sábado, 29 de agosto de 2009

Popful Mail - Magical Fantasy Adventure
(Sega CD)


Produtora: Working Designs
Ano: 1994
Gênero: Aventura/RPG
Plataforma: Sega CD

Titia agora vai contar uma historinha...

...eu era bem criança na época dos 8bits, mas mesmo assim conheci muitos jogos bons do Nintendinho. Depois tive um Super-Nintendo que joguei até parar de funcionar. Ainda criança eu tinha uns vizinhos ricos que tinham Mega-Drive e compraram um Sega CD. Naquele tempo a coisa mais legal do mundo era aquele Acessório (Adoro! Acessórios).

Como já tinha esgotado as possibilidades do meu Super e depois dos Emuladores a minha fome de Sega ficou enorme. Nessa onda, eu consegui um Mega Drive, mas não foi suficiente. Daí assim que tive oportunidade comprei um desses, saiu por R$80,00 com um controle turbo de 6 botões original que foi o melhor controle com o qual já joguei. Raríssimo, pena que estragou.

O mitológico Sega CD é fantástico, mas com poucos motivos para comprar um. Um deles é Popful Mail que foi lançado para SNES e PC-ENGINE CD e pelo que vi e li, essa é a melhor versão. Confiram.

Como é o Bafão?: (A+) Fofoca de Vizinha!

Mail é uma mercenária caçadora de recompensas decadente, pois ninguém quer pagar nada a ela (DNA Avançado, Preço Rebaixado). Ela encontra uma mensagem oferecendo 2.000.000 de dinheiros pela cabeça de um tal MuttonHead (Cabeça de Mutum) Feiticeiro e vai atrás do bofe para ganhar o aqué nosso de cada dia.
Nesse caminho ela encontrará uma Bruxinha chamada Tat que é aprendiz do Mutum e também quer encontrá-lo. E um Dragão-Morcego chamado Gay (ops! Gaw) que está tentando perder seu cabaço na vida. Assim começa a balada!


Os personagens são muito bem desenhados e se movimentam suavemente como bailarinos profissionais. O cenários são bem elaborados, com fundos belíssimos. Destaque para as fases de tema Florestal. Você tem a impressão de estar em uma Rave interminável com incontáveis ambientes. A estruração das fases deixa a impressão de um 4º Mundo de Mario 3, todas as fases parecem enormes.

A produção desde título (Adorei essa mudança de nomenclatura Jogo-Título! 'Arrasei no falamento') Abala o Bangú com as cenas de Desenho Animado extremamente bem feitas e bem dubladas juntamente com as fotos dos rostos dos personagens.

É ótimo ver a Mail baixinha e gordinha estilo Turma da Mônica durante o jogo, e alta e magra nas cenas de anime estilo Gisele Bündchen (Nostalgia Detectada).

Um detalhe marcante são os vendedores das lojas, desenhados com uma arte de muita personalidade, além das cenas de Game Over que são engraçadíssimas.

A Bichinha Produtora vacilou na hora dos efeitos especiais. Eles são poucos, mas bem feitos. Os inimigos comuns geralmente são interessantes com movimetos próprios, mas os chefes ficam devendo.
A maioria deles nem explode quando morre. E vocês sabem quanto valor as bibas dão para um show nessas horas. Ao invés disso, eles simplesmente somem e nem ligam no dia seguinte.

Bate Cabelo: (B+) Boi da Manta!

M-I-S-E-R-I-C-Ó-R-D-I-A!
Todo mundo sabe que os jogos de Sega CD são super valorizados pelas trilhas magníficas. Eles podiam deixar o jogo pequeno e ruim, mas enchiam a mídia de músicas.

Por isso não tem como explicar Popful Mail rolando com apenas 4 MÚSICAS, igual a festinha de igreja.

Irrita bastante jogar o tempo todo com a mesma música na parte de aventura, a mesma música na hora do drama, na hora do negócio, na hora da coisinha. No maior estilo Ana Júlia dos Los Hermanos.

Nossa fiquei arrasada com o descaso da DJ para com os meus preciosos efeitos sonoros. Além do básico de porrada, baú, dinheiro, pulo e dor, não há quase nada. E ainda existe uma músiquinha safada quando derrotamos os chefes que nem explodem (estilo Nokia Tune).

O pior é ver chefes enormes se movimentando em mil golpes mudos (Ah! Me Ajuda Aí!). Tô Toda Cagada! É como ter um GogoBoy lindo no queijo rebolando todo vestido.
Essa Dijeizinha só não vai pro 'Canavial de Perereca' porque praticamente todos os diálogos são DUBLADOS e muito bem dublados. As Drags que fazem as vozes são muito engraçadas, tornando a dublagem uma das coisas mais interessantes dessa festa.

E que fique registrado aqui meu protesto contra os efeitos sonoros do chefes.


Arf! Agora tô mais calma.

A Coreô! é fantástica. Mail quase voa na tela de tão rápida, os golpes respondem muito bem aos comandos. Cada um dos três personagens têm seus respectivos solos na apresentação. A Tat é a mais equilibrada das três, enquanto a Gaw é especialista em acrobacias de salto e mais lenta no solo.

Os acessórios são de uma variedade bem inteligente. Cada dançarino tem sua própria arma que funciona de forma singular com o mesmo objetivo. Todos têm uma arma para atirar no ar, uma arma teleguiada e por aí vai. Adoro a arma da Tat que solta um Shine!

A sincronia na troca dos dançarinos funciona muito bem, sem atraso nenhum. A bolsa é super competente, extremamente rápida e um pouco pequena.

O único defeito desta dança é aquele maldito recuo seguido de pulinho que a bicha dá quando leva uma porrada. A gente morre mil vezes por causa dele. É só o chefe lhe acertar pra você quicar até morrer (Vem, Que Vem Que Vem Quicando!).

Balada: (A) Um Excelente After!

Titia já falou, Popful Mail é um dos melhores motivos para se ter um Sega CD, recomendo totalmente.

Os diálogos são hilários. Principalmente os do idiota de Cabelo Verde que só faz merda. As atitudes politicamente incorretas de nossa heroína me divertem bastante nessa festa. Mail faz tudo por dinheiro.

Os motivos dela para ajudar alguém são os melhores: fama, dinheiro e status. Com uma jogabilidade acelerada você vai se sentir uma Aventureira andando com ela. Tirando as músicas repetivas dá para se jogar nessa confusão. O conjunto final da obra faz bonito.

Onde o jogo SE JOGA?

Os personagens são superhomossexuais. Primeiro a heroína Gisele Bündchen meio gordinha mercenária e fodona. Segundo a Bichinha Bruxinha metida a culta que é apaixonada pelo Cabelo Verde e faz jogo duro. E Terceiro o Dragão Morcego estilo Clube dos Ursos Carinhosos Virgens.

Depois, todos os inimigos são viadinhos, principalmente a Topeirinha Gurreira Mascarada da primeira fase.
Temos um personagem do lado do mal assumidamente Gay. E o tal do Mutum é uma Bichona Lôca! Ei Irmãs! Pra variar, Chefões Alegres.

Dublagem é coisa de quê? Drag Queen! E isso o jogo tem de sobra.

Só no Carão!

A produtora fez um show meia boca, sem efeitos especias.

A DJ tava com preguiça na hora da balada e os Sonoplastas coitados nem existiram (eu acho), embora as drags tenham arrasado na dublagem, o jogo ficou devendo muito na parte sonora.


Nota Final: (A)
Popful Mail - Magical Fantasy Adventure,
Ótima Balada de Meio de Semana!


SemBr

4 comentários:

  1. Vale comentar depois de tanto tempo? =P

    Gostei muito do review titia, eu estava mesmo querendo conhecer mais sobre esse jogo, e pelo visto, tirando a parte sonora e a falta de rojões, ele parece muito legal.

    Ah, e esse vilão aí com os olhos revirados já se entregou total, hein?

    ResponderExcluir
  2. @Sir Kao
    Claro que vale. Ainda mais que é o primeiro. Meu sonho é que todas as reviews sejam comentadas.
    ...
    Popful Mail vale muito a pena jogar. Você acaba se acostumando com essas falhas e percebe que o jogo vai além disso. O ritmo é muito frenético.
    ...
    Meu filho... você não sabe da missa a metade. Esse cara aí é uma locona mesmo, mas tem um chefe que é assumidamente gay. Um dos vilões chama ele de "fairy" depois que a gente o mata. É jogar pra ver. Pena que não registrei isso com exatidão na época, se não, era "É do Babado!" com certeza.
    ...
    Arrasô Kao!

    ResponderExcluir
  3. >Naquele tempo a coisa mais legal do mundo era aquele Acessório (Adoro! Acessórios).

    R: UHAUHAUHAUHAUHAUHA!  Te confesso que não imaginava ler uma dessas logo no começo do texto.

     
    >O mitológico Sega CD é fantástico, mas com poucos motivos para comprar um.

    R: Eu só preciso de uma razão, não para ter um SEGA CD, mas para ter um MEGA CD. Colocar na estante da minha sala como enfeite de luxo. Pode lançar o que for de consoles novos de pós ultima geração. Mas toda vez que eu vejo um MEGA CD, eu penso: “Isso sim é luxuoso.”

     
    >Mail é uma mercenária caçadora de recompensas decadente

    R: Tem gente assim na minha família.
     

    >pois ninguém quer pagar nada a ela

    R: Embora eu corra o risco de tornar a afirmação a seguir um fruto de duplo sentido. Quando a Mail cai em minhas mãos, ela não precisa fazer nada para ter dinheiro. Eu dou logo um jeito pra deixar o marcador dela com 65535.
     

    >E um Dragão-Morcego chamado Gay (ops! Gaw)

    R: Se deixasse passar essa eu juraria nunca mais entrar aqui no teu site.

    ;-p
     

    >Os personagens são muito bem desenhados e se movimentam suavemente como bailarinos profissionais.

    R: Credo! Eu definiria o Erneast Evans do SEGA CD com esse padrão de movimento. Mas esse game da POPFull tem uma excepcionalidade singular nessa área gráfica e animada. Bem que poderia ter feito mais games assim.
     

    >Abala o Bangú com as cenas de Desenho Animado extremamente bem feitas e bem dubladas juntamente com as fotos dos rostos dos personagens.

    R: Eu gosto muito da dublagem. Mas uma coisa interessante eu detectei enquanto estudava recentemente os games de SEGA/MEGA CD. Tanto o POPFULL quanto o Lunar, são imagens (Sprites) em movimentos em sincronia com o som. Ou seja, várias imagens em seqüência (Que você pode até isolar uma das outras em alguns casos) com o áudio rolando. É diferente da apresentação do SONIC CD, Power Ranger, Dragon Lair por exemplo, que é um arquivo de Video inserido dentro do jogo.
     

    > Além do básico de porrada, baú, dinheiro, pulo e dor, não há quase nada.

    R: Realmente. Mas ainda é um jogo maravilhoso.
     

    > O único defeito desta dança é aquele maldito recuo seguido de pulinho que a bicha dá quando leva uma porrada.

    R: Se usarmos um código ou um item de invencibilidade, isso deixa de acontecer porque você simplesmente passa por dentro dos inimigos (Assim como dos ataques) simplesmente como se este não existisse lá. O grande puta-problema é que, se estiver com a Pop-Mail :-) os golpes dela (Usando a espada) não vão atingir os inimigos. Mas se lançar uma bolinha de fogo com o Tat, por exemplo, por ser um ataque de longa distância, este atingirá o inimigo.
     

    > A gente morre mil vezes por causa dele. É só o chefe lhe acertar pra você quicar até morrer

    R: Isso é foda mesmo.
     

    > Principalmente os do idiota de Cabelo Verde

    R: UHAUHAUHAUHAUHA! Esse carinha é uma piada mesmo.
     

    > Mail faz tudo por dinheiro.

    R: Tudo! Tudo mesmo!?

    :-)

     
    > Os motivos dela para ajudar alguém são os melhores: fama, dinheiro e status.

    R: E tem coisa melhor do que isso?
     

    > Primeiro a heroína Gisele Bündchen meio gordinha mercenária e fodona.

    R: UAHUAHUAHUAHUAHISUhsiodughasyudgiwuegyuyagsjtyajyudatysviauygoqy
     

    > o Dragão Morcego estilo Clube dos Ursos Carinhosos Virgens.

    R: HAHAHAHAHAHahahhaiauhsaisuhdgiausgdoaygsdouagysdogyasudyg

     
    > principalmente a Topeirinha Gurreira Mascarada da primeira fase.

    R: Pensei que fossem Guaxinins samurais da montanhas (Vulgo Joseph Norton)

    ResponderExcluir
  4. >UHAUHAUHAUHAUHAUHA!  Te confesso que não imaginava ler uma dessas logo no começo do texto. 

    Sempre jogo as melhor primeiro!

    >Mas toda vez que eu vejo um MEGA CD, eu penso: “Isso sim é luxuoso.”

    Sempre achei o SEGA CD mais bonito e mais luxo... não sei... mas gosto de jogar 'de ladinho'

    >Tem gente assim na minha família.

    E de todo brasileiro.

    >Embora eu corra o risco de tornar a afirmação a seguir um fruto de duplo sentido. 

    Adoro leitor que aprende comigo... Arrasando na Arte do Duplo Sentido!

    >Se deixasse passar essa eu juraria nunca mais entrar aqui no teu site.

    e Eu Sô Fraca?

    >Credo! Eu definiria o Erneast Evans do SEGA CD com esse padrão de movimento.

    Não dizem que a movimentação desse jogo é horrível?
    Com os bailarinos, quis dizer que os movimentos são rápidos e precisos... bailirinos não são só os clássicos, bem!
     
    >Tanto o POPFULL quanto o Lunar, são imagens (Sprites) em movimentos em sincronia com o som.

    Realmente são imagens mesmo... e confesso que prefiro assim. 
    Acho mais bonito e com mais cara de retrogame.
     
    >Se usarmos um código ou um item de invencibilidade

    Até com invencibilidade essa porra de recuo atrapalha... é Uóh! mesmo.
     
    >Tudo! Tudo mesmo!?

    Quero comissão.

    >E tem coisa melhor do que isso?

    Claro... beleza e sexo!
     
    >Pensei que fossem Guaxinins samurais da montanhas (Vulgo Joseph Norton)

    Podem ser também... sou péssimo em questões técnicas como espécies específicas.

    ResponderExcluir

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...