quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Redenção Gamística:
Super Metroid (Super Nintendo)

Oi, Gente!

Para todos aqueles que ainda não salvaram suas almas do HellBit, Titia volta a lembrá-los que ainda está em tempo de cumprir com suas obrigações gamespirituais. Lembrando que as 1UPs da Redenção ainda estão guardadas esperando o momento certo para serem entregues.

Terminei um livro interessante a poucos instantes. Gagá tenho um recado para você. Depois te falo, pode ser perigoso. Tá?

Percebi um fenômeno que acontece comigo sempre. Toda vez que ouço falar muito de um game, vejo as pessoas jogando, leio muito sobre e recebo muitas informações dele eu acabo não jogando esse jogo. Aconteceu com Mario 64, FFXII, Chrono Trigger, Final Fantasy VI, Zelda - Ocarina of Time e mais um monte.

Comecei a reverter essa situação quando joguei pela primeira vez Castlevania SON que não merece, ainda, um post aqui no GL. Foi mal aí, fanboy!
Sendo assim, completo mais uma etapa de redenção com um dos maiores clássicos da história, tido por muito como o melhor game de todos os tempos e que não me empolgou muito: Super Metroid.

E nem inveja do perucão Luxo! da Samus. Juro.

Metroid faz parte do trio de ouro da Nintendo, juntamente com Mario (+di25 Anos Arrasando!) e Zelda. E como todos devem saber foi em sua terceira aventura que a franquia se consolidou como ícone de games de ação e exploração.

Como disse antes, já conhecia sua história de trás para frente e já havia presenciado milhares de suas cenas. Mesmo assim a sensação de estar no controle é indescritível. Pela primeira vez eu estava jogando aquele jogo tido como "um jogo de verdade".

Tecnicamente falando, tudo é muito bonito. Os gráficos são bem desenhados, os planos de fundo são profundos e o cenário é muito bem ambientado. Todos os movimentos são suaves, tanto de Samus quantos do inimigos.

Mesmo assim, dois pontos apresentam pequenos defeitos que me incomodaram durante as mais de 8 horas de jogo.

Primeiro aquele maldito pulo aláGaiden que tem uma péssima precisão. E segundo... que música é aquela que toca no cenário externo perto da nave? Que jogo era aquele?

Os efeitos sonoros e o design das fases compensam essas falhas, mas não as deixam imperceptíveis. Aliás, a forma como o planeta foi transportado para o universo 2D é digna de admiração.

O encaixe dos setores, a coerência entre o ambientes e sua posição no mapa denotam a alta qualidade do produto. E principalmente a forma como pequenas opções de PowerUps resultam em uma grande diversidade de recursos.
Super Metroid é uma inegável amostra das capacidades do Super Nintendo e da genialidade da própria Nintendo em criar um universo fantástico especialmente para os jogadores.

Chega de Babação! Não aguento chuva no molhado. Ai.

Não sei se foi pelo fato de ter jogado Metroid 'Arrasa' Fusion antes desse ou por todos os outros fatores que já citei, mas creio que Super Metroid falhou em sua principal proposta: Criar um clima de suspense.

Na teoria é tudo muito bonito... Você está sozinho em um planeta hostil... Está caçando um cara que aparentemente estava morto... Está sozinho novamente... Não está com todos os poderes... E continua sozinho... Embalado por uma trilha tensa... E ainda está sozinho.

Na vida real bastaria a solidão para me aterrorizar. Esse padrão de abandono servia muito bem para o Nes e o primeiro Metroid, mas com 16 Bits de potência o jogador precisa de mais para se envolver. Falta um história mais bem acompanhada e uma tensão maior nos fatos.
O jogo começa e termina com você andando de um lado para o outro sem propósito, coletando armas, itens em passagens secretas e destruindo os inimigos. Ficar sem rumo não é sinônimo de exploração com liberdade. E mesmo assim o jogo não te perdido, há uma linearidade oculta, mas muito intuitiva e um mapa.

O final também não compensa.
Todo mundo já estava careca de ver essa Mapôa Pelada!
Ai que Uóh!

Dou um desconto pela morte do Metroid que me emocionou profundamente. Com certeza faltaram mais cenas como essa. Ou melhor, faltaram mais cenas, quaisquer que fossem.

Se estivesse em outra época, só tivesse esse cartucho para jogar e estivesse com o espírito de fazer 100% sem me preocupar com os detalhes, Super Metroid seria perfeito. Mas para um jogo que conta uma história e apresenta um final, ele foi bem na média.

E não venham me dizer que se tivesse jogado na época minha opinião seria diferente porque eu praticamente já tinha jogado muito esse negócio.

Um bom jogo, nada mais. Pelo menos tenho mais uma conquista gamística ao lado do amor da minha vida.

Super Metroid é bom para quem gosta de fazer 100%.
E não se preocupa com o que está fazendo.
Não me surpreendeu.
Sorry!
Para quem não viu a primeira ou a segunda parte da Redenção Gamística com TomEarl & Jam e Sonic The Hedgehoge não sabe o que são Pecados Gamísticos, ficam aí os links.

Até a próxima. Bjo e Me Liga!

(Parece que fiz só carão. Nem é. O jogo é bom. Só não é isso tudo)

SemBr

25 comentários:

  1. Ah... eu gostei muito do jogo... também quase chorei quando o Metroid morreu! ... mas confesso que é o Metroid Fusion do GBA que mora em meu coração!!! ... e vamos jogar o Zero Mission (estamos jogando a série em ordem cronológica inversa, né?!)... Sim senhores, sou Nintendista, eu confesso! rsrs ... TA

    ResponderExcluir
  2. @Luiz
    Tadinho do bichinho... fiquei com dó... quero uma almofado de metroid.... transparente. Ôun!
    ...
    Ainda farei jus ao Fusion. Ele sim provoca sensações. Vamos sim... quero ver você enfrentar o Metroid2: Return de Samus no Game Boy preto e branco.
    ...
    Tá.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, eu gosto de Metroid. Fui longe pra caramba na versão SNES e terminei a versão do GBA (fusion), acho um jogo muito imersivo e cheio de coisas escondidas (adoro jogos com muitas coisas secretas).

    Talvez se vc der outra chance o jogo acabe te conquistando.

    ResponderExcluir
  4. @Cosmão
    Eu gosto de Super Metroid, mas vi meu irmão jogar muito esse jogo. Então a minha experiência com ele foi mais exigente. Achei melhor assistir. Não senti esse clima. Me achei muito solto, mas não de um jeito bom. A chance foi essa, conheço muito bem o jogo e se for dar uma chance para chegar a 100% dou pro Fusion.

    ResponderExcluir
  5. Minha redenção com Metroid está começando no Wii, com Metroid Prime. Estou perto de completar o primeiro e simultaneamente já comecei Metroid do NES. Realmente, perdi muito por não tê-lo jogado na época.

    ResponderExcluir
  6. A minha opinião foi completamente diferente da sua, mas adorei a análise. Todo mundo sempre baba o ovo de Super Metroid (com razão, na minha humilde opinião), então é legal ler um bom texto de alguém que não gostou.

    Quanto à sensação de solidão e ao clima, no meu caso funcionou e eu me sinto super envolvido quando jogo, vai de cada um. Mas é verdade que no primeiro Metroid você fica mais "perdidão", porque no NES os cenários são muito parecidos e confundem um bocado, e o jogo não é tão camarada — tem uma maldita passagem secreta em Norfair vital para avançar, e ela está bem escondida pra diabo. Como você disse neste comentário:

    "há uma linearidade oculta [em Super Metroid]"

    É a mais pura verdade. As pessoas dizem que em Super Metroid você tem liberdade de exploração, pode ir aonde quiser e tal, mas não é bem assim, porque tem sempre uma porta que você ainda não pode abrir, uma plataforma que você ainda não consegue alcançar... então o jogo meio que te conduz pelo caminho certo. No primeiro jogo isso também rolava um pouco, mas ainda assim era uma quebra de paradigma em relação ao lance de "seguir sobre os trilhos" dos jogos da época, mas no Super Metroid a ideia já não tinha aquele gostinho de novidade.

    Mas cá pra nós... eu não curti o Fusion justamente por causa da linearidade, é bem mais linear do que o Super Metroid, você não acha? :p

    Vi que você sentiu falta de cenas que dessem uma encorpada na história. Essa coisa de ter pouco papo era meio que característica da série. Tem gente que adora (eu), tem gente que odeia (eu de novo :). Isso talvez explique por que não gostei do Fusion e você sim. E algo me diz que você vai curtir o novo Metroid de Wii, porque ele está cheio de ceninhas e os fãs do "estilo caladão" do jogo estão reclamando pra caramba :)

    ResponderExcluir
  7. @Orakio "O Gagá" ROb
    Gostei muito de escrever essa análise, saiu naturalmente.
    Foi bom também porque na esmagadora maioria das vezes eu escrevo para elogiar os jogos.
    Variar é legal.
    ...
    Quando você tem um pouquinho mais de experiência com jogos do tipo acaba tirando muito de letra essa coisa de: agora não dá > vamos pra outra.
    Fica quase automático e mesmo que nunca tivesse jogado um Metroid não me sentiria perdidão. No NES era muita novidade, por isso o efeito foi maior.
    ...
    Metroid Fusion é tão linear quanto o Super Metroid. A diferença é que o mapa é mais inteligente e você sabe porque está indo naquele lugar.
    Como em Super MEtroid, tem partes que você não passa sem determinado equipamento e depois volta e passa.
    Quanto as cenas, nem tanto pelos diálogos e animações. É mais pela forma que a história é contada. O clima de tensão de ser caçado por aquele clone e de saber que você está fraquíssimo é incrível.
    Não quero falar muito sobre Fusion. Ele merece um post especial. E acho que está chegando a hora.
    ...
    Não ligo muito se a Samus fala.
    A história é que tem de acontecer.
    Não dá pra saber o que está acontecendo em SUper Metroid e isso me decepcionou.

    @Eric Fraga
    Preciso encarar para valer Metroid de NES. Antes de 2012 de preferência.

    ResponderExcluir
  8. Eu curto mto, mas até hj não terminei nenhum Metroid...

    Mto engraçada e bem analítica essa matéria...

    Gostei
    João
    @oldschool_gamer
    www.oldschoolgamer.com.br

    ResponderExcluir
  9. @João
    É como eu disse.
    Muitas vezes gostamos dos jogos e das séries sem nunca ter jogado até o fim.
    Valeu pelos elogios! E Arrasou no Merchand!

    ResponderExcluir
  10. Super Metroid é linear até você descobrir que a Samus pode pular pelas paredes.
    Esse movimento torna possível usar alguns caminhos que de outra forma o teria obrigado a usar o Ice Beam ou upgrades de pulo para passar por eles.
    Não chega a ser tão extremo quanto no freeware Hero Core, mas é uma boa fonte de replay pro jogo. Speedruns e jogadas minimalistas usam muito técnicas como essa ou o lance de pular infinitamente usando bombas.
    Quanto ao Fusion, embora aquele negócio de "Vá do ponto A ao ponto E enquanto eu TRANCO os pontos B, C e D" enchesse o saco, eu concordo que o clima de suspense do jogo é muito bom.
    As aparições e os sons dos passos da SA-X eram muito tensos, cara.

    ResponderExcluir
  11. Super Metroid é um jogo muito bom, isso não se discute, mas alguns pontos negativos que NINGUÉM ousa falar são a mais pura verdade.

    Esse jogo é totalmente intuitivo, não tem "objetivos claros" ao longo da jogatina, ele não oferece desafio aos jogadores mais experientes é exatamente aquilo que foi descrito no artigo, o jogo é linear, não achou o item, tenta do outro lado, não existe a liberdade que tantos defendem, querem liberdade mesmo, joguem Might and Magic e vejam o que é você poder ir para qualquer lugar.

    Comparando com o Fusion, quando joguei o Fusion achei meio paia o lance do computador ficar te dizendo os próximos passos, mas hoje vejo que aquilo trás objetividade para o jogo, trás significado, trás pano de fundo e alma, diferente de simplesmente sair correndo de um lado para o outro atrás de itens apenas por curiosidade.

    A única parte que desperta emoção de verdade no Super Metroid é realmente a parte em o Metroid morre, é chocante aquilo, e revoltante também, faltou algum cheat no jogo para salvar o bichinho. Agora no Fusion você passa o jogo todo com medo de esbarrar com a cópia, e quando esbarra é foda.

    Para quem nunca jogou nada, Super Metroid é um jogaço, agora jogar o Fusion primeiro é muito complicado... O mesmo acontece quando jogamos o Super Metroid antes do Metroid 1.

    O final do jogo é realmente fraco, e coisa que não foi comentada, é que esse jogo sofre do MAL DO ÚLTIMO SAVE POINT, o que é isso, se você salvar na última parte do jogo você não consegue voltar mais... Não sei de onde tiraram essa idéia em um jogo de exploração... Ae se você quer ver outras partes do jogo tem que começar novamente.

    ResponderExcluir
  12. @Shin Solo Player
    É só ficar testando.... o mapa é bem claro. E no mais você fica correndo e batendo a cabeça pra lá e pra cá.
    ...
    É exatamente isso que eu quis mostrar. Porque se você parar para pensar o computador não te ajuda, ele só te diz o porque de você ir em tal lugar. Sem ele você iria de qualquer jeito, mas não saberia porque.
    ...
    Ow.... quase chorei. Fiquei com muita dó do bicho, pô! Tinha que ter como salvar a melequinha lá. Paia.
    ...
    Maldita SA-X. A vadia é aterrorizante e realmente não dá pra encarar a muié. O bicho é mais forte de verdade.
    ...
    Eu estou fazendo em ordem contrária. Quero vero que vou achar do primeiro quando jogar pra valer.
    ...
    Tem final? Que felicidade é aquela de pegar a nave e voar?
    ...
    Como não joguei pra fazer 100% nem me toquei que não dá pra voltar no negócio. Arrasô no fechamento do caixão.
    ....
    Conscientizando (escreve assim mesmo?) de que as maravilhas nem sempre são tão maravilhosas.

    ResponderExcluir
  13. Como uma opnião pode divergir tanto hein heheheheh, o que é normal e saudável :)

    O fato é que pra mim Metroid 3 é o melhor jogo do SNES justamente por ser bem planejado. Não é possivel por exemplo fazer uma coisa sem descobrir como se faz outra primeiro, ou enfrentar certos chefes ou cenários sem possuir determinada arma. Lembro-me que a primeira vez que zerei o jogo demorei cerca de 18 horas tudo por conta dos itens secretos e esquemas do jogo. Hoje consigo zerar o jogo em menos de 3 horas (não 100%).

    Joguei e zerei todos os Metroids em 2D. O de Nes só pude jogar apos zerar o Metroid zero mission que destravou o clássico apos ser zerado. Meu sonho é comprar um Wii só pra jogar o Other M, e se Deus quiser vai ser mês que vem :)

    Mas é como o Orakio "O Gagá" Rob disse, é bom ver uma análise de alguem que achou Metroid um jogo comum. Já pensou se todo mundo gostasse de verde ou de amarelo?

    Mas a análise ficou muito boa, parabéns Gabriel, se redimiu hein!!!

    ResponderExcluir
  14. @gamesportemania: o melhor jogo de Super Nintendo é Chrono Trigger...

    @GLStoque, tenha pesadelos com bodes assassinos, veja essa resenha sobre o filme de The King of Fighters:
    http://recontoecontos.blogspot.com/

    Imagine a cara que fiz quando vi o ator que faz o Terry...

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA...

    Foda...

    ResponderExcluir
  15. @gamesportemania
    Super Metroid tinha muita chance de ser o melhor jogo do SNES, mas suas falhas o impediram disso.

    Essa mecânica de jogo é muito interessante, mas ficou sem plano de fundo, sem história, sem alma.

    Faltou uma cobertura para que o jogador pudesse absorver melhor a história do jogo.

    ResponderExcluir
  16. @Shin Solo Player
    O Terry é o Chaves.

    Sem mais para o momento.

    ResponderExcluir
  17. Estou errado ou deletaram meu comentário mesmo?

    ResponderExcluir
  18. Então foi erro meu mesmo =P


    Well, SM é um jogo clássico, tem que ser muito macho pra falar mal de um game desses (desculpe o trocadilho, mas foi sincero)

    Realmente existe um linearidade oculta nele. Mas pense bem, Final Fantasy que é um RPG é muito linear até nos títulos de hoje. Como podemos criticar um jogo de plataforma 2D que ao menos simula uma sensação total de liberdade de exploração? E isso em 1993.

    Quando descobrimos maneiras de entrar em maridia antes da hora, ou o pulo na parede e a macete do pulo infinito com bombas, sentíamos que estavamos "quebrando as regras" do jogo e impondo nossa vontade contra a sequência pré-definida dele. Zelda do SNES é muito mais linear do que SM.

    Essas colocações sobre a data do lançamento do jogo é por que nessa época esse tipo de liberdade era raro. Pelos olhos de quem joga esse jogo hoje, isso não surpreende tanto. É como aquele filme que você viu com 10 anos de idade e achou fodástico. Vá assisti-lo hoje em dia. Garanto que poucos ainda serão fodásticos.


    Não é possível achar muito defeito em um jogo de 1993 que emocionava nas cenas finais como Metroid fez. Emocionava e conseguiu isso sem um diálogo ou cutscene qualquer. Sabe quem ainda faz isso hoje? Team ICO. Basta jogar Shadow of Colossus para entender.


    Finalizando, acho que você jogou o game certo na hora errada.


    Desculpe o texto gigante.


    P.S: Essa internet é muito pequena, não acha?

    ResponderExcluir
  19. @Labanca
    Tudo bem, o comentário gigante já te redimiu. Valeu!
    ...
    Macho? Tá falando com a pessoa certa.
    ...
    Gostei do argumento, muito bom. Tanto que costumo usá-lo. O que acontece é que critiquei a idéia de liberdade total superestimada que muito fazem desse jogo, que não existe. O jogo é intuitivo e te deixar escolhe por onde ir.
    ...
    Ainda falando sobre jogo certo na hora errada, vale lembrar que conheço Super Metroid desde que me entendo por gente. E já havia o jogado milhares de vezes como espectador... ah bons tempos em que assistir a alguém jogando um jogo do início ao fim era possível. E sempre tive um pé atrás com esse negócio. Então minha experiência atual concretizou tudo.
    ...
    E como disse, sempre discordo de quem não considera a época em uma análise, mas como a proposta é se redimir de um jogo não jogado na época, me permmitir fugir um pouco a regra. Não muito, pois avaliei também minha experiência de infância com ele.
    ...
    E ainda reforço repetindo que jogar para fazer 100% seria uma experiência melhor. Mas para jogar do início ao fim e terminar com 60% o jogo fica devendo.
    ...
    P.S: Gigantescamente pequena. Bem lembrado.

    ResponderExcluir
  20. Tu acredita que eu só consegui arrumar tempo pra ler isso agora??? ACREDITE!! KKK TA FEIO O TREM!!

    Mas antes tarde do que nunca né, LI E FIQUEI ABISMADO que você não tenha se empolgado com o jogo, que para mim é um dos melhores do SNES. Todos os defeitos que vc apontou eu não consigo enxergar... pra mim foi tudo magnífico quando joguei, da primeira à última fase. Eu me senti realmente em um planeta hostil e desconhecido, sozinho e tendo que me virar pra descobrir o caminho, coisa que tem uma certa intuitividade que nos leva sempre para as novas etapas, ou nos fazem voltar em busca de itens dexados para tras, e me senti completamente envolvido pela trama do game, isso lembrando que este jogo foi desenvolvido em uma época em que os desenvolvedores de jogos de aventura não se preocupavam nada em contar a história.

    Bem, pra mim foi um marco, e logo o jogarei novamente, pois estou jogando na sequencia XD Terminado o Metroid 1 original ja, agora vou de Zero Mission XD

    ResponderExcluir
  21. @Sabat
    Acredito e digo mais... você acredita que esse foi meu último post?... E ainda posso colocar a culpa em você e dizer que ainda não postei nada novo porque estava esperando seu comentário. Gostou?
    ...
    Gostei da ênfase em ABISMADO, adoro reações em caixa alta. Não adianta, não me despertou. Não teve jeito. Quem sabe jogando em busca dos 100% eu consiga sentir todo esse feeling de maior jogo livre de 1993 ou algo desse tipo.
    ...
    Super Metroid me marcou mais como espectador do que como jogador, essa é que é a verdade. (Fazendo a Ursinho Carinhoso)

    ResponderExcluir
  22. Eu vi que este foi seu ultimo post, achei até estranho não ter nada mais novo devido ao tempo que eu levei pra ler!! kk Pensei que teria uns 2 posts mais novos pelo menos pra ler, mas como tu é um cara ocupado e tal... kk

    Mas vamos à luta XD

    ResponderExcluir
  23. Não, TÉIA não é meu nome de guerra kkkkkkkkk esqueci mesmo foi de deslogar a conta da minha cunhada XD SEM PIADINHAS POR FAVOR!! AHuhaUHAUh

    ResponderExcluir
  24. @Sabat
    Vou ter que correr a trás do prejuízo, ainda preciso fechar o mês de setembro e começar outubro... acho que tava com a escrita bloqueada... mas já me libertei.
    ...
    Não precisa negar... Seu segredo está seguro comigo... Aham Cláudia, Senta Lá!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...