sábado, 19 de setembro de 2009

Dragon Ball Z - Super Saiyajin Densetsu /
A Lenda do Super Saiyajin
(Super Nintendo)


Produtora: Bandai Co.
Ano: 1992
Gênero: RPG
Plataforma: SNES

- Quais jogos você têm? (colega)
- Tenho Final Fantasy IV? (eu)
- Final Fight, ah legal! (colega)
- Não Final Fantasy. (eu)
- O quê? Como é isso? (colega)
- É um RPG. (eu)
- Ah tá. E qual mais? (colega)
- Tenho Dragon Ball Z RPG. (eu)
- Ãh? (colega)
...

Esse diálogo permeou a minha vida de jogaydor por muito tempo. Foi difícil ser o precursor dos RPGs em um bairro inteiro e uns dos pioneiros em minha cidade. É foda ser esperto.

Vou falar desse jogo que foi um dos que mais joguei na vida e que serviu para gostar muito do Anime. Já o Anime depois que cresci ficou horrível. Quando percebi o quanto ele era péssimo, serviu para amar o jogo mais ainda.

Vamo Lá Bunita, buscar as Esferas do Dragão! (Horrível essa).

Como é o Bafão?: (B) É!?

O jogo começa com aquela velha história. O irmão mais velho de Goku chamado Raditz vem para Terra, sequestra seu filho Gohan e ameaça matá-lo se ele não matar um número de Terráqueos (Eles adoram esse termo), para provar que é uma Biba do Mal.

Com isso Goku descobre que é um Saiyajin e fica super feliz porque pode mudar seu cabelo quando quiser fazendo um forcinha.

As amigas de Raditz, que é morto por Piccolo junto com Goku, vêm para Terra recolher os corpos que Goku deveria entregar para que depois pudessem venderem o planeta (Que Merda é Essa?).

Nossas amigas depois de vencê-los terão que ressucitar o Povo que morreu na luta.

Como Piccolo e Kami-sama vão pro saco para salvar Gohan, a turma vai para Namekuzei (deve ser assim), experimentar as drogas de lá porque as daqui acabaram.

O objetivo é ter uma alucinção, ver outro dragão e pedir para que ele ressucite quem já foi ressucitado uma vez para que todos fiquem felizes.
Nesse lugarzinho Azul Safado Super do Babado, os caras vão encontrar Freeza e sua turma. Como é de costume terão que salvar o mundo deles também.

É gente, só isso mesmo. Mata os malvadinhos, junta as bolinhas e revive os bonzinhos e todo mundo fica feliz. Arf!


Levando em conta que o Gayme é simplesmente uma viajem de férias de um Grupo de Jovens Homossexuais Sarados (tipo grupo de igreja!), a produção é muito boa.

Os personagens são fiéis ao Anime do qual são baseados e cada um tem seu próprio corte de cabelo Fashion Exagerado!
As magias são destaque. Quando utilizadas, são representadas em animações muito interessantes com direito a interpretação de sentimentos e variação de força. Um ponto muito peculiar deste jogo.

Como toda carnavalesca têm seus momentos Quarta-Feira de Cinzas, DBZRPG não poderia ser perfeito. Os inimigos são muito repetitivos, apesar de não serem poucos.

A maioria só muda de roupa ou pega um bronze e acha que vai enganar a todos se fazendo passar por novidade, Ninguém Merece!
Podemos observar a broxice da produtora nas cores dos cenários. Tá certo que são extremamente fiéis ao Desenho, mas mesmo assim falta um vida ali, sabe um Glamour, uma Fechação, sei lá, uma Trancada.


As músicas tocadas neste jogo são baseadas na trilha do Anime homônimo. Portanto grudam na cabeça e são bem agradáveis.

Nenhuma delas chega a ser memorável, a melhorzinha é a da hora do treinamento no céu e a mais emocionante é a das batalhas. Com isso percebe-se que a ambientação foi feita de forma competente.
Os efeitos sonoros são bem originais, já que as DJs que discotecam em RPGs costumam chupar (sem maldade) os sons umas das outras, isso é um ponto positivo

As magias e poderes especiais têm os melhores sons, nada como XUUU! BLoM!!! (Kamehame-ha) PTCHU!! COORRR! TUBUF! BAA! e a mensagem safada de 1 de dano no final.

Não dá para Bater Aquele Cabelão aqui, mas Jogadinha de Pescoço rola numa boa.

Coreô!: (A+) Pump It! No Shopping!

Neste ponto, Dragon Ball Z - The Legend of Super Saiyajin é diferente da maioria dos RPGs da vida.

Normalmente teríamos uma batalha em turnos onde você escolheria o ataque e ele seria executado rapidamente e essa repetição constituiria a luta. Mas aqui é diferente.
As batalhas funcionam em um sistema de cartas, cada uma com três características diferentes (Ataque - Esfera de cima/Defesa - Esfera de baixo/Tipo - Símbolo do meio) que de acordo com a combinação resultará em um ataque diferente.

Há uma opção de batalha automática, é o mesmo que ver um clipe na T.V., as vezes ajuda muito, mas atrapalha quando um aliado está fraco e o computador o manda para farra e ele dá PT!

Antes de se jogar na dança, os personagens podem se entupir de entorpecentes, o que é uma novidade, pois não perdemos um turno só para encher a energia ou aumentar o KI das burras.

Depois de tudo escolhido é só sentar e assistir a fechação. Um monte de homens muscolosos se debatando e a lôca, o tempo todo, apertando o botão 'A' e torcendo pelo mais gatinho.

Reza a lenda que isso aumentava as nossas chances. O pior é que dava certo.

Alguns poderes precisam ser carregados antes da execução e a maioria tem uma variação quando executados com as cartas de nível máximo (As do tipo Z).

Cada símbolo representa um série de golpes, com o tempo você decora todos eles. Cada personagem tem um símbolo embaixo da imagem do seu rosto. Quando se usa uma carta com o mesmo símbolo, o ataque desferido acerta todos os inimigos..

As características dos Guerreiros Z também influenciam um pouco as batalhas. Vejita pode rejeitar suas ordens algumas vezes. E quando algum inimigo fogir, o mais forte da equipe poderá aleatoriamenteo buscá-lo com a cabeça.
Fora das batalhas podemos andar, voar ou voar rápido, tudo depende da sua pressa de chegar ao salão e fazer aqueles penteados da Ana Maria Braga, que são a última moda no Universo Z.

O save pode ser feito em qualquer parte do jogo. O menu mesmo em japonês é rápido e de fácil acesso. A bolsa também é bem simples, estilo sacola, ficando tudo junto mesmo.

Existem também algumas salas de treinamento nas quais devemos quebrar uma rocha com o KI, para isso é preciso usar a técnica de: Camisa com Esfregação de A.

E uma parte onde temos que fugir de uma Drag Gorda Rosa onde o jogo vira um mini-navinha.

Isso aumenta a variedade de passos da Corêo! Vencendo as batalhas são ganhos pontos de experiências que servem para subir de nível, sendo 48 o limite.

Como no desenho animado, os personagens não usam equipamentos.

Resumindo a Corêo! é simples, variada e fechativa!

Balada: (A) Calourada de Faculdade!

Passei muitos anos jogando Dragon Ball Z RPG.

Esse jogo é muito interessante e naquela época em que o primeiro Anime, Dragon Ball, passava no SBT era mais legal ainda.

O jogo servia para completar a história que ninguém conhecia além daquele desenho.

As batalhas são muito bem animadas. O ritmo do jogo é bem agitado. E as músicas são legayzinhas.

A festa é tão boa que você esquece o fato de não entender nenhuma fala. Sem brincadeira, dá para curtir em japonês mesmo.

Contamos ainda com um fator replay interessantíssimo, porque os personagens mortos ficam fora da história por determinado tempo.

Isso faz com que você queira jogar várias vezes para saber como se desenrola a trama sem os personagens.
Até mais de um final pode ser feito, completando essa, infelizmente, curta noite.

Tô Lôca Veado! Goku, Piccolo, Gohan, Kuririn, Tenshin-Han, Yamcha, Caos, Vegeta e mais um penca de gostosos, se esfregando o tempo todo da forma que você bem enteder, Ahhhhhh! Diversão Garantida!

Onde o jogo SE JOGA?

Na margem. Isso mesmo. Como assim?

São muitos homens gostosos juntos se pegando o tempo todo, se defendendo e se amando.

Isso dá MARGEM para muitas interpretações diferentes.


Só no Carão!

Esse título (com fechadinha no "T") é curto e com um zeramento insatisfatório.

Me parece que só saiu no Japão, ou seja o entendimento da história exclusiva do jogo, se é que existe uma, é zero.

Vivam as traduções!

As músicas são meio sem graça. E alguns personagens são completos inúteis... É CAOS é com você mesmo que eu estou falando.

Nota Final: (A)
The Dragon Ball Z - Super Saiyajin Densetsu
Se joga no KANEKALON!




SemBr

4 comentários:

  1. Nossa eu joguei MUITO esse DBZ de rpg, e encontralo na época do snes era uma LENDA!
    O sistema de luta eu curti pq eh meio cardgame e eu adoro!Mas realmente sao MUITAS batalhas e as vezes nao tinha paciencia não.So fui jogar pra valer justamente essa rom traduzida do ingles!
    Ótimo tópico!!! E na minha opiniao eh ÚNICO rpg de dragon ball que prestou de TODAS as geraçoes!

    ResponderExcluir
  2. Ainda acrescento e ouso dizer mais.
    Esse é uma das poucas coisas que prestaram de Dragon Ball Z. O melhor do Anime sem sombra de dúvidas é esse jogo. Jogado e Zerado milhões de vezes. E em Japonês no SNES. Ótimo.

    ResponderExcluir
  3. rapaz, fiquei interessado nesse jogo, vou baixa-lo já. mesmo sendo um card game onde eu acho estranho para um rpg.

    ResponderExcluir
  4. Pode baixar sem medo... É um EXCELENTE RPG!
    Ainda mais se você conhece um pouco da série... aí é um prato cheio.

    Recomendo de olhos fechados.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...