

    ResponderExcluir
  15. Esse game eu só fui conhecer pelos emuladores, e realmente é um jogo divertidissímo. Porém dar 100% nele é bem complicado, naquele game de procurar os objetos, até hoje não encontrei tudo...e nem tenho idéia da onde procurar mais !

    E o game prende a atenção, seja adulto pelo desafio ou crianças pelo visual de chiclete do personagem !

    ResponderExcluir
  16. Lancei um post atrasado Retro Game, no meu blog que nem de game é =D
    http://merostolos.blogspot.com/2010/10/retro-dia-das-criancas-earthbound.html

    Não resisti à tentação de falar bem do meu game preferido hehe. Parabéns pelo meme, Abraço!

    ResponderExcluir
  17. @Aglio
    Estou jogando, daquele jeito, Earthbound Zero está parado, mas pretendo terminar. É uma delícia!
    Assim que sair a tão esperada tradução em português eu experimento EarthBound de SnEs.
    ...
    Não importa o conteúdo do blog o importante é participar.
    Atualizarei a lista o mais rápido possível.
    Arrasô no Participamento!

    @Mestrechronos
    Eu desisti de jogar esse jogo um vez porque não consegui fazer 100% nos tesouros.

    Quando fui jogar novamente, percebi a lógica da caça.

    Os itens aparecem no menu na ordem em que estão na fase. Daí você vai pegando os itens, se ficar algum buraco no menu é só voltar e procurar o item entre os últimos que você pegou. Entendeu?

    É um luxo de complexidade, simples. Viajei?

    ResponderExcluir
  18. Eu tive um Super Nintendo e nunca joguei este jogo. Acho que vou bancar o molecão e me divertir como se eu fosse criança com Kirby Super Star! :-)

    Excelente review e maravilhosa a idéia do Meme "Retrodia das crianças". Isso vai ficar na história!

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. @Jorge Lucas
    Experimenta também se possível, o remake de DS. Vale a pena jogar essa releitura desse grande jogo.
    ...
    Ficará marcado com certeza, a adesão e aceitação foi incrível, praticamente um recorde. Valeu!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...