sábado, 12 de junho de 2010

Castlevania II - Simon's Quest (Nes)


Produtora: Konami
Ano: 1990
Gênero: Ação/RPG
Plataforma: Nes

Finalmente o mês de junho começa no GLStoque. Nesse primeiro post trago até vocês um dos clássicos mais injustiçados do mundo dos games. Castlevania II - Simon's Quest esteve presente em toda minha infância com a lenda do Chicote de Fogo.

Esse jogo complexo para sua época e incompreendido pela mídia é o melhor game da série a aparecer no Nintendinho.

Como é o Bafão?: (A+)

Quando estrelou Castlevania I de NES, nosso herói exterminou pela enésima vez a Rainha das Vampiras. Daí, a Lôka! antes de morrer jogou um Ebó fortíssimo em Simone. Agora... Os Dias passam devagar... A Noite me diz que você não vai voltar... Você nunca imaginou que essa música faria tanto sentido para um jogo como Castlevania, não foi?
Então, a aventura se desenvolve em uma bizarrice interessante. Simon está amaldiçoado e para se livrar desse Exú, precisará juntas 5 partes do corpo de Drácula e queimá-las. E assim viver até que o vampiro resolva acordar novamente.

Produção: (A+)

O vício da Produtora é visível. Pode conferir se na casa dela não tem um estoque de balas da fruitela. Tem ou não tem?

As cores predominantes nos cenários das vilas, dos castelos e no figurino da Simone passeam por tons de vermelho, preto e branco. As locações são variadas, não ficando restritas ao castelo. Essa inovação é interessante, haja vista que os cenários são diferentes dos do primeiro jogo. Alguns podem dizer que as fases clássicas ficaram de fora, mas lembremos que esse é o segundo jogo da série, portanto nada era clássico ainda.
Os monstros são bem animados, destaque para o lobo que sempre acerta o golpe quando vem correndo. O único ponto fraco da produção são os chefes que foram reduzidos a apenas 3 alegorias. E o grande trunfo desse jogo está no efeito de passagem de tempo, assim veremos todos os cenários em 2 versões. Uma evolução muito bem-vinda do primeiro título da série apra NES.

Bate Cabelo: (A+)

Essa é de arrasar. As músicas desse jogo são excelentes. Todo o clima da aventura é transmitidos em cada nota. As músicas criam um clima de tensão que se encaixa perfeitamente na história do jogo.

Tenho a impressão de que os efeitos sonoros estão mais refinados, não tenho certeza se realmente há diferença entre o primeiro jogo e esse. Para mim parece que sim.

Em Simon's Quest temos a certeza de que Castlevania é sinônimo de belas músicas.

Corêo!: (A-)

Agora é que são elas!

Nunca tinha conseguido encaixar essa expressão em algum lugar.

Ai, Que Satisfação!

A dificuldade é sempre apontada nesse jogo como um ponto negativo. Penso que é uma marca importante dos games da série e um dos motivos para não considerar SON o melhor de todos. O desafio proposto foi muito bem trabalhado em partes de ação e em partes de exploração. Os inimigos são cruéis e muitas pistas falsas estão espalhadas por toda a aventura. Essa é uma inovação interessante, ter que julgara as informações recebidas dos NPCs. E acho que nunca vi ninguém ressaltando isso. Arrasei no Pioneirismo.
A Simone é uma negação para dança. Não tem o mínimo rebolado, nada de molejo e zero de desenvoltura. É uma dureza só. Ai Meu Deus! Se eu tiver uma filha, que ela saiba dançar. Deus me livre de uma coisa dessas.
Os passos continuam os mesmos: Chicotear, pular duro e usar um item. O jogo conta com uma simples passagem de tempo. Durante o dia o jogo procede normalmente, mas ao anoitecer as portas se trancam e os inimigos se transformam em criaturas maiores e mais fortes. Lembre-se: A Noite é Mágica, porém Traiçoeira! (Ai, Baranga!).

O maior diferencial, além da exploração, é a bolsa da Simone. São muitos itens para serem encontrados ou comprados. A moeda corrente são os corações deixados pelos inimigos. A lista é bem interessante:

Itens e Sub-Itens
Cluebooks (Livros de Pistas)
São 13 no total e contém informações úteis para o desenrolar da aventura.
Cristal (Cristais)
São 3 tipos, White (Branco), Blue (Azul) e Red (Vermelho).
Diamon (Diamante)
Lança diamantes que rebatem nas paredes e ficam passeando pela tela.
Flame (Fogo)
Cria uma parede de fogo com força equivalente ao Thorn Whip.
Garlic (Alho)
Paralisa e causa dano aos inimigos.
Holy Water (Água Benta)
Joga uma garrafa de vidro e pode revelar passagens secretas.
Laurels (Louro)
Invencibilidade temporária.
Oak Stake (Estaca)
Utilizadas para quebrar as esferas onde estão guardados as partes do corpo de Drácula.
Silk Bag (Bolsa de Seda)
Aumenta a quantidade de Laurels e Garlic que Simon pode carregar.
Throwing Knives (Facas)
É a sub-arma do primeiro Castlevania. São 3 (Dagger, Silver Knife e Gold Knife), sendo que a primeira é mais fraca, a segunda um pouco mais forte e gasta um coração e a última a mais forte com custo de 2 corações.
Whip (Chicote)
São 5 no total, Leather (Couro), Thorn (Chifre), Chain (Corrente), Morning Star (Clava) e a Flame (Furiosa).

Partes do Corpo de Drácula
Eyeball (Olho): Revela os livros de pista espalhados pela Transilvânia.
Hearth (Coração): Resolve enigmas.
Nail (Unha): Deixa o chicote como o poder da Água Benta.
Ring (Anel): Adorno. É só para enfeitar.
Rip (Osso): Pode ser usado como escudo. (Como assim?)

Pesquisando na internet descobri que o Segundo Castelo da Vani tem 3 finais diferentes que dependem de quanto tempo você gasta para zerar o jogo. E além de tudo isso foi adicionado um sistema de password muito importante para o término da jornada.


Essa é a melhor opção de Castlevania para NES. Esse jogo sofre muito preconceito da mídia e de todos que se baseam em vendas ou fama para construir suas opiniões. Foi inovador e ditou o rumo da franquia, já que o seu sistema foi a base para os melhores jogos da série até culminar no extraordinário Order of Eclesia, o melhor de todos os tempos.
Nada como correr atrás da lenda urbana do Chicote de Fogo que permeou, com certeza, a vida de muito Retrogamers. A Busca de Simone é um Luxo!

Onde o jogo SE JOGA?

Na desconstrução da imagem do personagem. Toda Blogsfera Retrogamer deve saber do affair do meu Ídolo Sabat com o Simon e a história só ganhou força por causa dessa imagem. Se ele gostasse mesmo ia ser babado.


Simone do Chicote Arrasa Nem!

Só no Carão!

Além do jogo possuir só 3 chefes não vejo nada que possa ser considerado defeito para esse clássico. Ganhou e Pronto!

Nota Final: (A+) Castlevania II - Simon's Quest
é Um BofEscândalo!


SemBr

18 comentários:

  1. minha querida, acho os seus posts muito bons. continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu dando as caras por aqui (eu disse dando AS CARAS!)
    Muito show o post, gostei. Também gostei que você utilizou um recurso de notas semelhantes às notas escolares dos EUA, onde se usa A+, A-, B+, B- e outros (não sei se vc já tinha usado esse tipo de nota antes!
    No mais é isso! Ótimos posts e ótimo blog! Ah, e vê se aparece um pouco mais lá no Point (Games Brasil, não o Point que você está pensando!) Abraços GL!

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Muito Obrigado!
    Continue vindo aqui.
    E não precisa ficar anônimo. Se Joga!

    @Willi JRCW
    Agradeço os elogios. Valeu!
    O sistema de notas é baseado nesse aí que vemos em filmes mesmo. Fiz um post explicando-os uma vez. Dá uma olhada: http://glstoque.blogspot.com/2009/10/dicionario-glstoque.html
    ...
    Eu passo no Point Games sempre, o problema é que não consigo comentar em blogs do Blogger no meu serviço. Daí fica parecendo que não visitei o blog. Pode deixar que comento lá sim.
    ...
    Imagina se você coloca um "O" onde não deve. Não ia ter explicação nem desculpa que consertasse. hehe.
    ...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito do Castlevania II - Simon´s Quest, mesmo preferindo o Castlevania original e o mega fodástico Castlevania III - Dracula´s Curse. É um game bem divertido, que eu acabei conhecendo somente em meados de 1999 via emuladores. Eu tinha na época o "lendário" livrinho Guia Games, que trazia todo um detonado para o Castlevania II. Sem este guia, acho que nunca teria sido capaz de terminar este belo game, pois ele é bem complicado, e muitas vezes ficamos sem saber o que fazer para continuar a sua trama. De qualquer forma é um game que curto muito mesmo. Felizmente o NES não teve um Castlevania ruim sequer.

    ResponderExcluir
  5. @André Breder
    Quando falei da lenda do chicote de fogo, foi isso que eu quis dizer. O jogo é muito complicado. É daqueles que a gente ouve falar durante anos e joga por muitas vezes sem conseguir terminar. Guardamos um password como se fosse ouro. É uma pérola dos videogames.

    ResponderExcluir
  6. Mais um jogaço injustiçado!

    Castlevania 2 é um dos melhores da série, só perdendo pro 3 do Nintendinho e pro Rondo of Blood do PC-Engine.

    ResponderExcluir
  7. @Oráculo
    Eu acho que o 2 supera o terceiro. E Rondo of Blood eu nunca joguei para valer. Preciso me redimir desse pecado também. Parece ser um excelente jogo.

    ResponderExcluir
  8. Estou jogando ele atualmente para um programa da Radio e concordo com seus pontos de vista. Bem elaborado e bem humorado o review e sim, o Order é mesmo o melhor Castle de todos os tempos *---*

    ResponderExcluir
  9. @GLStoque:

    Na verdade é difícil comparar os Castlevanias 2 e 3 (ou qualquer outro com o 2), pois são estilos de jogos muito diferentes.

    O 3 preza mais pela ação, mas pra mim é melhor pela variedade de personagens.

    Já o 2 é o estilo de jogo onde o cérebro vale mais do que o chicote, o que por si só já é um grande mérito.

    Mas o Rondo of Blood ese sim é um pecado não jogar! Trata logo de jogar, por que esse é um clássico!

    ResponderExcluir
  10. Tenho medo desse jogo. Mas medo no sentido de ter que enfrentar essa pedreira pra terminar.

    Aliás, eu acho que tenho mais medo desse Castlevania do que The Immortal. É sério! Agora com essa notícia de que até as falas dos NPCs contém coisas falsas, mais ainda evitarei de jogar...

    Arrasou na resenha, como sempre!

    ResponderExcluir
  11. @Knuckles Dark
    Adoro pontos de vista em comum. Agradeço os elogios. Quando vai ao ar o programa? Talvez consiga escutar.

    @Oráculo
    Gostei do seu ponto de vista e concordo. Como prefiro jogos um pouco mais elaborados e tenho uma queda por elementos RPG em jogos de outros estilos.
    ...
    Rondo of Blood?
    Sim, Senhora!

    @Cosmão
    O jogo é difícil mesmo, mas depois de algumas partidas você decora as partes e fica mais leve. O foda deve ser terminar no tempo mínimo para ver todos os finais.

    ResponderExcluir
  12. Todo jogo da serie castlevania que eu joguei é bom, mas todos também são muito dificeis e eu jamais consegui terminar algum deles, embora pretenda conseguir isso ainda. Esses do NES são ainda mais dificeis que o normal.

    Mas enfim, bela análise, arrasou heim.

    ResponderExcluir
  13. @gamesportemania
    Essa é uma das marcas registradas dos games da série Castlevania. Considero Order of Eclesia para DS o melhor, justamente por ser belíssimo e dificílimo. Sendo assim, você pode começar tranquilamente por SON de PSO que é mamão com açucar.
    ...
    Valeu pela força!

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, cara, eu tb gosto DEMAIS desse jogo. NÃO TERMINEI devido a um dos ditos "defeitos" que a aventura possui: algumas passagens e esquemas não são ditos ou explicados em lugar algum, e por causa disso eu fiquei preso la naquele barranco (maudito DEBORAH CLIF) sem saber o que fazer pra passar de lá... tinha que fazer algo pra aparecer um tufão, mas NPC algum dizia o que fazer.
    Agora eu sei o que fazer ó, veja esse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=6uMbGpBCDx8

    Outro lugar que eu travei e passei nem sei como, foi naquele lago que nós temos que abaixar na margem dele com um item equipado e ficar la por 5 segundos para que uma passagem apareça... Fora esse problema de falta de informações no jogo, eu diria que outro defeito dele são os chefes, ou a falta deles, ou o bug em um deles: quer vencer a dona Morte? passe por baixo dela e entre na porta como se ela nem estivesse lá, pegue o téco do corpo do Drácula e volte o caminho que ela terá sumido NUM PASSE DE MAGICA!

    Por isso considero castlevania 2 um ótimo game, mas não excelente como Rondo ou Sotn.

    Agora execrar o game como vejo muita gente por ae fazer, gente que provavelmente nem jogou e vai no embalo dos outros, ae é fogo.

    Order of Eclesia ainda vou jogar!! ^^

    ResponderExcluir
  15. Titia, só to passando pra avisar que no corre ainda não deu tempo de ler, mas ta marcado aqui, rsrs, vou ler com calma e volto a responder!

    ResponderExcluir
  16. @Sabat
    Do jeito que os NPCs são fudidos, eu não ficaria espantado se um deles lhe dissesse dobre esse bug com a morte.
    ...
    Acho SON muito fácil e um pouco curto. O castelo invertido é legal, mas fica parecendo que encheram linguiça. Tecnicamente o jogo é perfeito, mas no que diz respeito a charme e desafio fica devendo. Order of Eclesia supre tudo isso. Pode jogar sem medo.
    ...
    As pessoas tendem a absorver o que ouvem e se deixar levar pela opinião alheia e não veem as coisas com senso crítico.

    Léo S.
    Isso aí. Tem que dar satisfação mesmo.
    Estou aguardando o retorno.

    ResponderExcluir
  17. E aí, titia! Demorei, mas cheguei! Rs
    Sobre Castlevania, só tenho a afirmar uma coisa: detesto as versões clássicas-antigas. Pode ser clássico e tal, mas simplesmente não gostei. Já joguei o Castlevania de Mega Drive, o do SNES... Não dá. Não fui com a cara :P
    Agora, os Castlevanias do GBA e de PSOne são soberbos... Entram na minha Top List tranquilos!

    Independente da minha birra, titia, seu post está com a alta qualidade habitual XD. Só sorrisos ao ler aqui!

    ResponderExcluir
  18. @Thiago Zolini
    Fala Parceiro!
    Eu gosto muito do Castlevania 2, mas ainda preciso entender o 1 e o 3. Os de GBA são muito legais e mostram como a série deveria evoluir. Não gosto muito do Harmony, acho que ficou muito bonito e burro. Já o Aria of Sorrow é o meu preferido... já o terminei N vezes e até 3 vezes seguidas. Order of Eclesia é o melhor de todos que joguei, pode apostar.

    SON me decepcionou por ser muito fácil e porque eu já conhecia os de GBA então não achei aquela coisa quando joguei.

    Valeu pelos elogios. Não some!

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...