sábado, 11 de setembro de 2010

Shinning Force III - Scenario I (Saturn)


Produtora: Camelot / Sega
Gênero: RPG /Estratégia
Ano: 1997
Plataforma: Sega Saturn

No ano passado adquiri em um acesso de loucura, um Sega Saturn Skeleton destravado, chaveado, nervoso, do mal e caro.

Fazendo a Linha Paris em 12 vezes no cartão!

Depois de encarar Nights e Astal chegou a hora de conhecer um dos jogos que eu mais esperei jogar em toda minha vida. Babei nesse negócio uma vida inteira e finalmente tive a oportunidade de sentir essa emoção.

Dividirei com vocês nesse momento a realização de um sonho.

Como é o Bafão?: (A)

Sabe aquela história de 'Inglês Cursando'? Então, ainda estou nessa. Portanto, ainda não consigo descrever com exatidão a história de nenhum jogo. Qual o melhor a fazer nessas horas?

Criar sua própria versão dos fatos e se convencer que foi assim.

Com ajuda da Wikipédia e de minhas experiências tentarei explicitar da melhor forma o babado desse negócio. Nesse primeiro cenário, viveremos a história de Synbios, um herói republicano que fará seu papel de herói em meio a conflitos políticos.

Na verdade, Synbios é a bicha muda original trilhando seu caminho para o sucesso. Depois de conseguir um contrato com uma gravador famosa, nossa amiga se junta ao grupo Força Shine e parte em turnê pelo país.

Em meio a tudo isso é que a história se desenrola.

Produção: (A-)

A transição para 3D foi bem feita.
Os recursos do Saturn foram bem utilizados.
E as cenas e animações de batalhas são um Arraso!

Mas como nada é perfeito e quase tudo está longe de ser, nossa produtora vacilou muito na decoração off-battle.

Não consigo entender porque os bonequinhos tem de ser duros (na verdade, eu entendo, mas não vem ao caso). É isso mesmo, D-U-R-O-s! Parece que eles não sabem dar passos fora das batalhas. Os bichos ficam flutuando como Bonecos de Olinda. Não dá pra entender.

Dentro das lutas a história é completamente diferente. São apresentados efeitos de luz e rotação incríveis. Tudo rola de maneira muito limpa. Os movimentos especiais tem animações impressionantes que mostram claramente a diferença entre um 16-Bit e seu sucessor.
Em contrapartida, tudo que acontece fora da tela de batalha é simplório demais. São animações duras e esquisitas que até eu de salto quebrado faria melhor. Quando você jogar e encontrar a Gertrudes, entenderá o que estou falando.

Outra falha que não merece desculpa é a falta de CutScenes... porque fazer um jogo de 32-Bits em CD e não utilizar esse recurso? Creio que seja um costume da série SF, pois ela raramente apresenta cenas animadas. Pelo menos a abertura é Um Luxo!

As batalhas realmente compensam tudo isso, só que dessa forma Shinning Force III perdeu a chance de ser um jogo perfeito. Uma pena.

Bate Cabelo: (A-)

CD! CD! e CD! 2 Letras que resumem tudo. A diferença da qualidade do som e imensa, não dá pra comparar. E um diferencial que venho observando no Saturn é que as gamemusics não perdem aquele ar de musiquinha de joguinho, sabe?

A série SF tem um estilo próprio de música de excelente qualidade e na maioria das vezes compostas de sons originais. No número 3 não podia ser diferente, apesar de não considerar os temas memoráveis como os de Shinning Force 2 para Mega Drive.

Algumas músicas parecem versões ou samples de clássicos de outros clássicos dos RPGs. Nada me tira da cabeça que as músicas das últimas batalhas são baseadas em composições de Final Fantasy I. Quem jogar e tiver a mesma opinião, me avise e me tire dessa solidão.

Os efeitos sonoros mantém aquele padrão, espetaculares nas batalhas e cumprem seu papel fora delas. Os golpes e as magias estão muito bem representados sonoramente falando. Dá pra sentir de perto a porrada comendo solta.

E para completar, as Drags não ficam para trás. Todos os personagens tem vozes para as magias e para os ataques especiais. É como eu disse: CD! CD! e CD!

Coreô!: (A+)

Essa é a melhor parte da festa. A coreografia de Shinning Force III é perfeita. São inúmeros dançarinos especializados nos mais variados estilos de dança que se apresentam em diversos cenários temáticos espalhados pelo mundo de maneiro excepcional. A Lôka!

Já ouvi muitas vezes que o sistema de combate da série SF é muito simples, como se isso fosse um defeito do jogo. Creio que esse é a grande sacada e em SFIII foram adicionadas características que não tiraram a simplicidade da jogabilidade e foram muito bem-vindas.

O sistema é baseado em um tabuleiro no qual os personagens se movimentam de forma limitada e sistemática. Os status de cada personagem decidem a ordem dos ataques e a capacidade de movimentação. O grupo é definido antes das batalhas e os integrantes podem ser promovidos ao atingirem um nível específico.
Por falar em promoção, todos os personagens possuem uma classe com características específicas que pode ser mudada no momento da promoção. Uma novidade implementada nessa terceira edição foi o sistema de 'Friendship' (acho que é isso mesmo).

Quando dois carinhas batem nos mesmos indivíduos, eles vão se tornando mais próximos e vão ganhando bônus com isso. Entenderam?

Quando dois caras batem juntos eles ficam mais fortes. Depois ainda tem gente dizendo por aí que ser gay é sofrimento. Vai nessa! As vantagens são bem numerosas.

O resto é o básico de rpgs, comprar armas, subir de nível, lutar, ganhar dinheiro, encontrar itens, passagens secretas, ler muita historinha e conversar com npcs. Inhá!

Balada: (A+)

Sem querer ser repetitivo, mas essa é a melhor parte. Esse negócio é viciante. E olha que eu costumo torcer o nariz para rpgs muito focados em batalhas. Se com o Scenario I já foi isso tudo, imagina com os outros 2?

As batalhas são muito dinâmicas e inspiradoras. Dá vontade de ficar repetindo eternamente as lutas. Quase todas exigem um bom nível de estratégia e oferecem recompensa para quem se dedica a descobrir os segredos. E o fato de que pequenas ações, como quebrar um barril, influenciam no decorrer do jogo é deixa a experiência muito mais interessante.

Essa balada é pra se jogar com tudo. Lembre-se disso quando jogar a fase trem. É um grande e divertido desafio. Um Arraso!

Onde o Jogo SE JOGA?
Momento Vanessão

Só no Carão!

Nada demais. Capacidade do CD desperdiçada pela falta de vídeos e cenas animadas. Lançamento somente no Japão. E a famosa inclusão social praticada em todo Shinning Force. Para quê colocar personagens feios e ruins que ninguém vai jogar?

Pelo menos a fixação por centauros diminui consideravelmente.


Nota Final: (A-) Shinning Force III - Scenario I,
Make My Dreams Come True


SemBr

13 comentários:

  1. SEMPRE, sempre quis jogar esse SF! Nunca achei pra comprar, nem o mísero scenario 1 eu achei, e olha que tenho o Saturn faz uns bons anos já.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e divertido, como de costume... a parte inicial ficou especialmente engraçada :)

    Sempre quis jogar esse SF também. Na verdade, da série Shining, só zerei Shining in the Darkness (excelente) e o SFII, que ainda é um dos meus jogos favoritos. Penso em encarar um dos SF do Gamegear via Dingoo.

    Ótimo o momento Vanessão, rs...

    ResponderExcluir
  3. @Cosmão
    Quando comprei meu primeiro Saturn fiquei preocupado com a dificuldade em achar jogos originas em bom estado, por isso me endividei para comprar um destravado.

    @Orakio "O Gagá Rob"
    Valeu pelos elogios. O mais engraçado é que o Synbios é mudo mesmo. Ele não fala nenhuma palavra no jogo, a não ser na batalha.
    ...
    Nunca joguei Shinning in the Darkness pra valer. Pretendo encará-lo em sequência com o Holy Ark do Saturn. SF2 é o melhor de todos.

    E o remake do primeiro pra GBA ainda está parado no DS. São tantas opções que se eu parar para pensar eu piro.
    ...
    Vanessão Arrasa!

    ResponderExcluir
  4. Sou um grande fã de suas analises titia, e guardo um grande carinho pelo saturn!
    Espero um dia adquirir novamente essa plataforma, e Shining III, foi um dos que joguei muito quando tive o satur! ele e o game the mansion of the hidden soul´s!
    Esse ultimo me ajudou muito na melhora do meu inglês! hahahah!!

    Estou de volta titia! ;)

    ResponderExcluir
  5. @Cyber Woo
    Valeu pelo apoio e pela Fãzimento.
    Você Arrasa!
    ...
    The Mansion of the Hidden Soul's não estava na minha lista de mil jogos pra jogar no meu Saturn, mas depois da indicação darei um olhada.
    ...
    Seja bem-vindo!
    Já estava sentindo sua falta no NOP.
    Arrasa no Voltamento!

    ResponderExcluir
  6. Ótima análise, depois que eu li me deu uma vontade de jogar as séries do Mega Drive, mas infelizmente os estudos tem tomado muito o meu tempo, e infelizmente eu não estou tendo muito tempo nem pra estar me dedicando ao QG Master.
    Olha eu vim aqui pra deixar avisado, eu não sei e ele veio aqui e te falou, mas eu finalmente recebi uma mensagem do Leo, e o motivo do sumiço foi justamente o que eu tinha falado nos comentários do blog, ele está realmente ocupado com o trabalho dele tá bom? Como você foi uma (senão a única) das pessoas que perguntou dele,e eu achei que seria uma coisa legal eu ter te avisado ^^.

    Um abraço, e continue arrasando nos seus posts.

    ResponderExcluir
  7. @Matheus
    O primeiro SF de Mega não é muito bom, mas o segundo é espetacular. Mesmo assim ainda existe um remake para GBA do primeiro, então não tem desculpa. Se vira tempo e Arrasa no Jogamento!
    ...
    Gostei muito da atenção, valeu mesmo. Estava ficando preocupado com o sumiço do Léo (se me desse a Lôka! de mudar o design do GL quem iria me ajudar?), ainda bem que é por causa do serviço. Espero que venham só coisas boas disso.
    ...
    Abraço e Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Tirando o atraso Gabriel, tem uma coisa peculiar entre Shining Force e eu: ADORO A CAMELOT pelos jogos da série Golden Sun e outros, MAS NUNCA JOGUEI NENHUM JOGO DA SÉRIE SHINING!

    Posso dizer que depois daquela nossa conversa no msn e principalmente depois daquele detonado do Cosmão, me deu uma vontade enorme de desbravar um game dessa série assim como fiz com PhantasyStar IV, mas a lista de games para jogar aqui só cresce, e adiciobar RPG nela, que demora tipo MUITO pra terminar, não é uma boa idéia não kkk

    Então quem sabe um dia XD

    ResponderExcluir
  9. @Sabat
    O mundo me deve uma com Golden Sun. Muito perto de terminar o jogo, desgravei sem querer o jogo. E ainda não voltei para terminar o primeiro. Uóh!
    ...
    Shinning Force II de Mega Drive dá para encarar sem sofrimento. E nem vai demorar tanto assim. É leve e muito divertido, as batalhas dão ritmo ao jogo. Anota aí. Quem sabe um dia você consegue trocar um partida de Ragnarok por 30 min diários de SF.
    ...
    Fica a Dica!

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que os outros dois capítulos nunca saiíram em inglês oficialmente, mas se você procurar na internet um grupo traduziu os outros dois capitulos e 1 CD de extras totalmente pra inglês.

    O acabamento do jogo realmente não é dos melhores mas a série evoluiu bastante com os cenários em 3D, permitindo que se você se posicionar numa melhor posição do que o inimigo você tire/leve menos dano.

    ResponderExcluir
  11. Pena mesmo, mas nada que a internet e alguns anos não resolvam, né? Já existem traduções completas dos outro scenarios. E o melhor de tudo é que os outros CDs são ainda melhores que o primeiro!

    Faltou um pouco de capricho no acabamento mesmo, mas a evolução é gritante! As cenas de batalha são belíssimas! E a visão é perfeita.

    ResponderExcluir
  12. onde posso encontrar os 3 cds para baixar?
     

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, não faço a menor ideia.
    É preciso fazer uma pesquisa no Google pela tradução que fizeram, pois somente o primeiro CD foi localizado em inglês, os outros foram feitos por fãs. Aí é só começar por aí. Boa sorte!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...